Tem que ir: Pernambuco: quando ir, onde ficar, o que fazer... dicas de Recife e Porto de Galinhas ,

Destaques

POSTS RECENTES

Pernambuco: quando ir, onde ficar, o que fazer... dicas de Recife e Porto de Galinhas

15 abril 2023
Pernambuco, dicas de viagem

Pernambuco certamente é um dos lugares mais especiais do nosso Brasil. Afinal, quem nunca escutou falar das famosas praias de Porto de Galinhasda alegria contagiante do Frevo, dos bonecos gigantes de Olinda, da riqueza cultural do Recife, a "Veneza brasileira", do inigualável bolo de rolo... e muito mais!

Programamos nossa viagem para ficar alguns dias em Porto de Galinhas (para curtir a famosa vila) e outros no Recife, para além de conhecer a cidade fazer os principais passeios que partem da capital.

Foi incrível! Agora vamos compartilhar com vocês todas as nossas experiências e dicas, confira!

QUANDO IR

Pernambuco, quando ir
Porto de Galinhas - PE

Em relação ao calor você já sabe né? No nosso nordeste maravilhoso ele é garantido em qualquer época do ano (média de 25º a 30º), mas claro que há outros fatores que podem influenciar diretamente na sua decisão de quando ir a Porto de Galinhas ou Recife , como a época de chuva, a alta temporada, a tábua de maré, etc.

Os meses mais secos, portanto com menos possibilidade de chuva, são entre setembro e fevereiro, no máximo março. Já de abril a agosto são os meses mais chuvosos, pelo menos na teoria.

Dicas de Recife e Porto de Galinhas
Praia dos Carneiros - PE

Digo por experiência própria, nós fomos em agosto, ficamos praticamente o mês inteiro e pegamos muito calor TODOS OS DIAS, o máximo que aconteceu foram pancadas rápidas de chuva a noite ou bem cedo, depois o sol abria todo pleno, nada que atrapalhasse os passeios.

Se a intenção for curtir as piscinas naturais de Porto de Galinhas ou fazer um "bate e volta" a Maragogi, é fundamental programar sua viagem para dias de MARÉ BAIXA, isso faz toda a diferença, explicamos AQUI.

Tanto Recife e Olinda, quanto Porto de Galinhas, recebem muitos turistas o ano inteiro, mas a alta temporada são os meses de férias (dezembro, janeiro e julho), além dos grandes feriados como carnaval, semana santa, etc.


ONDE FICAR

Quando ir, onde ficar, o que fazer, gastronomia
Praia de Boa Viagem, Recife

No Recife a melhor localização para se hospedar é ao longo da Av. Boa Viagem (3 km do aeroporto).

A praia de Boa Viagem, embora lindíssima, é segura para banho apenas em alguns pontos que são protegidos por arrecifes, por conta dos tubarões, mas tem um calçadão agradável com quiosques, ótimos restaurantes, feirinhas de artesanato e uma enorme oferta de hotéis.

Há quem prefira ficar na vizinha Olinda (20 km do aeroporto), que além de todo charme histórico fica disputadíssima no carnaval.


Pernambuco, melhores praias para se hospedar
Porto de Galinhas Praia Hotel

Em Porto de Galinhas (50 km da capital), quem gosta de agito fica no centrinho, onde está a praia principal com passeio de jangada até as piscinas naturais e opções mais em conta de Pousadas. Já os que preferem um pouco mais de tranquilidade e as mordomias dos grandes hotéis e Resorts, deve ficar nas praias de Muro Alto, Cupe ou Maracaípe.

⇒ Preparamos posts completos com sugestões de hotéis, nossas experiências de hospedagem e dicas de onde ficar em Recife, Olinda e Porto de Galinhas.

✓ Veja também onde ficar em Maragogi

QUANTO TEMPO FICAR, O QUE FAZER

Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Litoral Norte...
Embaixada dos bonecos gigantes

Programe-se para ficar em Pernambuco no mínimo de 7 dias a 10 dias, alguns no Recife e outros em Porto de Galinhas.

A capital merece ao menos 2 ou 3 dias, faça um City Tour em Recife e Olinda para conhecer lugares importantes como o Marco Zero (centro histórico), o Paço do Frevo, a embaixada dos bonecos gigantes, o Instituto Ricardo Brennand, os centros de artesanatos e claro, passear de Catamarã pelo Rio Capibaribe, afinal você estará na "Veneza brasileira".

Através dos passeios você terá a oportunidade de conhecer lugares famosos da região como a Praia dos Carneiros, as Praias do Cabo de Santo Agostinho, a ilha de Itamaracá, Caruaru, entre outros. A maioria deles você consegue fazer saindo tanto do Recife, quanto de Porto de Galinhas.

melhores meses para ir, principais passeios, hotéis, restaurantes...
Praia de Calhetas, Cabo de Santo Agostinho

Falando em Porto de Galinhas, você até pode "conhecer" a famosa vila através de um passeio bate-volta do Recife, mas sinceramente é um lugar que merece mais! No mínimo 3 ou 4 dias.

Tempo para curtir as piscinas naturais, as belíssimas praias através do passeio de Buggy, visitar o projeto hippocampus (dos cavalos-marinhos) e passear pela vila que é um charme, repleta de lojinhas, bares e restaurantes com música ao vivo, um clima super legal! Veja todas as dicas de Porto de Galinhas.

E tem mais, Pernambuco está numa localização privilegiada do mapa, é possível fazer um "bate e volta" para conhecer Maragogi, em Alagoas, e até mesmo João Pessoa, na Paraíba.

⇒ Veja nossa lista com 10 passeios imperdíveis.

GASTRONOMIA DE PERNAMBUCO

Onde comer em Recife, Olinda e Porto de Galinhas
Bolo de Rolo - Patrimônio de Pernambuco

Viajar pelo nordeste é bom demais né! A comida é sempre farta, bem temperada a base de muitos peixes, frutos do mar, macaxeira, carne de sol, tapiocas... Mas a gastronomia de Pernambuco vai além, existem pratos que você não pode deixar de experimentar na sua viagem, que foram inclusive declarados Patrimônio Cultural e Imaterial do estado como o Cartola, o Bolo Souza Leão e o nosso queridinho Bolo de Rolo.

⇒ ONDE COMER

Ainda tem carne de bode, peixada, escondidinhos e outras delícias. Veja o post completo "Onde comer em Recife e Olinda", com várias dicas de restaurantes. Para opções de onde comer em Porto de Galinhas veja AQUI.

NOSSAS IMPRESSÕES

Recife, quando ir, o que fazer, onde ficar, onde comer...
Rua do Bom Jesus - Recife (eleita a 3ª rua mais bonita do mundo)

É lindo de ver como aquele povo valoriza e tem orgulho de suas tradições. As cores da bandeira de Pernambuco estão estampadas em todas as partes e a alegria é contagiante!

Recife é uma capital super desenvolvida, muito bonita, movimentada... nos lugares mais turísticos nos sentimos seguras para passear, tirar fotos, mas claro que há de se ter cuidado como em qualquer outro lugar do Brasil.

As pessoas são educadas, é nítido que eles gostam e estão preparados para receber os turistas!

Voltamos tão apaixonadas por Pernambuco, pelas praias, pela cultura, pelo bolo de rolo... que nosso desejo é voltar um dia, para morar!

Pernambuco, melhor blog de viagens - Tem que ir
Nós duas no famoso banho de argila - Praia dos Carneiros

Espero que essas dicas sejam úteis e que sua viagem a Pernambuco seja tão especial quanto a nossa! 😘

Gostou? Segue a gente lá no @blogtemqueir

Veja Também:

Onde ficar em Recife: dicas de hotéis.


Recife: 10 passeios e atrações imperdíveis!

Onde comer em Recife: dicas de restaurantes.

Porto de Galinhas: como chegar, o que fazer, tudo sobre a vila.




Booking.com



Outros Posts:

Olinda: 10 opções de hotéis, pousadas e hostels

10 pousadas baratas em Porto de Galinhas

Melhores hotéis e Resorts de Porto de Galinhas 

Onde se hospedar em Maragogi

João Pessoa: todas as dicas.


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:


13 comments:

  1. Oi meninas! Excelente essa ideia do índice. Facilita a vida de quem está organizando a viagem para lá, já que está tudo compactado em um local!
    Um super beijo
    Carolina

    Blog Viajar correndo

    ResponderExcluir
  2. Marcia Gitana11 abril, 2017

    boa tarde meninas, muito boas as informacoes e eu gostaria de saber quanto custou o transfer do aeroporto a Porto na epoca.

    ResponderExcluir
  3. Oiii, alguém consegue me informar se é fácil conseguir um passeio bate e volta de Natal até Porto de Galinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem?

      Olha só, de Natal só fazem passeios bate e volta no máximo até a Paraíba, um tour por pela capita João Pessoa. Agora para você conhecer Porto de Galinhas só mesmo estando em Recife (que é o mais aconselhável) ou no máximo Maceió ou Maragogi (em Alagoas).

      Mas se posso te dar um conselho é: programa-se para ficar ao menos uns 3 dias em Porto de Galinhas, só assim irá conseguir fazer os passeios com tranquilidade das piscinas naturais, das praias e aproveitar a vilinha a noite que é um charme.

      Abraços,

      Mariza e Karina

      Excluir
  4. Bom dia, estarei indo para Porto de Galinhas agora em Agosto/2017 quantos dias vcs ficaram para realizar todos esses passeios maravilhosos diquei encantada quero todos kkk. Ficarei em Porto de Galinhas 7 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, você não deixou seu nome, mas de qualquer forma ficamos muito felizes com seu comentário. Em Porto de Galinhas ficamos 8 dias e depois ficamos mais alguns dias no Recife. Por isso tivemos tempo para fazer todos esses passeios maravilhosos!

      Nos seus 7 dias em Porto considero imperdível fazer:
      1. Passeio de Buggy Ponta a Ponta para conhecer Porto de Galinhas e região (Muro Altoo, Maracaípe...)
      2. Fazer o passeio de Jangada nas piscinas naturais de Porto de Galinhas
      3. Fazer um City Tour por Recife e Olinda
      4. Conhecer Carneiros
      5. Conhecer as Praias do Cabo de Santo Agostinho
      6. Uma das melhores experiências que tivemos foi o passeio de Jeep Ecológico, muito natureza, um passeio que não vemos todos os dias por aí. Se tiver oportunidade de fazer, faça!

      No mais aproveite para passear na vila a noite e curtir cada minuto desse paraíso!!

      Qualquer dúvida conte conosco!

      Abraços,

      Mariza e Karina

      Excluir
  5. Bom Dia, planejamos ir a Recife e gostaria de saber o translado para Maceio e passar uns dias nesta cidade.

    Tambem me informe as boas praias para ficar em Recife e os passeios para conhecer a cidade, bem como hotel proximo a praia.

    Muito obrigada,

    Elisabeth.

    Atenciosamente,
    Elisabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisabeth, tudo bem?

      Em Maceió e Recife fizemos todos os nossos traslados e passeios com a Luck Receptivo, super recomendo. Segue os contatos:

      www.luckreceptivo.com.br
      Contato/Preços e informações: (81) 3366-6262 / 9.9974-5510
      luckrec@luckreceptivo.com.br

      Para se hospedar no Recife indico o Park Hotel (Uma das melhores localizações em Boa Viagem, ao lado da pracinha e das feirinhas de artesanato - melhor custo x benefício) Veja os detalhes da nossa hospedagem http://www.temqueir.com.br/2016/09/park-hotel-hoteis-pernambuco.html

      Outra excelente opção em Boa Viagem é o Vila Rica http://www.temqueir.com.br/2016/09/vila-rica-hotel-hoteis-pernambuco.html

      Passeios: Um tour pelo centro histórico do Recife e Olinda (Marco Zero, Paço do Frevo, Museu do Sertão, casa dos bonecos gigantes, alto da Sé...), Praia dos Carneiros, Praias do Cabo do Santo Agostinho... Tem muita coisa legal em Pernambuco. Indico ficar uns dias em Poto de Galinhas se ainda não conhece. No blog temos várias dicas, basta acessar os links neste post índice ou no menu, Brasil - Pernabuco.


      Espero ter ajudado e que você faça uma ótima viagem.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  6. Monica Viana01 agosto, 2018

    Meninas, boa tarde! Sou Pernambucana, natural de Recife e fiquei encantada com o post de vocês sobre minha cidade. Obrigada pelo carinho e sejam sempre bem vindas à Veneza Brasileira!! Beijocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica! Ficamos super felizes com seu comentário, ainda mais vindo de uma Pernambucana!
      Nós amamos sua terra, foi uma viagem muito especial para nós. Queremos voltar um dia!

      Muito obrigada pelo carinho.

      beijos.

      Ma e Ka

      Excluir
  7. Aline Arruda05 dezembro, 2018

    Oiii meninas!! vim dizer que fui para recife e porto de galinhas agora em novembro com meu marido e amamos, muito obrigada por compartilhar suas dicas aqui no blog, graças a elas eu consegui fazer um roteiro legal nos dois lugares. Me hospedei no park hotel (por indicação de vcs) e adorei, continuem com esse blog por favor, já estou olhando aqui as dicas de outros lugares para planejar nossa próxima viagem.
    muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Ficamos super felizes com seu comentário! Obrigada de coração. Fazemos tudo com muito carinho e saber que nossas dicas ajudaram é gratificante!

      Conte sempre com a gente!

      Beijos,:)

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir