,

Destaques

POSTS RECENTES

San Blas, conheça o Caribe panamenho

06 março 2022
San Blás Panamá

Um arquipélago com ilhas quase que intocáveis, areia branquinha e o mar azul do Caribe. San Blas é exatamente assim! Tem que ir, nem que seja através de um passeio bate e volta da cidade do Panamá.

Neste post vamos dar todas as informações, valores, dicas e compartilhar nossa experiência nesse paraíso do caribe panamenho.

SOBRE SAN BLAS

Passeio a San Blas Panamá

Ainda pouco explorada pelos turistas, o arquipélago de San Blas é formado por 365 ilhas de diferentes tamanhos e características. Algumas são desertas e outras oferecem certa estrutura. Todas estão numa área de preservação, protegidas e controladas pela comarca indígena Kuna Yala (ou Guna Yala).

MELHOR ÉPOCA PARA IR A SAN BLAS

San Blás como chegar

Se você vai ao Panamá com o objetivo de aproveitar as praias, os meses mais indicados são de dezembro a abril, quando chove menos.


San Blas bate-volta

O período de chuvas em San Blas vai de maio a novembro, com mais intensidade em setembro e outubro. Já as temperaturas são altas o ano todo, média 27°, ou seja, calor sempre!


bate e volta San Blás

Outra boa notícia é que o arquipélago fica fora da rota dos furacões, que infelizmente atinge outros destinos do caribe em algumas épocas do ano.


San Blas Islands

Nós fomos na primeira semana de dezembro e pegamos dias lindos, veja outras dicas de quando ir ao Panamá.

COMO CHEGAR EM SAN BLAS, PANAMÁ

⇒ OPÇÕES E VALORES

Passeio a San Blás Panamá Valor

San Blas fica na costa norte do Panamá, a viagem partindo da capital dura cerca de 3h, ela é feita parte por terra (120 km em 4x4 até o Porto Barsukun ou Carti), e parte por mar (30 min de barco).


Como ir a San Blas
Porto de San Blas

A melhor forma de chegar em San Blas é através dos passeios oferecidos pelas agências de turismo que inclui toda a parte do transfer, tour pelas principais ilhas e almoço. Nós fomos com a San Blas Island Trip e recomendamos!


Caribe Panamenho

A empresa, comandada por um autêntico Guna Yala, é especializada em San Blas, tem passeios todos os dias, os guias são ótimos e o roteiro foi perfeito!


San Blas Panamá

O valor do passeio bate e volta a San Blas (ou pasadía como eles falam) custa aproximadamente $120 dólares + taxa para entrar na comarca (US$20 por estrangeiros que deve ser pago em espécie). As reservas podem ser feitas por WhastAppSai entre 5h - 5h30 do hotel no Panamá e retorna as 18h30.

Passeio a San Blás, Panamá valor
Controle para entrar na Comarca Guna Yala

Também há opção de ficar uma, duas ou mais noites na ilha. Só não espere hotéis e Resorts em San Blas, as acomodações são rústicas, no estilo cabanas ou camping, geralmente o banheiro é compartilhado e não há energia elétrica a noite (já que eles usam aquecimento solar).


San Blas Kuna Yala

Nós fizemos o bate-volta, mas confesso que ao chegar ficamos com vontade de ficar ao menos uma ou duas noites nessas cabaninhas. Além do passeio ficar menos cansativo, ver o entardecer na ilha, dormir e acordar nessa paz, de frente par o mar do caribe deve ser uma experiência ímpar!


Onde ficar em San Blás
Cabanas de hospedagem em San Blas

2 noites de hospedagem em San Blas com transporte saindo do Panamá e refeições inclusas sai em torno de R$1.800,00 por pessoa.

San Blas dicas de viagem

Importante: É necessário apresentar passaporte para entrar em San Blas. Além disso, leve dinheiro em espécie (dólar), cartões dificilmente são aceitos.

PASSEIO A SAN BLAS, ROTEIRO

Tour de 1 dia em San Blas 
No horário combinado, em torno das 5h30 da manhã, o motorista da San Blas Island Trip passou para nos buscar no hotel. Madrugamos felizes pela oportunidade de conhecer um lugar que tanto escutamos falar!


Melhor Ilha de San Blas

Pegamos a estrada num carro 4x4 confortável, houve duas paradas no caminho para que pudéssemos tomar café, comprar snacks e bebidas para levar.


San Blas Panamá
Ultimo trecho da estrada para chegar a San Blas

Ao todo foram cerca de 3h até o Porto de San Blas. Parte da estrada é cheia de curvas, se você costuma enjoar é bom tomar um remedinho.


San Blás Guna Yala
Olha o que encontramos no caminho a San Blas

As ilhas mais visitadas de San Blas ficam numa distância que varia de 6 a 18 km da costa, a travessia de barco até a nossa primeira parada durou cerca de 30 minutos. Durante esse trajeto já ficamos completamente encantadas. A cor do mar com as ilhas em volta é impressionante!


Praias do Panamá
A chegada em San Blas
Da cidade do Panamá a San Blas

Geralmente o passeio bate e volta a San Blas inclui as piscinas naturais + 2 ilhas, que podem variar de acordo com as agências, condições do mar, etc. Nosso roteiro foi o seguinte:

ISLA WILLI

Panamá Caribe

A primeira ilha que conhecemos foi a Isla Willi, nela há uma pequena estrutura de restaurante, cabanas e um deck que dá acesso a praia de areia branquinha e mar azul, de águas calmas. Coisa mais linda!


San Blas Panamá pacotes
Isla Willi, San Blas
Tudo sobre San Blas Panamá

Ficamos cerca de 2 horas nessa ilhota e pegamos o barco até a nossa próxima parada.

ISLA DIABLO

Isla Diablo San Blas 
A Isla Diablo é uma das mais famosas de San Blas e não é à toa. A ilha tem todas as características que esperamos encontrar quando se fala em Caribe: areia branquinha, coqueiros e aquele impressionante mar azul de água transparente. Paraíso!


Praias de San Blas

Foi onde almoçamos, comemos peixe frito com salada e patacón, com direito a uma bebida. Comida típica, simples e deliciosa! Lembrando que o almoço já está incluso no passeio com a San Blas Island Trip.


onde comer em San Blas

Ficamos quase três horas curtindo a Isla Diablo, mas a vontade era de passar a vida ali, que lugar!


Passeio a San Blas saindo do Panamá

O legal é que sempre terão outras ilhas em volta completando o cenário. Entre as ilhas mais conhecidas de San Blas estão ainda a Isla Perro (que tem um navio naufragado quase na superfície, ideal para quem gosta de praticar snorkeling) a Isla Aguja e a Isla Fragata. Difícil é eleger a mais bonita.

PLAYA DE LAS ESTRELLAS

Playa de Las Estrella San Blas
Piscina de San Blas

A última parada foi na Playa de Las Estrellas, conhecida como "a piscina de San Blas". São enormes bancos de areia cercados por água transparente e espécies marinhas, uma verdadeira piscina natural. 


San Blas melhores ilhas

Tivemos sorte de ver as estrelas do mar, que deram nome ao local. Apenas deixo aqui o meu alerta, não toque e muito menos as retire da água (nem um pouquinho) isso mata as estrelas.


San Blas piscinas naturais
A felicidade quando encontrei a estrela do mar
San Blas piscinas naturais

Na ocasião a água estava rasinha, batia abaixo da minha cintura (tenho 1,65), mas pode variar um pouco de acordo com a tábua de maré, se conseguir concilie seu passeio a San Blas em dias de maré baixa, você pode consultar neste link.


bate volta San Blas quanto custa

Em torno das 15h horas pegamos o barco em direção ao porto e em seguida a estrada rumo a cidade do Panamá. O motorista da San Blas Island Trip nos deixou no hotel em torno das 18h30.


San Blas panamá

Bate e Volta a San Blas, vale a pena? Para nós valeu cada minutinho desse dia, amamos! Mas como falei no início, se tiver oportunidade fique ao menos uma ou duas noites, esse paraíso merece!

Caribe panamenho

Conhecer San Blas foi uma das experiências mais inesquecíveis de toda nossa viagem pelo Panamá. Tem que ir!

San Blas Tem que ir
Nós duas curtindo San Blas, sonho realizado!

Confira outros 10 passeios imperdíveis no Panamá e também as dicas de hotéis e restaurantes na cidade.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, TikTokTwitter e Pinterest 😘

Experiência que tivemos em dez/2021 Agradecimentos: San Blas Island Trip

Booking.com


Outros posts que você pode gostar:

Panamá: Quando ir, roteiro, dicas essenciais!

Hotel Riu Plaza Panamá: excelente 5 estrelas

Também temos dicas de San Andrés e Cartagena.

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir