slider

Destaques

POSTS RECENTES

Espírito Santo: Dicas de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Montanhas Capixabas.

1 de junho de 2019

Ahhh o Espírito Santo, impossível não se encantar com as belezas capixabas!! São praias, montanhas, cultura, comida boa... Vamos reunir neste post todas as nossas dicas para te ajudar a planejar sua viagem a esse "lugarzinho" especial do mapa!

Convento da Penha, Vila Velha - ES


Muitas vezes o Espírito Santo passa despercebido, até mesmo nos telejornais quando apresentam a previsão do tempo, rs. Talvez por estar entre três estados muito conhecidos do Brasil (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia).

Mesmo nós que amamos viajar, "descobrimos" Vitória e o Espirito Santo por acaso, quando estávamos procurando um lugar mais barato do litoral brasileiro para passar a virada do ano. #Ficaadica.

Aliás um réveillon que mudou a nossa vida! Achamos a cidade linda, bem cuidada, tranquila se comparada a outras capitas, costumamos dizer que é "uma capital com cara de interior". Então voltamos para São Paulo, vendemos tudo e voltamos de vez! Sim!! Trocamos nossa vida agitada em Sampa para morar na Ilha e foi a melhor coisa que fizemos!!

Curiosidade: Existem apenas três capitais no Brasil que são ilhas: Vitória, Florianópolis e São Luis.

QUANDO IR:

No geral, as cidades do litoral do Espírito Santo (Vitória, Vila Velha, Guarapari...) fazem calor praticamente o ano inteiro! Mas também não é como no nordeste, com aquele calorão mesmo no inverno.


Vista do Morro do Moreno, Vila Velha - ES

Em Junho as temperaturas começam a cair, mas Julho e agosto são os meses mais frios, principalmente a noite, durante o dia as temperaturas variam entre 18º e 26º (quando tem o chamado "vento sul" a sensação é menor). No verão o calor é intenso, passa fácil dos 30º.  

A região serrana do estado (Domingos MartinsPedra AzulSanta Teresa), conhecida como "Montanhas Capixabas"registram temperaturas ainda mais baixas no inverno, por conta da altitude, já nos meses mais quentes é o lugar preferido para os que querem dar uma "fugidinha" do calor.

Os meses mais chuvosos vão de outubro a janeiro.

Na capital, além do Porto, estão instaladas grandes empresas, por isso, muitas pessoas visitam a cidade a negócios, o bom é que os hotéis costumam ficar com um ótimo custo x benefício aos finais de semana e feriados. Veja AQUI nossas dicas de onde se hospedar em Vitória ou Vila Velha.

Orla da Praia de Camburi, Vitória - ES

Nas férias de verão a região fica mais movimentada. Nessa época sempre tem atrações na Praia de Camburi (a maior de Vitória), com shows, atividades, torneios esportivos, etc.

No carnaval, nada de muita agitação em Vitória, já que as escolas se apresentam uma semana antes do feriado oficial do Carnaval no Brasil, os desfiles acontecem em um espaço fechado (como no Rio e em SP) - o chamado "Sambão do Povo".

Guarapari, a 50km da capital, além das lindas praias, costuma ser mais agitada e recebe turistas o ano inteiro, principalmente os mineiros.



Todos os anos, no mês de abril, acontece em Vila Velha (vizinha da capital), a Festa de Nossa Senhora da Penha, uma série de missas e procissões celebram a Padroeira do Espírito Santo, é a terceira maior festa religiosa do Brasil. Saiba mais AQUI.

Em julho acontece o Festival de Forró na praia de Itaúnas, o vilarejo (a 280km de Vitória), já é conhecida como a capital do Forró!

Em outubro acontece a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante (a 121km da capital), que celebra as tradições da cultura Italiana (muito forte no ES).
Domingos Martins (cerca de 80km de Vitória) atrai turistas do Brasil inteiro com eventos que acontecem em várias épocas do ano, como o Festival da Imigração Alemã em Janeiro, o Festival de Inverno em Julho e o brilho do Natal em Dezembro.




CULINÁRIA DO ESPÍRITO SANTO: 

O mais famoso dos pratos sem dúvida é a Moqueca Capixaba, inclusive prepare-se para escutar "a verdadeira moqueca é a capixaba, o resto é peixada"!

Moqueca Capixaba

A diferença é que ela é feita a base de muitos temperos (em especial o coentro) e não utiliza azeite de dendê e muito menos leite de coco (como a Moqueca Baiana), além disso a tradição diz que, para ser boa de verdade, tem que ser feita nas "Panelas de Barro" (patrimônio cultural do estado), produzidas artesanalmente pelas mulheres do bairro de Goiabeiras - "As Paneleiras de Goiabeiras".

Outra iguaria típica é Torta Capixaba (a base de frutos do mar e palmito fresco), na Semana Santa esse é o prato que não pode faltar na mesa do capixaba.

Existem vários restaurantes e quiosques espalhados pela cidade que servem esses e outros pratos a base de peixes e frutos do mar.

Mas quando o assunto é comer bem no Espírito Santo, isso vai muito além. Há ótimos restaurantes de comida Italiana, pizzarias (influência dos imigrantes), destaque também para as Hamburguerias artesanais e claro, para as cafeterias, afinal - estamos falando de um dos maiores produtores de café do país!

👉 Confira AQUI o post completo com dicas de "Onde comer em Vitória e Vila Velha". 


O QUE FAZER - PASSEIOS IMPERDÍVEIS! 

Quanto mais eu "descubro", mais eu me apaixono! É impressionante a diversidade dos passeios no Espírito Santo.


Praia das Castanheiras, Guarapari - ES

Na capital Vitória há sim boas praias, que atendem todos os estilos: pequenas e tranquilas como é o caso das praias da Ilha do Boi, a agitada Curva da Jurema e a mais extensa e estruturada de todas, a Praia de Camburi, com um charmoso calçadão, hotéis, quiosques padronizados, etc. Leia AQUI o post completo sobre as Praias de Vitória

Ainda tem toda a riqueza cultural do centro histórico, museus, parques agradáveis e curiosos como Parque Pedra da Cebola.

Quem está em Vitória também não pode perder a oportunidade de conhecer os atrativos das cidades próximas. Muitos deles dá para conhecer num passeio  de um dia, no estilo "bate e volta".

Basta atravessar a 3ª Ponte (com um visual lindo) pra chegar na querida vizinha Vila Velha, onde está o principal cartão postal do estado, o Convento Nossa Senhora da Penha, além da badalada Praia da Costa, o Morro do Moreno, e para os chocólatras de plantão visitar o Museu, Loja e Fabrica de Chocolates Garoto é um passeio imperdível!

Quando o assunto são as praias do Espírito SantoGuarapari(a 60km da capital), reúne algumas das mais lindas do estado! Impossível deixar de fora do seu roteiro.

👉 Leia AQUI o post completo sobre as Praias de Guarapari.

Mas nem só de praias e calor vive o Espírito Santo, a região serrana do estado serve de refúgio, oferece charme e um "climinha" mais ameno das chamadas "Montanhas Capixabas" "Pedra Azul", em Domingos Martins, é um dos principais cartões postais do estado, certamente você já escutou falar, foi até cenário de Novela!!

Pedra Azul - ES

Outra atração pioneira no Brasil e que hoje faz sucesso entre os turistas está a 120km da capital, em Venda Nova do Imigrante (considerada a capital nacional do Agroturismo), onde as tradicionais famílias, em sua maioria descendentes de Italianos, abrem as portas de suas fazendas para o turista conhecer, degustar e comprar as diversas delícias que eles produzem!

Santa Teresa, a 78km de Vitória, também é cheia de encantos, reconhecida como a primeira cidade do Brasil a ser colonizada por imigrantes Italianos, preserva até hoje boa parte de seus patrimônios históricos e tradições, principalmente quando o assunto é gastronomia.



O Espírito Santo é o tipo do lugar que sempre tem um cantinho a ser descoberto, vem chamando cada vez mais atenção dos turistas, que aumentam a cada ano. Quem conhece se apaixona!

Curva da Jurema, Vitória - ES


Abaixo você confere todas as dicas, separadas por região: 


👉Trem da Vale - Todos os detalhes da viagem de Vitória a Minas com o Trem da Vale


VITÓRIA E VILA VELHA:

👉 Onde se hospedar em Vitória e Vila Velha: Entenda os bairros, as praias e as melhores opções de hotéis.

👉 Onde comer em Vitória e Vila Velha: Conheça os pratos típicos da culinária capixaba, dicas de restaurantes, pizzarias, bares, feirinhas, etc.

👉 Hamburguerias artesanais que são destaque em Vitória e região: listamos nossas melhores experiências!

👉 Convento Nossa Senhora da Penha: Tudo sobre o principal cartão postal do Espírito Santo.

👉 Visita a Fabrica de Chocolates Garoto: Como agendar, preço, degustação... todas as informações e os detalhes da nossa experiência!

👉 Museu Garoto: Um dos lugares mais interessantes da "Fabrica da Garoto" - Todas as informações de como visitar - horários, valores, etc

👉 Praias de Vila Velha:Saiba quais são as preferidas e onde ficam as principais praias da cidade, incluindo a badalada Praia da Costa.

👉 Morro do Moreno: Informações e dicas de como subir o Morro do Moreno, uma das vistas mais lindas do Espírito Santo

👉 Farol de Santa Luzia: Ótimo lugar para visitar com a família, dicas de como chegar, horário de funcionamento, etc

👉 Praias de Vitória: Conheça as praias da capital do Espírito Santo

👉 Passeio de Escuna em Vitória: Detalhes e Informações de uma das formas mais interessantes de conhecer a capital.

👉 Centro Histórico de Vitória: Dicas para conhecer os patrimônios históricos e culturais de Vitória, com visitas guiadas e gratuitas

👉 Paneleiras de Goiabeiras - Vitória: Informações para conhecer o galpão onde são feitas as tradicionais panelas de barro do Espírito Santo

👉 Parque Pedra da Cebola: Informações e dicas de como chegar a um dos parques mais bonitos e visitados de Vitória. 

👉 Parque Botânico Vale: Vitória, Informações para visitar o parque e o "Complexo Tubarão"

👉 Museu Vale , Vila Velha: Dicas para conhecer o Museu em homenagem a Estrada de Ferro Vitória a Minas.

👉 De Vitória a Guarapari: como chegar de carro ou de ônibus.

👉 Pedra Azul: Como chegar, quando ir, onde ficar, entenda a Rota do Lagarto,  e tudo sobre o Parque Estadual da Pedra Azul.

👉 Passeio de um dia pelas montanhas CapixabasBate a Volta de Vitória para conhecer a Pedra Azul, Domingos Martins e o Agroturismo em Venda Nova do Imigrante.

👉 De Vitória a Domingos Martins e Pedra Azul: Dicas de como chegar de carro ou de ônibus - incluindo horários, valores, etc

👉 De Vitória a Santa Teresa: Como chegar de ônibus, de carro ou passeio bate e volta com agências de Turismo.

👉 Passeio de Vitória a Santa TeresaDetalhes do bate e volta para conhecer a primeira cidade de colonização italiana do Brasil.

GUARAPARI

👉 Onde ficar em Guarapari: dicas dos melhores hotéis e pousadas.

👉 Como chegar a GuarapariPartindo do aeroporto, de Vitória ou de Vila Velha.

👉 O que fazer em Guarapari: 5 dicas imperdíveis!

👉 Praias de Guarapari: Praia do Morro, Praia da Areia Preta, Meaípe, Bacutia... conheça um pouco mais das praias de Guarapari - ES

👉 Passeio de Escuna em Guarapari: Informações, horários, valores e nossa experiência.

👉 Onde Comer em Guarapari: Dicas de Restaurantes e nossas deliciosas experiências

👉 Roteiro Histórico e Cultural de Guarapari: Além das praias - Igrejas, ruínas e monumentos que marcam a história de Guarapari.

👉 Compras, lembranças e artesanatos em Guarapari: Listamos os melhores lugares!

MONTANHAS CAPIXABAS:

👉 De Vitória a Domingos Martins e Pedra Azul:  Dicas de como chegar de carro, de ônibus ou com agências de turismo.

👉 De Vitória a Santa Teresa: Como chegar de ônibus, de carro e passeio bate e volta com agências de Turismo.

👉 Passeio de um dia pelas montanhas Capixabas: Detalhes do bate e volta de Vitória a Pedra Azul, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante.

👉 Passeio de Vitória a Santa TeresaOs detalhes o bate e volta para conhecer a primeira cidade de colonização italiana do Brasil.

👉 Pedra AzulComo chegar, quando ir, onde ficar, entenda a Rota do Lagarto, e tudo sobre o Parque Estadual da Pedra Azul.

👉 Domingos Martins: Conheça a cidade queridinha da região serrana do Espírito Santo.

👉 Claid's Biscoitos - Santa Teresa - Fábrica de biscoitos artesanais e cafeteria, imperdível para quem visita Santa Teresa.

👉 Cantina Mattielo: Vinhos, licores, cafés artesanais... Parada obrigatória para quem visita Santa Teresa. 

👉 Restaurante e Café Colonial Casa da BicaParada perfeita entre Domingos Martins e Pedra Azul. Em meio a muita natureza, um dos melhores restaurantes da região.

👉 Restaurante Perterles : Ótimo restaurante no inicio da Rota do Lagarto, Pedra Azul.

👉 Restaurante Caminho do ImigranteRestaurante tradicional no centro de Domingos Martins, comida em fogão a lenha.


*Novos Posts serão acrescentados neste índice - Essas são nossas experiências  e opiniões pessoais. Preços, horários e informações referem-se a data das nossas visitas, portanto podem ser alterados ao longo do Tempo.









16 comentários:

  1. Grazielle Ferreira13 outubro, 2017

    Bom dia!
    Vi seu blog e gostei demais. Moro em Goiás e estou planejando ir pra  Vitória em janeiro. Li as dicas ai da cidade e me apaixonei, porém como nao  conheço, tenho algumas dúvidas.
    Sobre o clima no mês de janeiro, se chove muito, e sobre locais de  hospedagem. O pacote que estou comprando contempla um hotel chamado Go Inn  Vitória, fica na Av João Batista Parra, eu queria saber se este lugar é  confiável.
    Desde já agradeço e mais uma vez obrigada pelo blog, me ajudou demais na  escolha.

    Abraço.

    Atenciosamente,
    Grazielle Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziele, tudo bem?

      Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso blog! Obrigada.

      Sobre Vitória: Em Janeiro é bem quente, ótimo para pegar praia, passear, tudo fica mais cheio, animado, pode sim ter pancadas de chuva típicas de verão, mas no geral é muito difícil ficar aquela chuva constante de dia inteiro sabe?

      Quanto ao Hotel, ainda não nos hospedamos nele pra falar nossa experiência, mas sobre a localização vi que ele esta perto da praça do Papa, é um lugar seguro sim, aliás Vitória é uma capital bem segura se compararmos a outros lugares, mas claro que principalmente a noite você deve caminhar com atenção (nada de celulares e objetos a mostra, como na maioria das capitais). Por ali passam diversos ônibus tanto para o centro, como para a Praia de Camburi (a maior praia e a orla mais linda da cidade), Vila Velha, etc

      A unica coisa é que nessa região do seu hotel não tem praia na frente (também não sei se você liga muito pra isso) a mais próxima que será a curva da Jurema (ao lado do Shoping Vitória) aprox. 1km, cerca de 15 minutos caminhando. Se seguir em frente depois da Curva da Jurema terá a Praça dos Namorados, onde aos finais de semana acontece a tradicional feirinha de artesanato, ali é praia do canto onde está também o "Triangulo das Bermudas" (com barzinhos, restaurantes, etc...) seguindo um pouco terá uma ponte que dá acesso a Praia de Camburi, o Pier de Iemanjá (essa é uma ótima localização pra se hospedar e os hotéis costumam ter um bom custo x benefício).

      Espero ter ajudado!

      Abraços e Boa Viagem!

      Mariza e Karina Cordovil

      Excluir
  2. Estive agora em Janeiro em Vitória, amei o Espírito Santo, vocês me ajudaram muito com todas essas dicas. Não conseguimos conhecer todos os lugares indicados mas ficamos com vontade de voltar.

    Bjs

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,

      Ficamos muito felizes e saber que sua viagem foi ótima e que de alguma forma contribuímos pra isso.
      O Espirito Santo é mesmo um lugar encantador. Merece voltar!

      Beijos,

      Ma e Ka

      Excluir
  3. quando o trem chega em cariacica e perigoso amiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco,

      Não é perigoso. A estação é movimentada, há seguranças, taxistas, ponto de ônibus próximo. Tranquilo, você deve tomar cuidado com seus pertences como em todos os lugares onde há grande circulação de pessoas.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  4. MARIA TERESA08 agosto, 2018

    OLA!!
    MARAVILHOSAS AS EXPLICAÇÕES!!!
    QUEREMOS IR EM DEZEMBRO DE 2018 PARA O REVEILLON 2019
    PRETENSÃO DE 15 DIAS PARA CONHECER O MAIOR NUMERO DE BELEZA DESSE ESTADO ENCANTADOR.

    GOSTARÍAMOS DA OPINIÃO DE ONDE MONTAR BASE, O MELHOR PONTO PARA SE HOSPEDAR E FAZER OS BATE E VOLTA OU SE E MELHOR FICARMOS UMA SEMANA EM VILA VELHA E CONHECER O MAIOR NUMERO DE LUGARES PRÓXIMOS E DEPOIS MAIS UMA SEMANA EM GUARAPARI PARA APROVEITAR AS PRAIAS E TAMBEM CONHECER AS BELAS PAISAGENS DAQUELAS BANDAS.

    QUAL SUA OPINIÃO A RESPEITO?? AGRADECEMOS A JUDA.
    ABRAÇOS
    MARIA TERESA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Teresa,

      Que legal, vocês vão gostar bastante do ES

      Sim, acho melhor vocês dividirem a hospedagem, ficar em Vitória ou Vila Velha para conhecer os lugares aqui da região da capital, temos dicas aqui de onde se hospedar http://www.temqueir.com.br/2017/12/onde-se-hospedar-em-vitoria-e-vila.html e além do básico, Vitória e Vila Velha nesses dias aconselho vocês a conhecerem a região de Domingos Martins e Pedra Azul (as mais famosas das montanhas capixabas), não sei se estarão de carro, até dá para fazer um bate e volta embora fique um pouco corrido. Temos dicas de como chegar http://www.temqueir.com.br/2015/12/de-vitoria-domingos-martins-e-pedra-azul.html

      Depois sem dúvida vale ficar alguns dias hospedados em Guarapari, que na nossa opinião é onde estão as praias mais lindas do estado, nós gostamos de ficar lá na região central, na Praia das Castanheiras ou do Morro, é uma delícia para passear a noite e durante o dia vocês podem curtir as praias ao redor, fazer passeio de escuna, etc.

      Quanto a Virada do ano, nunca passamos em Guarapari, mas dizem que é ótimo! O de Vitória acontece na praia de Camburi, com alguns shows, queima de fogos, é bonito (nada comparado a copacabana, rs) mas é tranquilo!

      Qualquer dúvida conte conosco e espero que aproveitem bastante!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  5. Olá meninas!!!
    Parabéns pelo blog.. muito útil.
    Estou planejando de ir passar minhas férias em AGOSTO/19 em vila velha. Faz muito frio neste mês? Gostaria de conhecer a cidade e curtir umas praias também.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas! :)

      Agosto não faz muuuito frio, mas também não faz aquele calor como no nordeste em qquer época do ano, as temperaturas ficam em torno de 19° a 25°, as águas são geladas, portanto essa não é a melhor época para curtir as praias do Espírito Santo. Aproveite para ir no Convento da Penha, no farol de Sta Luzia, passear em Vitória...

      Qquer outra dúvida conte conosco, abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta meninas!!

      Estou me reorganizando para ir em MAIO/2019 agora..kkk
      Como é a temperatura neste mês? Será que ainda faz calor?

      Bjs

      Adriana Pontes

      Excluir
    3. Olá Adriana,

      Maio já é melhor, rs... Outono, é quando as temperaturas costumam cair um pouco de manhã e a noite (pode chegar a 15°), mas durante o dia o sol costuma sair e as temperaturas sobem, entre 25º e 28°. Se conseguir vir no inicio do mês melhor!

      Qualquer outra dúvida conte conosco! :)

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
    4. Olá bom dia! Estou planejando uma viagem curta para o Espírito Santo, pretendemos ficar em uma única praia, bonita, de mar tranquilo e paradisiaca e que a hospedagem fosse bem próxima que de pra ir de pes. O que me indica?

      Excluir
    5. Olá Paula,

      Eu particularmente gosto muito das praias de Guarapari (cerca de 50km da capital). Por lá tem as praias centrais (castanheiras, namorados são as minhas preferidas), com mais estrutura e opções de hospedagem, mas não são assim paradisíacas. Neste caso as mais tranquilas seriam as que não ficam no centro, como a Praia de Meaipe (considerada uma das mais lindas).

      Agora, bem mais tranquilas, uma boa opção é Iriri (em Anchieta - 90km da capital) e já mais afastadas Guriri e Conceição da Barra (250km de Vitória) sentido Bahia.

      Enfim, espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  6. Olá boa tarde! Estou planejando uma viagem para Vitória em meados de Junho/2019. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o clima nesta época do ano. Se é possível pegar praia ou se o roteiro deve ser voltado para a parte histórica e as montanhas capixabas. E qual o melhor lugar para base, Vitoria ou Vila Velha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juca, junho não faz muuuito frio, mas também não faz aquele calorão, as temperaturas ficam em torno de 19° a 25°, as águas são geladas, portanto essa não é a melhor época para curtir as praias do Espírito Santo, um roteiro pelas montanhas (Pedra Azul, Domingos Martins, Santa Tereza é ideal).

      Gosto muito de ficar Vitória (no inicio da Praia de Camburi, dá para passear no calçadão, fica próximo a Praia do Canto (onde se concentram bares e restaurantes) e tem fácil acesso a terceira ponte que te leva a Vila Velha.(temos um post com dicas de onde ficar em Vitória e Vila Velha, veja no menu Espírito Santo).

      Não deixe de visitar o Convento da Penha, se tiver disposição suba o Morro do Moreno, enfim... Aproveite!

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir