Tem que ir: Onde comer em Recife: pratos típicos e dicas de restaurantes ,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer em Recife: pratos típicos e dicas de restaurantes

14 abril 2023
Pernambuco, comidas típicas
Cartola

Comer é sem dúvida uma das melhores partes da viagem, sobretudo no nordeste onde a comida é sempre farta, bem temperada a base de muitos peixes, frutos do mar, macaxeira, carne de sol, tapiocas...

Mas a gastronomia de Pernambuco vai além, existem pratos que você não pode deixar de experimentar na sua viagem, que foram inclusive declarados Patrimônio Cultural e Imaterial do estado, são eles:

Cartola é á sobremesa mais popular de Pernambuco, presente em praticamente todos os restaurantes, uma mistura de queijo manteiga, banana, açúcar e canela que eu não imaginava que pudesse ser tão bom!

O Bolo Souza Leão mantém a séculos sua receita tradicional, que é quase "secreta", mas é feito a base de ovos, mandioca e leite de coco. Tem uma consistência diferente, delicioso!

Bolo de Rolo é o nosso queridinho, certamente você vai encontrar desde o tradicional (de goiabada) servido no café da manhã do seu hotel, até os sabores mais variados como de doce de leite, chocolate, limão, entre outros vendidos em lojas especializadas.


Bolo Souza Leão, Pernambuco

Ainda tem carne de bode, peixada, escondidinhos e outras delícias. Neste post vamos dar dicas de onde comer tudo isso em Recife, restaurantes que servem pratos típicos e outras opções que agradam todos os gostos. 

No final, você também confere dicas de onde comer em Olinda

RESTAURANTES EM RECIFE

RESTAURANTE LEITE

Restaurante Leite Recife
Bacalhau com lâminas de alho e legumes

O Restaurante Leite, no centro do Recife, é o mais tradicional de Pernambuco, inaugurado em 1882 é o restaurante mais antigo do Brasil. Tem que ir!

Num ambiente refinado oferece um cardápio que agrada todos os gostos, frutos do mar, carnes, peixes... os pratos com bacalhau são especialidades da casa. Para acompanhar tem um belo vinho do porto e outras bebidas. Mas independente da escolha do prato, uma coisa é certa, a sobremesa tem que ser o Cartola, considerado um dos melhores da cidade! 
Praça Joaquim Nabuco, 147 - Santo Antônio, Recife | Instagram


PARRAXAXÁ

Restaurante Parraxaxá Recife

Restaurante Parraxaxá, em Boa Viagem, é um dos mais legais para ter uma experiência tipicamente nordestina. Tem que ir!

O ambiente é todo caracterizado, os garçons usam roupas de cangaceiros e no buffet do almoço, servido a Kg, você encontra uma infinidade de pratos regionais como carne de sol, escondidinho de charque, baião de dois, bode, macaxeira, etc.

A partir das 18h o buffet continua com uma boa variedade de pratos e também é servido uma ceia regional com caldos, mungunzá, arroz doce entre outros. As deliciosas sobremesas estão sempre presentes: cocadas, doces típicos como pé de moleque, pudim de queijo, além é claro dos famosos bolo de rolo, cartola e souza leão. 

CHICA PITANGA

Chica Pitanga, Recife

Chica Pitanga é outro ótimo restaurante de comida regional em Recife muito frequentado pelos turistas por ficar bem próximo dos hotéis e da feirinha de Boa Viagem.

O restaurante é bonito, a arvore enfeitada no meio do salão chama a atenção e a comida é servida no estilo buffet a kg  com uma enorme variedade de pratos nordestinos, frutos do mar, carnes, massas, saladas e sobremesas deliciosas. Tudo de qualidade!
⇨ Rua Petrolina, 19 - Boa Viagem, Recife | Instagram


CAMARADA CAMARÃO

Camarada Camarão, Recife

O Camarada Camarão é um dos restaurantes queridinhos do Recife, o cardápio tem várias opções de frutos do mar, carnes, peixes, mas como o nome sugere, a estrela da casa são os camarões servidos de mil maneiras.

Um dos meus pratos preferidos é "Gratinado Imperial" com camarões flambados no conhaque, misturados a um arroz cremoso com catupiry, alho-poró, bacon, palmito... gratinado com muçarela e parmesão. Ma-ra-vi-lho-so!

No Recife, o Camarada Camarão mais conveniente para nós turistas é o que fica em Boa Viagem, (bem próximo do Marante Plaza Hotel), há também unidades nos Shoppings Recife e RioMar.


ENTRE AMIGOS

Entre Amigos O Bode, Recife

O Entre Amigos possui dois restaurantes maravilhosos no Recife, o tradicional Entre Amigos - O Bode, em Boa Viagem (600 metros da feirinha), tem várias opções no cardápio, mas a especialidade é a comida regional, com destaque obviamente para o bode; e o Entre Amigos Praia que fica num ambiente moderno de frente para o mar da Praia do Pina, e serve pratos e petiscos para todos os gostos, além de ótimos drinks. 


TIO PEPE

Tio Pepe, Recife
Moranga Tropical

O Tio Pepe, localizado em Boa Viagem, é sem dúvida um dos melhores restaurantes de comida regional em Recife. O ambiente é acolhedor, o atendimento é excelente e a comida saborosíssima. Tem que ir!

O cardápio é bem variado, tem caldinho de peixe, bolinho de bacalhau, casquinho de caranguejo, muitos pratos a base de peixes, porco, uma carne de sol na brasa maravilhosa, e o "Moranga Tropical", camarões servido na moranga com cream cheese, que é um dos meus favoritos! Pratos bem servidos a preço justo.
Rua Almirante Tamandaré, 170, Boa Viagem - Recife | Instagram


BARGAÇO

Bargaço Recife

O Bargaço Recife, no bairro do Pina, é uma excelente opção para comer frutos do mar. O ambiente é requintado, tem espaço Kids, estacionamento e o cardápio tem várias opções de peixes, ostras, lagosta, polvo, camarão e moquecas. Os acarajés e o bolinho de bacalhau de entrada também são ótimos! De segunda a quinta tem promoção na hora do almoço através do menu executivo.

RESTAURANTE SKILLUS CLASSIC

Recife: pratos típicos e dicas de Restaurantes

O Restaurante Skillus Classic foi uma surpresa boa que tivemos no Recife, onde a agência de turismo nos levou para almoçar durante o City Tour.

Fica localizado na região central, serve almoço através de buffet a Kg com uma imensa variedade de comida regional, frutos do mar, grelhados, saladas, sushi e sobremesas deliciosas. A noite eles servem um rodízio de pizzas, que inclui crepes, massas e saladas por um preço bem acessivel. Tem que ir!

CHURRASCARIA SAL E BRASA RECIFE

Churrascaria Rodízio Recife

Para quem bisca uma tradicional churrascaria rodízio em Recife é dica é a Sal e Brasa, sucesso também em outras cidades do Brasil.

Por um valor fixo, a partir de R$56,90, a Sal e Brasa serve um rodízio com mais de 25 cortes de carnes, além de um buffet variado com frutos do mar, queijos finos, molhos, saladas, estação de massas e de comida oriental. Vale a pena!

O ambiente é enorme, climatizado, algumas noites rola música ao vivo, tem espaço Kids e estacionamento gratuito.

ARMAZÉM GUIMARÃES

Armazém Guimarães Recife

Desde que conhecemos o Armazém Guimarães em Maceió ficamos apaixonadas pelo restaurante, por isso não foi surpresa saber que ele considerado um dos melhores restaurantes italianos do Recife, fica no Shopping RioMar.

As pizzas estão entre as melhores que já comemos na vida, beeeem recheadas. Nós apaixonadas por queijos comemos a "realeza" que leva queijo do reino e borda de gorgonzola, mas tem várias opções, a "Pau-de-Arara", feita com carne de sol e requeijão, é uma das mais pedidas. Além das pizzas o cardápio tem uma série de massas, antepastos e sobremesas. Tem que ir!

DOM BLACK

melhor hambúrguer do Recife

Como somos apaixonadas por hambúrguer, claro que mesmo no Recife não poderia faltar na nossa lista uma bela hamburgueria artesanal. O Dom Black, que tem unidades em Boa Viagem, Piedade e no Shopping Recife foi a escolhida da vez!

Os Lanches são bem preparados com blend de 140gr de carne (suculenta), queijos, bacon e molhos caseiros, destaque para a maionese de coentro. O pão pode ser do tipo brioche, australiano, francês ou de batata doce. Para completar tem fritas, outros petiscos, drinks e Milk Shakes. Experiência das boas. Tem que ir!

CASA DOS FRIOS

Casa dos Frios Recife

O Bolo de Rolo mais famoso de Pernambuco é o da Casa dos Frios, impossível ir embora de Recife sem levar algumas caixinhas azuis para casa.

A unidade de Boa Viagem funciona também como um empório e cafeteria que além de comprar para viagem, você pode comer na hora fatias de bolo de rolo e outros produtos de fabricação própria como biscoitos amanteigados, tortas, salgados e outras delícias. Tem que ir!
Av. Eng. Domingos Ferreira, 1920, Boa Viagem | Instagram


CIOCCOLATTE GELATERIA

melhor sorvete de Recife

Quando estiverem passeando pelo Recife antigo não deixem de dar uma paradinha na Cioccolatte Gelateria, localizada na Praça do Marco Zero.

O gelato é tipicamente italiano, feito com ingredientes de primeiríssima qualidade em diversos sabores, frutas regionais, castanha, pistache e criações exclusivas, como gelato de bolo de rolo. Todos maravilhosos!

⇨ Além da Cioccolatte no Marco Zero, há outra unidade em Boa Viagem (próximo ao Radisson Recife).


FRISABOR SORVETES

FriSabor Recife Boa Viagem

A FriSabor é uma das sorveterias mais tradicionais de Pernambuco, certamente você vai ver carrinhos de picolés e unidades espalhadas por toda a cidade.

Mas tem uma unidade Gourmet, localizada na Av. Eng. Domingos Ferreira, paralela a orla de Boa Viagem, que é ótima para ir com as crianças pois tem espaço Kids. A sorveteria oferece uma infinidade de sabores, inclusive regionais. Muuuuito bom!


ONDE COMER EM OLINDA

Melhores restaurantes de Olinda
Oficina do Sabor

Quem estiver passeando ou hospedado na vizinha Olinda, também estará muito bem servido. No centro histórico um dos melhores restaurantes é o Oficina do Sabor, pois além da vista lindíssima, serve comida regional e frutos do mar com um toque de requinte.

Outros que seguem a mesma linha "impossível não agradar", são os restaurantes Patuá e o Beijupirá (sucesso também em Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e Noronha).

Flor de Coco, restaurante aberto ao público da charmosa Pousada do Amparo é ótimo para quem busca um clima romântico para jantar a dois em Olinda.

Restaurantes em Olinda
Bode do Nó

Já o Olinda Art & Grill (no centro histórico) e o Bode do Nó (na beira mar com espaço kids) são ideais para quem procura um restaurante em Olinda para ir com a família, ambos servem comida regional saborosa e farta a preço justo!

Quando for visitar a Casa dos Bonecos Gigantes não deixem de experimentar a Tapioca da Vovó (que fica bem em frente), são as tapiocas mais gostosas de Olinda, parada obrigatória.

Para quem busca uma bela massa acompanhada de um bom vinho a dica é o Trattoria Don Francesco, já para quem curte um petisco e uma "gelada" o Bodega de Véio é um barzinho super tradicional em Olinda.

Gostaram das dicas, qual o seu preferido? Pernambuco é bom demaaaais sô, aproveite e seja feliz! 😋 Tem que ir!



Booking.com


Veja Também:

Onde ficar em Recife: dicas de hotéis e pousadas

O que fazer em Recife: 10 passeios imperdíveis

Onde comer em Recife: Pratos típicos e dicas de restaurantes.

Porto de Galinhas: como chegar, o que fazer, tudo sobre a vila.

Olinda: 10 opções de hotéis, pousadas e hostels

Pernambuco: quando ir, quanto tempo ficar e outras dicas!


Pin It
6 comentários

6 comments:

  1. Melhor seleção de restaurantes que encontrei em Recife, já tive oportunidade de ir em alguns que você citou e realmente são excelentes, já salvei as dicas para visitar os outros. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, muito obrigada! Vale mesmo a pena conhecer todos!
      Bjs
      Ma e Ka

      Excluir
  2. Leandro F.16 junho, 2020

    O Entre Amigos Praia é um dos melhores para ir num happy hour, o Camarada Camarão também é um dos meus preferidos. Recife tem uma excelente gastronomia. Ótimo artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro. Recife tem opções para todos os gostos e estilos né! Muito obrigada por seu comentário.
      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir
  3. Seu posto foi o mais completo sobre gastronomia que eu encontrei, estou planejando a minha viagem para Dezembro e super me ajudou. Obrigadaa"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, ficamos felizes em saber! Espero que aproveite bastante a viagem. Bjs, Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir