Tem que ir: Vale Sagrado dos Incas: tudo que você precisa saber ,

Destaques

POSTS RECENTES

Vale Sagrado dos Incas: tudo que você precisa saber

07 março 2024
Vale Sagrado dos Incas roteiro

Não é à toa que o
Vale Sagrado dos Incas é um dos lugares mais visitados de Cusco, é fundamental para quem viaja ao Peru pela primeira vez e deseja entender um pouco da história do povo Inca, suas tradições, a forma com que eles dominavam a arquitetura, a agricultura e a astrologia. O ideal inclusive é conhecer o Vale Sagrado antes de ir a Machu Picchu.

Neste post vamos dar dicas do Vale Sagrado dos Incas: como chegar, roteiro pelas principais atrações e tudo mais que você precisa saber desse lugar incrível. Tem que ir!


DE CUSCO AO VALE SAGRADO DOS INCAS

Excursão ao Vale Sagrado dos Incas
Pisac, Vale Sagrado dos Incas 

O Vale Sagrado dos Incas é uma região que reúne várias cidades cercadas pelas montanhas dos Andes peruanos e por riachos, o maior e principal deles é o Rio Urubamba (ou Vilcanota).

Os Incas escolheram viver ali justamente por essas riquezas naturais que favoreciam especialmente a agricultura, até hoje se produz na região muitos dos melhores ingredientes da culinária peruana, como as inúmeras variedades de batatas e milhos.


Como chegar ao Vale Sagrado dos Incas
Ollantaytambo, Vale Sagrado dos Incas 

Turisticamente, as cidades mais visitadas do Vale Sagrado dos Incas são: Ollantaytambo, Pisac, Urubamba, Chinchero e Maras. Cada uma tem suas próprias atrações que incluem sítios arqueológicos, artesanatos, povoados indígenas, salineras, etc. As mais próximas estão a cerca de 30 km de Cusco, mas há uma distância razoável entre elas.


Vale Sagrado dos Incas principais atrações
Chinchero, Vale Sagrado dos Incas 

Por isso, a melhor forma de chegar ao Vale Sagrado dos Incas e conhecer suas principais atrações é através dos passeios oferecidos pelas agências de turismo que custam a partir de R$94,70 (em 2024) com opção de reservar com ou sem almoço (já adianto que o almoço vale a pena, se deixar para pagar na hora sairá mais caro). Confira os valores atualizados.
O passeio ao Vale Sagrado dos Incas dura o dia inteiro, sai de Cusco às 8h e retorna às 18h,  o roteiro inclui os pontos turísticos de Pisac, Ollantaytambo e Chinchero, mas ao efetuar a reserva, além do almoço você terá também a opção do "Passeio Completo", que além desses lugares, visita ainda as Salineras de Maras e Moray, no entanto fica mais cansativo, se tiver tempo, faça como nós e reserve Maras e Moray para outro dia.


Salineras de Maras
Salineras de Maras

Atente-se que no valor do passeio não está incluso o Boleto turístico de Cusco, um bilhete necessário para acessar as atrações do Vale Sagrado e outras que você certamente irá visitar em outros tours. Veja o post que explicamos do que se trata, valores e onde comprar o BTC.


Pisac
Pisac

Alguns unem o tour ao Vale Sagrado dos Incas com a ida a Machu Picchu, já que em Ollantaytambo existe uma estação do Trem com destino a Machu Picchu. Neste caso, ao invés de voltar para Cusco, você pode ficar hospedado na região (que já é metade do caminho) e no outro dia seguir viagem até Machu Picchu, ou ir no último Trem do mesmo dia e se hospedar em Aguas Calientes.


Vale Sagrado Cusco
Ollantaytambo

Tipón, Pikillacta e Andahuaylillas teoricamente também fazem parte do Vale Sagrado dos Incas, são sítios arqueológico e vilarejos interessantes conhecidos como "Vale Sul".

Se tiver mais tempo de viagem, vale a pena ficar hospedado alguns dias no Vale Sagrado dos Incas, a região oferece hotéis e Resorts excelentes que são ideais para quem busca tranquilidade em meio a natureza, veja as dicas.

Recomendações:

Ollantaytambo
Ollantaytambo

• Em relação a altitude, o Vale Sagrado está a 2.800m de altitude, num nível mais baixo que 
Cusco, portanto, é ideal para ser um dos seus primeiros passeios.

• O tour exige uma certa disposição pois tem bastante sobe e desce entre as ruínas, nada de muuuita dificuldade, no grupo conosco haviam pessoas de todas as idades.


Pisac
Pisac

• Use roupas e calçados confortáveis, tenha sempre um casaco. Fomos em outubro, o clima estava agradável, mas em alguns lugares ventava bastante e sempre dava aquela geladinha! Veja as dicas da melhor época para ir a Cusco.

Agora que você já tem as informações básicas, vamos contar como foi o nosso Tour ao Vale Sagrado dos Incas.

VALE SAGRADO DOS INCAS, ROTEIRO

Como visitar o Vale Sagrado dos Incas
Vale Sagrado dos Incas - Ollantaytambo

No horário combinado, às 8h, o guia passou para nos buscar no hotel em Cusco e pegamos a estrada em direção ao Vale Sagrado dos Incas.

PISAC

Mercado de Pisac

Nossa primeira parada foi no tradicional Mercado de Pisac, localizado a 30 km de Cusco, onde os artesãos e comerciantes de todo o Vale Sagrado se reúnem para vender seus artigos (bolsas, poncho, bijuterias e muitas outras peças lindas.)

É um lugar colorido, alegre, ótimo para observar o povoado indígena com aqueles trajes típicos do Peru. Em frente ao mercado de Pisac há uma loja que vende prata, o guia nos levou até para mostrar como as peças são feitas, tivemos tempo para comprinhas e podemos usar os toaletes do local.


Complexo arqueológico de Pisac

Seguimos para o Complexo Arqueológico de Pisac. Chegando lá o guia nos contou diversas curiosidades.

Pisac era uma das maiores cidades Incas, mais importante inclusive que Machu Picchu (economicamente falando), onde toda a produção agrícola da região era controlada, além disso, a vista panorâmica era usada para observação astronômica e também para proteger Cusco de possíveis ataques inimigos.


Vale Sagrado dos Incas Tour

Por conta das variações do clima e altitude, Pisac também era usada para experimentos agrícolas, ali se desenvolveram diferentes espécies de grãos.


Pisac

Quando estiverem lá, reparem nos "buraquinhos" das montanhas, trata-se do maior cemitério inca descoberto até os dias de hoje. As pessoas eram enterradas ali junto com seus objetos de ouro e prata. Ao longo dos anos saqueadores descobriram o tesouro e não deu outra, abriram as tumbas e deixaram somente os ossos e os buracos nas montanhas!


Dicas do Vale Sagrado dos Incas

Além de entender a interessante história, tivemos tempo para circular entre ruínas e admirar todas essas paisagens tão peculiares para nós. Pisac foi uma linda surpresa.

VALE SAGRADO: RESTAURANTE TÍPICO

Restaurantes no Vale Sagrado dos Incas

Depois de passar a manhã toda em Pisac, seguimos até a cidade de Urubamba para um restaurante típico da região chamado Paqharina, nós já havíamos reservado o passeio com almoço então foi só aproveitar!

A comida é servida no estilo buffet à vontade com opções de saladas, carnes, peixes e iguarias típicas como ceviche e grãos, as sobremesas também estavam liberadas. Tudo muito saboroso, foi uma boa experiência da gastronomia andina.

OLLANTAYTAMBO

Ollantaytambo

Depois do almoço visitamos Ollantaytambo, e se já havíamos gostado de Pisac, ficamos ainda mais encantadas com Ollanta (para os mais íntimos, rs).


Vale Sagrado dos Incas o que fazer

Ollantaytambo era um importante centro militar, religioso e cultural durante o Império Inca. A única cidade Inca que não foi totalmente desocupada, ou seja, sempre permaneceu ativa com moradores tentando recuperar parte do que foi destruído com a chegada dos espanhóis. Algumas casas ainda são habitadas por descendentes Inca, que até hoje se comunicam na língua Quéchua.


Vale Sagrado dos Incas dicas de viagem

Ollantaytambo é cercada por montanhas e rochas imensas, repletas de marcações e lendas Incas. Uma delas tem o formato de um rosto (se olhar com atenção dá para ver direitinho), é do Deus Viracocha (ou Tunupa), que segundo eles, protege a cidade.


Ollantaytambo história

Há muitas curiosidades envolvendo a região, o sistema de aquedutos construído pelos Incas centenas de anos atrás funciona e distribui água potável para toda a cidade até hoje.


Ruínas de Ollantaytambo

Outra coisa legal é que a partir de estudos realizados em Ollantaytambo, os arqueólogos fizeram descobertas importantes, como a forma utilizada pelos Incas para construir suas cidades, geralmente havia uma pedreira enorme no alto da montanha (assim como em Machu Picchu), daí eles extraiam as rochas e rolavam morro abaixo, depois encaixavam as pedras umas nas outras (sem nenhum tipo de argamassa) e poliam para que as paredes ficassem lisinhas, é impressionante!


Como ir ao Vale Sagrado dos Incas

Boa parte destas construções foram preservadas, como é o caso do Templo do Sol, formado por 6 megalitos (pedras enormes e inteiras de granito), que pesam mais de 80 toneladas cada uma.


Passeio ao Vale Sagrado dos Incas

Para ver tudo isso é necessário
 subir muitos degraus, respire fundo porque vale a pena, acredite! Além do sítio arqueológico em si, a vista que se tem do Vale Sagrado em Ollantaytambo é uma das mais lindas de toda a região.


Ollantaytambo dicas

Como eu disse no início, muitos aproveitam para se despedir do grupo em Ollantaytambo e seguem no Trem para Machu Picchu (Águas Calientes) ou pernoitam em algum hotel da região para embarcar no dia seguinte.

Nós optamos por ir a Machu Picchu num outro dia, através de um tour partindo de Cusco, portanto, seguimos o passeio pelo Vale Sagrado do Incas

CHINCHERO

Chinchero

Nossa última parada foi em Chinchero, uma cidade construída sobre uma antiga comunidade Inca. Os restos da fazenda real de Túpac Inca Yupanqui permanecem lá até hoje.


Chinchero

Algumas escadas nos levam a praça onde fica uma igreja colonial do século XVI, construída sobre a base de um edifício Inca e decorada com pinturas da escola de arte cuzqueña. Ali funciona um pequeno centro de artesanatos e aos domingos acontece a tradicional feira de Chinchero.


Feira de artesanato em Chinchero

Em Chinchero visitamos ainda um ateliê onde as mulheres usam até hoje as técnicas Incas de tingimento para colorir a lã da lhama, das ovelhas, das alpacas... utilizando apenas corantes naturais (extraídos do milho, de cascas de árvores, sementes, flores, etc). Foi muito legal! Elas também vendem ali as peças que produzem e outros artesanatos.


Chinchero

E assim foi o nosso roteiro pelo Vale Sagrado dos Incas, chegamos no hotel em Cusco por volta das 18h. Foi uma verdadeira imersão na cultura Inca, a partir desse Tour passamos a ver tudo com outros olhos. Tem que ir! 

Dicas de Cusco

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do 
Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir