slider

Destaques

POSTS RECENTES

Laguna Humantay: Tudo sobre o passeio saindo de Cusco

26 de outubro de 2019
Imagine uma lagoa azul turquesa, com água cristalina, cercada por montanhas com picos nevados... até parece um quadro, mas esse lugar existe, se chama Laguna Humantay e é considerado um dos lugares mais lindos do Peru.

O melhor é que você pode conhecer através de um passeio, "bate e volta", saindo de Cusco!! Neste post vamos dar todas as informações, dicas, valores e contar os detalhes da nossa experiência. Confira!


Laguna Humantay: trilha, valores, dicas... tudo que você precisar saber!

DE CUSCO A LAGUNA HUMANTAY

A Laguna Humantay fica a cerca de 130 km de Cusco, a 4,200 metros de altitude, no povoado de Soraypampa.

Para chegar lá, uma parte do trajeto é feito por estrada de asfalto, outra de chão e por fim uma caminhada de aproximadamente 1h40 (2,5km). Vale a pena, acredite!

A melhor forma para conhecer é contratar um passeio no estilo bate e volta de Cusco com agência de Turismo.


Como chegar a Laguna Humantay

Por conta própria, você teria que pegar um ônibus de Cusco até a cidade de Molepatta (100km) e da praça principal pegar um táxi coletivo (por mais 1 hora) para chegar até o povoado de Soraypampa, onde fica o inicio da trilha para a Lagoa. A menos que você conheça muito bem a região, não é recomendável ir de carro, parte da estrada é muito perigosa. Portanto, levando tudo em consideração, inclusive sua segurança e conforto, vá com uma agência de Turismo.

Nós fomos com a MachuPicchu Travel, empresa excelente, recomendo! Os guias são ótimos e no valor do passeio (40 dólares) está tudo incluso: transfer ida e volta do hotel, café da manhã, almoço (caprichado!) e também a taxa de 10 soles que dá acesso a Laguna Humantay. (Preços por pessoa em outubro/2019). 

CONHEÇA A LAGOA AZUL DO PERU

Passeio a Laguna Humantay

A laguna Humantay é sem dúvida uma das pérolas da natureza andina, fica aos pés da Montanha Salkantay, uma das mais altas do Peru. É formada pelo degelo das montanhas que estão ao seu redor, a chamada Cordilheira Blanca.

A água ali é limpinha, potável, inclusive abastece alguns povoados da região. Para conservá-la, não é permitido entrar na água! (Então esqueça as roupas de banho, rs).

Por sua água cristalina de um impressionante azul turquesa, a Laguna Humantay ficou conhecida como a Lagoa Azul do Perú, não faz muito tempo que começou a ser visitada e já é um dos lugares mais desejados entre os turistas. Tem que ir!! 

PASSEIO DE CUSCO A LAGUNA HUMANTAY

Neste dia saímos bem cedinho do hotel em Cusco, o guia passou para nos buscar as 4:30h. Aliás, vá se acostumando com isso, muitos passeios são assim.

Pegamos a estrada por 100km (cerca de 2h) até a cidade de Mollepata, onde foi servido o nosso café da manhã (incluso no passeio), que por sinal estava muito bom! Um buffet com pães, ovos, frios, geleia, biscoitos, frutas, cereais, bebidas quentes (incluindo o chá de coca). Caprichamos na comilança sem fazer "cerimônias",rs. Logo mais essa energia extra iria nos ajudar! ;) 

Após o café, foram mais 32km de estrada de chão (
cerca de 1h) até o povoado de Soraypampa, onde fica a base para iniciar a caminhada até a Laguna Humantay.


Caminhada até a Laguna Humantay

Curiosidade: Essa também é a base da famosa trilha Salkantay, que dura 4 dias, passa pela Laguna Humantay e vai até Machu Picchu, a forma mais popular e aventureira de chegar na cidade perdida dos Incas. E aí, vai encarar? Admiro, mas para nós os 2,5km até a Laguna já estava óooootimo! rs




Nesse momento você vai encontrar banheiros (gratuitos) e uma pequena vendinha onde dá para comprar água, snacks e o serviço de cavalos (60 soles) para os que não quiserem encarar a ingrime caminhada.

Depois das orientações dos guias, lá fomos nós, a base da disposição!

CAMINHADA ATÉ A LAGUNA HUMANTAY

O caminho começa a 3.800m de altitude, no inicio é bem tranquilo, plano, depois do primeiro quilômetro começam as "subidinhas". 

O grupo se separou, foi cada um no seu ritmo e os guias no ritmo de todos, rs. Vez e outra eles surgiam do nosso lado para saber se estava tudo bem, se precisávamos de alguma coisa.


Laguna Humantay: Tudo sobre o passeio saindo de Cusco

Eu e a ka fomos no nosso passo, dávamos pequenas paradinhas para puxar o ar, dar golinhos de água, comer um chocolate (ajuda nos efeitos da altitude e dá um "gás" extra). Leve uma folhinhas de coca também para mascar e deixar no cantinho da boca caso sinta-se mal (leia todas as nossas recomendações no fim deste post). 


Saiba como é a caminhada até a Laguna Humantay

Mas a maior dica é ir curtindo o caminho, sem pensar nas dificuldades que viriam pela frente.


Laguna Humantay: Tudo sobre o passeio saindo de Cusco

Laguna Humantay: Tudo sobre o passeio saindo de Cusco

Aproximadamente 1h40 depois, completamos os 2,5km a 4.200m de altitude e tcharamm...

LAGUNA HUMANTAY

Laguna Humantay, a Lagoa Azul do Peru

Laguna Humantay: Tudo sobre o passeio saindo de Cusco

Impossível não se encantar!! Uma imensa lagoa verde-azulada em meio a cordilheira peruana com picos nevados.... valeu a pena cada passo!!


Como chegar a Laguna Humantay

Conforme o tempo foi passando, a neblina foi dando lugar aos raios de sol e a Laguna foi mudando de cor... cada hora mais linda!


Laguna Humantay, Cusco - Peru

Tivemos cerca de 1 hora para ficar admirando aquela belezura toda, explorar cada cantinho para registrar aquele momento, não só em fotos, mas principalmente na memória.


O que fazer em Cusco: Laguna Humantay

O guia juntou o grupo e começamos a descer, neste caso um pouco mais fácil e rápido (o santo ajuda), mas há de se ter cuidado com as pedras e o terreno um tanto irregular.


Laguna Humantay: Tudo sobre o passeio saindo de Cusco

ALMOÇO TÍPICO INCLUSO

Depois do grupo todo reunido lá em baixo, seguimos para o mesmo local onde havíamos tomado o café da manhã (cerca de 1h de distância) para um almoço típico dos Andes peruano, incluso no passeio.

Um buffet com saladas, carnes, caldos, o tradicional Ají de Galinha (tipo um creme de frango com condimentos amarelos levemente apimentado), entre outras coisas. Merecido depois da jornada né! rs


Laguna Humantay: Tudo sobre o passeio saindo de Cusco

DE VOLTA A CUSCO

Satisfeitas pegamos a estrada de volta a Cusco, chegamos no hotel em torno das 16h. Mais um dia lindo e inesquecível para levarmos para a vida!! Tem que ir!

DICAS E RECOMENDAÇÕES PARA LAGUNA HUMANTAY

• Assim como a Montanha de Cores, deixe a Laguna Humantay para ser um dos seus últimos passeios, (por conta da altitude), assim seu corpo já estará adaptado com o clima. Essa questão dos "efeitos da altitude" varia de pessoa para pessoa.

• No dia anterior ao passeio jante uma comida leve (evite carne vermelha), não beba álcool e durma bem! Isso tudo ajuda a não sofrer o soroche. Leve água para ir dando pequenos golinhos, tenha sempre umas folhinhas de coca para mascar e chocolates que, além de minimizar os efeitos da altitude dão uma energia extra.

• Os guias da MachuPicchu Travel dão a maior força (levam até oxigênio caso alguém precise), mas foi tudo feito com calma, respeitando o tempo e os limites de cada um.

• Use roupas e calçados confortáveis, de preferência próprio para Trekking, a trilha é de terra e há pedras pelo caminho. Nós usamos Botas Vento, foram ideais! Não esqueça o protetor solar e vá bem agasalhado. Fomos em outubro (época boa como contamos AQUI), o dia estava lindo, mas gelado por conta da altitude.

• Faça um Seguro Viagem, não é obrigatório para entrar no Peru, mas serve como precaução, infelizmente vimos pessoas que precisaram de assistência médica por diferentes motivos durante a viagem. Faça uma cotação AQUI e garanta um desconto extra com o nosso código: TEMQUEIR5

Veja Também:

👉 Cusco, PeruDicas essenciais para quem viaja pela primeira vez! 

👉 Onde ficar em Cusco, Machu Pichu e Vale Sagrado: de hotéis baratos aos mais luxuosos!

👉 5 passeios bate e volta de Cusco incluindo Machu Picchu.

👉 Onde comer em Cusco: Pratos típicos e dicas de restaurantes.

👉 Confira AQUI todas as nossas dicas do Peru.

Serviços:

MachuPicchu Travel
www.machupicchu.com.pe
Telefone: +51 84 223010
WhatsApp: +51 98 4630919 /98 4654111
Email: info@machupicchu.com.pe
Endereço: Jr. José Santos Chocano G-5, Urb Santa Monica, Cusco - Peru


Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir