Tem que ir: Paraty: dicas de quando ir, atrações, pousadas, restaurantes e mais ,

Destaques

POSTS RECENTES

Paraty: dicas de quando ir, atrações, pousadas, restaurantes e mais

11 janeiro 2024
Paraty roteiro

Paraty é um dos maiores tesouros do Brasil, a união perfeita de cidade histórica com lindas praias, cachoeiras e boa gastronomia. Tem que ir!

Passamos uma semana incrível em Paraty e trouxemos dicas de quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer, onde comer e muito mais para te ajudar a planejar sua viagem a encantadora Paraty, confira!

QUANDO IR A PARATY

Vários fatores devem ser levados em consideração na hora de decidir quando ir a Paraty: temperatura, chuvas e os eventos culturais que lotam a cidade.

Paraty chuvas, frio, calor... dicas de quando ir
Temperatura e chuvas em Paraty mês a mês

No verão em Paraty as temperaturas ficam mais altas, ideal para curtir as praias e cachoeiras, por outro lado de novembro a março é o período mais chuvoso em Paraty.


Paraty clima, chuvas, alta e baixa temporada
Praia Vermelha - durante o passeio de escuna em Paraty

Junho, julho e agosto são os meses mais secos e frios em Paraty, as mínimas podem chegar a 15°C, porém mesmo no inverno não são raros os dias de sol que rendem belos passeios de barco, já as cachoeiras que costumam ter águas mais geladas serão apenas para os corajosos, nada que um passeio pelos alambiques não faça esquentar! rs


O outono e a primavera tem temperaturas amenas e incidência menor de chuvas. Nossa viagem a Paraty foi na última semana de abril, pegamos apenas 1 dia chuvoso, ainda assim quente, conseguimos aproveitar bem, além disso a cidade, as praias e as pousadas estavam bem menos disputadas. Portanto, para quem deseja economizar e ao mesmo tempo pegar um clima bom, eu diria que a melhor época para ir a Paraty são os meses de março, abril, setembro e outubro (exceto feriados, claro!).


Dicas de Paraty - RJ
Igreja de Santa Rita - Um dos cartões postais de Paraty

Aliás, Paraty recebe muitos turistas não só nos meses de férias e feriados, mas ao longo de todo o ano por promover diversos eventos culturais.

Em janeiro acontece o Viva o Verão em Paraty, com uma série de shows gratuitos; Fevereiro, além do pré carnaval é aniversário de Paraty; Maio é o mês da Festa do Divino e do Bourbon Festival Paraty, um dos maiores festivais de Jazz do País.


Quando ir a Paraty melhor época
Bares e Restaurantes em torno da Praça da Matriz

Geralmente o final de junho e o inicio de julho é marcado pela famosa Flip (Feira literária internacional de Paraty - que nos últimos anos vem ocorrendo em novembro) um encontro que lota a cidade de escritores e curiosos do mundo todo; agosto acontece o tradicional Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. Em novembro é a vez do Festival Gastronômico de Paraty.
⇒ Confira o calendário dos eventos em Paraty no site oficial.

COMO CHEGAR A PARATY

Paraty: transfer, ônibus... como ir, valores, dicas
Praça da Matriz - Centro histórico

Paraty está localizada no extremo sul do Rio de Janeiro, praticamente divisa com São Paulo, portanto é possível chegar a Paraty a partir desses dois estados. O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, fica a 240 km e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a 280 km.



Centro Histórico de Paraty
Amanhecer no Centro histórico de Paraty - Inesquecível!

Existem ônibus que partem diariamente da Rodoviária Novo Rio e também da Rodoviária do Tietê com destino a Paraty. A viagem dura de 5h a 6h, mas em feriadões pode levar muito mais! A Rodoviária de Paraty fica localiza a menos de 1 km do centro histórico, onde estão a maioria das pousadas.

ONDE FICAR EM PARATY

A melhor localização para se hospedar em Paraty é no centro histórico, ou próximo a ele, pois além de reunir as principais atrações turísticas e abrigar o cais para os passeios de barco, é onde concentra o maior movimento de restaurantes, bares, lojas, agências de turismo e oferta de pousadas, a maioria instaladas em casarões coloniais, mas não se engane, muitas pousadas em Paraty oferecem estrutura moderna e conforto comparado a grandes hotéis de luxo.

 Dicas de pousadas em Arraial do Cabo

Onde ficar em Paraty dicas
Pousada da Marquesa - Centro Histórico

Mas Paraty oferece opções de hospedagem capaz de agradar todos os públicos, veja o post completo "Onde ficar em Paraty", com nossas experiências e dicas de hotéis e pousadas em Paraty para todos os bolsos.

O QUE FAZER E QUANTOS DIAS FICAR EM PARATY

Já vou logo avisando, um final de semana em Paraty é pouco! O charme da cidade histórica declarada Patrimônio Mundial da Unesco e as belezas naturais da Costa Verde merecem 3,4,5 dias para mais!


Paraty quantos dias ficar
Centro Histórico de Paraty

No centro histórico de Paraty as ruazinhas de pedras feitas ainda pelos escravos, os lindos casarões e as igrejas centenárias fazem a gente se sentir numa viagem ao tempo pelo período colonial, época em que Paraty era uma das cidades mais importantes do ciclo do ouro.

O Passeio de Jeep em Paraty inclusive percorre parte da Estrada Real até chegar nos famosos alambiques e cachoeiras do Parque Nacional da Serra da Bocaina, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica.


Aliás, até as praias de Paraty estão cercadas pela natureza, a maioria tem acesso somente de barco, por isso os Passeios de Escuna estão entre as principais atrações em Paraty, também não deixe de conhecer o Saco do Mamanguá, famoso por ser o único fiorde brasileiro (mar entre montanhas).


Trindade é outro lugar em Paraty que não pode ficar de fora do seu roteiro, a vila caiçara tem fácil acesso, praias e atrativos maravilhosos como a Piscina Natural do Caixa d'Aço.

À noite em Paraty é hora de circular pelas lojinhas do centro histórico e aproveitar a música ao vivo dos bares e restaurantes deliciosos!

Veja o post completo "O que fazer em Paraty" com dicas das atrações e passeios imperdíveis em Paraty .

ONDE COMER EM PARATY

Paraty restaurantes
Restaurante Caminho do Ouro - Centro Histórico

O centro histórico é o principal polo gastronômico de Paraty, em torno da Praça da Matriz você vai encontrar desde barzinhos descontraídos até restaurantes requintados.

Paraty não conquistou por acaso o título de cidade criativa da gastronomia, os sabores regionais influenciados pela cultura caiçara, portuguesa e africana são muito valorizados, além disso, em Paraty não faltam restaurantes especializados nas mais diferentes cozinhas do mundo.


Não saia de Paraty sem degustar as cachaças artesanais (estão entre as melhores do país), em especial peça o "drink Jorge Amado", feito com maracujá, limão e a tradicional cachaça Gabriela, que leva cravo e canela. Delicioso!

Veja o post "Onde comer em Paraty", com nossas deliciosas experiências e dicas de restaurantes, bares, sorveterias... opções para todos os gostos e bolsos.


+ DICAS DE PARATY

Paraty dicas de viagem
Ruas alagadas do Centro histórico de Paraty

Paraty é uma cidade bem estruturada, tem bancos, caixas eletrônicos, farmácia, supermercados, etc. Cartões são aceitos em praticamente todos os lugares, com exceção de algumas praias isoladas com pouco sinal de internet.

• A Voltagem em Paraty é de 110V.


Paraty dicas de turismo
Cais de Paraty

• Calçado confortável é fundamental para caminhar pelas ruas de pedra do Centro Histórico de Paraty, mas leve em conta que eles podem molhar já que algumas ruas são constantemente alagadas pela maré alta ou pelas chuvas. A boa notícia é que, diferente de outras cidades históricas, Paraty não tem ladeiras.

• Carros não são autorizados a circular no Centro Histórico de Paraty, nas ruas em volta há poucas vagas públicas, mas existem estacionamento pagos. As melhores pousadas em Paraty oferecem estacionamento gratuito.


Paraty RJ
Centro histórico de Paraty, ruas fechadas para veículos

• Sol, praias cercadas de áreas verdes, trilhas, cachoeiras... você irá precisar de protetor solar e repelente em Paraty.

Enfim, tenho certeza que assim como nós você ficará apaixonado por Paraty, esperamos que tenha gostado das dicas e que sua viagem a Paraty seja muuuuito feliz. Tem que ir!

Paraty blog de viagem Tem que ir
Nós duas durante o passeio do Saco do Mamanguá :)

✓ Paraty: onde ficaro que fazer e onde comer

✓ Também temos dicas de BúziosArraial do Cabo e Cabo Frio

✓ Veja o guia completo do Rio de Janeiro

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nas nossas páginas do Facebook, Twitter e TikTok

Booking.com


+ DICAS DO RIO DE JANEIRO










RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir