Tem que ir: Trindade - RJ: todas as dicas ,

Destaques

POSTS RECENTES

Trindade - RJ: todas as dicas

02 abril 2024
Trindade - RJ

Trindade é um famoso vilarejo caiçara localizado em Paraty, um lugar cercado pela mata atlântica com praias, cachoeiras e piscinas naturais lindíssimas. Tem que ir!

Neste post vamos dar todas as dicas de Trindade, incluindo nossa experiência no passeio bate-volta de Paraty e sugestões de hospedagem em Trindade para vai com o intuito de ficar um pouco mais curtindo a rusticidade desse paraíso. Confira!

COMO CHEGAR A TRINDADE

O que fazer em Trindade
Praia dos Ranchos - Trindade

Trindade fica no Litoral Sul do Rio de Janeiro, quase na divisa com São Paulo, a apenas 25 km de Paraty, sede do munícipio.  De carro, o acesso é pela BR-101 Rio/Santos.

Dicas de pousadas em Paraty

Piscina Natural do Caixa D'Aço Trindade
Piscina Natural do Caixa d'Aço

Partindo de Paraty a melhor forma de chegar a Trindade é através dos passeios oferecidos pelas agências de turismo, o roteiro inclui as melhores praias de Trindade e a famosa piscina natural do Caixa d’Aço. Confira o valor atualizado do passeio a Trindade.

De Paraty também é possível chegar a Trindade de Uber, Táxi ou dos ônibus municipais que partem da Rodoviária, no centro de Paraty, todos os dias em diversos horários. Se a ideia for alugar um carro, faça uma cotação AQUI.

PASSEIO A TRINDADE - ROTEIRO

Praia do Meio Trindade
Praia do Meio - Trindade

Tour a Trindade parte de Paraty todos os dias às 9h, basta efetuar a reserva com antecedência pelo site que você receberá um voucher com todas as informações e detalhes.


Passeio Paraty Trindade
Entre as Piscinas naturais e a Praia do Caixa D'Aço

Foi o que fizemos, no dia agendado pegamos a estrada rumo a simpática Vila de Trindade. A viagem saindo de Paraty levou cerca de 30 minutinhos, no caminho o guia (muito atencioso por sinal) foi nos contando um pouco da história e da cultura caiçara da região, chegando lá, fizemos o seguinte roteiro em Trindade:

O QUE FAZER EM TRINDADE

⇒ PRAIA DO CEPILHO

Praia do Cepilho Trindade

A primeira parada do nosso Tour em Trindade foi na Praia do Cepilho, muito bonita, porém com ondas fortes que atraem principalmente os surfistas, por isso o tempo ali foi só para os clicks.


⇒ PRAIA DO MEIO

Praia do Meio Trindade

Seguimos até o centrinho de Trindade e em questão de poucos passos estávamos na Praia do Meio, uma das praias mais lindas e procuradas de Trindade. O mar ali é transparente e calminho por conta da imensa pedra que existe bem no meio praia formando praticamente duas prainhas.


Tudo sobre Trindade RJ

No canto direito da Praia do Meio existe uma trilha relativamente fácil (15 minutinhos) que leva a Praia do Cachadaço e ainda proporciona uma vista panorâmica bem legal da praia. Barcos também oferecem o trajeto por R$20 até a Praia ou a Piscina Natural do Caixa d’Aço.


Trindade praias
Vista para a Praia do Meio

Praia do Cachadaço Trindade
Trilha de acesso a Praia do Cachadaço

Na praia do Meio também há outras trilhas que dão acesso a algumas cachoeiras e "Pedra que Engole", uma atração divertida que viralizou nas redes sociais, mas que é para os corajosos, o que definitivamente não é o nosso caso, rs, então seguimos pela trilha com destino a Praia do Cachadaço.


⇒ PRAIA DO CACHADAÇO

Como chegar a Trindade

Por ter acesso apenas por trilha ou barco, a Praia do Cachadaço costuma ser bem mais tranquila que as demais praias da Vila de Trindade. Cercada por mata nativa, uma extensa faixa de areia branquinha e mar azul. Linda demaaais!


Praia do Cachadaço

A Praia do Cachadaço possui a estrutura de um quiosque e no final da praia existe uma trilha que dá acesso a famosa Piscina Natural do Caixa d’Aço (ou Cachadaço).


⇒ PISCINA NATURAL DO CAIXA D'AÇO

Piscina Natural do Cachadaço

Piscina Natural do Cachadaço é uma das principais atrações de Trindade e tem acesso gratuito. Ela faz parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica, onde fica também boa parte das cachoeiras e alambiques que conhecemos durante o Passeio de Jeep em Paraty


Piscina Natural do Cachadaço

O mar nas Piscinas Naturais do Cachadaço faz jus ao nome, é uma verdadeira piscininha com águas transparentes e repleta de peixinhos. Ideal para quem gosta de praticar snorkelingAlgumas partes são bem rasas, outras mais fundas, isso também varia de acordo com a tábua de maré, o melhor é ir na maré baixa.


Trindade - Paraty

Para chegar a Piscina Natural do Caichadaço pela trilha levamos cerca de 20 minutos a partir da Praia do Cachadaço, tem algumas pedras e degraus pelo caminho, mas é bem sinalizada. Achamos tranquilo (estávamos de chinelo inclusive). Outra alternativa para chegar é através dos barco-táxis que partem da Praia do Meio ou dos Ranchos (R$20 o trecho por pessoa).


Trilha Trindade Piscina Natural do Cachadaço
Trilha de acesso à Piscina Natural do Caixa D'Aço

Na companhia do guia o grupo todo foi pela trilha e a maioria optou em voltar de barco (para ter mais tempo para almoçar e curtir as outras praias).


⇒ PRAIA DOS RANCHOS

Praia de Trindade

A última parada do nosso tour em Trindade foi na Praia dos Ranchos, ela é uma continuação da Praia de Fora (as duas até se confundem) e fica bem pertinho da Praia do Meio. A Praia dos Ranchos é a praia do centro de Trindade, portanto, é a que oferece a melhor estrutura de quiosques, restaurantes e pousadas, por isso costuma ser bem movimentada.


Onde ficar em Trindade
Rua Principal - Centrinho de Trindade

No cantinho da Praia do Ranchos ficam barqueiros que levam os turistas até a Piscina Natural do Cachadaço e a outras praias mais distantes da vila, como a Praia do Sono e Ponta Negra.


Trindade dicas de viagem
Nós duas curtindo as Praias de Trindade :)

Tivemos tempo para almoçar, curtir a praia, passear pelas lojinhas do vilarejo e no final da tarde retornamos a Paraty.  Trindade é sem dúvida um lugarzinho especial, se tiver tempo recomendo fazer mais que um bate-volta, reserve ao menos 1 ou 2 noites para ficar em Trindade, a seguir você confere as dicas de hospedagens.

ONDE FICAR EM TRINDADE


Não espere encontrar em Trindade pousadas luxuosas como as de Paraty, o vilarejo de Trindade é para quem prioriza o contato com a natureza, ainda assim a Trindade oferece ótimas opções de hospedagem.

Booking.com

A Rua Principal de Trindade, com comércio e restaurantes fica numa paralela a Praia dos Ranchos, ela deve ser sua referência na hora de se hospedar. Vale ressaltar que em Trindade não há bancos ou caixas eletrônicos, mas na maioria dos lugares aceitam cartões e Pix.


• Algumas das melhores pousadas de Trindade são: a Pousada Cachadaço, a Pousada do Riacho/Trindade, a Pousada Cabeça do Indio, a Pousada Água do Mar, a Recanto dos Passaros e a Refugio do Pirata, que oferece um ótimo custo-benefício.


melhores pousadas Trindade
Pousada Refúgio do Pirata

• Quem busca uma pousada em Trindade com tarifas mais acessíveis a dica é a  Pousada Quatro Estações, a Pousada Luar do Prata e a Pousada Portal das Estrelas

Os que preferem ficar num hostel em Trindade a dica é o Ti Hostel Trindade ou o Samblumba Hostel Trindade

✓ Também temos dicas de BúziosArraial do Cabo e Cabo Frio

✓ Veja o guia completo do Rio de Janeiro

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nas nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com


+ DICAS DO RIO DE JANEIRO






0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir