slider

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer em Cusco: Pratos típicos, restaurantes e nossas melhores experiências!

2 de novembro de 2019

A viagem sempre fica melhor com uma boa gastronomia não e mesmo? E nisso o Peru arrasa! Sua culinária, que une ingredientes do mar do pacífico e dos Andes peruanos, é famosa no mundo todo e em Cusco está muito bem representada!

Preparamos este post com os pratos e as bebidinhas mais típicas, dicas de restaurantes para todos os bolsos e as nossas melhores experiências na hora de comer em Cusco. Confira!


Os melhores restaurantes de Cusco
Ceviche

ONDE COMER EM CUSCO: PRATOS TÍPICO 

Já falamos AQUI que Cusco é muito mais do que apenas uma base para conhecer Machu Picchu, a antiga capital do império Inca é repleta de lugares interessantes, tem uma estrutura excelente de hotéis e restaurantes para todos os gostos!

A região em torno da Plaza de Armas, no centro, é sempre bem movimentada e reúne alguns dos melhores bares, lanchonetes e restaurantes da cidade! Muitos oferecem música ao vivo, um clima bem mais legal do que imaginávamos!


Nos lugares que servem a comida típica você vai encontrar receitas milenares preparadas com ingredientes da herança Inca, que de uma forma muito a frente do seu tempo desenvolveram, em especial nas montanhas do Vale Sagrado, uma agricultura rica em grãos, vegetais, incontáveis tipos de choclo (milho) e de papas (batatas), que são estrelas na mesa dos peruanos até hoje!


Pratos típicos do Peru

Você vai reparar desde o café da manhã servido no seu hotel que eles valorizam muito os grãos. Há sempre diversos cereais, salgados e bolos com massa feita de milho ou quinoa (o grão de ouro dos incas), usado ainda para preparar deliciosos quinotos (risotos de quinoa), saladas, doces e outros mil pratos.


Onde comer em Cusco: carne de Alpaca
Quinoto com filé de Alpaca - Restaurante Chicha

O Ceviche (pescados marinados) é um dos maiores clássicos da culinária peruana, tanto que foi declarado Patrimônio Cultural do país. 

Outros bem tradicionais são o Rocoto Relleno (tipo um Pimentão recheado, mas que na verdade é uma pimenta grande, processada para não arder tanto!) e o Lomo Saltado (tiras de filé de carne bovina com cebola, tomate, pimentões... geralmente acompanhado de arroz e batata frita).


Rocoto Relleno
Rocoto Relleno - Restaurante Chicha por Gaston Acúrio

Falando das carnes, é muito comum você encontrar pratos com filé de lhama ou alpaca (um pouco mais forte e consistente que a carne de boi, eu gostei!) e também o Cuy, que é um porquinho (geralmente o bichinho vem servido inteiro no prato, um tanto estranho para nós "turistas", mas é muito apreciado por lá e está presente nos melhores restaurantes!), o pollo (frango) também é muito popular e saboroso, em especial o "pollo a la brasa" (suculento, marinado com ervas e assado na brasa!) e o Ají de Galinha, que é um creme feito com frango desfiado, queijo, nozes e uma série de condimentos como o açafrão e pimenta amarela (levemente picante, delicioso!).

Entre os diversos tipos de milho, um dos mais típicos que encontramos desde  vendidos nas ruas até de um forma gourmet nos restaurantes mais requintados é o Choclo grande con queso, um milho branquinho com grãos grandes servido com fatias de queijo (o melhor milho que já comemos na vida!).


Choclo con queso, prato típico Andino
Choclo con queso - Hotel Hilton Garden inn Cusco

Na hora de beber, o Pisco Sour é a estrela dos coquetéis alcoólicos (preparado com aguardente de uva, limão ...), tipo a nossa caipirinha, só que não! rs.  Se você é adepto a uma "gelada", a cerveja Cusqueña também faz sucesso por lá! 

Outra bebida bem típica (para a turma dos sem álcool) é a Chicha Moradaum suco extraído do milho roxo com outras especiarias (cravo, canela...), além de deliciosa, faz bem para saúde, é um antioxidante natural! E na hora de tomar um refri, a pedida certa é a Inca Kola (a coca-cola peruana), mas só na fama, porque tem cor clara e gostinho de chiclete (me lembrou muito o  guaraná "Jesus" que tomamos no Maranhão).


Bebidas típicas do Peru: Pisco Sour e Chicha Morada
Pisco Sour e Chicha Morada - Restaurante Chicha 

Também há muito da culinária internacional em Cusco, muitos restaurantes apresentam uma fusão da gastronomia peruana com a cozinha japonesa, chinesa, italiana... as pizzas estão por toda parte!

Dica: No geral a comida peruana é bem condimentada (um tempero maravilhoso), mas o ceviche em especial é bem picante, portanto se você não gosta de tannnnta pimenta peça "sin picante" = sem pimenta... e acredite, mesmo assim virá um pouco apimentado, rs.

ONDE COMER EM CUSCO: VALORES

Tem opções para todos os bolsos! Para vocês terem uma ideia, num restaurante sofisticado de comida peruana, um prato custa em média 40 - 50 soles ( mais ou menos o equivalente a R$60,00).

Uma dica para economizar é o "menu del dia" (também conhecido como menu turístico). Inclui entrada, prato principal e sobremesa (alguns bebida) por um preço fixo que pode variar de acordo com o restaurante, vimos a partir de 15 soles (deixaremos dicas de lugares bons e baratos para comer em Cusco logo mais abaixo).

A maioria dos restaurantes aceitam cartões de crédito (mas lembre-se dos impostos), alguns recebem dólar (mas a cotação nem sempre é vantajosa), real é praticamente impossível de aceitarem, o melhor mesmo é pagar na moeda peruana, "soles". 

As melhores cotações de cambio estão na Av. El Sol (que começa ao lado da Plaza de Armas). Em outubro de 2019, 1 Real = 0,76 soles.


NOSSAS EXPERIÊNCIAS:

Agora que você já conhece os pratos típicos, tem ideia dos valores, vamos compartilhar nossas experiências mais deliciosas em Cusco, restaurantes que nós fomos, gostamos muuuito e vale a pena você ir! ;)

CHICHA - POR GASTÓN ACURIO

Se tem um restaurante que você TEM QUE IR em Cusco é o Chicha, do renomado chef Gastón Acurio (praticamente o embaixador da cozinha peruana).

Lomo Saltado
Lomo Saltado

O melhor é que mesmo com toda essa fama os preços são justos, os pratos (a
partir de 38 soles) são bem servidos e o ambiente, além de lindo, é aconchegante, do tipo que a gente se sente a vontade!

No cardápio (também com versão em português) você terá a oportunidade de experimentar todos os clássicos regionais, desde o Ceviche até as receitas mais tradicionais da cozinha cusqueña, preparadas com ingredientes que vem direto de produtores locais.

Enquanto escolhemos os pratos eles trazem pães quentinhos com manteiga temperada de cortesia. Comemos pimentão recheado de entrada, depois os típicos quinoto com filé de alpaca e Lomo saltado (ma-ra-vi-lho-sos!).


Restaurante Chicha Cusco, por Gaston Acurio
La Esfera

Para finalizar, a sobremesa mais pedida e surpreendente do cardápio, a esfera de chocolate (recheada com maças, sorvete de cerveja, espuma de quinoa e amêndoa crocante), sensacional!

Também há vinhos, coquetéis a base de pisco... mas não deixem de experimentar a chicha morada (bebida típica que leva o nome do restaurante).  

Tudo impecável!! Sem dúvida uma das nossas melhores experiências durante toda a viagem ao Peru. TEM QUE IR!

Serviços:
Chicha Cusco
www.chicha.com.pe
End.: Plaza Regocijo 261, 2º andar, Centro - Cusco
Telefone: +51 84 240520
reservacionescusco@chicha.com.pe
Horário de Funcionamento: Segunda a domingo: das 12:00h às 22:30h





PAPACHO'S

Da mesma "família" do maravilhoso Chicha só poderíamos esperar coisa boa né!? Sim, o Papacho’s pertence a rede de Restaurantes do Chef Acurio e está entre os queridinhos de Cusco.

Em plena Plaza de Armas, funciona no estilo restaurante/bar, num ambiente refinado e ao mesmo tempo descontraído, super legal! No cardápio, uma infinidade de drinks, cervejas artesanais, petiscos, tacos, pratos da culinária local, internacional e as "hamburguesas" mais famosas da cidade!

Onde comer em Cusco: dicas de bares, restaurantes e lanchonetes
Mac & Chis Burger / Somos Libres

É comida típica em forma de hambúrguer artesanal minha gente! Isso mesmo, além de combinações clássicas feitas com blend de carnes, há outras bem diferentes dos que estamos acostumadas no Brasil, lanches que levam palta (creme de abacate), molhos apimentados, burger de quinoa, grão de bico e por aí vai!

Outro destaque da casa é o Mac & Chis (macarrão com muuuito queijo e um toque picante) que ganhou até uma versão em forma de hambúrguer (esse da foto), um dos melhores burguers que já experimentamos na vida! Para completar, os Milk Shakes e sobremesas são "dos Deuses"!

Seja no almoço, no jantar ou naquela "esticadinha" do happy hour, o Papacho's tem sempre a pedida certa em Cusco. TEM QUE IR!


Serviços:
Papacho's 
www.papachos.com
Endereço:
Plaza de Armas (Sta Catalina Angosta 115), Centro, Cusco - Peru
Telefone: +51 84 228205
papachos@papachos.com
Horário de Funcionamento: Segunda a domingo: das 12h às 23h




MISHTI MESTIZO - ARANWA HOTEL

Já falamos AQUI sobre a nossa hospedagem no Aranwa Cusco Boutique Hotel, (um dos melhores que já ficamos na vida), mas dessa vez vamos falar do seu requintado Restaurante, que também é aberto ao público.

Os melhores restaurantes de comida típica em Cusco
Filé de Trucha com quinoto

O Mishti Mestizo serve um menu que combina receitas tradicionais da cozinha peruana, às técnicas da culinária moderna. Entre as opções peixes, carnes, massas, além de sobremesas deliciosas! Tudo acompanhado de ótimos vinhos e coquetéis como o pisco, claro!

Nós comemos vários dias no restaurante do hotel e tivemos uma experiência melhor que a outra! Entre os nossos pratos favoritos está o Filete de Trucha com quinoto de funghi, ma-ra-vi-lho-so! Apresentação, sabor e atendimento perfeito. Preço justo pela qualidade! TEM QUE IR!

Serviços:
Mishti Mestizo
Restaurante do Aranwa Cusco Boutique Hotel
End.: Calle San Juan de Dios 255, Centro, Cusco
Telefone: +51 84 604444
reservas@aranwahotels.com

Horário: Seg. a dom. até as 23h

Quer se hospedar no Arawna Cusco Boutique? Consulte AQUI as tarifas promocionais.



GARDEN GRILLE - HILTON HOTEL

Durante nossa viagem fomos convidadas a conhecer o Hilton Garden Inn Cusco e tivemos uma deliciosa experiência no Garden Grille, o restaurante do hotel que também é aberto ao público.

Localizado na parte alta da cidade com uma vista linda, o restaurante, assim como o hotel são excelentes e trazem uma modernidade que contrastam perfeitamente com a paisagem histórica de Cusco.

Os melhores restaurantes de Cusco - Peru
Ají de Galinha

O cardápio, com pratos da gastronomia internacional aliados aos sabores da cozinha peruana, é capaz de agradar a todos!

Entre as delícias que provamos estão os típicos Ceviche, o choclo con queso e o Ají e Galinha, todos saborosíssimos! Sem falar nos coquetéis e nas sobremesas maravilhosas!

Se estiver hospedado no Hilton Garden Inn Cusco certamente estará bem servido, de todo modo só pela experiência gastronômica e pela bela vista da cidade já vale a visita! TEM QUE IR!

👉 Veja AQUI nossas dicas de onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado.

Serviços:
Garden Grille
Restaurante aberto ao público do Hilton Garden Inn Cusco Hotel
End.: Avenida Abancay 207, Santa Ana - Cusco
Telefone: +51 84 580130
Horário: Todos os dias das
 5h às 22h

OUTROS RESTAURANTES EM CUSCO: DOS FAMOSOS AOS BONS E BARATOS


O Cicciolina, é um dos mais conceituados da cozinha peruana em Cusco, segue a linha de comida regional refinada. Fica num lindo casarão colonial a duas quadras da Plaza de Armas, Triunfo 393.

O Pachapapa também é um dos queridinhos da cozinha cusqueña, dizem que serve o melhor Cuy da cidade (aquele porquinho da índia que falei a cima). Fica em frente a Igreja San Blás, o bairro mais charmoso e boêmio da região central (a 3 quadras da Plaza de Armas).

Na fusão da culinária Peruana - Internacional, o Inkagrill é um dos melhores (para todos os gostos). O Limo é especializado na culinária Japonesa - Peruana, o Kion é um peruano Chinês e o Incanto traz os clássicos da cozinha italiana aliado aos sabores e temperos do Peru. 

Praticamente todos os restaurantes acima servem o tradicional ceviche, mas se quiser ir numa cevichería, a dica é o Ceviche Seafood Kitchen, na Plaza de Armas.


Onde comer barato em Cusco
Lomo Saltado - Hilton Garden Inn Cusco

Se a ideia é experimentar a culinária peruana e economizar ao mesmo tempo, o Inka’s Gourmet e o Antojitos são os mais indicados. Ambos ficam próximo à Plaza de Armas e oferecem uma comida de qualidade a preços mais acessíveis, com opções no "Menu Turístico" a partir de 15 soles. 

Los Toldos Chicken também é ótimo para comer o 
"pollo a la brasa" e economizar, já que o frango com batatas serve tranquilamente duas pessoas e no preço também está incluso um buffet de saladas para se servir à vontade!

Pizza também é sempre uma boa né? Neste caso a Pizzaria Justina e o Allegra (de cozinha Italo peruana) costumam agradar pela qualidade e custo benefício.

No Mercado Central de San Pedro também tem uma área bem popular de comida local (muitos não encaram, rs), mas a parte dos sucos naturais, essa sim costuma atrair os turistas, eles combinam frutas típicas que as vezes nunca teríamos oportunidade de provar (a partir de 5 soles).


Quanto Custa comer em Cusco
Mercado Central de San Pedro - Cusco

Para quem não está a fim de se jogar na culinária local, Cusco também oferece várias cafeterias, lanchonetes e fast foods de redes bem conhecidas como McDonald's, KFC, starbucks...

Mas, a principal dica que posso deixar é: EXPERIMENTE! Poucas vezes temos a oportunidade de estar num lugar assim, com sabores tão únicos! :)

Veja Também:

👉 Cusco, Peru: Dicas essenciais para quem viaja pela primeira vez! 

👉 Onde ficar em Cusco, Machu Pichu e Vale Sagrado: de hotéis baratos aos mais luxuosos!

👉 5 passeios bate e volta de Cusco incluindo Machu Picchu.

👉 O que fazer em Cusco: 10 pontos turísticos da cidade!

👉 Confira AQUI todas as nossas dicas do Peru.





Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir