Tem que ir: O que fazer em Vila Velha - ES: atrações imperdíveis ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Vila Velha - ES: atrações imperdíveis

20 fevereiro 2024
Pontos turísticos do Espírito Santo

Vila Velha, localizada a menos de 10 km da capital Vitória, reúne lindas praias e alguns dos principais pontos turísticos do Espírito Santo. Tem que ir!

Neste post vamos dar dicas do que fazer em Vila Velha: melhores praias, atrações e passeios imperdíveis.

DICAS DO QUE FAZER EM VILA VELHA


1. CONVENTO DA PENHA

Convento da Penha Vila Velha

Convento de Nossa Senhora da Penha é o principal cartão postal do Espirito Santo, o lugar mais visitado do ES, tem que ir!

Construído no século XVI bem no alto de um penhasco, é possível vê-lo de praticamente todos os lugares, até mesmo de Vitória, certamente o Convento da Penha irá chamar sua atenção, especialmente a noite quando fica iluminado.


Convento Nossa Senhora da Penha

Sempre no mês de abril acontece a tradicional "Festa da Penha", que atrai uma multidão de fiéis para as missas, procissões e romarias que celebram a Padroeira do Espírito Santo.


Principais atrações Vitória e Vila Velha
Bela vista do Convento da Penha

A visita ao Convento da Penha pode ser feita todos os dias, o ano todo! Tanto que faz parte do roteiro do City Tour em Vila Velha e também do Ônibus turístico Capixaba Bustour. O lugar transmite muita paz e rende milhares de clicks por conta da belíssima vista. Saiba mais AQUI.
⇨ R. Vasco Coutinho - Prainha, Vila Velha

2. PRAIA DA COSTA

Praia da Costa, Vila Velha

A Praia da Costa é a praia mais badalada de Vila Velha, queridinha entre os turistas e capixabas por conta do mar com águas calmas para o banho e o calçadão super agradável com quiosques, feirinhas de artesanato, ciclovia, além de alguns dos melhores bares, restaurantes e hotéis da cidade. Tem que ir!


Praia da Costa

A Praia da Costa é a praia mais central de Vila Velha, coladinha a ela ficam outras lindas praias como a Curva da Sereia, a Praia de Itapuã e a Praia de Itaparica, é bem provável que você passe de uma a outra sem nem se dar conta. Saiba mais sobre as Praias de Vila Velha.


3. MORRO DO MORENO

Morro do Moreno, Vila Velha - ES

A vista incrível do Morro do Moreno faz valer a pena cada passo da "subidinha" de aproximadamente 30 minutos para chegar ao topo. Tem que ir!

De um lado a Terceira Ponte e a Ilha de Vitória, do outro as lindas praias de Vila Velha e o Convento da Penha, ou seja, no Morro do Moreno para onde quer que a gente olhe tem sempre um cartão postal.


Morro do Moreno

O acesso ao Morro do Moreno é gratuito, a trilha se inicia na R. Xavantes, próximo à Praia da Costa, em Vila Velha. Não é um lugar perigoso, falamos sobre isso, mostramos a trilha e muito mais no post completo sobre o Morro do Moreno.

4. FÁBRICA DE CHOCOLATES GAROTO

Fábrica da Garoto Vila Velha
Loja Garoto, Vila Velha

Fábrica de chocolates Garoto é um ícone do Espírito Santo. Tudo começou a mais de 80 anos com um menino vendendo balas nos bondinhos de Vila Velha, as pessoas então passaram a procurar o "garoto" em busca das balas e de outras guloseimas que ele passou a oferecer, o sucesso foi tanto que se tornou uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo. Tem que ir!


Fabrica de Chocolates Garoto
Museu Garoto - Chocotour

O complexo Garoto, em Vila Velha, reúne a fábrica (onde é feita a produção), a loja Garoto (onde são vendidos os deliciosos chocolates - aberta ao público) e o Museu Garoto com acesso através do Chocotour Garoto, uma visita guiada para conhecer a história da Garoto através de fotos, objetos de época e áreas interativas. Muito legal! No entanto, a visita a Fábrica de Chocolates Garoto - Chocotour, precisa ser agendada, custa R$20,00 e possui algumas regrinhas, explicamos tudo AQUI.
⇨ Praça Meyerfreund, n 01. Glória, Vila Velha | Funcionamento de segunda à sexta das 9h às 17h e sábado das 9h às 14h. Domingo fechado.


5. FAROL DE SANTA LUZIA

Farol de Santa Luzia Vila Velha

O Farol de Santa Luzia é um dos lugares mais bonitos em Vila Velha, recentemente passou por revitalização e se tornou paradinha obrigatória entre os turistas, tanto que está no roteiro do Capixaba Bustour, o ônibus turístico que circula pelas principais atrações de Vitória e Vila Velha.


Farol de Santa Luzia Vila Velha

Entre as atrações do Farol de Santa Luzia estão uma exposição permanente com os famosos nós dos marinheiros, um lindo deck de madeira, âncora, leme e outros artefatos que simulam uma embarcação, além é claro do Farol com 12 metros de altura. Tudo isso acompanhado de uma vista lindíssima para o mar. Vale a pena conhecer! 

O Farol de Santa Luzia é uma área administrada pela Marinha, pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 16h30. A entrada é gratuita. Fica localizado na Praia da Costa, com acesso pela R. Santa Luzia. Saiba mais AQUI.


6. MUSEU VALE

Museu Vale, Vila Velha

O Museu Vale é sem dúvida um passeio imperdível em Vila Velha, sobretudo para quem está com crianças. Tem que ir!

O lugar é lindo, entre as principais atrações estão a "Maria Fumaça", locomotiva a vapor adquirida pela Vale em 1945, e o acervo do Museu que conta toda a história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, incluindo uma maquete com trenzinho passando e tudo. Bem legal! Sem falar na bela vista para baía de Vitória.


Principais atrações em Vila Velha

O Museu Vale fica na antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, nome em homenagem ao engenheiro responsável pela construção da ferrovia. Pode ser visitado de Terça a sexta das 8h às 17h, Sábado e domingo das 10h às 18h. A entrada é gratuita, saiba mais AQUI.


7. SÍTIO HISTÓRICO DA PRAINHA

Vila Velha ES
Igreja Nossa Senhora do Rosário

Vila Velha é o município mais antigo do estado e foi justamente na Prainha onde  tudo começou, quando em 23 de maio de 1535 desembarcou ali o português Vasco Coutinho, nascendo assim o Espírito Santo.


Prainha Vila Velha

As construções centenárias em torno da Prainha foram preservadas, entre elas a Igreja Nossa Senhora do Rosário (a igreja mais antiga em funcionamento no Brasil), o Museu Casa da Memória que conta a história da colonização do município, incluindo um dos primeiros bondinhos a circular na cidade; a replica da caravela e a estátua em homenagem a Vasco Fernandes Coutinho.


O que fazer em Vila Velha além das praias
Casa da Memória, Prainha - Vila Velha

Além de toda essa parte histórica, a Prainha tem uma vista linda, vale a pena conhecer! A dica é unir com o Convento da Penha, que fica a 200 metros, ambos estão no roteiro do Capixaba Bustour, também dá para chegar através do Aquaviário que parte da Praça do Papa, em Vitória.


8. ALÉM DE VILA VELHA...

Praia de Camburi Vitória
Orla de Camburi - Vitória

Estando em Vila Velha é quase que impossível deixar a vizinha Vitória de fora do seu roteiro, nem que seja pelo simples fato de atravessar a "Terceira Ponte", que tem um visual incrível! Cartão postal da região.

Na capital Vitória você poderá passear pelo agradável calçadão da Praia de Camburi, aproveitar a Praia Curva da Jurema, visitar o Projeto Tamar e a noite curtir os barzinhos e restaurantes do badalado Triângulo das Bermudas.


De Vila Velha a Guarapari
Praia das Castanheiras, Guarapari

Guarapari é outro destino que não deve ficar de fora da sua viagem ao Espírito Santo, o balneário reúne algumas das praias mais lindas do estado. Dá até para fazer um bate-volta de Vila Velha a Guarapari (50 km) mas o ideal é ficar alguns dias por lá. Veja nossas dicas de como chegaronde se hospedaronde comero que fazer em Guarapari.

Se quiser um clima de Vilarejo para curtir o dia "pé na areia" comendo uma bela Moqueca Capixaba a dica é Manguinhos, na Serra, apenas 25 km da capital. Você pode reservar um passeio a Manguinhos saindo dos hotéis de Vitória ou Vila Velha, o roteiro inclui uma parada na tradicional "Paneleiras de Goiabeiras".


Manguinhos Serra
Praia de Manguinhos, Serra

Agora se a ideia é dar uma "fugidinha" do calor e do agito das praias, siga em direção as Montanhas Capixabas, entre os lugares preferidos dos turistas estão Pedra Azul, em Domingos Martins e Santa Teresa. Ambos a cerca de 90 km de Vila Velha.

Também não deixe de conhecer o famoso Buda Gigante, em Ibiraçu, cerca de 70 km de Vila Velha. Você pode conhecer o Buda Gigante através de um passeio bate-volta, explicamos tudo AQUI.


Passeio Buda Gigante ES
Buda Gigante - Ibiraçu, ES

Como você pode ver, há muito o que fazer em Vila Velha, particularmente nós amamos o Espírito Santo, tanto que há 10 anos mudamos de São Paulo para Vitória e desde então somos muito felizes aqui. Espero que tenha gostado das dicas e que aproveite muito a sua viagem. Tem que ir! 

Vila Velha ES



Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok








4 comments:

  1. Eu amei as dicas, tenho viagem programada para conhecer o Espírito Santo em outubro, espero que de tudo certo, to montando todo meu roteiro com a ajuda do blog de vocês. O melhor que encontrei! Parabéns, também já comecei a seguir no instagram. Virei fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, nós que amamos saber que está gostando das nossas dicas. O Espírito Santo é incrível, tenho certeza que vai dar tudo certo na sua viagem. Qualquer dúvida conte conosco.

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  2. Nem sabia que tinha tanta coisa legal assim em Vila Velha, já estou até reconsiderando minha hospedagem. Será que é melhor ficar em Vila Velha ao invés de Vitória? Me de uma luz por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roger, apesar de Vitória ser uma cidade linda também, é em Vila Velha que estão a maioria dos pontos turísticos, as praias também são melhores para banho... Se o foco é esse eu ficaria em Vila Velha (veja o post que fizemos com dicas de hospedagem: https://www.temqueir.com.br/2017/12/onde-se-hospedar-em-vitoria-e-vila.html )

      Qualquer dúvida conte consoco.
      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir