Manguinhos: o balneário queridinho da Serra, litoral norte do Espírito Santo
05 março 2022
Ainda pouco exploradas pelos turistas, as praias de Manguinhos ficam a cerca de 25 km de Vitória e são perfeitas para curtir o dia num lugar com clima de vilarejo, mar calmo e na companhia de uma bela moqueca capixaba. Tem que ir!
Neste post vamos dar dicas de como chegar, melhores praias, restaurantes e outros detalhes para que na sua viagem ao Espírito Santo você conheça o Balneário de Manguinhos, vale a pena!
DE VITÓRIA A MANGUINHOS - SERRA
Manguinhos fica localizado no município de Serra, região metropolitana de Vitória, para chegar basta seguir pela ES-010 em direção ao litoral norte do Espírito Santo.
Calçadão do Balneário de Manguinhos |
Para quem está sem carro ou prefere um pouco mais de segurança e comodidade, a melhor forma de conhecer Manguinhos é através de um passeio bate e volta com a Capixaba Turismo, foi o que fizemos!
Praia de Manguinhos |
Um dos diferencias do passeio é que no roteiro está incluso uma parada nas "Paneleiras de Goiabeiras", local onde são produzidas artesanalmente as tradicionais panelas de barro, um patrimônio cultural e imaterial do Espírito Santo, saiba mais AQUI.
Paneleiras de Goiabeiras |
O tour a Manguinhos acontece geralmente as terças e sextas. Sai dos hotéis de Vitória ou Vila Velha a partir das 7h30 e volta entre 15h30 - 16h. Custa R$79, as reservas podem ser feitas diretamente pelo site ou através do WhatsApp.
Espaço Maresias - Manguinhos |
Para ir de Vitória a Manguinhos de ônibus você deve pegar qualquer linha que vá até o Terminal Carapina, na Serra, e de lá embarcar num outro ônibus ( 831 ou 882) até o balneário.
PRAIAS DE MANGUINHOS
O Balneário de Manguinhos é composto por três lindas praias que ficam lado a lado ao longo dos seus 3,5 km de litoral.
Praia da Chaleirinha |
A Praia do Fachos é a mais afastada, muito frequentada pelos surfistas por conta do mar agitado; a Praia da Enseada é a mais popular entre os moradores por ser central e ficar a beira do calçadão; por fim a Praia da Chaleirinha (nossa preferida), um "cantinho" com mar calmo, árvores que fazem uma sombra gostosa e um pequeno riacho que desagua no mar formando um cenário encantador!
Praia da Chaleirinha - Manguinhos |
Além disso, a Praia da Chaleirinha é protegida por corais que na maré baixa ajudam a formar piscinas naturais, ideal para quem está com crianças.
Praia da Chaleirinha e Praia da Enseada |
A areia de Manguinhos é dourada, como na maioria das praias da região, mas a água não é tão gelada quanto as praias do litoral sul do Espírito Santo, a exemplo de Guarapari.
Praia da Enseada |
É também na Praia da Chaleirinha que fica o Espaço Maresias, um dos únicos restaurantes "pé na areia" de Manguinhos, referência na região pela excelente estrutura (incluindo área kids), atendimento e gastronomia especializada em frutos do mar, destaque para a famosa moqueca capixaba, claro!
Espaço Maresias - Manguinhos |
Por essas e outras o Espaço Maresias, na Praia da Chaleirinha, é o ponto de apoio no passeio com a Capixaba Turismo. Somos recebidos com coquetel de boas vindas e uma breve explicação de como é feita uma autêntica Moqueca Capixaba, seus ingredientes e a tradição de ser servida na panela de barro.
Serve bem 2 ou 3 pessoas, vem acompanhada de arroz, pirão e moquequinha de banana (como manda a tradição), custa à partir de R$130. No cardápio tem ainda drinks, petiscos e outros pratos.
Espaço Maresias - Manguinhos |
Quem busca uma opção na Praia da Enseada a dica é o charmoso Espaço Maria Mariana ou o tradicional Enseada de Manguinhos, ambos ficam na orla, porém sem o serviço "pé na areia".
Depois do almoço delicioso ficamos aproveitando cada minutinho desse visual e nos perguntando, porque demoramos tanto para conhecer Manguinhos. Um lugar tão lindo a poucos quilômetros da capital. Tem que ir! 💙
Nós duas curtindo Manguinhos - ES |
Essas são opiniões pessoais e imparciais com base na experiência que tivemos em março/2022. Agradecimentos: Capixaba Turismo
OUTRAS DICAS DO ESPÍRITO SANTO
CONTRATE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
0 comentários:
Postar um comentário