Tem que ir: Salineras de Maras e Moray: dicas, valores, tudo sobre o passeio de Cusco ,

Destaques

POSTS RECENTES

Salineras de Maras e Moray: dicas, valores, tudo sobre o passeio de Cusco

07 março 2024
Salineras de Maras

Maras e Moray são lugares que reúnem algumas das paisagens mais lindas e surpreendentes do Vale Sagrado dos Incas. Tem que ir!

Moray era um importante laboratório agrícola do império Inca, enquanto as "Salineras de Maras" é algo espetacular que há séculos mantem a mesma técnica de extração de sal do período pré-inca.

Passeio a Maras e Moray, Cusco

Neste post vamos dar todas as dicas de Maras e Moray: como chegar, roteiro, valores e nossa experiência no passeio saindo de Cusco. Confira!

DE CUSCO A MARAS E MORAY

Salineras de Maras como chegar

Moray e as Salinas de Maras estão localizadas a cerca de 40 km de Cusco, no Vale Sagrado dos Incas, uma região que oferece ainda outros atrativos nas cidades de Pisac, Ollantaytambo, Urubamba e Chinchero, geralmente conhecidas através de um outro tour.


Maras e Moray roteiro

A melhor forma de conhecer Maras e Moray é através dos passeios oferecidos pelas agências de Turismo, tem saída todos os dias dos hotéis em Cusco e dura em torno de 6 horas, das 8h30 às 14h30. Custa R$88,00 (em 2024), confira o valor atualizado.
Também é possível unir Maras e Maray no Tour com outras atrações do Vale Sagrado dos Incas, mas isso torna o dia bastante cansativo, por outro lado é uma opção para quem tem poucos dias de viagem. Veja o post com todas as dicas do Vale Sagrado dos Incas.

Sítio arqueológico de Moray

Atente-se que no valor do passeio não está incluso o ingresso de entrada nas Salineras de Maras que custa 15 soles (cerca de R$20) e deve ser pago em dinheiro, na moeda local, nem o
 Boleto turístico de Cusco, um bilhete necessário para entrar em Moray e em outras atrações do Vale Sagrado. Saiba mais AQUI.


Maras e Moray

O Tour a Maras e Moray é tranquilo no quesito esforço físico e altitude, pois não é muito diferente de Cuscomédia de 3.500 metros, portanto é ideal para ser um dos seus primeiros passeios, quando o corpo ainda está se adaptando.

A seguir vamos contar como foi a nossa experiência no tour a Maras e Moray

MARAS E MORAY, ROTEIRO

Quanto custa o passeio a Maras e Moray

No horário combinado, 8h30, o guia passou para nos buscar no hotel em Cusco, em cerca de 1 hora de estrada já estávamos no Vale Sagrado dos Incas para iniciar o tour por Maras e Moray.

MORAY

Moray, Vale Sagrado dos Incas

Nossa primeira parada foi no Complexo arqueológico de Moray, um dos lugares mais curiosos do Vale Sagrado.

Moray, em quéchua (dialeto oficial dos incas), significa círculos, nos quais funcionavam como uma espécie de laboratório agrícola. Em cada nível desses "círculos" (chamados de terrazas ou terraços) havia uma condição única de clima, envolvendo umidade, vento, sol... então os Incas iam testando quais tipos de alimentos funcionariam melhor em cada uma dessas diferentes condições. 


Moray, Peru

A partir desses estudos em Moray foram desenvolvidos variedades incontáveis de batatas, grãos, milhos e muitos outros produtos que estão na mesa dos peruanos até hoje. Os Incas realmente estavam a frente do seu tempo.


Maras e Moray dicas

Depois de visitar Moray, sempre que víamos aqueles terraços de diferentes níveis entre as construções Incas (até mesmo em Machu Picchu), já sabíamos do que se tratava, ou seja, era onde os povos daquela antiga civilização cultivavam seus alimentos. Tudo vai fazendo sentido!

SALINERAS DE MARAS

Tour a Maras e Moray

De Moray seguimos em direção ao povoado de Maras, um vilarejo que se formou quando os habitantes nobres do império Inca foram despejados de seus palácios durante a colonização espanhola e tiveram que sair as pressas de Cusco para se estabelecer em outras pequenas cidades da região, mas a cidade é conhecida mesmo por abrigar as famosas Salineras de Maras.


Salineras de Maras

Enquanto observávamos essa paisagem espetacular, o guia explicou que as Salineras de Maras se formaram a partir de uma nascente natural subterrânea, são cerca de 5 mil tanques de sal em meio aos andes peruanos, algo diferente de tudo que já tínhamos visto durante toda nossa viagem pelo Peru.


Maras e Moray

As Salineras de Maras funcionam como uma espécie de cooperativa, cada tanque pertence a uma família, herança que desde o período pré-inca passa de geração em geração utilizando a mesma técnica para a extração de sal, de uma forma totalmente artesanal!


Sal de Maras

Com o calor, na época da seca, a água evapora e o sal cristaliza, depois disso ele é tratado e transformado em diferentes tipos de sal que são utilizados em terapias medicinais e na culinária, há tanto aquele sal comum que estamos acostumados a usar no dia a dia, quanto o "sal Rosa" ou flor de sal, usado em pratos mais sofisticados.


Salineras de Maras

O Sal de Maras está presente nos melhores restaurantes de Cusco e é exportado para diversos países, você pode levar alguns pacotinhos para casa, pois no local há diversas barraquinhas onde as famílias vendem o sal e também outros petiscos salgados e "doces", tem até chocolate com sal.


Maras e Moray roteiro

Conhecer as Salineras de Maras foi uma experiência muito legal!

CHINCHERO

Tour a Maras, Moray e Chinchero

Além de Maras e Moray o tour inclui uma breve parada em Chinchero, uma cidade do Vale Sagrado que é bastante conhecida pela tecelagem, por isso, visitamos um ateliê onde tivemos uma explicação de como as mulheres utilizam até hoje as técnicas Incas de tingimento a partir de corantes naturais, extraídos do milho, de cascas de árvores, sementes, flores, etc. No local também há venda das peças e artesanatos lindos produzidos ali.


Chinchero, Cusco

Depois disso foi hora de voltar a Cusco, chegamos um pouco antes das 15h. O passeio a Maras e Moray foi incrível. Tem que ir!

Cusco dicas de viagem

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do Facebook, Twitter e TikTok

Booking.com

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir