,

Destaques

POSTS RECENTES

Paraty: dicas de quando ir, atrações, pousadas, restaurantes e mais

1 de agosto de 2021
Paraty roteiro

Paraty é um dos maiores tesouros do Brasil, a união perfeita de cidade histórica com praias, cachoeiras e outras belezas naturais. Tem que ir!

Passamos uma semana incrível por lá e trouxemos dicas de quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer, onde comer e muito mais para te ajudar a planejar sua viagem a encantadora Paraty, confira!

PARATY, QUANDO IR

Vários fatores devem ser levados em consideração na hora de decidir quando ir a Paraty: temperatura, chuvas e os eventos culturais que lotam a cidade.

No verão as temperaturas ficam mais altas, ideal para curtir as praias e cachoeiras, por outro lado de novembro a março é o período mais chuvoso.


Paraty clima, chuvas, alta e baixa temporada
Praia Vermelha - durante o passeio de escuna em Paraty

Junho, julho e agosto são os meses mais secos e com temperaturas mais baixas (se vier uma frente fria pode chegar a 15°), porém não são raros os dias de sol que rendem belos passeios de barco, já as cachoeiras com águas gelaaaadas serão só para os corajosos, nada que um passeio pelos alambiques não faça esquentar! rs


O outono e a primavera tem temperaturas amenas e incidência menor de chuvas. Nós fomos na última semana de abril, pegamos apenas 1 dia chuvoso, ainda assim quente, conseguimos aproveitar bem, além disso a cidade, as praias e as pousadas estavam bem menos disputadas.


Dicas de Paraty - RJ
Igreja de Santa Rita - Um dos cartões postais de Paraty

Aliás, Paraty recebe muitos turistas não só nos meses de férias e feriados, mas ao longo de todo o ano por promover diversos eventos culturais.

Em janeiro acontece o Viva o Verão com shows gratuitos, Fevereiro, além do pré carnaval é aniversário da cidade; Maio é o mês da Festa do Divino e do Bourbon Festival Paraty, um dos maiores festivais de Jazz do País.


Quando ir a Paraty melhor época
Bares e Restaurantes em torno da Praça da Matriz

O final de junho ou inicio de julho é marcado pela famosa FLIP (Feira literária internacional de Paraty) um encontro que lota a cidade de escritores e curiosos do mundo todo. Agosto acontece o tradicional Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. Em novembro é a vez do Festival Gastronômico de Paraty.
⇒ Confira o calendário dos eventos em Paraty no site oficial.

COMO CHEGAR A PARATY

Paraty: transfer, ônibus... como ir, valores, dicas
Praça da Matriz - Centro histórico

Paraty está localizada no extremo sul do Rio de Janeiro, praticamente divisa com São Paulo, portanto é possível chegar a partir desses dois estados. O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, fica a 240 km e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a 280 km.

Para quem busca comodidade a melhor opção é contratar o serviço da empresa Paraty Tours que oferece transfer privativo ou compartilhado partindo tanto dos Aeroportos do Rio, quanto de Guarulhos, em São Paulo. Também tem saídas frequentes dos hotéis da Zona Sul do Rio. Custa em média R$200.


Centro Histórico de Paraty
Amanhecer no Centro histórico de Paraty - Inesquecível!

Você também pode alugar um carro ou pegar um ônibus da Viação Costa Verde na Rodoviária Novo Rio, ou da Reunidas Paulista na Rodoviária do Tietê. A passagem custa a partir de R$80 e a viagem dura de 5h a 6h, mas em feriadões pode levar muito mais!

ONDE FICAR EM PARATY

A melhor localização para se hospedar em Paraty é no centro histórico, ou próximo a ele. 

Além de reunir as principais atrações turísticas e o Cais, de onde parte os passeios de barco, é onde concentra o maior movimento de restaurantes, bares, lojinhas, agências de turismo e pousadas, a maioria instaladas em casarões coloniais, mas não se engane, algumas delas oferecem estrutura moderna e conforto comparado a grandes hotéis de luxo (inclusive nas tarifas, hehe).

 Pousadas em Paraty com desconto

Onde ficar em Paraty dicas
Pousada da Marquesa - Centro Histórico

Mas Paraty oferece hospedagem capaz de agradar todos os públicos, veja o post completo "Onde ficar em Paraty", com dicas de pousadas que vão desde as boas e baratas até as luxuosíssimas.

O QUE FAZER, QUANTOS DIAS FICAR

Já vou logo avisando, um fim de semana em Paraty é pouco! O charme da cidade histórica declarada Patrimônio Mundial da Unesco e as belezas naturais da Costa Verde merecem 3,4,5 dias para mais!


Paraty quantos dias ficar
Centro Histórico de Paraty

No centro histórico as ruazinhas de pedras feitas ainda pelos escravos, os lindos casarões e igrejas centenárias fazem a gente se sentir numa viagem ao tempo pelo período colonial, época em que Paraty era uma das cidades mais importantes do ciclo do ouro.

O Passeio de Jeep inclusive percorre parte da Estrada Real até chegar nos famosos alambiques e cachoeiras do Parque Nacional da Serra da Bocaina, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica.


Aliás, até as praias de Paraty estão cercadas pela natureza, a maioria tem acesso somente de barco, por isso os Passeios de Escuna estão entre as atrações mais procuradas pelos turistas. São diferentes roteiros, o das ilhas é um clássico, mas o dSaco do Mamanguá é outro imperdível por ser o único fiorde brasileiro (um braço de mar entre montanhas).


Também não deixe de incluir Trindade no seu roteiro, a vila caiçara tem fácil acesso, praias maravilhosas e atrativos como a Piscina Natural do Caixa d'Aço.

À noite em Paraty é hora de circular pelas lojinhas da Rua da Lapa e do Comércio, no Centro Histórico, para depois aproveitar a música ao vivo dos bares e restaurantes deliciosos!

Veja o post completo "O que fazer em Paraty" com mais dicas das atrações e passeios imperdíveis!

ONDE COMER EM PARATY

Paraty restaurantes
Restaurante Caminho do Ouro - Centro Histórico

O centro histórico é o principal polo gastronômico de Paraty, em torno da Praça da Matriz você vai encontrar desde barzinhos descontraídos até restaurantes requintados. Geralmente rola música ao vivo... um clima bem legal!

Paraty não conquistou por acaso o título de cidade criativa da gastronomia, os sabores regionais influenciados pela cultura caiçara, portuguesa e africana são muito valorizados, mas também não faltam restaurantes especializados nas mais diferentes cozinhas do mundo.


Não saia de Paraty sem degustar as cachaças artesanais (estão entre as melhores do país), em especial peça o "drink Jorge Amado", feito com maracujá, limão e a tradicional cachaça Gabriela, que leva cravo e canela. Delicioso!

Veja o post "Onde comer em Paraty", com nossas deliciosas experiências e dicas de restaurantes, bares, sorveterias e muito mais!

PARATY, DICAS ÚTEIS

Viagem a Paraty dicas
Ruas alagadas do Centro histórico de Paraty

Paraty é uma cidade bem estruturada, tem bancos, caixas eletrônicos, comércio, supermercados, etc. Cartões são aceitos em praticamente todos os lugares, com exceção de algumas praias isoladas com pouco sinal de internet.

• A Voltagem em Paraty é de 110V.


Paraty dicas de viagem
Cais de Paraty

• Calçado confortável é fundamental para caminhar pelas ruas de pedra do Centro Histórico, mas leve em conta que eles podem molhar já que algumas ruas são constantemente alagadas pela maré alta ou pelas chuvas. A boa notícia é que, diferente de outras cidades históricas, Paraty não tem ladeiras.

• Carros não circulam no Centro Histórico, nas ruas em volta há poucas vagas públicas, mas existem estacionamento pagos. As melhores pousadas oferecem estacionamento gratuito.


Paraty RJ
Centro histórico de Paraty, ruas fechadas para veículos

• Sol, praias cercadas de áreas verdes, trilhas, cachoeiras... não esqueça protetor solar e repelente.

Enfim, tenho certeza que assim como nós você ficará apaixonado por Paraty, aproveite seus dias, lembre-se das nossas dicas e seja feliz! 💚 TEM QUE IR!

Paraty blog de viagem Tem que ir
Nós duas durante o passeio do Saco do Mamanguá :)

✓ Veja também nossas dicas de BúziosArraial do CaboCabo Frio e da capital do Rio de Janeiro.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, segue a gente lá e também nas nossas páginas do Facebook, Twitter e Pinterest 😘

Booking.com


Outros Posts:

Trindade, Paraty: roteiro e dicas de pousadas



Búzios: 5 atrações imperdíveis

Onde ficar em Búzios: pousadas, hotéis e Resorts


Arraial do Cabo: melhores pousadas

Acesse AQUI todos os posts do Rio de Janeiro

 

RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir