slider

Destaques

POSTS RECENTES

Roteiro Histórico e Cultural de Guarapari ES

26 de maio de 2019

Embora pouco comentado, além das belíssimas praias, Guarapari possui um roteiro histórico e cultural muito interessante, e o melhor, você consegue conhecer tudo através de uma gostosa caminhada pelo centro da cidade. Confira nossa experiência.


CENTRO HISTÓRICO DE GUARAPARI


Radium Hotel

Em frente a Praia da Areia Preta, no centro, está um dos lugares mais emblemáticos da história de Guarapari - o Radium Hotel.




No auge de seu funcionamento em 1947 era considerado um dos Hotéis Cassinos mais chiques do país! Era muito frequentado por famosos, entre eles o jogador Garrincha. Em 1964 o hotel entrou em decadência e foi tombado pelo patrimônio histórico. 


Hoje só é possível conhecê-lo por fora, mas logo na entrada funciona um centro de informações ao turista, onde você consegue saber mais de sua história, além de informações de outros lugares importantes da cidade.




Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição


Considerada um marco da fundação da cidade, a Antiga igreja Matriz foi construída no alto de uma colina, , em 1585, pelo padre José de Anchieta. Local onde deu início ao povoamento de Guarapari.



Também é conhecida como Igreja das Conchas, devido às conchinhas que revestem as paredes externas, hoje já não conseguimos ver muito bem esses detalhes, devido as muitas "restaurações" que foram feitas ao longo do tempo.

Anexo a Igreja funcionava um colégio, onde viviam e foram formados os primeiros padres do Espírito Santo e alguns do Brasil.

Hoje se tornou a Paróquia de Nossa Sra da Conceição e possui um grande acervo sacro, com peças do século XVIII, fica aberta para visitação apenas nos horários das missas (Ter. e Qui. ás 17:30h; Sáb. 16:30h e Dom. às 9h).

Localizada na Rua João Cavati, s/nº, Centro, conhecido por lá como "Morro da Igreja".

Um lugar bonito, bem cuidado e de muita paz!



Gruta de Sant'ana


Bem próximo a antiga igreja Matriz fica a Gruta de Sant'ana, construída com pedras e restaurada em 1991. Além da imagem de N. Sra de Lourdes, no seu interior há quadros de Sant'Ana e N. Sra Menina.



Também conhecida como grutinha, fica na Ladeira Don Cavati, saindo da igreja a sua direita. Bem em frente uma casa amarela de número 80. Um local muito agradável de ser visitado! 

Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição

Essas Ruínas tem uma história muito interessante! A igreja foi construída em 1677 com pedras, areia, conchas do mar e óleo de baleia, seria dedicada a N. Sra da Conceição, mas antes disso pegou fogo e, infelizmente, nunca chegou a ser inaugurada!



Hoje restam apenas as ruínas e o campanário (torre dos sinos). Dizem que essas ruínas já foram utilizadas como cemitério e também como horta pelos alunos da primeira escola da cidade. Em 1984 o monumento foi tombado como Patrimônio Histórico.

Fica na Rua da Igreja Matriz de N. Sra da Conceição, na altura do número 145.


Casa da Cultura - Guarapari

Construída em 1749 o casarão já foi sede da Prefeitura, da Câmara e até cadeia pública.



Em 1995 foi transformado em Casa da Cultura, onde funcionava um espaço cultural com exposições de artistas diversos e um Museu Histórico Municipal.

Algum tempo depois o museu foi desfeito e todo seu acervo perdido (eeee Brasil). Atualmente funciona como biblioteca pública Municipal.

Localizada na Praça Jerônimo Monteiro, no centro. Logo depois da ponte siga a esquerda na rua do canal. 


Poço dos Jesuítas

O poço foi um dos muitos construídos pelos jesuítas no século XVI, mas esse em formato de cúpula, feito de pedras, massa de areia, conchas trituradas e óleo de baleia é o único que restou na região! Na época acreditavam que a água que saia dele era milagrosa, depois passou a ser usado pela população quando faltava água na cidade. 



Também é conhecido como o "Poço da Fonte", já que ele fica na praia da fonte, linda! E só por ela já vale a visita! 

Para chegar tome como referência a Rua do Canal, do lado esquerdo da ponte sentido centro, depois bem próximo a Casa da Cultura siga pela Rua Dr Aristides N. Carvalho que continua como Rua da Fonte, onde fica a praia e o poço.




Outras Curiosidades de Guarapari

Passeando por diversos lugares da cidade é possível ver a "Caixa d'Água", construída em forma de Guarda Sol, em homenagem a nós turistas! Gostei! rs


Rua da Igreja, Centro - Guarapari

Na beira do canal reparem na Igreja Matriz de Guarapari (um dos cartões postais da cidade), ela foi construída em forma de Vela, em homenagem a colônia de Pescadores da cidade. 

A vista mais linda que você pode ter da igreja é durante um Passeio de Escuna (bem legal por sinal, veja AQUI).


Canal de Guarapari - Igreja Matriz

A arte de rua ganhou espaço em Guarapari e já virou uma atração turística!

Então para garantir sua foto nos lindos muros coloridos basta seguir a rua do Canal a direita (sentido igreja matriz), mais alguns passos você estará nessa Avenida - Pedro Ramos, daí é só caprichar na pose! rs 



A Praia da Areia Preta é uma das principais atrações da cidade! Boa parte de sua areia é literalmente preta, um fenômeno chamado de areias Monazíticas que foram alvo de vários estudos, pesquisas e ficou comprovado que possuem propriedades medicinais.




Essas pesquisas tiveram grande repercussão nacional e internacional e fizeram o município ganhar a fama de Cidade Saúde. Saiba mais das praias de Guarapari AQUI.


Guarapari é mesmo encantadora, além de praias lindas tem um patrimônio histórico e cultural que vale a pena ser valorizado e conhecido. Tem que ir! :)

👉 Onde ficar em Guarapari: Dicas dos melhores hotéis e pousadas.

👉 Espírito Santo: Dicas de quando ir, o que fazer, onde comer e mais!

👉 Trem de Vitória a Minas: Os detalhes da viagem com o Trem da Vale.

👉 Veja AQUI todas as nossas dicas do Espírito Santo.


4 comentários:

  1. Antonio Leme30 outubro, 2014

    Guarapari é mesmo uma pérola do Espírito Santo, parabéns por divulgar a cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio, ficamos felizes com o seu comentário, Guarapari é mesmo uma cidade encantadora!! #Temqueir

      Excluir
  2. mt legal esse post, tenho bastante vontade de conhecer o ES e sempre vou adoro conhecer centros históricos das cidades

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia! O Espírito Santo é lindo! Guarapari então é um dos nossos lugares preferidos no estado. 😘

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir