slider

Destaques

POSTS RECENTES

Praias de Guarapari - ES

28 de maio de 2019
Guarapari, a 60km de Vitória, é um dos lugares mais queridinhos do Espírito Santo quando o assunto são as praias capixabas! Afinal são mais de 50 que atendem a todos os gostos e estilos. 

Neste post vamos falar um pouco das praias preferidas dos turistas, as que tem melhor estrutura e destacar algumas das mais "famosas" da região! Confira.

Praia das Castanheiras, centro, Guarapari
Mirante das Pedras entre as Praias dos Namorados e Castanheiras, Centro - Guarapari


PRAIAS DE GUARAPARI - CENTRO

No Espírito Santo costuma "dar praia" praticamente o ano todo, mas no verão e feriados prolongados é quando Guarapari fica mais cheia! 

O movimento maior se concentra nas praias da região central, desde a Praia da Areia Preta, Castanheiras até a Praia do Morro. Todas muito bem estruturadas, rodeadas de quiosques, restaurantes, inclusive é uma das áreas preferidas dos turistas na hora de se hospedar, veja AQUI nossas dicas dos melhores hotéis.

PRAIA DA AREIA PRETA

A praia da areia Preta vai além de uma simples praia, é também uma das principais atrações da cidade. Isso porque boa parte da areia é literalmente preta, um fenômeno chamado de "Areias Monazíticas".


Praia da Areia Preta, centro, Guarapari

Inclusive foram alvo de vários estudos e ficou comprovado que essa areia preta, encontrada em Guarapari, realmente tem propriedades medicinais.

Essas pesquisas tiveram grande repercussão nacional e internacional, daí que vem a fama de "Cidade Saúde". 
É normal ver pessoas, principalmente mais idosas, se "enterrando" na areia.

A praia em si não é muito grande, o mar é relativamente calmo e tem uma pequena faixa de areia.

PRAIA DO MEIO

A praia do Meio nem sempre é muito falada, na verdade ela se confunde um pouco por estar entre as praias da Areia Preta e das Castanheiras. É onde fica o Iate Clube e a Pedra da Siribeira, onde muitos utilizam para pescar ou simplesmente curtir o visual. O mar ali é calminho, uma delícia!


Praia do Meio, centro Guarapari


PRAIA DAS CASTANHEIRAS

Uma das minhas preferidas (e de muita gente também). Em toda sua extensão as árvores castanheiras além de dar um charme todo especial fazem uma sombra boa entre o calçadão e a areia da praia, dá até para dispensar o guarda-sol!


Praia das Castanheiras, centro, Guarapari -ES

O mar tem águas claras, pedras e arrecifes que ajudam a formar piscinas naturais, ideal para as crianças. O calçadão também é super agradável, com banquinhos e boa estrutura de restaurantes, lanchonetes, sorveterias...


PRAIA DOS NAMORADOS

Praticamente uma extensão da Praia das Castanheiras, a Praia dos Namorados é um amor! 

A enorme pedra que separa as duas praias atrai várias pessoas, inclusive namorados, para curtir um dos mais belos visuais de Guarapari.


Conheça as Praias de Guarapari

PRAIA DAS VIRTUDES

Seguindo pela orla, a poucos passos da Praia dos Namorados, logo você verá a pequenina Praia das Virtudes.

Bem frequentada, em frente a prédios luxuosos, passa até uma sensação de "praia particular", as águas calmas e claras atrai também muitos mergulhadores.


Praia das Virtudes, Guarapari


PRAIA DA FONTE

A Praia da Fonte foi uma das surpresas mais agradáveis que tivemos em Guarapari. Fomos na verdade para conhecer o "poço dos Jesuítas", um monumento histórico que fica ali, mas ao chegar nos deparamos com esse visual lindo! E pensamos, já valeu a visita! 

Uma praia praticamente secreta em pleno centro da cidade, com clima de vila de pescadores cercada por coqueiros e casinhas coloridas. 

O acesso é pela Rua Dr Aristides Navarro Carvalho que continua como Rua da Fonte, onde fica a praia. É fácil chegar, estávamos só nós duas e em nenhum momento nos sentimos inseguras.


Praia da Fonte, Guarapari


PRAINHA DE MUQUIÇABA

Já do outro lado da "Ponte do Centro" está a Prainha de Muquiçaba, muito conhecida pela linda imagem de São Pedro bem ao centro. 

Prainha de Muquiçaba, Guarapari

Dizem que antigamente essa imagem rodava, São Pedro virava para o mar abençoando os pescadores e para a areia da praia abençoando os turistas. O fato é que hoje ela fica fixa, de frente para a praia. 

Nos sentimos abençoadas mesmo, ficamos hospedadas no Hotel Porto do Sol, ali, bem ao lado de São Pedro, e foi uma semana inteirinha de sol e céu azul! Veja AQUI todas as nossas dicas de hospedagem.


PRAIA DO MORRO

Com 3km de extensão a Praia do Morro é uma das maiores e mais badaladas da região. Na alta temporada cada espacinho na areia é disputado por capixabas e turistas de todas as partes, em especial os mineiros.

Tem uma boa faixa de areia e o mar intercala pontos de águas calmas e outros com ondas mais agitadas.



Praia do Morro, Guarapari

A orla é bem estruturada, repleta de quiosques, restaurantes, sorveterias, comércio, e galerias com lojas de artesanatos.

No final da praia fica o Morro da Pescaria e um pouco antes uma réplica do famoso Marlin Azul, o enorme peixe capturado pelo capixaba Paulo Amorim em 1992, fez com que ele se tornasse recordista mundial da espécie e teve, além dessa homenagem, seu feito registrado no Guinness Book.

Praia do Morro, Marlim Azul, Guarapari
Replica Marlim Azul, Praia do Morro - Guarapari


PRAIAS AO SUL E AO NORTE DE GUARAPARI 


Além das praias centrais que costumam atrair principalmente as famílias, Guarapari está repleto de praias espalhadas pela região. 

Seguindo para o Sul, uma área muito conhecida é a da ENSEADA AZUL, onde ficam as praias de Guaibura, Peracanga e Bacutia (a 7 Km do centro). Com boa estrutura de quiosques, bares, restaurantes e pousadas, costuma ficar cheia na alta temporada. O mar calminho é perfeito para as crianças.

Uma trilha que começa na Enseada Azul dá acesso a PRAIA DOS PADRES, cercada pela Mata Atlântica e com o mar transparente naquele tom azul esverdeado lindo (típico da região), é um refúgio para quem curte a natureza.

A 9 km do centro a PRAIA DE MEAÍPE é considerada uma das mais bonitas da região! Durante o dia costuma ficar cheia pelas águas tranquilas, clima de vila de pescadores, inclusive tem ótimos hotéis e alguns dos melhores restaurantes que servem a Moqueca Capixaba, já a noite vira "point" dos jovens nos bares e baladinhas da região. 

Para os que buscam sossego devem seguir em direção ao Norte de Guarapari, onde estão alguns dos cenários mais calmos, como as TRÊS PRAIAS (Praias Mateus Lopes, Praia da Leontina e Praia do Saco ou Ancoradouro) todas cercada pela mata nativa, praticamente não há estrutura por lá e parte do acesso é feito por uma pequena trilha a partir da Praia dos Adventistas.

Ainda ao norte, SETIBA (a 10km do centro) segue a mesma linha das anteriores, com muita natureza, mar calmo e já oferece uma melhor estruturada com barracas de praia e boas pousadas. Veja nossas dicas de hospedagem.

Uma forma legal de conhecer as praias de Guarapari por outro ângulo é através dos Passeios de Escuna, considerado uma das principais atrações da cidade.

Segundo a secretaria de turismo, Guarapari tem mais de 50 praias! Ficamos encantadas com as que conhecemos e já queremos voltar para "descobrir" as outras. 💙 Tem que ir!!


Letreiro de Guarapari
Letreiro de Guarapari, Praia da Areia Preta, Centro.

Veja Também:

👉 Como Chegar a Guarapari: De carro ou de ônibus partindo do aeroporto, dos hotéis da capital e de Vila Velha.

👉 Onde ficar em Guarapari: Dicas dos melhores hotéis e pousadas.

👉 Espírito Santo: Dicas de quando ir, o que fazer, onde comer e mais!

👉 De Vitória a MinasOs detalhes da viagem com o Trem da Vale.

4 comentários:

  1. Patricia Silveira30 outubro, 2014

    Lindas Praias mesmo, lindas imagens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, sem dúvida as praias de Guarapari estão entre as mais lindas do Espírito Santo!

      Abraços :)

      Excluir
  2. Olá tem alguma praia perto de Pedro Nolasco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as mais próximas da Estação Pedro Nolasco, são as de Vitória e Vila Velha cerca de 10km. Guarapari está a 50km de distância.

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir