Tem que ir: O que fazer em Cancún: 10 dicas imperdíveis ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Cancún: 10 dicas imperdíveis

02 abril 2024
O que não deixar de fazer em Cancún

Engana-se quem acha que Cancún se resume a
Resorts All Inclusive, claro que ficar curtindo as mordomias de uma megaestrutura diante do mar do Caribe já vale a viagem, mas há muito o que fazer em Cancún.

O famoso destino mexicano está localizado no estado de Quintana Roo, Península de Yucatán, que inclui Cancún, Isla Mujeres, Tulum, Cozumel, Playa del Carmen... uma área que antigamente era ocupada pelo povo maia, então além de lindas praias, guarda uma imensurável riqueza cultural.

Passeios em Cancún preços
Chichén Itzá - Uma das sete maravilhas do mundo

Para conhecer todos esses lugares você pode alugar um carro ou contratar passeios com agências de turismo, neste caso recomendamos a Brasileiros em Cancún, que oferece um suporte incrível (em português, claro!), roteiros personalizados, tours completos, transfer... fizemos tudo com eles e foi perfeito!


O que fazer em Cancún em 7 dias
O famoso Cenote Suytun

Além disso, Cancún tem uma noite animada, muitos lugares para compras, parques, atividades de aventura... um destino que agrada facilmente todas as idades, seja para passar férias em família, curtir com os amigos ou uma viagem romântica a dois.


O que fazer em Cancún dicas
A área mais badalada de Cancún, Zona Hoteleira - Km 9,5

Listamos 10 dicas do que fazer em Cancún, melhores praias, passeios e atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro. Tem que ir!

1. PRAIAS DE CANCÚN

Melhores praias em Cancún

As praias estão entre as principais atrações de Cancún, afinal estamos falando de Caribe né minha gente, com aquele mar de um tom azul quase que inacreditável! 

A Zona Hoteleira de Cancun está cercada de lindas praias, mas qual a melhor praia de Cancún? 


O que fazer em Cancún dicas
Playa Forum

A Playa Forum, Caracol e Tortugas estão entre as preferidas dos turistas por conta do mar calmo e da "boa estrutura" para passar o dia, são lindas e de fácil acesso, ficam lado a lado na parte mais central da Zona Hoteleira de Cancún.


Conheças as Praias de Cancún
Playa Tortugas

Além dessas, se afastando um pouco do miolinho da Zona Hoteleira, fica a Playa Langosta de um lado, também de mar calmo, e do outro a Playa Chacmool, com mar de poucas ondas, mas ainda perfeito, na minha opinião.


Cancún melhores praias
Playa Langosta
O que fazer em Cancún
Playa Chacmool

A Playa Delfines, localizada fora do burburinho central da Zona Hoteleira, é considerada uma das praias mais bonitas de Cancún, de fato ela tem um visual incrível, mas o mar ali é um pouco mais agitado e quando fomos ela estava com mais sargaço (algas) do que as outras. Na orla da Playa Delfines tem um mirante e o "letreiro Cancún", então de qualquer forma vale a pena conhecer!


O que não pode deixar de fazer em Cancún
Playa Delfines
O que fazer em Cancún

Tudo vai depender da época da sua viagem, quando fomos, em maio, as Praias de Cancún estavam entre as melhores em relação ao sargaço, se comparadas com Playa del Carmen e Tulum. Já Isla Mujeres e Cozumel também estavam excelentes. Veja as dicas de quando ir a Cancún.


Cancún dicas de viagem
Playa Caracol

Atente-se que todas essas são praias públicas de Cancún e qualquer um pode ter acesso, ainda assim, muitas parecem privativas por ficarem cercadas de Resorts, a Playa Caracol por exemplo, é conhecida como "a Praia do Riu". Por isso, nem sempre você vai encontrar estrutura de barracas a beira mar para passar o dia, neste sentido a Playa Fórum e a Playa Tortugas são melhores pois você consegue alugar cadeiras, guarda-sol, comprar bebidas, comida, etc.


O que fazer em Cancún

Para percorrer a Zona hoteleira de Cancún existem os ônibus comuns (R1 e R2) e também os ônibus turísticos que funcionam no estilo hop on hop off.

2. CHICHÉN ITZÁ

O que fazer em Cancún

Chichen Itzá é um dos sítios arqueológicos mais visitados do México e tem uma importância histórica imensa para o país já que foi a capital do povo maia, além disso foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e eleita uma das novas 7 maravilhas do mundo. Tem que ir!


Chichen Itzá

Trata-se de uma cidade em ruínas com monumentos repletos de histórias e lendas fascinantes. O ponto mais famoso de Chichén Itzá é 'El Castillo', também conhecido como a Pirâmide de Kukulcán (a Serpente Emplumada). Ele é o templo principal, edificado em homenagem a Chaac (deus da chuva e da água) e conta com 365 degraus, que representam o calendário do ano.


O que fazer em Playa del Carmen

Outro ponto muito interessante de Chichén Itzá é o Juego de Pelota, onde aconteciam jogos de bola, mas a cidade é toda impressionante!


Chichen Itzá

Chichén Itzá fica a cerca de 200 km de Cancún ou Playa del Carmen, a entrada custa cerca de US$30, dá para ir de carro ou através dos passeios que já incluem ingresso, visita guiada pelo sítio arqueológico, almoço, a cidade histórica de Valladolid e ainda algum dos cenotes da região, como o Suytun, Ik-kil, Chichi kan ou Oxmán, vale a pena! Confira o valor dos passeios atualizados.

3. ISLA MUJERES

Principais passeios em Cancún
Playa Norte - Isla Mujeres

Isla Mujeres é um dos passeios mais procurados em Cancún, a ilhota fica a 30 minutos de Ferry que parte de alguns pontos da Zona Hoteleira. Outra opção é contratar um tour com as agências de turismo que basicamente oferecem duas opções.


Isla Mujeres Cancún
Letreiro localizado na região central de Isla Mujeres
Isla Mujeres

Um é o Tour que leva ao Parque Garrafón, localizado na Punta Sur, onde você vai passar o dia praticando snorkel, caiaque, tirolesa, curtindo a piscina...; e o outro é um passeio de catamarã animado, com open bar, parada para mergulho, almoço num dos beach clubes da ilha, tempo para conhecer o centrinho e a Playa Norte, eleita uma das melhores praias do mundo.


De Cancún a Isla Mujeres
Passeio de barco em Isla Mujeres

Nós escolhemos o passeio de Catamarã e curtimos demais! O beach club foi o Dolphin Discovery, onde é possível interagir com golfinhos, curtir a piscina, etc, o almoço incluso também foi bom! Confira os valores atualizados.


Golfinhos em Cancún Isla Mujeres
Dolphin Discovery, Isla Mujeres

Os mais corajosos poderão fazer um passeio para nadar com tubarões-baleias em Isla Mujeres.


De Cancún a Isla Mujeres
Centrinho de Isla Mujeres
Isla Mujeres Playa Norte
Playa Norte

O centrinho de Isla Mujeres é uma graça, há várias lojas, bancas de artesanato, restaurantes, hotéis e por ali é possível alugar um carrinho de golf para explorar a Ilha, mas a famosa Playa Norte fica bem próxima ao centro, dá para ir caminhando, e por lá há diversas barracas de praia que oferecem estrutura para passar o dia.

4. PLAYA DEL CARMEN

Roteiro Cancún Playa del Carmen

Playa del Carmen é um dos destinos mais queridinhos da região, tanto que muitos preferem se hospedar em Playa del Carmen ou dividir a hospedagem com Cancún, que está a cerca de 70 km. Veja nossas dicas de onde ficar em Cancún ou Playa del Carmen.


Playa del Carmen atrações
Centrinho de Playa del Carmen

Além da bela praia, Playa del Carmen tem um centrinho "rústico chique", tipo Búzios, com ruas de pedras, lojas, restaurantes, bares e baladas que agitam a noite em torno da quinta avenida, incluindo uma unidade da famosa Coco Bongo.


Quinta Avenida Playa del Carmen
La Quinta Avenida, Playa del Carmen

Outra atração é o Museu Frida Kahlo, dedicado a essa mulher incrível, símbolo do feminismo e ícone da cultura mexicana.


Além disso, alguns lugares são mais próximos para conhecer partindo de Playa del Carmen, como é o caso de Cozumel (basta pegar o Ferry), Tulum, os Parques Xcaret e Xel-Ha. Quem está em Playa del Carmen também pode fazer um City Tour para conhecer Cancún.


Parque Los Fundadores Playa del Carmen
Parque Los Fundadores

Tome como referência o Parque Los Fundadores, que é como se fosse a principal praça da cidade, ali tem um belo portal maia onde acontecem apresentações culturais todo fim de tarde e ao seu redor estão o letreiro Playa del Carmen, a quinta avenida, o terminal marítimo onde pega o Ferry para Cozumel e o Paseo del Carmen, um shoppingzinho muito bacana.


Playa del Carmen roteiro e dicas
Paseo del Carmen

Para ir de Cancún a Playa del Carmen você pode contratar um transfer, ir de carro ou através dos ônibus que partem do terminal ADO, no centro. Do lado de fora do terminal também saem os Colectivos Playa Express, tipo vans que fazem paradas ao longo da Riviera Maya e portanto são mais baratos.

5. COZUMEL

Tour a Cozumel

Cozumel é a maior ilha do Caribe mexicano e também um dos lugares mais visitados da região, especialmente por quem gosta de mergulhar, já que é conhecido como um dos melhores pontos de mergulho do mundo. 


Principais passeios em Cancún

O acesso a Cozumel é fácil através da Playa del Carmen, basta pegar o ferry que parte do centrinho, mas também dá para contratar um passeio a Cozumel com as agências de turismo e assim ter uma experiência completa!


Como ir a Cozumel

Nós conhecemos Cozumel + El Cielo através de um passeio de Catamarã, que inclui transfer, almoço num clube de praiapasseio de barco open bar com equipamento para fazer Snorkel em arrecifes, no Santuário das Estrelas do Mar e no famoso banco de areia El Cielo. Confira o valor atualizado.


O que fazer em Cancún
Passeio de barco em Cozumel
Mergulho em Cozumel
El Cielo - Cozumel

Alguns optam por ficar hospedado em Cozumel já que a ilha oferece ótimas opções de hotéis e Resorts All Inclusive, além disso é um local menos badalado que Cancún e Playa del Carmen, onde o foco são as belezas naturais, ainda assim, Cozumel tem um centrinho bem simpático com lojas, restaurantes, etc.


O que fazer em Cancún
Centrinho de Cozumel
Dicas de Cozumel México

Com mais tempo em Cozumel você poderá fazer outros passeios, como o tour de Jeep que percorre os principais pontos turísticos de Cozumel como o farol, a Caverna Jade e a fábrica de tequila mexicana. 

6. TULUM

Estátua Ven a La Luz Tulum
Estátua Ven a La Luz - Tulum

Tulum fica a cerca de 130 km de Cancún ou 64 km de Playa del Carmen, é um vilarejo muito conhecido por manter um clima mais rústico com lindas praias, cenotes e um dos sítios arqueológicos mais visitados do México.


Sítio Arqueológico de Tulum
Sítio arqueológico de Tulum

A antiga cidade maia de Tulum, "cidade do amanhecer", fica no topo de uma falésia a beira mar e além de sua importância histórica tem um visual lindíssimo! 


Roteiro Tulum
Ruínas de Tulum

Uma das principais ruínas de Tulum chama-se “El Castillo”, que além de funções religiosas e cerimoniais, funcionava também como farol de navegação, o sítio arqueológico como um todo é bem interessante.


O que fazer em Tulum
Sítio Arqueológico de Tulum

Tulum reserva ainda outras atrações como lindos cenotes, a famosa Escultura Ven a la Luz (Madre Naturaleza) e o sofisticado Sfer Ik Museion, também conhecido como "Museu do Azulik", por ficar anexo ao Hotel Azulik. Todos esses lugares cobram um valor de entrada.


Museu Azulik Tulum
Museu do Azulik
Roteiro Cancún, Playa del Carmen e Tulum

Nós visitamos os principais pontos turísticos de Tulum através de um roteiro personalizado com a Brasileiros em Cancún, foi incrível, eles oferecem diversas opções de passeios a Tulum, seja privativo ou compartilhado, vale a pena!


Tulum México
Letreiro Tulum

O sítio arqueológico de Tulum também pode ser combinado com a Playa Akumal, a "praia  das tartarugas", com cenotes, com o parque Xel-Há ou ainda com as ruínas de Cobá

7. CENOTES DE CANCÚN

Cenote Ik-Kil
Cenote Ik-Kil

Os Cenotes estão entre as principais atrações de Cancún, na verdade a maioria deles estão espalhados pela região, inclusive uma das melhores formas de conhece-los é combinando com outros tours como Tulum e Chichén Itzá.


Cenote Dos Ojos
Cenote Dos Ojos - Tulum

Os cenotes são tipo cavernas (grutas) com águas cristalinas que eram utilizadas pelos maias para fazerem seus rituais.


Suytun Cenote
Cenote Suytun

Entre os cenotes mais famosos da região estão o instagramável Suytun (conhecido por sua passarela ao centro), o Ik-kilo Chichi Kan e o Oxmán, que ficam no caminho de Chichén Itzá... 


Melhores Cenotes Cancún
Ik-Kil Cenote

E os Cenotes localizados próximos a Tulum, como o Cenote Dos Ojos (com duas cavernas interligadas), o Cenote Tak Be Ha e o Gran Cenote. Tem ainda o Rio Secreto e os 'Xenotes', uma área com 4 cenotes diferentes


O que fazer em Cancún
Cenote Dos Ojos - Tulum
O que fazer em Cancún: cenotes, praias, passeios

Cada Cenote cobra um valor de entrada, em alguns você deve pagar a parte o uso do colete salva-vidas, que muitas vezes é obrigatório para mergulho, haja vista que a maioria dos cenotes possuem metros de profundidades, ainda é possível alugar equipamento de snorkel. Confira o valor promocional dos passeios e reserve pagando em reais.

8. PARQUES DE CANCÚN: XCARET OU XEL-HÁ

Parque Eco-arqueológico Xcaret
Xcaret (foto divulgação)

Nos arredores de Cancún há muitos parques que reúnem atrativos de natureza, atividades aquáticas e de aventura. Entre os mais famosos estão o Xcaret (75 km - próximo a Playa del Carmen) e o Xel-Há (115 km - próximo a Tulum). 


O que fazer em Cancún

Ambos são imensos parques ecológicos com atrações para todas as idades. O Xcaret possui uma área aberta com animais, aquários, piscinas naturais para fazer snorkel e um show noturno sobre a cultura mexicana bastante elogiado. O Xel-Há também tem diversas atividades aquáticas, golfinhos, cenotes, piscinas de água doce com toboáguas e shows temáticos.


O que fazer em Cancún
Xcaret (foto divulgação)

Xcaret ou Xel-Há? Geralmente os ingressos ou o passeio ao Xcaret dão a opção de incluir o almoço buffet com bebida, já os ingressos e as excursões ao Xel-Há tem comidas e bebidas all inclusive. Em ambos, crianças até 4 anos não pagam e de 5 a 11 tem desconto.


O que fazer em Cancún
Xel-Há (foto divulgação)

Uma terceira opção é o Parque Xplor, que é mais focado em atividades de aventura como tirolesas, trilhas, cenotes, passeios de quadriciclo, etc. Ideal para quem gosta de adrenalina, dá para comprar só o ingresso ou o tour completo (menores de 5 anos não são permitidos no Xplor).

9. COMPRAS EM CANCÚN

Onde fazer compras em Cancún

Tem gente que vai a Cancún de olho na variedade de lojas de grifes e outlets de marcas famosas, outros querem mesmo as típicas lembrancinhas de viagem, no caso, copinho de tequila, kit de pimentas, chapéu mexicano, chaveiro... então vamos dar dicas dos melhores lugares para compras em Cancún.


O que fazer em Cancún: compras
Loja de artesanato no Shopping La Isla

Na Zona Hoteleira fica o La Isla, um Shopping a Ceú aberto muito frequentado pelos turistas, pois além de sua linda estrutura a beira da lagoa, possui uma grande variedade de lojas nacionais, internacionais, souvenirs... lá você encontra de tudo e ainda pode visitar o Aquário de Cancún.


Melhor Shopping de Cancún
Shopping La Isla, Cancún
Shopping La Isla Cancún

Existe ainda uma outra parte do Shopping La Isla dedicada ao entretenimento, essa área abriga o Museu da Tequila (gratuito), onde você irá encontrar uma grande variedade da bebida e outros souvenirs. Bem legal!


Compras em Cancún
Museu da Tequila, Cancun
Cancún dicas de compras

Também na Zona Hoteleira está o Kukulcán Plaza, um dos maiores shoppings de Cancún, destaque para a galeria Luxury Avenue, que fica em anexo e reúne mais de 200 marcas de luxo. Outro Shopping bastante frequentado é o Centro Comercial Marina Puerto Cancún, localizado próximo ao Puerto Juarez, um dos locais de onde saem os barcos para a Isla Mujeres.


Melhores lugares para compras em Cancún
La Isla, Cancún

Para comprar artesanatos e lembrancinhas em Cancún o Mercado 28, no centro, está entre os preferidos dos turistas, pois é enorme, tem centenas de lojinhas e restaurantes de comida típica. Ainda no centro fica o Las Plazas Outlet e o Wal Mart Cancún, que oferecem bons preços. Caso não queira ir até o centro, na Zona Hoteleira tem um complexo de artesanato enorme no Km 9,5 (próximo da Coco Bongo).


Lembrancinhas e artesanatos em Cancun
Centro de artesanato na Zola Hoteleira de Cancún - Km 9,5

Os ônibus R2 percorrem toda a Zona Hoteleira de Cancún e vão até o centro, outra opção é o ônibus turístico de Cancún, que funciona no estilo hop on hop off, você também pode fazer um City Tour em Cancún, que inclui no roteiro o Mercado 28, o Shopping La Isla e outros lugares. 


Compras em Cancún e Playa del Carmen
Artesanatos no centrinho de Playa del Carmen, 5ª avenida

Compras em Cancún, vale a pena? Confesso que esse não foi o foco da nossa viagem, mas pelo que vimos e ouvimos, algumas coisas valem a pena sim como cosméticos, determinadas marcas de tênis e roupas... tem que ficar atento as promoções. 


Compras em Cancún

A maioria das lojas expõe os preços em pesos mexicanos e dólares, para pagamento você pode usar dinheiro (essas duas moedas) ou cartões internacionais. Veja o post sobre câmbio em Cancún e outras dicas.

10. NOITE EM CANCÚN

Noite em Cancún

Cancún é conhecida não só pelas lindas praias, mas também pela badalação, tanto que é um dos destinos preferidos dos americanos para curtir a spring break, que geralmente ocorre em março.


O que faze em Cancún a noite
Coco Bongo Show

A noite mais agitada em Cancún acontece na Zona Hoteleira, na altura do Km 9,5 da Boulevard Kukúlcan, em frente ao shopping Forum by the Sea. 


O que fazer a noite em Cancún
Shopping Forum by the Sea
Noite em Cancún
Km 9,5 da badalada Zona Hoteleira de Cancún

Por ali ficam bares conhecidos como o Señor Frog's, o Hard Rock Café Cancún, a famosa balada Coco Bongo e outras discotecas também muito frequentadas como a Dady’O, a The City, a Mandala e a La Vaquita. A maioria funciona todos os dias com open bar incluso no valor do ingresso.


Discoteca em Cancún
Coco Bongo, Cancún
Coco Bongo Cancún e Playa del Carmen

A agitação começa em torno das 22h e vai até o amanhecer. Agora se você for do tipo que vai a Cancún em busca de festas dia e noite a dica é a Coco Bongo Beach Party, que funciona de terça a domingo das 13h às 18h. Você pode comprar o pacote promocional que inclui a Coco Bongo Beach Party + o Bongo Bar (bar da Coco Bongo) + Show na Coco Bongo. Divirta-se!

+ DICAS DO QUE FAZER EM CANCÚN

Cancún roteiro

Não é à toa que Cancún é um destino tão visitado, a região oferece atrações para ficar 7 dias no mínimo. Essa lista que fizemos com 10 dicas do que fazer em Cancún é só o básico, acredite!


Roteiro Cancún, Playa del Carmen, Isla Mujeres, Tulum e Cozumel

Sem ir muito longe você poderá conhecer o Aquário Interativo de Cancún, dar uma volta pela orla no ônibus turístico de Cancún, fazer o passeio no Barco Transparente ou no Barco Pirata que é bastante animado, inclui jantar e open bar. Quem gosta de adrenalina poderá fazer um voo de Parasailing em Cancún.


voo de Parasailing em Cancún

Se quiser explorar ainda mais a região, a dica é conhecer as praias paradisíacas de Holbox ou a incrível Laguna de Bacalar.


Tours em Cancún

Quem está em Playa del Carmen ou Riviera Maya poderá fazer um City Tour em Cancún que passa pelas praias, visita o Mercado 28, o shopping La Isla, o Museu da Tequila e o Letreiro de Cancún, na Playa Delfines.


Museu da Tequila Cancún

Se você vai a Cancún com crianças, muitos passeios que listamos acima podem ser atrativos para elas, em especial os parques Xcaret e Xel-Há. Certamente elas também vão gostar de ir no Aquário interativo de Cancún e nas demais atrações do Shopping La Isla, que inclui Roda-gigante, brinquedos e a área "Kids Paradise", que oferece uma série de entretenimento.


Lugares para ir em Cancún com crianças
La Isla Experience - Cancún

CANCÚN - ROTEIRO

Quando me pedem dica de Roteiro em Cancún, confesso que não encaro como uma tarefa fácil, até porque estamos falando de um destino que oferece muitas atrações e tudo irá depender do seu estilo de viagem. Uns gostam mais de mergulhar, outros apreciam saber da história, tem ainda os que querem programas para fazer em família enquanto outros gostam mesmo de badalação.


O que fazer em Cancún roteiro
Isla Mujeres - Playa Norte

Independente disso, o que na minha opinião não pode ficar de fora do seu roteiro em Cancún é Chichén Itzá (uma das 7 maravilhas do mundo), unindo com os cenotes da região. Também considero imperdível conhecer o centrinho de Playa del Carmen, as praias de Cancún e principalmente Isla Mujeres, por conta da Playa Norte (eleita uma das melhores praias do Mundo); com mais tempo eu incluiria Tulum (ruínas, cenotes, estátua Ven a La Luz) e se gostar de mergulhar Cozumel. A noite o show da Coco Bongo é divertidíssimo, vale a pena!


O que fazer em Cancún: 10 dicas imperdíveis
Chichén Itzá

Definitivamente há muito o que fazer em Cancún, uma das coisas que mais gostamos dessa viagem é que conseguimos passear, conhecer um pouco da rica cultura dessa região influenciada pelos maias, nos divertir, badalar e ao mesmo tempo descansar diante desse incrível mar do caribe. Cancún é isso, Tem que ir! :)

Melhor blog de viagem Cancún - México
Nós duas em Cancún - Sonho realizado!

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com

+ DICAS DE CANCÚN





0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir