,

Destaques

POSTS RECENTES

San Andrés: dicas da ilha mais visitada do caribe colombiano

25 janeiro 2022
Viagem San Andrés, Colômbia

Embora as praias do Brasil sejam lindíssimas, quem nunca desejou conhecer o Caribe? A palavrinha "caribe" parece até sinônimo de paraíso, né!

As ofertas de passagens aéreas aliadas a facilidade de entrar na Colômbia fazem do arquipélago de San Andrés um dos destinos preferidos dos brasileiros que, assim como nós, estão em busca da tão sonhada viagem ao Caribe.

Nossa hora chegou! Passamos dias inesquecíveis na ilha e trouxemos dicas preciosas para te ajudar a planejar sua viagem a San Andrés. Tem que ir!

SAN ANDRÉS, QUANDO IR

Clima em San Andrés
Calle de las Palmeras - Durante o Volta a Ilha

Em San Andrés o calor é garantido o ano todo, temperatura média 28º. No verão a sensação chega perto dos 40°, no inverno os dias permanecem quentes, mas as noites costumam ser mais frescas, em torno de 25°.


Quando ir a San Andrés
Cayo Acuario

De janeiro a maio chove pouco em San Andrés, de junho a novembro são os meses mais chuvosos, porém com maior intensidade entre agosto e outubro. Furacões são raros, mas pode haver ventos e tempestades.


A melhor época para ir a San Andrés
Praia do centro de San Andrés - Spratt Bight

Entretanto, em relação ao clima em San Andrés nada é 100% previsível, nós fomos na segunda quinzena de novembro, ficamos 10 dias e o máximo que aconteceu foram pancadas rápidas de chuva, em questão de minutos abria um sol lindo. Sempre calor!


A melhor época para ir a San Andrés
Johnny Cay

A alta temporada em San Andrés ocorre nos meses de férias (dezembro, janeiro, fevereiro, julho e agosto) e feriados prolongados como a semana santa. Abril, maio, setembro e outubro são os melhores para quem deseja economizar.

DOCUMENTOS PARA ENTRAR NA COLÔMBIA

Documentos para entrar em San Andrés Colômbia
Restaurante La Regatta

Seja San Andrés, Cartagena ou Bogotá, nós brasileiros conseguimos entrar na Colômbia somente com o RG, ou seja, NÃO precisa de passaporte nem visto.

O RG deve estar em bom estado, com foto atualizada, 
recomenda-se que tenha menos de 10 anos de expedição. Mesmo os recém nascidos ou menores de idade precisam apresentar RG ou Passaporte (não vale certidão de nascimento).


O que precisa para entrar na Colômbia
Migração no aeroporto de Bogotá antes de seguir para San Andrés

Atenção, se seu voo para San Andrés tiver conexão no Panamá precisará do Passaporte, mesmo que você nem saia do aeroporto, porque neste caso o passaporte será exigido ainda no Brasil, na hora do embarque. Leve CNH caso queira alugar um veículo.


Dicas de San Andrés
Volta a Ilha - Calle de las Palmeras

É obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela para entrar na Colômbia (CIVP), d
epois de tomar a vacina pode solicitar o certificado via internet. Também passou a ser exigido o comprovante de vacinação COVID-19.

Seguro Viagem não é uma exigência, mas é bom garantir, nunca se sabe quando iremos precisar de assistência médica, né? Faça uma cotação AQUI.

TAXA DE TURISMO SAN ANDRÉS

Taxa turismo San Andrés valor atualizado
No final da Peatonal (calçadão da Praia Spratt Bight)

Para entrar em San Andrés é necessário adquirir o cartão turístico ou "tarjeta de turismo", no valor de 119.000 COP (janeiro/2022). Não pagam: crianças até 6 anos e pessoas que permanecerem na ilha por menos de 24 horas.


Tarjeta de Turismo San Andrés preço
Johnny Cay

A Tarjeta de Turismo deve ser adquirida no aeroporto de origem, ou seja, no último trecho ou conexão antes de embarcar para San Andrés. Pode ser pago em cartão de crédito ou espécie (pesos ou dólar). Guarde muito bem a Tarjeta de Turismo, ela será solicitada na hora de sair do arquipélago.

A CHEGADA EM SAN ANDRÉS

San Andrés dicas viagem
Vista de San Andrés - Janela do lado esquerdo do avião

Bienvenidos a San Andrés. Você irá desembarcar no Aeroporto Gustavo Rojas, que fica a cerca de 1 km do centro, onde está a praia principal Spratt Bight e a maioria dos hotéis.

Nós contratamos o traslado e todos os passeios com a Over Receptur, agência super conhecida na ilha por atender hospedes dos melhores hotéis e Resorts. Recomendamos! Você pode reservar com antecedência ou ir direto no balcão da agência que fica no aeroporto.


Caribe Colombiano
Praia Spratt Bight

Não tem Uber nem outros carros por aplicativo em San Andrés, também não há transporte coletivo para sair do aeroporto. Uma corrida de táxi até os hotéis no centro custa em média 15.000 pesos. Também existe mototáxis, que cobram mais barato, mas só serve se estiver com pouca bagagem. 

ONDE FICAR EM SAN ANDRÉS

Hotéis em San Andrés
GHL hotel Relax Sunrise

Na hora de escolher onde se hospedar em San Andrés, a localização preferida dos turistas é o centro da Ilha, próximo a badalada praia Spratt Bight.

Essa área oferece melhor estrutura de restaurantes, comércio, é ponto de embarque dos passeios de barco e concentra a maior oferta de hotéis, mas também há opções em outras praias.


San Andrés dicas de viagem

Em San Andrés você irá encontrar desde hostels até Resorts All Inclusive, veja o post completo "Onde ficar em San Andrés" com nossas experiências e dicas de hospedagem para todos os bolsos.

QUANTO TEMPO FICAR E O QUE FAZER

San Andrés
Johnny Cay

San Andrés é um lugar incrível, destino certo para quem gosta de sol, praia, mergulho, tranquilidade ou badalação. Indico no mínimo 3 ou 4 dias inteiros para fazer os principais passeios como Johnny Cay, Acuario e Volta a Ilha.


Roteiro San Andrés e Cartagena
West View
 
No entanto, para curtir tudo com calma, fazer outros passeios como a caminhada subaquática, o voo de parasail, aproveitar a praia central, as lojas livres de impostos... fique mais! 5, 6, 7 dias se puder. Como eu disse no início, ficamos 10 dias em San Andrés e amamos cada minutinho.


Viagem San Andrés Colômbia
Praia de San Luís

Confira o post "O que fazer em San Andrés", listamos as praias, passeios, lojas, vida noturna e outras atrações imperdíveis!

Considere também unir San Andrés com Cartagena, fica a menos de 1h30 de voo e é outro destino apaixonante da Colômbia, veja as dicas AQUI.

SAN ANDRES, GASTRONOMIA

Dicas de San Andrés
Restaurante La Regatta

Peixes e frutos do mar fresquinhos reinam nos cardápios de San Andrés, mas a ilha oferece bem mais! Tem pizzarias, hamburguerias, bares e restaurantes das mais diferentes cozinhas. A maioria concentrados no centrinho.


Viagem San Andrés roteiro
Limonada de Coco e Coco loco

O prato típico mais popular é peixe frito acompanhado de arroz de coco e patacón, mas também tem cazuela, ceviche, arepas e outros. Para beber tem a famosa limonada de coco e drinks a base de rum, como piña colada e o clássico Coco loco.

Veja o post "Onde comer em San Andrésque explicamos sobre essas comidinhas típicas e demos várias dicas de restaurantes.

CÂMBIO EM SAN ANDRÉS

Qual moeda levar a San Andrés
Casa de câmbio com a melhor cotação no aeroporto de Bogotá

A moeda utilizada em todo país é o Peso Colombiano (COP). Ela é a melhor forma de pagar e negociar tudo em San Andrés.

O Real não é aceito, já o dólar é bem recebido em San Andrés, mas a cotação oferecida é menor que das casas de câmbio. Acredito que, neste momento, não é vantagem comprar dólares para trocar por pesos, a dupla conversão não vale a pena. Você também pode usar cartões de crédito, mas lembre-se do imposto IOF que será somado a sua fatura.


Pesos colombianos cotação San Andrés
Pesos Colombianos (COP)

Em San Andrés não tem casa de câmbio oficial, o câmbio é oferecido por algumas pessoas nas ruas e galerias, no entanto a cotação é muito inferior as que vimos no aeroporto de Bogotá ou Cartagena.

Outra dica é enviar dinheiro através do Western Union, você paga uma pequena taxa única e pode retirar na agência da Western Union em San Andrés que fica numa galeria da av. Costa Rica, em frente ao hotel Casablanca.


Viagem San Andrés
Existem vários Free shops no centro de San Andrés

Em nov/2021 encontramos as seguintes cotações: 

Cotação pela Western Union: 1 Real = 690 COP
No Aeroporto de Bogotá: 1 Real = 650 COP
Nas casas de câmbio de Cartagena: 1 Real = 650 COP
Câmbio paralelo em San Andrés: 1 Real = 550 COP
Nas casas de câmbio do Brasil: 1 Real = 560 COP

O Dólar estava valendo 3.400 COP, tanto no Aeroporto de Bogotá, quanto no centro histórico de Cartagena.

OUTRAS DICAS E CURIOSIDADES

San Andrés, Colômbia
Praia de Spratt Bight

• Na praia eles não usam guarda-sol, mas sim carpas, que são tipo cabaninhas. Na praia de Spratt Bight o aluguel do Kit carpa + cadeiras custava 35.000 pesos para ficar o dia todo.

• O idioma oficial de San Andrés é o espanhol, com sotaque típico caribenho (eles falam rápido). Nos hotéis e nas melhores agências de turismo as equipes falam inglês. Nós conseguimos nos comunicar muito bem no "portunhol", Hahá!


San Andrés dicas
Existem vários banquinhos personalizados no centro de San Andrés

• A hora na Colômbia, incluindo San Andrés, é diferente do Brasil, 2h a menos. Portanto se no Brasil é 12h, na Colômbia é 10h.

• A voltagem em San Andrés é 110V, as tomadas costumam ser de dois pinos retos e paralelos. Lembre-se de levar adaptador.


San Andrés dicas úteis
Tivemos que comprar adaptador - Esse simples custou 2.000 pesos

• Prepare-se para desconectar! Alguns hotéis e restaurantes até oferecem wi-fi gratuito, mas um bom sinal é outra história. A dica é comprar um Chip de viagem internacional para tentar uma conexão melhor.

• Achamos San Andrés bem tranquila no quesito segurança. Ficamos hospedadas no centro, circulamos só nós duas por todas as partes, saíamos a noite para jantar, vimos o amanhecer na praia Spratt Bight e em nenhum momento nos sentimos inseguras, há sempre muitos policiais.


San Andrés dicas de viagem
Amanhecer na Praia de Spratt Bight

• Estamos falando de um dos destinos mais turísticos e acessíveis do Caribe, portanto prepare-se para ser abordado por vendedores e encontrar praias cheias, principalmente na alta temporada. Nada muito diferente de alguns lugares do Brasil.


melhor blog de viagem San Andrés
Praia central Spratt Bight

Por fim, San Andrés foi um sonho realizado, a primeira viagem para o Caribe a gente nunca esquece né? O clima, a comida, a limonada de coco, a alegria dos colombianos e o mar de diferentes tons de azul ficará para sempre nas nossas melhores lembranças. Somos mais duas do time "I LOVE SAN ANDRÉS" 💙

Melhor blog com dicas de San Andrés
Nós duas durante o Volta a Ilha San Andrés :)

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, TikTokTwitter e Pinterest 😘

✓ San Andrés: onde ficar, onde comer e o que fazer.

✓ Veja também nosso guia de Cartagena

Booking.com

Outros Posts:

O que fazer em Cartagena: 10 atrações imperdíveis

Onde ficar em Cartagena: dicas de pousadas e hotéis

Panamá: roteiro, hotéis, restaurantes e outras dicas

San Blas: conheça o caribe panamenho


2 comentários:

  1. Olá, estou indo em lua de mel agora em abril e tenho pesquisado muito sobre onde é melhor fazer o cambio. Poderia me ajudar ? Meu voo tem conexão em Bogotá. Tenho dúvidas se troco o real por dolar aqui no Brasil e depois por COP em San Andrés ou se levo real e troco tudo em Bogotá.

    ResponderExcluir
  2. Olá, neste caso é melhor fazer o cambio em Bogotá, no próprio aeroporto você irá encontrar boas cotações, a melhor que encontramos foi na ultima casa de câmbio antes de sair da ala internacional (exatamente essa da foto que colocamos neste post na parte que falamos do câmbio). Em San Andrés não tem casa de câmbio. Quanto ao dólar, melhor fazer as contas porque se você já tiver ótimo, caso o contrario acredito que a dupla conversão acaba não valendo a pena.

    Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida conte conosco.
    Abraços Ma e Ka

    ResponderExcluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir