Destaques

POSTS RECENTES

Morro do Moreno, Vila Velha - ES: Todas as dicas

14 de agosto de 2020
Como chegar, trilha, horário de visita

De um lado a Terceira Ponte e a Ilha de Vitória, do outro as belas praias de Vila Velha, sem dúvida vale a pena subir o Morro do Moreno para ter uma das vistas mais lindas do Espírito Santo.

Neste post vamos dar dicas de como chegar, explicar como é a trilha de acesso ao Morro, as atrações oferecidas por lá... enfim, tudo que você precisa saber para conhecer esse lugar imperdível! Tem que ir!

MORRO DO MORENO: COMO CHEGAR

Tudo sobre o Morro do Moreno, Vila Velha

O Morro do Moreno fica na cidade de Vila Velha, vizinha da capital Vitória, no bairro Praia da Costa, região central. O portão de acesso está na Rua Xavantes, veja no MAPAÉ aberto todos os dias, 24 horas e a visita é gratuita.

Ao chegar no "pé do morro" você verá uma cabine com guardas, além disso o movimento de turistas e moradores que usam o morro para praticar exercícios é frequente.

Fomos por duas vezes, a última numa terça-feira de manhã e em nenhum momento nos sentimos inseguras. Muitos também sobem no amanhecer ou entardecer (com certeza deve ser beeeem lindo), apenas não aconselho ir ou ficar lá sozinho até a noite.

SUBIDA AO MORRO DO MORENO

Atrações: Tirolesa, Rapel, trilhas...

Morro do Moreno tem 184 metro de altitude, para chegar até o topo são cerca de 700 metros, que a passos lentos e mil paradinhas para fotos levamos em torno de 30 minutos.

A primeira parte do trajeto recentemente foi pavimentada, mas boa parte ainda é estrada de chão, nada de muuuuita dificuldade, mas o ideal é ir de tênis e com roupas leves.


Onde fica, trilha, horários, todas as dicas e informações

Os carros com tração 4X4 conseguem subir (mas quando fomos aparentemente a entrada de veículos não estava autorizada pela prefeitura, além disso a estrada é muito sinuosa), os atletas costumam subir de bicicleta ou moto, já as pessoas "normais" como nós tem que encarar a "subidinha" a pé mesmo, rs.


Tempo de caminhada, subir de carro, moto, bicicleta...

O caminho já é lindo, o Morro é cercado pelo mar e pela mata atlântica, inclusive é possível encontrar diferentes espécies da fauna e flora da região.


Morro do Moreno, Vila Velha - ES

A última parte é um pouco mais ingrime, mas ao chegar lá em cima tivemos certeza, valeu cada passo. Que vista! Minha preferida de todo o Espírito Santo.


Pontos Turísticos do Espírito Santo

Conseguimos ver tudinho, de um lado a imponente Terceira Ponte, toda a baía de Vitória até a Praia de Camburi e do outro lado o lindo mar de Vila Velha e o famoso Convento da Penha (que fica no morro vizinho).


Vista do Morro do Moreno, Vila Velha - ES

Os mais tranquilos, como nós, se contentam em sentar ali e passar horas só admirando a paisagem, já os mais aventureiros podem aproveitar para fazer rapel ou descer na tirolesa (R$50).

MIRANTE DA TESTA

Mirante da Testa

Não vá embora antes de dar uma passadinha no "Mirante da Testa", o acesso é logo no começo da trilha, bem antes de chegar ao topo do Morro, placas sinalizam o local. 

Tem que fazer um pequeno esforço para subir por umas pedras, mas a vista compensa, você verá tudo mais de baixo, incluindo o Convento da Penha que parece mais próximo.


Dicas para conhecer o Morro do Moreno

CURIOSIDADE...

No início da colonização do Espírito Santo, o Morro funcionava como posto de observação, para proteger Vila Velha e Vitória de ataques inimigos.

O responsável pela observação era um colono que veio de Portugal com Vasco Fernandes Coutinho ("descobridor" do Espírito Santo), seu nome era João Moreno, daí o nome "Morro do Moreno". Legal né?!


Blog de viagens Vitória, Vila Velha, Guarapari e Montanhas capixabas

Quando estiver no Espírito Santo, em Vila Velha, não deixem de conhecer o Morro do Moreno. Tem que ir!

Gostaram? Segue a gente no @blogtemqueir

Veja Também:

O que fazer em Vila Velha: atrações imperdíveis

Onde comer em Vila Velha: dicas de restaurantes

Onde ficar em Vila Velha e Vitória: dicas de hotéis

Espírito Santo: quando ir e outras dicas essenciais.

Acesse AQUI todos os posts do Espírito Santo.




Booking.com


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

6 comentários:

  1. Antonio Leme27 setembro, 2014

    Lugar lindo! Belas Imagens.

    ResponderExcluir
  2. Luciana Souza27 setembro, 2014

    Sempre tive receio de subir o Morro, mas vendo suas dicas e fotos vi que dá pra subir tranquilamente. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, obrigada por seu comentário.No dia em que fomos tinha bastante gente, não achamos perigoso! Acho que o importante é não ir sozinha e de preferência aos fins de semana. Vale a pena a visita! #Temqueir

      Excluir
  3. Na sua opinião seria legal ter um carro 4x4 adequado para levar as pessoas até o topo do morro do moreno? Estou com essa idéia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho a ideia interessante, só não sei se o local tem estrutura e se é permitido um 4x4 até o topo, talvez só até parte do caminho.

      Daís depende também de cada visitante, eu acho super legal a ideia de ir caminhando até la em cima, ir descobrindo aos poucos a paisagem até chegar na vista mais linda. De qualquer forma não é facil para idosos, crianças, etc.

      Boa sorte!

      Abraços

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir