slider

Destaques

POSTS RECENTES

Maras e Moray: dicas, valores, tudo sobre o passeio saindo de Cusco

18 de outubro de 2019

O Tour a Maras, Moray e Salineras de Maras reúne algumas das paisagens mais lindas e surpreendentes do Vale Sagrado dos Incas.

Neste post vamos dar todas as dicas, informações, valores e contar como foi a nossa experiência nesse passeio imperdível saindo de Cusco. Confira!



Salineras de Maras - Saiba como visitar
Salineas de Maras

DE CUSCO A MARAS E MORAY

Maras e Moray ficam entre 40 e 50 km de Cusco, pertencem ao Vale Sagrado dos Incas, mas com tantos atrativos que essa região possui, os tours são divididos em dias diferentes. 1 dia visita Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero, conforme contamos AQUI, e num outro dia visita Maras (com suas incríveis salineiras) e Moray.

Nós fomos com a Machupicchu Travel, (empresa que fizemos todos os nossos passeios e transfer, super recomendo!).

bate e volta saindo de Cusco a Moras e Moray dura meio dia (das 8:30h as 15h aproximadamente). 

Em relação a altitude não é muito diferentes de Cusco (uma média de 3.500 metros), é um dos tours menos "puxados" (no quesito caminhada, sobe e desce nas ruínas, duração, etc), portanto é ideal para ser um dos seus primeiros passeios.

O tour com a Machupicchu Travel inclui traslado do hotel, guia bilíngue e também a taxa de 10 soles para entrar nas salineiras de Maras. O valor foi de 85 soles ou $25 dólares por pessoa (em outubro/2019).

Atente-se que não está incluso e você irá precisar do BTC (boleto turístico de Cusco, parcial ou integral), um bilhete necessário para acessar as atrações do Vale Sagrado e outras. (explicamos do que se trata, como comprar e os valores AQUI.).

Agora que você já tem as informações básicas, vamos contar como foi a nossa experiência no passeio de Cusco a Maras e Moray. Partiu?


TOUR A MARAS, MORAY E SALINERAS DE MARAS

No horário combinado (8h) o guia passou para nos buscar no nosso hotel em Cusco. Pegamos a estrada e em menos de 1 hora já estávamos em nossa primeira parada:

CHINCHERO

No caminho a Moray fizemos uma breve parada em Chinchero, também é conhecida como a cidade do tecelão. Visitamos um ateliê onde tivemos uma explicação de como as mulheres usam até hoje as técnicas Incas de tingimento para colorir a lã da lhama, alpacas... utilizando apenas corantes naturais.(extraídos do milho, de cascas de árvores, sementes, flores, etc). Foi muito legal! Elas  também vendem ali as peças que produzem e outros artesanatos.


Chinchero, ateliê de tingimento e artesanatos

Chinchero, ateliê de tingimento e artesanatos

MORAY

Nossa próxima parada foi no Complexo arqueológico de Moray, um dos lugares mais curiosos do Vale Sagrado.


Complexo arquiológico de Moray

Moray, em quéchua (dialeto oficial dos incas), significa círculos, há um monte deles por lá, entre as montanhas!  Eles funcionavam como uma espécie de laboratório agrícola.


Moray - Vale Sagrado dos Incas

Em cada nível daqueles "círculos" (chamados de terrazas ou terraços) tinha uma condição única de clima: pressão, umidade, vento, sol... e eles iam testando quais tipos de alimento funcionariam melhor em cada uma dessas diferentes condições. 

A partir disso foram desenvolvidos variedades incontáveis de batatas, grãos, milhos e muitos outros produtos que estão aí, na mesa dos peruanos até hoje! Muito legal né!! Os Incas realmente estavam a frente do seu tempo.


De Cusco a Moray - Vale Sagrado dos Incas

Depois de visitar Moray sempre que víamos aqueles terraços de diferentes níveis entre as construções Incas (incluindo Machu Picchu), já sabíamos que era o lugar onde eles cultivavam seus alimentos. Tudo vai fazendo sentido!



Moray - Cusco, saiba como visitar

De Moray seguimos em direção ao povoado de Maras, uma vila com casinhas feitas de adobe, que se formou quando os habitantes nobres do império Inca foram despejados de seus palácios durante a colonização espanhola e tiveram que sair para se estabelecer em outras pequenas cidades, como Maras.
Passamos pela praça central da cidadezinha e depois de alguns minutos chegamos no principal atrativo da região.

SALINERAS DE MARAS

Nossa última parada foi em um dos lugares mais esperados do tour, em meio aos Andes, as famosas Salineras de Maras. Algo diferente de tudo que já tinha visto até hoje!


De Cusco a Salineras de Maras

Enquanto observávamos, ainda impactadas com aquela paisagem, o guia foi explicando que aquelas "poças" de sal se formam a partir de uma nascente natural subterrânea, que foram canalizadas e abastecem aqueles milhares de tanques. 

O lugar é uma espécie de cooperativa, cada tanque desse pertence a uma família (herança que jamais pode ser vendida). Eles utilizam até hoje o mesmo processo de extração de sal desde a época dos Incas, totalmente artesanal! Com o calor, na época da seca, a água evapora e o sal cristaliza, depois disso ele é tratado e transforma-se em diferentes tipos, usados em terapias medicinais e na culinária, aquele sal comum (que estamos acostumados a usar em casa, no dia a dia) e também o "sal Rosa" ou flor de sal (usado em pratos mais sofisticados).


Salineras de Maras - Cusco, Peru

Podemos caminhar numa área delimitada aos turistas, ver tudo de perto (alguns até provaram a tal água salgada. Achei melhor não, rs, afinal ainda estávamos no comecinho da nossa minha viagem, qualquer "desarranjo" poderia estragar tudo! Ahahaháaa). Deixei para experimentar o sal de Maras nos pratos deliciosos servidos nos restaurantes de Cusco. 😉 ....  Conhecer esse lugar foi uma experiência incrível!


Maras e Moray: Tudo sobre o passeio saindo de Cusco

O Sal de Maras é exportado para diversos países (até para o Japão), e se você quiser levar para casa, essa é a hora! Tem várias barraquinhas onde as famílias vendem, além do sal (a partir de 5 soles), outros petiscos e até chocolate de sal.


Sal de Maras, Cusco - Peru

Chocolate de Sal, Maras - Cusco, Peru

Hora de pegar a estrada de volta a Cusco, chegamos no hotel aproximadamente as 15h. O Tour a Maras e Moray foi ótimo! Tem que ir!

Veja Também:

👉 Cusco, PeruDicas essenciais para quem viaja pela primeira vez! 

👉 Onde ficar em Cusco, Machu Pichu e Vale Sagrado: de hotéis baratos aos mais luxuosos!

👉 5 passeios bate e volta de Cusco incluindo Machu Picchu.

👉 Onde comer em Cusco: Pratos típicos e dicas de restaurantes.

👉 O que fazer em Cusco: 10 pontos turísticos da cidade!

👉 Confira AQUI todas as nossas dicas do Peru.


Serviços:

Agência de Viagens e Turismo Machupicchu Travel
www.machupicchu.com.pe
Telefone: +51 84 223010
WhatsApp: +51 98 4630919 /98 4654111
Email: info@machupicchu.com.pe
Endereço: Jr. José Santos Chocano G-5, Urb Santa Monica, Cusco - Peru

Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir