Tem que ir: San Andrés: dicas da ilha mais visitada do caribe colombiano ,

Destaques

POSTS RECENTES

San Andrés: dicas da ilha mais visitada do caribe colombiano

02 abril 2024
Viagem San Andrés, Colômbia

Embora as praias do Brasil sejam lindíssimas, quem nunca desejou conhecer o Caribe? A palavrinha "caribe" parece até sinônimo de paraíso, né!?

As ofertas de passagens aéreas aliadas a facilidade de entrar na Colômbia fazem do arquipélago de San Andrés um dos destinos preferidos dos brasileiros que, assim como nós, estão em busca da tão sonhada viagem ao Caribe.

Nossa hora chegou! Passamos dias inesquecíveis na ilha e trouxemos dicas preciosas para te ajudar a planejar sua viagem a San Andrés. Tem que ir!

SAN ANDRÉS, QUANDO IR

Clima em San Andrés
Calle de las Palmeras - Durante o Volta a Ilha

Em San Andrés o calor é garantido o ano todo, temperatura média 28ºC. No verão a sensação chega perto dos 40°C, no inverno os dias permanecem quentes, mas as noites costumam ser mais frescas, em torno de 25°C.


Quando ir a San Andrés e Cartagena
Cayo Acuario

De janeiro a maio chove pouco, portanto, essa é a melhor época para ir a San Andrés, de junho a novembro são os meses mais chuvosos, porém com maior intensidade entre agosto e outubro. Furacões são raros, mas pode haver ventos e tempestades.


Dicas de San Andrés
Praia do centro de San Andrés - Spratt Bight

Entretanto, em relação ao clima em San Andrés nada é 100% previsível, nós fomos na segunda quinzena de novembro, ficamos 10 dias e o máximo que aconteceu foram pancadas rápidas de chuva, em questão de minutos abria um sol lindo e sempre muito calor!


A melhor época para ir a San Andrés
Johnny Cay

A alta temporada em San Andrés ocorre nos meses de férias (dezembro, janeiro, fevereiro, julho e agosto) e feriados prolongados como a semana santa. Para quem deseja economizar, os melhores meses para ir a San Andrés são abril, maio, setembro e outubro, considerados média e baixa temporada.

REQUISITOS PARA ENTRAR EM SAN ANDRÉS - COLÔMBIA

Documentos para entrar em San Andrés Colômbia
Restaurante La Regatta

Seja San Andrés, Cartagena ou Bogotá, nós brasileiros conseguimos entrar na Colômbia somente com o RG, ou seja, NÃO precisa de passaporte, muito menos  visto.

O RG deve estar em bom estado, com foto atualizada, recomenda-se que tenha menos de 10 anos de expedição. Mesmo os recém nascidos ou menores de idade precisam apresentar RG ou Passaporte (não vale certidão de nascimento).


O que precisa para entrar na Colômbia
Migração no aeroporto de Bogotá antes de seguir para San Andrés

Atenção, se seu voo para San Andrés tiver conexão no Panamá precisará do Passaporte, mesmo que você nem saia do aeroporto, porque neste caso o passaporte será exigido ainda no Brasil, na hora do embarque. Leve CNH caso queira alugar um veículo.


Turismo San Andrés
Volta a Ilha - Calle de las Palmeras

É obrigatório apresentar o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela para entrar na Colômbia, depois de tomar a vacina, o certificado pode ser solicitado via internet. Em relação a COVID-19, a Colômbia eliminou a necessidade de apresentar comprovante de vacinação ou teste, no entanto, todos os passageiros que chegam ou partem da Colômbia devem preencher o Check-Mig de forma online, disponível 72h antes da chegada ao país.

Seguro Viagem não é obrigatório para entrar na Colômbia, nem em San Andrés, mas atente-se que a Colômbia não tem sistema público de saúde, então recomendo que contrate nem que seja um plano básico de seguro viagem, afinal, com saúde não se brinca, né?

TAXA DE TURISMO SAN ANDRÉS

Taxa turismo San Andrés valor atualizado
No final da Peatonal (calçadão da Praia Spratt Bight)

Para entrar em San Andrés é necessário adquirir o cartão turístico ou "tarjeta de turismo", no valor de 124.000 COP (em 2024). Não pagam: crianças até 6 anos e pessoas que permanecerem na ilha por menos de 24 horas.


Tarjeta de Turismo San Andrés preço
Johnny Cay

A Tarjeta de Turismo deve ser adquirida no aeroporto de origem, ou seja, no último trecho ou conexão antes de embarcar para San Andrés, ela é cobrada pela companhia aérea já no portão de embarque. Pode ser paga em cartão de crédito ou espécie (pesos ou dólar). Guarde muito bem a Tarjeta de Turismo, ela será solicitada na hora de sair do arquipélago.

A CHEGADA EM SAN ANDRÉS

San Andrés dicas viagem
Vista de San Andrés - Janela do lado esquerdo do avião

Bienvenidos a San Andrés. Você irá desembarcar no Aeroporto Gustavo Rojas, que fica a cerca de 1 km do centro, onde está a praia principal Spratt Bight e a maioria dos hotéis.

Não tem Uber em San Andrés, também não há transporte coletivo para sair do aeroporto. Uma corrida de táxi até os hotéis no centro custa em média 20.000 pesos. Também existe moto-táxis, que cobram mais barato, mas só serve se estiver com pouca bagagem, por isso o melhor e mais seguro é contratar um transfer para ir do aeroporto ao seu hotel em San Andrés.


Dicas Caribe Colombiano
Praia Spratt Bight

A dica é reservar o traslado e os passeios através deste link pagando em Reais. A empresa é confiável e oferece cancelamento gratuito, caso necessário.

ONDE FICAR EM SAN ANDRÉS

Hotéis em San Andrés
GHL hotel Relax Sunrise

Na hora de escolher onde se hospedar em San Andrés, a localização preferida dos turistas é o centro da Ilha, em torno da praia Spratt Bight.

Essa área oferece melhor estrutura de restaurantes, comércio, é ponto de embarque dos passeios de barco e concentra a maior oferta de hotéis, mas também há opções em outras praias.


San Andrés dicas de viagem

Em San Andrés você irá encontrar desde hostels até Resorts All Inclusive, veja o post completo "Onde ficar em San Andrés" com nossas experiências e dicas de hospedagem para todos os bolsos.

QUANTO TEMPO FICAR EM SAN ANDRÉS E O QUE FAZER

San Andrés
Johnny Cay

San Andrés é um lugar incrível, destino certo para quem gosta de sol, praia, mergulho, tranquilidade ou badalação. Indico no mínimo 3 ou 4 dias em San Andrés para fazer os principais passeios como Johnny Cay, Acuario e Volta a Ilha.


Roteiro San Andrés e Cartagena
West View
 
No entanto, para curtir tudo com calma, fazer outros passeios como a caminhada subaquática, o voo de parasail, aproveitar a praia central, as lojas livres de impostos... fique mais! 5, 6, 7 dias se puder. Como eu disse no início, ficamos 10 dias em San Andrés e amamos cada minutinho.


Viagem San Andrés Colômbia
Praia de San Luís

Confira o post "O que fazer em San Andrés", listamos as praias, passeios, lojas, vida noturna e outras atrações imperdíveis!

Considere também unir San Andrés com Cartagena, fica a menos de 1h30 de voo e é outro destino apaixonante da Colômbia, veja as dicas de Cartagena.

SAN ANDRÉS, GASTRONOMIA

Dicas de San Andrés
Restaurante La Regatta

Peixes e frutos do mar fresquinhos reinam nos cardápios de San Andrés, mas a ilha oferece bem mais! Tem pizzarias, hamburguerias, bares e restaurantes das mais diferentes cozinhas. A maioria concentrados no centrinho.


Viagem San Andrés roteiro
Limonada de Coco e Coco loco

O prato típico mais popular em San Andrés é peixe frito acompanhado de arroz de coco e patacón, mas também tem cazuela de mariscos, ceviche, arepas... Para beber tem a famosa limonada de coco e drinks a base de rum, como piña colada, além é claro do clássico Coco loco.

Veja o post "Onde comer em San Andrésque explicamos sobre essas comidinhas típicas e demos várias dicas de restaurantes.

CÂMBIO EM SAN ANDRÉS

Qual moeda levar a San Andrés
Casa de câmbio com a melhor cotação no aeroporto de Bogotá

A moeda utilizada em todo país é o Peso Colombiano (COP). Ela é a melhor forma de pagar e negociar tudo em San Andrés.

O Real não é aceito, já o dólar é bem recebido em San Andrés, mas a cotação oferecida é menor que das casas de câmbio. Neste momento, não é vantagem comprar dólares no Brasil para trocar por pesos na Colômbia, pois a dupla conversão não vale a pena. 

Você pode usar os cartões globais em San Andrés, tipo Wise e Nomad para pagar restaurantes, lojas, etc, eles são melhores que os cartões de crédito convencionais, pois não há cobrança de IOF. No entanto, é importante ter um pouco de dinheiro em espécie, pois nem todos os lugares de San Andrés aceitam cartões, principalmente nas praias e ilhas mais afastadas que você irá conhecer através dos passeios.


Pesos colombianos cotação San Andrés
Pesos Colombianos (COP)

Em San Andrés NÃO tem casa de câmbio oficial, o câmbio é oferecido por algumas pessoas nas ruas e galerias, no entanto a cotação é muuuuito inferior as que vimos no aeroporto de Bogotá ou Cartagena.

A dica então é trocar Reais por pesos no Aeroporto de Bogotá (caso faça conexão lá, as cotações são boas) ou em outro destino que por ventura você vá primeiro, como Cartagena, outra boa opção é enviar dinheiro através da Western Union, você paga uma pequena taxa única e pode retirar na agência da Western Union em San Andrés que fica numa galeria da Av. Costa Rica, em frente ao hotel Casablanca.


Viagem San Andrés
Existem vários Free shops no centro de San Andrés

Em 2024 encontramos as seguintes cotações: 

Cotação pela Western Union: 1 Real = 785 COP
No Aeroporto de Bogotá: 1 Real = 750 COP
Casas de câmbio de Cartagena: 1 Real = 760 COP
Câmbio paralelo em San Andrés: 1 Real = 570 COP
Nas casas de câmbio do Brasil: 1 Real = 600 COP

O Dólar estava valendo cerca de 3.800 COP, tanto no Aeroporto de Bogotá, quanto no centro histórico de Cartagena. Essas cotações podem variar ao longo do tempo, mas é bem provável que as proporções continuem as mesmas.

+ DICAS DE SAN ANDRÉS

San Andrés, Colômbia
Praia de Spratt Bight

• Na praia eles não usam guarda-sol, mas sim carpas, que são tipo cabaninhas. Na praia de Spratt Bight o aluguel do Kit carpa + cadeiras custava cerca de 40.000 pesos para ficar o dia todo.

• O idioma oficial de San Andrés é o espanhol, com sotaque típico caribenho (eles falam rápido). Nos hotéis e nas melhores agências de turismo as equipes falam inglês. Nós conseguimos nos comunicar muito bem no "portunhol", Hahá!


San Andrés dicas
Existem vários banquinhos personalizados no centro de San Andrés

• A hora na Colômbia, inclusive em San Andrés e Cartagena, é diferente do Brasil, 2h a menos. Portanto se no Brasil é 12h, na Colômbia é 10h.

• A voltagem em San Andrés é 110V, as tomadas costumam ser de dois pinos retos e paralelos. Lembre-se de levar adaptador.


San Andrés dicas úteis
Tivemos que comprar adaptador - Esse simples custou 2.000 pesos

• Prepare-se para desconectar! Alguns hotéis e restaurantes até oferecem wi-fi gratuito, mas um bom sinal é outra história. A dica é comprar um Chip de viagem internacional para tentar uma conexão melhor.

• Achamos San Andrés bem tranquila no quesito segurança. Ficamos hospedadas no centro, circulamos só nós duas por todas as partes, saíamos a noite para jantar, vimos o amanhecer na praia Spratt Bight às 5h damanhã e em nenhum momento nos sentimos inseguras, há sempre muitos policiais.


San Andrés dicas de viagem
Amanhecer na Praia de Spratt Bight

• Estamos falando de um dos destinos mais turísticos e acessíveis do Caribe, portanto prepare-se para ser abordado por vendedores e encontrar praias cheias, principalmente na alta temporada. Nada muito diferente de alguns lugares do Brasil.


melhor blog de viagem San Andrés
Praia central Spratt Bight

Por fim, San Andrés foi um sonho realizado, a primeira viagem para o Caribe a gente nunca esquece né? O clima, a comida, a limonada de coco, a alegria dos colombianos e o mar de diferentes tons de azul ficará para sempre nas nossas melhores lembranças. Somos mais duas do time "I LOVE SAN ANDRÉS" 💙

Melhor blog com dicas de San Andrés
Nós duas durante o Volta a Ilha San Andrés :)

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, TikTok e Twitter

✓ San Andrés: onde ficar, onde comer e o que fazer.

✓ Veja também nossas dicas de Cartagena, Panamá e Cancún

Booking.com





14 comments:

  1. Olá, estou indo em lua de mel agora em abril e tenho pesquisado muito sobre onde é melhor fazer o cambio. Poderia me ajudar ? Meu voo tem conexão em Bogotá. Tenho dúvidas se troco o real por dolar aqui no Brasil e depois por COP em San Andrés ou se levo real e troco tudo em Bogotá.

    ResponderExcluir
  2. Olá, neste caso é melhor fazer o cambio em Bogotá, no próprio aeroporto você irá encontrar boas cotações, a melhor que encontramos foi na ultima casa de câmbio antes de sair da ala internacional (exatamente essa da foto que colocamos neste post na parte que falamos do câmbio). Em San Andrés não tem casa de câmbio. Quanto ao dólar, melhor fazer as contas porque se você já tiver ótimo, caso o contrario acredito que a dupla conversão acaba não valendo a pena.

    Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida conte conosco.
    Abraços Ma e Ka

    ResponderExcluir
  3. Oi, pagar com cartão de crédito internacionaonal seria uma boa opção para não andar com tanto dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Robson, para não andar com muito dinheiro pagar com cartão é uma opção, porém não vale a pena por conta do imposto IOF de 6,38% que vai ser somado a sua fatura.

      Excluir
  4. Olá boa tarde estou pensando em ir em outubro você acha uma ótima época do ano ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ser sincera, outubro não é uma boa época para ir a San Andrés, como falamos na matéria, o período mais chuvoso é entre agosto e outubro. Furacões são raros, mas pode haver ventos e tempestades, para não depender de sorte, tente ir no primeiro semestre do ano ou pelo menos em meados de novembro e dezembro.

      Excluir
  5. A informação sobre a taxa turística poder ser paga com cartão está correta? Vi em vários outros lugares falando que só aceitam em dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no aeroporto de Bogotá, onde fizemos a última conexão para San Andrés, a taxa de turismo podia sim ser paga com cartão de crédito ou pesos colombianos.

      Excluir
  6. Minha conexão em Bogotá será muito rápida, apenas 1:30 será que o tempo é suficiente para emitir a tarjeta de turismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dá tempo sim! O aeroporto de Bogotá não é muito grande e a tarjeta turística é emitida no momento do embarque do seu voo para San Andrés, pelos funcionários da companhia aérea mesmo.

      Excluir
  7. Gosto muito de viajar e conhecer novas culturas e amo lugares paradisíacos.
    Bom, recentemente estou a procura de uma viagem fora do Brasil em família. E
    por final das minhas pesquisas cheguei até San Andrés (Colômbia). Também
    realizei por várias pesquisas para tentar descobrir como é a ilha, a moeda
    aceita, os hotéis e principalmente se exigem passaporte para entrar no país.
    E por muitas buscas eu acabei encontrado a página de vocês e que por sinal
    é de um bom trabalho. E será um prazer seguir a página "Tem que Ir".
    A minha pergunta hoje é a seguinte: Consigo viajar com minha família sem o
    passaporte para San Andrés?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes em saber que nos encontrou e gostou das nossas dicas! :)

      Como dissemos na publicação, brasileiros NÃO precisam de passaporte para entrar na Colômbia, portanto, você e sua família conseguem ir para San Andrés, Cartagena e qualquer outro destino colombiano usando apenas o RG, esse é um tratado entre os países que fazem parte do Mercosul.

      Qualquer outra dúvida conta com a gente.

      Excluir
  8. Melhor site com dicas de San Andrés, taxa de turismo com valor atualizado, câmbio, dicas do que fazer, hotéis, restaurantes.... me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que felicidade saber que gostou das nossas dicas de viagem a San Andrés, obrigada pelo comentário, qualquer dúvida conta com a gente e aproveite muito esse paraíso.

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir