slider

Destaques

POSTS RECENTES

Como ver as Baleias em Vitória - ES: tudo que você precisa saber!

15 de julho de 2019

Entre os meses de julho a outubro, as Baleias Jubarte procuram as águas quentinhas do litoral brasileiro para "namorar" e dar a luz aos filhotes. Um dos lugares preferidos desses gigantes é o mar do Espírito Santo, o legal é que existe um passeio de barco saindo de Vitória que nos leva para ver as Baleias de pertinho, uma experiência única! Confira.


Passeio de barco para ver as Baleias Jubarte em Vitória

COMO FAZER O PASSEIO? DIAS, HORÁRIOS E VALORES


No Espírito Santo, a  AVES - Aventureiros do ES é a operadora oficial dos passeios de observação de baleias do Projeto Amigos da Jubarte, portanto está autorizada pela capitania dos Portos e tem profissionais preparados para oferecer um passeio com total segurança aos turistas.

Durante a "Temporada das Baleias" (de julho a outubro, podendo se estender até novembro) os passeios acontecem com frequência, todos os sábados e domingos, exceto quando as condições climáticas não permitem. Além das baleias é possível ver também golfinhos, tartarugas, aves marinhas e outras espécies comuns da costa capixaba. 

A procura por essa atração em Vitória é grande, já foi até destaque no Fantástico! As vagas são limitadas, o ideal é agendar com antecedência através do Site oficial ou do WhatsApp da empresa (deixaremos todos os contatos no fim deste post).

Informações, dias, horários e valores do passeio saindo de Vitória
Foto divulgação: Amigos da Jubarte/Aves Voando Alto

O embarque é realizado as 7h da manhã no Píer Cais dos Pescadores, que fica na Praça do Papa - Enseada do Suá, em Vitória (ao lado do Sebrae). Se estiver de carro poderá deixá-lo no estacionamento da Capitania dos Portos de forma gratuita. Se quiser ficar num hotel próximo, o Golden Tulip Porto Vitória é ótimo e fica praticamente em frente, veja AQUI como foi a nossa hospedagem.

O passeio dura entre 06 e 9 horas no total (varia porque depende se as Baleias estarão mais perto ou longe da costa, condições do mar, vento, etc - no dia em que fizemos durou 07 horas).

O barco é bem estruturado, grande (tipo uma escuna, com capacidade para até 30 pessoas) com coletes salva-vidas, banheiros, camas... Aliás no passeio está incluso água, refri, suco, frutas, biscoitos e ainda um mimo de lembrança. Você também pode levar lanchinhos leves de sua preferência, bebidas alcoólicas não são permitidas.


Os valores variam: adultos pagam R$220,00; crianças de 5 á 12 anos R$150,00. A idade mínima para realizar o passeio é 05 anos. Consulte valores especiais para grupos. (*Preços em julho/2019)

Dicas: Vá agasalhado, você estará no meio do mar e pode ventar bastante; não esqueça o protetor solar; óculos, boné ou chapéu só se estiverem firmes na cabeça senão podem voar. Se você for do tipo que enjoa é bom tomar um remedinho antes do embarque, o barco balança razoavelmente, nada que assuste! 

Agora que você já tem as informações, vamos contar como foi a nossa experiência! Bora ver as baleias? :)

PASSEIO PARA VER AS BALEIAS JUBARTE EM VITÓRIA


O Passeio já começa com um amanhecer lindo na baía de Vitória! Passamos em baixo da famosa terceira ponte, vimos o Convento da Penha (alguns dos cartões postais mais importantes do Espírito Santo). 


Vitória - ES

Antes e logo depois do embarque os guias da empresa Aves e do Projeto Amigos
da Jubarte nos explicaram sobre o passeio, as normas de navegação, segurança e nos contaram várias curiosidades sobre as Baleias e a vida marinha da costa capixaba. 

As jubartes estão entre os maiores mamíferos do planeta, chegam a medir até 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas, sendo que as fêmeas são maiores que os machos (até no caso das baleias as mulheres é quem mandam, claro! rs). Todos os anos elas migram das águas geladas da Antártica em direção ao litoral brasileiro para se reproduzirem. A espécie já esteve ameaçada de extinção, mas com a proibição da caça em 1986 começou a dar sinais de recuperação.


Ok, ok... tudo lindo na teoria, mas cadê as baleias? Pouco mais de 2 horas de navegação, alguns golfinhos e tartarugas pelo caminho e lá estavam elas, dando um verdadeiro espetáculo de saltos e acrobacias bem na nossa frente! 😍

Preços, dias, horários e valores do passeio das Baleias em Vitória

O barco para e desliga os motores numa distância mínima permitida (100 metros), para que as Baleias fiquem a vontade para dar o seu "show" e se aproximarem do barco caso desejem. Além de vê-las de pertinho, dependendo das condições do dia podemos também ouvir o canto das baleias através de um aparelho chamado hidrofone, que capta os áudios emitidos pelos animais marinhos. Muito Legal!


Ficamos observando essas belezuras por aproximadamente 1 hora, depois foi hora de dizer tchau e voltar aos Cais, em Vitória.

Acho que ver aquelas baleias gigantes saltando bem ali, na nossa frente, nunca mais sairá da nossa memória. Experiência inesquecível! TEM QUE IR!

O que fazer em Vitória: Passeio para ver as Baleias Jubarte

👉 Espírito Santo: quando ir, o que fazer, onde ficar, onde comer e mais!

👉 Veja t
odas as nossas dicas do ES AQUI.


Serviços:

Passeio para ver as Baleias em Vitória
www.queroverbaleia.com
Horários: De Julho a outubro - todos os sábados e domingos ás 7h (chegue 30 minutos antes).
Telefone/WhatsApp para agendamento: (27) 99980-0413 ou (27) 99297-7851 -Agência Aves - Aventureiros do ES
Embarque: R. Belmiro Rodrigues da Silva, 170 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-435 (Pier Caís dos Pescadores).

*Essas são nossas experiências, opiniões pessoais e imparciais. Preços, horários e informações referem-se a data do nosso passeio (julho/2019) e podem ser alterados ao longo do Tempo. Agradecimentos: Agência Aves



CONTRATE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

2 comentários:

  1. Meninas, adorei as informações, muito úteis.
    Estou planejando ir com minha família ao ES no fim de setembro, tomara que eu consiga fazer esse passeio. Mostrei para os meus filhos e eles ficaram doidos para ver as baleias. Amoa ficar uns dias em Vitória e outros em Guarapari. A página de vocês está ajudando muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Solange,

      Ficamos muito felizes com seu comentário!!

      Tomara mesmo que vcs consigam fazer o passeio das baleias, é lindo! Assim que puder já agende a data desejada com o pessoal!!

      Aproveite seus dias em Vitória e Guarapari, também não deixe de dar um "pulinho" em Vila Velha. Qualquer dúvida conte conosco!

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir