,

Destaques

POSTS RECENTES

Morro do Moreno, Vila Velha - ES: Todas as dicas

14 agosto 2020
Como chegar, trilha, horário de visita

De um lado a Terceira Ponte e a Ilha de Vitória, do outro as belas praias de Vila Velha, sem dúvida vale a pena subir o Morro do Moreno para ter uma das vistas mais lindas do Espírito Santo.

Neste post vamos dar dicas de como chegar, explicar como é a trilha de acesso ao Morro, as atrações oferecidas por lá... enfim, tudo que você precisa saber para conhecer esse lugar imperdível! Tem que ir!

MORRO DO MORENO: COMO CHEGAR

Tudo sobre o Morro do Moreno, Vila Velha

O Morro do Moreno fica na cidade de Vila Velha, vizinha da capital Vitória, no bairro Praia da Costa, região central. O portão de acesso está na Rua Xavantes, veja no MAPAÉ aberto todos os dias, 24 horas e a visita é gratuita.

Ao chegar no "pé do morro" você verá uma cabine com guardas, além disso o movimento de turistas e moradores que usam o morro para praticar exercícios é frequente.

Fomos por duas vezes, a última numa terça-feira de manhã e em nenhum momento nos sentimos inseguras. Muitos também sobem no amanhecer ou entardecer (com certeza deve ser beeeem lindo), apenas não aconselho ir ou ficar lá sozinho até a noite.

SUBIDA AO MORRO DO MORENO

Atrações: Tirolesa, Rapel, trilhas...

Morro do Moreno tem 184 metro de altitude, para chegar até o topo são cerca de 700 metros, que a passos lentos e mil paradinhas para fotos levamos em torno de 30 minutos.

A primeira parte do trajeto recentemente foi pavimentada, mas boa parte ainda é estrada de chão, nada de muuuuita dificuldade, mas o ideal é ir de tênis e com roupas leves.


Onde fica, trilha, horários, todas as dicas e informações

Os carros com tração 4X4 conseguem subir (mas quando fomos aparentemente a entrada de veículos não estava autorizada pela prefeitura, além disso a estrada é muito sinuosa), os atletas costumam subir de bicicleta ou moto, já as pessoas "normais" como nós tem que encarar a "subidinha" a pé mesmo, rs.


Tempo de caminhada, subir de carro, moto, bicicleta...

O caminho já é lindo, o Morro é cercado pelo mar e pela mata atlântica, inclusive é possível encontrar diferentes espécies da fauna e flora da região.


Morro do Moreno, Vila Velha - ES

A última parte é um pouco mais ingrime, mas ao chegar lá em cima tivemos certeza, valeu cada passo. Que vista! Minha preferida de todo o Espírito Santo.


Pontos Turísticos do Espírito Santo

Conseguimos ver tudinho, de um lado a imponente Terceira Ponte, toda a baía de Vitória até a Praia de Camburi e do outro lado o lindo mar de Vila Velha e o famoso Convento da Penha (que fica no morro vizinho).


Vista do Morro do Moreno, Vila Velha - ES

Os mais tranquilos, como nós, se contentam em sentar ali e passar horas só admirando a paisagem, já os mais aventureiros podem aproveitar para fazer rapel ou descer na tirolesa (R$50).

MIRANTE DA TESTA

Mirante da Testa

Não vá embora antes de dar uma passadinha no "Mirante da Testa", o acesso é logo no começo da trilha, bem antes de chegar ao topo do Morro, placas sinalizam o local. 

Tem que fazer um pequeno esforço para subir por umas pedras, mas a vista compensa, você verá tudo mais de baixo, incluindo o Convento da Penha que parece mais próximo.


Dicas para conhecer o Morro do Moreno

CURIOSIDADE...

No início da colonização do Espírito Santo, o Morro funcionava como posto de observação, para proteger Vila Velha e Vitória de ataques inimigos.

O responsável pela observação era um colono que veio de Portugal com Vasco Fernandes Coutinho ("descobridor" do Espírito Santo), seu nome era João Moreno, daí o nome "Morro do Moreno". Legal né?!


Blog de viagens Vitória, Vila Velha, Guarapari e Montanhas capixabas

Quando estiver no Espírito Santo, em Vila Velha, não deixem de conhecer o Morro do Moreno. Tem que ir!

Gostaram? Segue a gente no @blogtemqueir

Veja Também:

O que fazer em Vila Velha: atrações imperdíveis

Onde comer em Vila Velha: dicas de restaurantes

Onde ficar em Vila Velha e Vitória: dicas de hotéis

Espírito Santo: quando ir e outras dicas essenciais.

Acesse AQUI todos os posts do Espírito Santo.




Booking.com


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

15 comentários:

  1. Antonio Leme27 setembro, 2014

    Lugar lindo! Belas Imagens.

    ResponderExcluir
  2. Luciana Souza27 setembro, 2014

    Sempre tive receio de subir o Morro, mas vendo suas dicas e fotos vi que dá pra subir tranquilamente. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, obrigada por seu comentário.No dia em que fomos tinha bastante gente, não achamos perigoso! Acho que o importante é não ir sozinha e de preferência aos fins de semana. Vale a pena a visita! #Temqueir

      Excluir
  3. Na sua opinião seria legal ter um carro 4x4 adequado para levar as pessoas até o topo do morro do moreno? Estou com essa idéia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a ideia interessante, só não sei se o local tem estrutura e se é permitido um 4x4 até o topo, talvez só até parte do caminho.

      Daís depende também de cada visitante, eu acho super legal a ideia de ir caminhando até la em cima, ir descobrindo aos poucos a paisagem até chegar na vista mais linda. De qualquer forma não é facil para idosos, crianças, etc.

      Boa sorte!

      Abraços

      Ma e Ka

      Excluir
  4. Da pra subir sozinha, pela manhã? Ou é perigoso? (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, dá para ir sim, tranquilo! Sempre tem bastante gente subindo para fazer caminhada, ciclismo, muitos vão para ver o nascer do sol inclusive. A principal dica é não sair da trilha principal.

      Excluir
  5. Ah que otimo, irei entao! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Tem estacionamento ? É pago ? Quero ir de moto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não tem estacionamento no Morro do Moreno.

      Excluir
    2. tem várias ruas normais por perto para estacionar

      Excluir
    3. Verdade, boa observação, pode deixar o veículo numa das ruas ao "pé" do Morro do Moreno.

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir