Tem que ir: Onde ficar em Vitória e Vila Velha: melhores praias e hotéis ,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde ficar em Vitória e Vila Velha: melhores praias e hotéis

01 março 2024
Hotéis em Vitória ES

Vitória é uma cidade pequena se comparada a outras capitais do Brasil, portanto escolher onde se hospedar em Vitória não é uma tarefa tão difícil.

Neste post vamos te ajudar a entender os bairros, as praias e dar dicas de hotéis em Vitória e Vila Velha, duas das principais cidades do Espírito Santo que ficam lado a lado e contam com uma boa estrutura hoteleira.

Se estiver procurando dicas de onde ficar em Guarapari, veja AQUI

ONDE FICAR EM VITÓRIA OU VILA VELHA? 

Melhor localização para se hospedar em Vila Velha e Vitória
Vista do Morro do Moreno,Vila Velha

Talvez essa seja uma das perguntas que mais recebemos de quem planeja vir ao Espírito Santo: é melhor ficar em Vitória ou Vila Velha?

A boa notícia é que as duas cidades são ótimas e muito próximas, separadas apenas pela famosa 3ª Ponte (menos de 10 km). Mas de fato cada uma tem suas particularidades e atrativos que podem fazer a diferença na hora de escolher onde se hospedar em Vitória ou Vila Velha. Vamos te ajudar a decidir!


Melhor Hotel Vitória ES
Hotel Senac Ilha do Boi

Vitória é a capital do estado, onde fica o principal aeroporto do Espírito Santo. Uma cidade linda, rica e bem estruturada com alguns dos melhores hotéis da região, porém, em alguns lugares você vai sentir um "clima comercial", tanto que aos finais de semana o valor das diárias em Vitória costuma ser mais em conta já que muitos visitam a capital a negócios, além disso, as praias de Vitória não são as melhores para banho de mar, por outro lado, Vitória tem a noite badalada no Triângulo das Bermudas e é uma ótima base para fazer os passeios.


Vila Velha por sua vez reúne alguns dos Principais Pontos Turísticos do estado, como o Convento da Penha, a Fábrica da Garoto e a badalada Praia da Costauma das melhores da região para banho de mar. No geral a vizinha tem uma "vibe" mais turística, no entanto, Vila Velha possui menos opções de hotéis.

Abaixo vamos dar dicas de hotéis nos melhores bairros e praias para ficar em Vitória ou Vila Velha. Confira!

ONDE FICAR EM VITÓRIA

Vitória tem hotéis espalhados por toda a cidade, mas para quem vem a turismo a melhor localização para se hospedar em Vitória é no inicio da Praia de Camburi, na Praia do Canto ou na Curva da Jurema.


MELHORES PRAIAS PARA SE HOSPEDAR EM VITÓRIA

PRAIA DE CAMBURI

Onde se hospedar em Vitória e Vila Velha

A Praia de Camburi,  embora não seja a mais indicada para o banho de mar,  tem a orla mais estruturada de Vitória, são cerca de 6 km de extensão com ciclovia, pista para caminhada e ótimos quiosques para curtir dia e noite. início da Av. Dante Micheline (beira mar) é o melhor lugar para se hospedar! 

Na orla de Camburi há diversos hotéis, restaurantes, farmácias, além disso você estará bem próximo da Praia do Canto (dependendo do hotel dá até para ir caminhando), onde fica o badalado Triângulo das Bermudas e a tradicional Feirinha da Praça dos Namorados. A Praia de Camburi também é a mais próxima do aeroporto de Vitória, menos de 3 km.



• O Hotel Alameda Vitória é a melhor opção para quem busca um hotel frente mar na Praia de Camburi, além da vista oferece uma ótima estrutura 4 estrelas.

• O Ibis Vitoria Praia de Camburi e o Vitória Praia Hotel também são boas opções para quem deseja ficar bem localizado e economizar. Mas se você busca um hotel bom e barato em Vitória, na orla de Camburi a dica é o Hotel Minuano.


• Na metade da orla de Camburi uma boa opção é o Slaviero La Residence Vitória; Já quase no final da Praia de Camburi (longe da Praia do Canto) o Nobile Suites Diamond e o Transamerica Fit Vitória Praia de Camburi se tornaram interessantes com a chegada do Atlântica Parque e de novos quiosques que tem movimentado essa parte da orla;

• O Quality Hotel Vitória fica a 650 metros da Praia de Camburi, é hotel mais próximo do aeroporto (com transfer gratuito inclusive), bem estruturado com piscina, restaurante, hooftop... certamente um dos melhores hotéis em Vitória. Para quem deseja economizar uma ótima alternativa próximo ao aeroporto de Vitória é o Artsy Vitoria Hostel, que oferece quartos privativos ou compartilhados.


• Para quem busca um hostel em Vitória a dica é o Onça da Praia Hostel que está bem localizado, a 500 metros da Praia de Camburi, e oferece café da manhã incluso na diária.

PRAIA DO CANTO

Melhor praia para se hospedar em Vitória Espírito Santo

A Praia do Canto é um dos bairros mais nobres da capital capixaba, fica entre a Praia de Camburi e a Curva da Jurema, dá para ir caminhando tranquilamente até essas praias. 

Na Praia do Canto fica a área conhecida como "triângulo das bermudas" , onde se concentram alguns dos melhores restaurantes, bares e baladas da região, e também a Praça dos Namorados, que aos finais de semana acontece uma tradicional feirinha de artesanatos e delícias. Sem dúvida a Praia do Canto é um dos melhores lugares para ficar em Vitória.


• O Comfort Suítes Vitória possui a melhor localização da cidade, ele está exatamente entre as duas regiões preferidas dos turistas: a Praia de Camburi e a Praia do Canto, na nossa opinião, é o hotel que oferece o melhor custo-benefício em Vitória;

Além disso, o Comfort Suites Vitória oferece uma excelente estrutura com piscina, sala de jogos, espaço kids e um café da manhã caprichado. Veja nossa experiência no Comfort Suítes Vitória.


Melhor Hotel Vitória Espírito Santo
Comfort Suítes Vitória

• Que busca um Hotel na Praia do Canto com tarifas mais acessíveis a dica é Sleep Inn Vitória Praia do Canto, fica a 900 metros da orla e é um hotel novo, confortável e com um bom café da manhã incluso na diária. Nós ficamos nele e gostamos muito, confira nossa experiência no Sleep Inn Vitória.


• Outros hotéis bem localizados na Praia do Canto e que costumam oferecer tarifas mais econômicas são o Ibis Vitoria Praia do Canto , o Triângulo Apart Hotel e o Hotel Costa Victória.

CURVA DA JUREMA / ILHA DO BOI

Onde ficar em Vitória ES
Praia Curva da Jurema

Coladinha a Praia do Canto e ao Shopping Vitória, a Curva da Jurema é uma das praias preferidas dos turistas que visitam a capital. O mar ali tem águas tranquilas e possui ótimos quiosques para comer a tradicional moqueca capixaba. 

• O sofisticado Sheraton Vitoria está de frente para o mar da Curva da Jurema e é uma excelente opção de hotel 5 estrelas em Vitória.


Hotel Senac Ilha do Boi
Hotel Senac Ilha do Boi

• O Hotel Senac Ilha do Boi também tem acesso a Curva da Jurema e possui uma vista panorâmica incrível da cidade, além disso, é considerado um dos hotéis mais luxuosos de Vitória, 5 estrelas, com estrutura e gastronomia fantástica, dependendo da época é possível encontrar tarifas com valor acessível. Particularmente nós amamos ficar nele Veja nossa experiência no Hotel Senac Ilha do Boi.

A Ilha do Boi, onde fica o Hotel Senacé um bairro "chiquérrimo" de Vitória, repleto de mansões e duas prainhas que até parecem particulares, só que não! A entrada do bairro fica na Curva da Jurema, ao lado do Shopping Vitória.

ENSEADA DO SUÁ

Hotéis em Vitória e Vila Velha
Praça do Papa - Vitória (vista do Hotel Golden Tulip)

A Enseada do Suá é um bairro muito bom em Vitória, localizado entre a Curva da Jurema e o centro da capital. Ali estão grandes prédios comerciais e a Praça do Papa, onde fica o Projeto Tamar e o pier de onde parte o Aquaviário com destino a Vila Velha e os passeios de barco para ver as baleias Jubarte.


• O Golden Tulip Porto Vitória é o melhor hotel da Enseada do Suá e certamente um dos melhores hotéis em Vitória, oferece estrutura excelente, café da manhã caprichado e uma ótima localização em plena Praça do Papa, a menos de 1 km do Shopping Vitória e da Curva da Jurema. Veja nossa experiência no Golden Tulip Porto Vitória

• O Go Inn Vitória é uma boa alternativa econômica na Enseada do Suá.

CENTRO DE VITÓRIA 

Dicas de Hotéis para todos os bolsos em Vitória e Vila Velha
Baia de Vitória (vista do Hotel Alice Vitória)

No centro da capital fica o comércio popular, o importante Porto de Vitória, a Rodoviária e alguns dos principais patrimônios históricos do estado: como o Teatro Carlos Gomes, a Catedral Metropolitana, o Palácio do Governo entre outros. 

Apesar dos barzinhos agitarem a "Rua Sete" nos finais de semana, a noite o comércio fecha e o movimento cai bastante e definitivamente, não é um lugar seguro para circular. Por outro lado, a hospedagem no centro de Vitória é mais em conta do que em áreas turísticas da cidade, porém os hotéis são mais simples.


Hotel no centro de Vitória
Alice Vitória Hotel

• O Alice Vitória Hotel é o melhor hotel do centro de Vitória, está bem localizado, possui um bela vista, piscina e um ótimo restaurante. Saiba mais AQUI.

• O Cannes Palace Hotel é uma alternativa razoável, já quem busca um hotel econômico no centro de Vitória a dica é o Hotel Sol e Mar ou o Guanaaní Hostel


O centro de Vitória também é um bom local para se hospedar próximo da Estação Pedro Nolasco, de onde parte o Trem Vitória-Minas, porém, se esta for a sua intenção, o melhor mesmo é ficar no Nobile Inn Meridional Cariacica, que fica a apenas 2,7 km da estação de Trem.


HOTÉIS PRÓXIMO A UFES VITÓRIA

Precisa de um hotel próximo a UFES? A Universidade Federal do Espírito Santo fica localizada no chamado "Campus de Goiabeira", próximo a bairros conhecidos da cidade como o Jardim da Penha e Santa Luiza.

• O Easy Vitória Reta da Penha by Atlantica fica a 900 metros da UFES (dá até para ir caminhando), o Sleep Inn Vitória fica a 2 km, já para quem busca apenas cama e café Onça da Praia Hostel, a 1,5 km, é a opção mais em conta .


ONDE FICAR EM VILA VELHA

Dicas de Hotéis em Vila Velha - ES
Praia da Costa - Vila Velha (vista do Hotel Quality Suites)

Particularmente eu amo Vila Velha, além de estar próxima da capital Vitória, menos de 10 km, a cidade reúne praias lindas e alguns dos Pontos Turísticos mais importantes do Espírito Santo.

A melhor localização para se hospedar em Vila Velha depende do seu estilo, basicamente você terá que escolher entre ficar na agitada Praia da Costa ou na tranquila Praia de Itaparica. Conheça as melhores Praias de Vila Velha.

PRAIA DA COSTA

Hotéis em Vila Velha Praia da Costa

A Praia da Costa é uma das preferidas da região, tanto pelo mar de águas calmas, quanto pelo "agito" que acontece dia e noite no agradável calçadão com ciclovias, playground, ótimos restaurantes e feirinhas de artesanato. Ideal para quem gosta de passear.

A Praia da Costa fica na região central de Vila Velha, portanto, está rodeada de comércio, bancos, supermercados, também fica próxima do Convento da Penha, da Fábrica de Chocolates Garoto, do Morro do Moreno e de outras atrações turísticas. Se quer estar perto de tudo, a Praia da Costa é o melhor lugar para se hospedar em Vila Velha.



• O Quality Suites Vila Velha é o único hotel de frente para o mar na Praia da Costa, além da vista lindíssima, oferece uma ótima estrutura 4 estrelas com piscina, quartos confortáveis, academia e restaurante. Saiba mais AQUI.

• O Champagnat Praia Hotel é o que oferece o melhor custo-benefício na Praia da Costa., fica a menos de 200 metros da orla, tem piscina, estacionamento gratuito, café da manhã caprichado e um cuidado especial aos hospedes, confesso que é um dos nossos hotéis queridinhos em Vila Velha, confira nossa experiência no Champagnat Praia Hotel.


Vila Velha melhores hotéis e pousadas Praia da Costa
Champagnat Praia Hotel - Vila Velha

Quem busca um hotel barato na Praia da Costa a dica é Hotel Prainhaque fica entre o Convento da Penha e a Praia da Costa ou a Pousada Convento da Penha, a 800 metros da orla.

• Quem prefere ficar num hostel em Vila Velha, o Yellow Hostel Praia da Costa oferece cama e café com localização privilegiada de frente para o mar.


PRAIA DE ITAPARICA

Onde se hospedar em Vitória ou Vila Velha?

A
Praia de Itaparica é praticamente uma extensão da Praia da Costa, distante cerca de 4 km, o suficiente para fugir do agito porém com fácil acesso aos Pontos Turísticos

O mar de Itaparica, embora um tanto agitado, é lindo com areias douradas e uma orla muito bem estruturada com quiosques novinhos, restaurantes, padarias, farmácias... a região tem atraído prédios residenciais luxuosos e cada vez mais hotéis.


• O Hotel Santorini é sem dúvida o melhor custo-benefício de Itaparica. Uma graça de hotel, praticamente a beira mar (menos de 50 metros da praia), tem estacionamento gratuito, quartos confortáveis e um excelente café da manhã. Ficamos nele e adoramos, veja nossa experiência no Hotel Santorini Vila Velha.


Hotéis em Vila Velha

• O Hotel Plaza Mar é uma boa opção para quem deseja ficar de frente para o mar na Praia de Itaparica, já quem busca um hotel econômico a dica é o Hotel Olympia, o Tulip inn Vila Velha (muito bem localizado entre as Praias de Itapuã e Itaparica), o  Hotel da Praia e o Itaparica Praia Hotel.

RESORTS NO ESPÍRITO SANTO


Resort All Inclusive em Vitória, Vila Velha, Guarapari e em outros lugares do Espírito Santo você não irá encontrar, pelo menos até o momento. Mas tem o Hotel Fazenda China Park, o maior complexo de lazer das Montanhas Capixabas, localizado em Domingos Martins, a 90 km de Vitória. 


Hotel Fazenda Espírito Santo
Hotel Fazenda China Park

O China Park oferece atrações para todas as idades, equipe de recreação, parque aquático e opção de hospedagem pensão completa, que inclui comida (das boas) o dia inteiro (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar). Veja nossa experiência no Hotel Fazenda China Park.

Como pode ver, você terá ótimas opções de hotéis para ficar em Vitória ou Vila Velha, esperamos ter ajudado com as dicas e que você aproveite muito as belezas do nosso Espírito Santo. Tem que ir!

Dicas de Hotéis em Vitória ES
Nós duas no Comfort Suítes Vitória :)

Veja Também:

Booking.com






23 comments:

  1. Adorei as dicas!! Ótimas opções de hospedagem, sem dúvida vou escolher uma dessas que vocês já ficaram,assim não terei surpresas desagradáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone. Ficamos Felizes que tenha gostado! Essas opções são ótimas! Pode vir tranquila!

      Bjs

      Excluir
  2. Ricardo de Souza01 outubro, 2014

    Boas dicas, irei a Vitória nos próximos dias, escolhi o Ilha do Boi.

    ResponderExcluir
  3. Estava mesmo procurando um bom hotel no centro, gostei desse que vocês indicaram, vou fazer a reserva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O Hotel Alice Vitória é realmente uma ótima opção no centro.

      Boa viagem.

      Abraços

      Excluir
  4. Ótimo post, ajudou bastante a entender como funciona. Estava na dúvida entre Vitória e Vila Velha, mas acho que vou acabar ficando em Vitória mesmo. Passa ônibus na Orla de Camburi para Vila Velha?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi juliana,

      Ficamos felizes por ter ajudado! Em relação aos ônibus, passam sim ônibus para Vila Velha na Orla de Camburi. Você pode pegar o 508 - Terminal LARANJEIRAS / Terminal ITAPARICA - Esse atravessa a 3° Ponte, passa no centro de Vila Velha e vai até os Terminais de Vila Velha e Itaparica (de dentro dos terminais você pode pegar outros ônibus para ir no Convento ou na Fabrica da garoto por exemplo, sem pagar outra passagem - R$3,20 jan/2018)

      Abraços e boa Viagem!

      Excluir
  5. Ola gostaria de saber onde em vitoria teria uma pousada boa e barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Infelizmente Vitória quase não tem opção de pousadas. O melhor custo benefício são mesmo alguns hotéis como Ibis e o Minuano (que citamos a cima).

      Copie e cole esse link no seu navegador para ver todas as opções, inclusive em ordem de preço:

      https://www.booking.com/searchresults.en.html?city=-679351&aid=1159211&no_rooms=1&group_adults=1

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  6. MELHOR MATÉRIA QUE ENCONTREI DE ONDE SE HOSPEDAR EM VITÓRIA E VILA VELHA, ESTAVA SUPER NA DUVIDA ENTRE AS DUAS, MAS SUAS DICAS FORAM ESCLARECEDORAS. OPTEI EM FICAR EM VITÓRIA NA PRAIA DE CAMBURI E IR UM DIA PARA CADA LUGAR, VILA VELHA, GUARAPARI E PEDRA AZUL. O QUE VOCÊ ACHA?

    ResponderExcluir
  7. Olá Lucinda.

    Ótimo!! Procure ficar nos hotéis que indicamos no inicio da Orla de Camburi, assim você estará perto dos restaurantes da Praia do Canto. Suas escolhas de passeios estão perfeitas!

    Qualquer dúvida conte conosco.

    Abraços,

    Ma e Ka



    ResponderExcluir
  8. O transito em Vitoria /Guarapari/ Vila Velha é tumultuado? É necessário carro 4x4 para os passeios turisticos pelo litoral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O Transito em Vitória e Vila Velha são tranquilos se compararmos as grandes capitais como SP e Rio, mesmo assim tente evitar os horários de pico, quando fica mais lento principalmente para atravessas a 3ª ponte (que lida uma cidade a outra).

      Guarapari é uma cidade praiana, o transito é mais na alta temporada (dezembro/janeiro) quando a cidade fica lotada de turistas.

      Não é necessário 4x4 para os passeios pelo litoral capixaba, as estradas no geral são muito boas, asfaltada, carro comum é o suficiente.

      Aproveite a viagem e qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
    2. Ma e Ka,
      Muitissimo obrigada pela atenção e rapidez na resposta. Estarei pela primeira vez em Vitoria de 21 à 24/02/2020, seria um prazer conhece-las. Sou de Brasília e irei com uma amiga.Conhecerei a capital do ES através de um apanhado no tour que fiz seu blog.
      Priorizei alguns porque sei que não terei tempo suficiente para todos nessa primeira visita.
      Estou seguindo vocês pelo insta.
      Grata
      Simone

      Excluir
    3. Oi Simone, que legal!! Espero que você e sua amiga aproveitem super esses dias em Vitória.
      A cidade é linda, qualquer dúvida conte com a gente por aqui ou pelo insta! :)

      Super beijo.

      Ma e Ka

      Excluir
  9. Gostei muito das orientações será muito útil para minha viagem. gradeço por compartilha suas experiências e conhecimentos. Estou empolgada porque vou conhecer pela primeira vez Espirito Santo. Vou estar sozinha e por 5 dias em setembro deste ano pois quero fazer o passeio para ver baleia Jubarte,me interessei pois fica mais próximo e mais barato a viagem partindo de São Paulo.
    Precisava de orientação onde ficar, estou em dúvida entre Vila Velha ou Vitória. Gosto de locomover a pé ou transporte público. Vou conhecer também projeto Tamar. Precisava de uma localização com facilidade restaurante, mercado e shopping. E também próximo a praia, pois amo caminhada na orla É tranquilo andar sozinha?

    Muito obrigada.
    Ariane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane,

      Que legal, ficamos felizes em saber que gostou do nosso blog!

      Vamos as dicas:

      Sobre a hospedagem, diante do que você falou, o melhor seria ficar em Vitória. Minha sugestão é ficar no Hotel Comfort Suites (falamos dele acima), a localização é excelente, praticamente na rua de traz do hotel fica o "Triângulo das Bermudas" uma região com vários restaurantes, do lado tem farmácias, supermercado e dá para ir caminhando até a orla da Praia de Camburi (5 minutos) e também até a feirinha de artesanato da Praça dos Namorados. Na frente dele também tem transporte público para Vila Velha, o Centro, a Praça do Papa (onde fica o projeto Tamar e de onde sai o passeio das Baleias), uma corrida de uber até esses lugares também não fica caro.

      Espero que aproveite seus dias e qualquer dúvida conte conosco!

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  10. Aqui foi a melhor matéria que encontrei sobre as dicas de viagem!
    Vou subir o pico da bandeira e depois ir fazer um tour em vitória, vendo suas dicas me interessei em conhecer Domingos Martins e pedra azul. Estamos indo de carro e
    gostaria de saber se é melhor conhecer a parte das montanhas capixabas ou ir direto a vitória?
    Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que legal! Ficamos muito felizes em saber que gostou do nossas dicas.

      Sem dúvida vale a pena conhecer as Montanhas Capixabas, em especial Pedra Azul (rota do lagarto e a trilha que leva ao topo da Pedra para a ver a vista e as piscinas naturais). Estando de carro você consegue fazer tudo em um dia e ainda dar uma passadinha no centro de Domingos Martins antes de pegar a estrada sentido Vitória.

      Não esqueça de explorar os cartões postais de Vila Velha e as lindas praias de Guarapari.

      Boa viagem e qualquer dúvida conte conosco, também estamos no instagram @blogtemqueir

      Abraços, Ma e Ka

      Excluir
  11. Leonora de BH16 dezembro, 2022

    Amei suas dicas irei de trem BH a Vitória porem quero conhecer tudo mas gostsria de um lugar com cafe da manhã e jantar mas econômico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonara, ficamos felizes em saber que amou nossas dicas, muito obrigada! Não há hotéis em Vitória que ofereçam café da manhã e jantar inclusos na diária, mas neste post listamos opções de hotéis econômicos tanto em Vitória, quanto em Vila Velha. Dependendo de onde for ficar há supermercados, restaurantes e pracinhas com food trucks para se alimentar sem gastar tanto. OK! Qualquer dúvida conte conosco.

      Excluir
  12. Me adicione no wasap (031)992112264

    ResponderExcluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir