Tem que ir: Espírito Santo: dicas de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Montanhas Capixabas ,

Destaques

POSTS RECENTES

Espírito Santo: dicas de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Montanhas Capixabas

14 março 2024
Espírito Santo: Quando ir, o que fazer, onde se hospedar, gastronomia...

Ahhh o Espírito Santo, impossível não se encantar com as belezas capixabas! São praias, montanhas, cultura, boa gastronomia... Vamos reunir neste post todas as dicas para te ajudar a planejar sua viagem a esse pedacinho especial do Brasil. Tem que ir!

DICAS DO ESPÍRITO SANTO

Dicas de Vitória Espírito Santo
Aeroporto de Vitória

Muitas vezes o Espírito Santo passa despercebido, talvez por estar entre três estados muito populares do Brasil (Rio de JaneiroMinas Gerais e Bahia). Nós mesmas "descobrimos o Espirito Santo" quando estávamos procurando um lugar mais tranquilo e barato do litoral brasileiro para passar a virada do ano. Fica a dica!


Espírito Santo dicas de Turismo
Praia de Camburi, Vitória

Aliás, foi um réveillon que literalmente mudou a nossa vida! Achamos Vitória uma cidade linda e mais segura, se comparada a outras capitas, então naquela virada de ano 2013/2014 partimos para São Paulo decididas a voltar de vez para o Espírito Santo. Foi o que fizemos! Trocamos nossa vida agitada de Sampa para morar na Ilha e foi a melhor decisão! Há 10 anos moramos em Vitória e por isso temos as melhores dicas do Espírito Santo para compartilhar com vocês.

Curiosidade: existem apenas três capitais do Brasil que são ilhas: Florianópolis, São Luis e Vitória.

QUANDO IR AO ESPÍRITO SANTO

Melhor época para ir ao Espírito Santo
Praia das Virtudes - Guarapari

⇒ CLIMA

No geral as cidades do litoral capixaba (Vitória, Vila Velha, Guarapari...) tem clima agradável o ano inteiro! Mas não espere aquele calorão nos meses de inverno, como acontece no nordeste.

Meses de chuva em Vitória
Temperatura e chuva em Vitória mês a mês

Em junho as temperaturas começam a cair, mas julho e agosto são os meses mais frios no Espírito Santo, principalmente a noite. Durante o dia nessa época as temperaturas variam entre 18º e 25º (mas o chamado "vento sul" faz a sensação parecer menor).


Dicas do Espírito Santo
Praia de Itaparica - Vila Velha

Na primavera e no verão o calor é intenso no Espírito Santo, as temperaturas passam fácil dos 30ºC, por outro lado, novembro e dezembro são os meses que mais chove no Espírito Santo.


Vitória quando ir
Praia de Camburi, Vitória

Na região serrana do Espírito Santo (Domingos MartinsPedra Azul e Santa Teresa), conhecida como "Montanhas Capixabas"registram temperaturas ainda mais baixas no inverno, por conta da altitude, já no verão é o lugar preferido para os que querem dar uma "fugidinha" do calor intenso, por lá as temperaturas são sempre amenas.

⇒ ALTA E BAIXA TEMPORADA - FESTAS

Quando ir a Vitória e Vila Velha
Praia da Costa - Vila Velha

Nas férias de verão Vitória e Vila Velha ficam mais movimentadas. Nessa época sempre rola atrações na Praia de Camburi (a maior praia de Vitória) e na Praia da Costa (a praia mais badalada de Vila Velha), como shows, torneios esportivos e atividades de lazer promovidas pela prefeitura.

Guarapari, a 50 km de Vitória, por conta de suas lindas praias atrai capixabas e turistas o ano inteiro, mas nos meses de férias e nos feriados a cidade fica lotada.


Viagem Espírito Santo: roteiro Vitória, Vila Velha e Guarapari
Praia das Castanheiras - Guarapari

No carnaval, nada de muita agitação no Espírito Santo. Costuma ter bloquinhos de rua no centro de Vitória, Vila Velha, Guarapari e outras cidades. Também tem os desfiles das escolas de samba de Vitória, mas curiosamente eles acontecem uma semana antes do feriado oficial do Carnaval no Brasil. Saiba mais AQUI.


Carnaval em Vitória
Desfile das escolas de Samba em Vitória

Todos os anos, no mês de abril, acontece em Vila Velha (vizinha da capital), a tradicional Festa da Penha, que atrai milhares de fiéis numa série de romarias, missas e procissões em homenagem a Padroeira do Espírito Santo, é a terceira maior festa religiosa do Brasil, atrás somente do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, e da Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.


Quando ir, onde ficar, o que fazer, restaurantes... todas as dicas de Vila Velha ES
Convento da Penha, Vila Velha

Em julho acontece o Festival de Forró de Itaúnas, um vilarejo a 280 km de Vitória que ficou conhecido como a capital do Forró! Em outubro acontece a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante (a 120 km da capital), que celebra as tradições da cultura Italiana (muito forte no ES).


Pedra Azul Espírito Santo dicas
Pedra Azul, Domingos Martins

Domingos Martins, onde fica a famosa Pedra Azul (90 km de Vitória) é considerada um refúgio, mas sempre no primeiro fim de semana de agosto atrai muitos turistas para a Festa do Morango, em outubro rola uma edição da Oktoberfest, em Janeiro é a vez do festival da Imigração Alemã e em julho o agito fica por conta do Festival de Inverno de Domingos Martins.


Réveillon em Vitória e Vila Velha
Reveillon na Praia da Costa, Vila Velha

O réveillon em Vitória e Vila Velha é marcado por shows e queima de fogos nas praias, no geral é organizado, seguro e mais tranquilo do que em muitas cidades turísticas do Brasil. Guarapari nessa época fica bem cheia já que muitos capixabas possuem casa no Balneário.


Melhores meses para ir ao Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Guarapari e Domingos Martins
Praia de Camburi, Vitória

Resumindo, a melhor época para ir ao Espírito Santo é janeiro, fevereiro, março, abril e outubro para pegar clima quente sem tanta chuva; sendo que abril, e outubro (exceto nos feriados), são os melhores para economizar, setembro (com temperatura mais amena) também é um bom mês.

ONDE FICAR NO ESPÍRITO SANTO

Vitória é a capital, onde fica o aeroporto e alguns dos melhores hotéis da regiãoJá a vizinha Vila Velha (a menos de 10 km) reúne alguns dos principais Pontos Turísticos do Espírito Santo. As duas cidades são ótimas, bem estruturadas e servem como base para conhecer outros lugares. Entenda melhor no post onde ficar em Vitória ou Vila Velha.

Guarapari, a 50 km da capital, é ideal para quem vem ao Espírito Santo em busca de lindas praias, o balneário oferece boas opções de hospedagem.


Onde ficar em Vitória, Vila Velha ou Guarapari
Hotel Porto do Sol - Guarapari

Para quem prefere um climinha mais fresco e romântico das  montanhas capixabas, deve seguir por 90 km em direção a Pedra Azul, inclusive é nessa região que fica o Hotel Fazenda China Park, o "Resort do Espírito Santo" repleto de atrações e comida boa, saiba mais AQUI.

CULINÁRIA DO ESPÍRITO SANTO

Onde comer em Vitória, Vila Velha e Guarapari
Moqueca Capixaba

Quando o assunto é a gastronomia do Espírito Santo, o mais famoso dos pratos sem dúvida é a Moqueca Capixaba, inclusive prepare-se para escutar "Moqueca é Capixaba, o resto é peixada"! Ela é feita a base de peixes, camarões e muitos temperos (em especial o coentro), além disso é tradicionalmente servida na Panela de Barro, um patrimônio cultural do estado.

Outra iguaria típica do ES é a Torta Capixaba (mistura de ovos, mariscos e palmito fresco), na Semana Santa é o prato que não pode faltar!


Pratos típicos do Espírito Santo: torta capixaba
Torta Capixaba

Mas além dos pratos a base de peixes e frutos do mar fresquinhos, no Espírito Santo tem opções para todos os gostos, destaque para a gastronomia italiana (influência dos imigrantes). Também tem dezenas de pizzarias, hamburguerias e cafeterias, afinal o Espírito Santo é um dos maiores produtores de café do Brasil!


O QUE FAZER NO ESPÍRITO SANTO

Dicas do Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Guarapari, Pedra Azul...
Vista do Convento da Penha, em Vila Velha

Quanto mais eu descubro mais eu me apaixono pelo Espírito Santo! Impressionante a diversidade de belezas naturais e cultura desse estado.


Dicas de viagem Espírito Santo
Letreiro Vitória 360°, Curva da Jurema

Na capital Vitória há belas praiasatrações históricas e outros lugares legais para visitar como o curioso Parque Pedra da Cebola, o importante Projeto Tamar, e se você vier de julho a novembro poderá fazer o passeio para ver as Baleias Jubarte. Veja o post com 15 dicas do que fazer em Vitória


O que fazer em Vitória, Vila Velha e Guarapari
Parque Pedra da Cebola, Vitória

De Vitória basta atravessar a 3ª Ponte (um dos cartões postais do estado com uma vista lindíssima) para chegar em Vila Velha, onde está o principal cartão postal do estado, o Convento da Penha, além da badalada Praia da Costa (uma das melhores da região para banho de mar), o famoso Morro do Moreno, a Fabrica de Chocolates Garoto entre outras atrações imperdíveis.


Espírito Santo o que fazer, quantos dias ficar
Convento da Penha, Vila Velha

Mas, quando o assunto são as praias do Espírito SantoGuarapari, a 50 km de Vitória, é a preferida dos turistas. A cidade reúne algumas das praias mais lindas do estado! Veja como chegaro que fazeronde comer e onde ficar em Guarapari. Outro destaque do litoral sul capixaba é Anchieta, a 90 km da capital, já ao norte o Balneário de Manguinhos, a 25 km de Vitória é uma delícia para passar o dia.


Espírito Santo roteiro
Praia das Castanheiras , Guarapari

Mas nem apenas de sol e mar vive o Espírito Santo, a região serrana do estado, conhecida como "Montanhas Capixabas", serve de refúgio, oferece charme e um clima bem mais ameno.

Pedra Azul, em Domingos Martins, é um dos principais cartões postais do estado, certamente você já escutou falar, foi até cenário de Novela!


Dicas das Montanhas capixabas: Pedra Azul, Domingos Martins, Santa Teresa
Pedra Azul, Domingos Martins

Outra atração que faz sucesso no Espírito Santo é o Agroturismo em Venda Nova do Imigrantea 120 km da capital (próximo a Pedra Azul), onde as famílias (maioria descendentes de Italianos), abrem as portas de suas fazendas para o turista conhecer, degustar e comprar as diversas delícias que eles produzem!


Santa Teresa Espírito Santo
Rua do Lazer, Santa Teresa

Santa Teresa, a 78 km de Vitória, também é repleta de encantos, reconhecida oficialmente como a primeira cidade do Brasil a ser colonizada por imigrantes Italianos, preserva até hoje boa parte de seus patrimônios históricos e tradições.


Buda Gigante ES
Buda Gigante, Ibiraçu - ES

O Buda Gigante é a mais nova atração do Espírito Santo com destaque nacional e internacional por ser o segundo maior Buda do Mundo! Fica em Ibiraçu, a 65 km da capital, dá para conhecer através de um bate e volta de Vitória ou Vila Velha, saiba mais AQUI.


Melhor blog de viagem Vitoria - Espírito Santo
Nós duas :) Convento da Penha - Vila Velha

Enfim, esse o básico para te ajudar a planejar sua viagem ao Espírito Santo, espero que tenha gostado das dicas e que aproveite muito seus dias em terras capixabas, lembrando que moramos em Vitória, então qualquer dúvida conte conosco. Tem que ir!

Acompanhe a gente no Instagram e nas páginas do FacebookTikTok e Twitter





Booking.com

+ DICAS DO ESPÍRITO SANTO


Veja AQUI todos os posts do Espírito Santo



41 comments:

  1. Grazielle Ferreira13 outubro, 2017

    Bom dia!
    Vi seu blog e gostei demais. Moro em Goiás e estou planejando ir pra  Vitória em janeiro. Li as dicas ai da cidade e me apaixonei, porém como nao  conheço, tenho algumas dúvidas.
    Sobre o clima no mês de janeiro, se chove muito, e sobre locais de  hospedagem. O pacote que estou comprando contempla um hotel chamado Go Inn  Vitória, fica na Av João Batista Parra, eu queria saber se este lugar é  confiável.
    Desde já agradeço e mais uma vez obrigada pelo blog, me ajudou demais na  escolha.

    Abraço.

    Atenciosamente,
    Grazielle Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziele, tudo bem?

      Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso blog! Obrigada.

      Sobre Vitória: Em Janeiro é bem quente, ótimo para pegar praia, passear, tudo fica mais cheio, animado, pode sim ter pancadas de chuva típicas de verão, mas no geral é muito difícil ficar aquela chuva constante de dia inteiro sabe?

      Quanto ao Hotel, ainda não nos hospedamos nele pra falar nossa experiência, mas sobre a localização vi que ele esta perto da praça do Papa, é um lugar seguro sim, aliás Vitória é uma capital bem segura se compararmos a outros lugares, mas claro que principalmente a noite você deve caminhar com atenção (nada de celulares e objetos a mostra, como na maioria das capitais). Por ali passam diversos ônibus tanto para o centro, como para a Praia de Camburi (a maior praia e a orla mais linda da cidade), Vila Velha, etc

      A unica coisa é que nessa região do seu hotel não tem praia na frente (também não sei se você liga muito pra isso) a mais próxima que será a curva da Jurema (ao lado do Shoping Vitória) aprox. 1km, cerca de 15 minutos caminhando. Se seguir em frente depois da Curva da Jurema terá a Praça dos Namorados, onde aos finais de semana acontece a tradicional feirinha de artesanato, ali é praia do canto onde está também o "Triangulo das Bermudas" (com barzinhos, restaurantes, etc...) seguindo um pouco terá uma ponte que dá acesso a Praia de Camburi, o Pier de Iemanjá (essa é uma ótima localização pra se hospedar e os hotéis costumam ter um bom custo x benefício).

      Espero ter ajudado!

      Abraços e Boa Viagem!

      Mariza e Karina Cordovil

      Excluir
  2. Estive agora em Janeiro em Vitória, amei o Espírito Santo, vocês me ajudaram muito com todas essas dicas. Não conseguimos conhecer todos os lugares indicados mas ficamos com vontade de voltar.

    Bjs

    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,

      Ficamos muito felizes e saber que sua viagem foi ótima e que de alguma forma contribuímos pra isso.
      O Espirito Santo é mesmo um lugar encantador. Merece voltar!

      Beijos,

      Ma e Ka

      Excluir
  3. quando o trem chega em cariacica e perigoso amiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco,

      Não é perigoso. A estação é movimentada, há seguranças, taxistas, ponto de ônibus próximo. Tranquilo, você deve tomar cuidado com seus pertences como em todos os lugares onde há grande circulação de pessoas.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  4. MARIA TERESA08 agosto, 2018

    OLA!!
    MARAVILHOSAS AS EXPLICAÇÕES!!!
    QUEREMOS IR EM DEZEMBRO DE 2018 PARA O REVEILLON 2019
    PRETENSÃO DE 15 DIAS PARA CONHECER O MAIOR NUMERO DE BELEZA DESSE ESTADO ENCANTADOR.

    GOSTARÍAMOS DA OPINIÃO DE ONDE MONTAR BASE, O MELHOR PONTO PARA SE HOSPEDAR E FAZER OS BATE E VOLTA OU SE E MELHOR FICARMOS UMA SEMANA EM VILA VELHA E CONHECER O MAIOR NUMERO DE LUGARES PRÓXIMOS E DEPOIS MAIS UMA SEMANA EM GUARAPARI PARA APROVEITAR AS PRAIAS E TAMBEM CONHECER AS BELAS PAISAGENS DAQUELAS BANDAS.

    QUAL SUA OPINIÃO A RESPEITO?? AGRADECEMOS A JUDA.
    ABRAÇOS
    MARIA TERESA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Teresa,

      Que legal, vocês vão gostar bastante do ES

      Sim, acho melhor vocês dividirem a hospedagem, ficar em Vitória ou Vila Velha para conhecer os lugares aqui da região da capital, temos dicas aqui de onde se hospedar http://www.temqueir.com.br/2017/12/onde-se-hospedar-em-vitoria-e-vila.html e além do básico, Vitória e Vila Velha nesses dias aconselho vocês a conhecerem a região de Domingos Martins e Pedra Azul (as mais famosas das montanhas capixabas), não sei se estarão de carro, até dá para fazer um bate e volta embora fique um pouco corrido. Temos dicas de como chegar http://www.temqueir.com.br/2015/12/de-vitoria-domingos-martins-e-pedra-azul.html

      Depois sem dúvida vale ficar alguns dias hospedados em Guarapari, que na nossa opinião é onde estão as praias mais lindas do estado, nós gostamos de ficar lá na região central, na Praia das Castanheiras ou do Morro, é uma delícia para passear a noite e durante o dia vocês podem curtir as praias ao redor, fazer passeio de escuna, etc.

      Quanto a Virada do ano, nunca passamos em Guarapari, mas dizem que é ótimo! O de Vitória acontece na praia de Camburi, com alguns shows, queima de fogos, é bonito (nada comparado a copacabana, rs) mas é tranquilo!

      Qualquer dúvida conte conosco e espero que aproveitem bastante!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  5. Olá meninas!!!
    Parabéns pelo blog.. muito útil.
    Estou planejando de ir passar minhas férias em AGOSTO/19 em vila velha. Faz muito frio neste mês? Gostaria de conhecer a cidade e curtir umas praias também.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas! :)

      Agosto não faz muuuito frio, mas também não faz aquele calor como no nordeste em qquer época do ano, as temperaturas ficam em torno de 19° a 25°, as águas são geladas, portanto essa não é a melhor época para curtir as praias do Espírito Santo. Aproveite para ir no Convento da Penha, no farol de Sta Luzia, passear em Vitória...

      Qquer outra dúvida conte conosco, abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta meninas!!

      Estou me reorganizando para ir em MAIO/2019 agora..kkk
      Como é a temperatura neste mês? Será que ainda faz calor?

      Bjs

      Adriana Pontes

      Excluir
    3. Olá Adriana,

      Maio já é melhor, rs... Outono, é quando as temperaturas costumam cair um pouco de manhã e a noite (pode chegar a 15°), mas durante o dia o sol costuma sair e as temperaturas sobem, entre 25º e 28°. Se conseguir vir no inicio do mês melhor!

      Qualquer outra dúvida conte conosco! :)

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
    4. Olá bom dia! Estou planejando uma viagem curta para o Espírito Santo, pretendemos ficar em uma única praia, bonita, de mar tranquilo e paradisiaca e que a hospedagem fosse bem próxima que de pra ir de pes. O que me indica?

      Excluir
    5. Olá Paula,

      Eu particularmente gosto muito das praias de Guarapari (cerca de 50km da capital). Por lá tem as praias centrais (castanheiras, namorados são as minhas preferidas), com mais estrutura e opções de hospedagem, mas não são assim paradisíacas. Neste caso as mais tranquilas seriam as que não ficam no centro, como a Praia de Meaipe (considerada uma das mais lindas).

      Agora, bem mais tranquilas, uma boa opção é Iriri (em Anchieta - 90km da capital) e já mais afastadas Guriri e Conceição da Barra (250km de Vitória) sentido Bahia.

      Enfim, espero ter ajudado.

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  6. Olá boa tarde! Estou planejando uma viagem para Vitória em meados de Junho/2019. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o clima nesta época do ano. Se é possível pegar praia ou se o roteiro deve ser voltado para a parte histórica e as montanhas capixabas. E qual o melhor lugar para base, Vitoria ou Vila Velha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juca, junho não faz muuuito frio, mas também não faz aquele calorão, as temperaturas ficam em torno de 19° a 25°, as águas são geladas, portanto essa não é a melhor época para curtir as praias do Espírito Santo, um roteiro pelas montanhas (Pedra Azul, Domingos Martins, Santa Tereza é ideal).

      Gosto muito de ficar Vitória (no inicio da Praia de Camburi, dá para passear no calçadão, fica próximo a Praia do Canto (onde se concentram bares e restaurantes) e tem fácil acesso a terceira ponte que te leva a Vila Velha.(temos um post com dicas de onde ficar em Vitória e Vila Velha, veja no menu Espírito Santo).

      Não deixe de visitar o Convento da Penha, se tiver disposição suba o Morro do Moreno, enfim... Aproveite!

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  7. Rosangela Gomes01 julho, 2019

    As dicas do Espírito Santo de vocês são as melhores, acabei de voltar de Vitória com minha família e usamos tudo que vocês falaram como guia. Fomos visitar Vila Velha, passamos 3 dias em Guarapari, fomos em vários restaurantes que vocês recomendaram. Tudo perfeito, por isso fiz questão de voltar para compartilhar nossa experiência e agradecer.

    Vocês fazem um trabalho lindo, minhas filhas viraram suas fãs e até queria conhecê-las pessoalmente, mas preferi não incomodá-las.

    Abraços,

    Rosangela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela,

      Nós é que agradecemos pelo carinho, ficamos muito felizes com seu cometário, em saber que deu tudo certo na sua viagem!

      Um beijo especial para sua filha e quando estiverem no ES novamente, fiquem a vontade para nos procurar, se estivermos por aqui, será um prazer conhecê-las! :)

      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir
  8. Olá estou planejando ir para Vila Velha na ultima semana de novembro, será que vou pegar chuva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em novembro pode até ter pancadas de chuvas típicas de "verão" (ou quase, rs), mas nada que atrapalhe os passeios, nessa época o clima por aqui é bem gostoso, aproveite!

      Excluir
  9. Boa tarde, estou querendo ir em dezembro..... da para aproveitar a praia nesse periodo, ou é só chuva. rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas. Pode até ocorrer pancadas de chuvas (típicas do verão) mas não todos os dias, Dezembro é uma época ótima para curtir as prais do Espírito Santo! Pode ficar tranquilo.

      Aproveite a viagem e qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  10. BOA TARDE , ESTOU ENCANTADA COM AS FOTOS QUE VEJO , ADOREI AS DICAS , SO GOSTARIA DE SABER SOBRE "A VIOLENCIA" ISSO QUE AINDA ME LIMITA DE IR, ESTA ASSIM TAO VIOLENTA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas.

      Sobre a violência no Espírito Santo, Vitória é bem mais segura do que a maioria das capitais do Brasil que já conhecemos. As áreas turísticas tanto da cidade de Vitória, quanto de Vila Velha, Guarapari, Domingos Martins são super tranquilas para passear. Pode vir sem medo!

      Abraços e qualquer outra dúvida conte conosco!

      Ma e Ka

      Excluir
  11. Outubro chove muito? Alguém sabe me dizer como é o clima em Vila Velha ES ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outubro não costuma ser um mês chuvoso nessa região de Vitória e Vila Velha. Já estamos na primavera e o clima começa a esquentar por aqui, mínima de 22° e a máxima pode chegar fácil nos 30°.

      Aproveite a viagem! Qualquer outra dúvida conte conosco.

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  12. Felipe Santos04 novembro, 2019

    Amei esse post! Já fiz várias anotações sobre onde ir! Estou planejando passar a segunda quinzena de janeiro fazendo quase um "road trip" pelo ES mas estou muito receoso que a chuva pode atrapalhar a viagem... O que acha? Deixo para ir um pouco mais para frente no ano? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas. :)

      Sobre sua "road trip" pelo ES em janeiro, se fossemos vc manteríamos!

      No geral o ES não é um lugar que chove taaaanto nessa época, se acontecer são pancadas de verão, digo "se acontecer" pq o tempo aqui anda meio doido. Para vc ter uma ideia choveu vários dias em julho/agosto, meses que são considerados secos no estado. Então não vale a pena adiar os seus planos por conta de uma chuva que nem sempre cai.

      Qualquer outra dúvida conte conosco.
      Boa viagem, abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
    2. Felipe Santos04 novembro, 2019

      Muito obrigado!!

      Excluir
    3. Puts!! Estou prestes a viajar para o "road trip" e previsão de chuva direta por uma semana... Algumas dicas do que fazer na chuva?...

      Excluir
  13. Puts!! Estou prestes a viajar para o "road trip" e previsão de chuva direta por uma semana... Algumas dicas do que fazer na chuva?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se apegue tanto a previsão do tempo, aqui as vezes tudo muda e as chuvas podem ser passageiras. Mas caso aconteçam dias chuvosos, em Vitória você pode visitar o centro histórico e o Museu da Vale (divisa com Vila Velha pelo centro) super interessante com uma vista linda para a Baia e o Porto de Vitória.

      Também não deixe de visitar o Convento da Penha em Vila Velha e a Fábrica/Museu da Garoto.

      Outra sugestão é seguir em direção as Montanhas Capixabas (que sempre combinam com esse climinha), A cidade de Domingos Martins e principalmente Pedra Azul (com a Rota do Lagarto) são lugares lindos, outra opção é Santa Tereza.

      Temos posts de todos esses lugares no blog com dicas do que fazer e como chegar, acesse o menu Brasil/Espírito Santo para ver tudo!

      Espero que aproveite a viagem, qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir
  14. Boa tarde Mariza e Karina.

    Primeiramente, parabéns pelo blog..muito útil !
    Vocês ainda estão morando no Espírito santo?
    Eu e meu esposo estamos estudando a possibilidade de morar na grande vitória. Como está a saúde e educação no estado? Vamos empreender..queremos abrir uma clínica de psicologia.

    Novamente, muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, ficamos felizes em saber que gostou do nosso blog, obrigada! :)

      Sim, moramos em Vitória, num bairro ótimo chamado Jardim da Penha.

      Quanto a educação não sei te dizer muito bem porque não temos filhos na escola e tal, mas pelo que acompanhamos nos telejornais parece sim ser boa. Nós que estamos sempre economizando para viajar usamos a saúde pública e nos atende super bem, só a questão dos postos de emergência que tem poucos na capital (se comparado a São Paulo por exemplo).

      Enfim, somos muito felizes aqui, Vitória é uma cidade linda, uma capital pequena, tudo é perto, então o custo benefício se torna muito bom (usamos transporte público e carro por aplicativo para tudo).

      Acho que vocês vão se dar bem nesse ramo, em Vitória tem muita gente bem de vida que eu acredito que deve buscar esse serviço.

      Se quiser nos seguir no instagram @blogtemqueir fique a vontade para enviar mensagem... contem conosco para o que precisarem!

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  15. Olá. Parabéns pelo blog e pelas inúmeras dicas. Vou com minha família para o Espirito Santo no ano novo, ficaremos somente 5 dias. Com essa pandemia, sem dúvida muitas coisas serão diferentes. Estou com muita dúvida de onde me hospedar, me ajudemmm!!! Gostaria de ficar perto da praia, de preferencia de águas mais mornas ( não sei se tem por ai, como em Floripa, a praia da Daniela) e próximo de feirinhas de artesanatos para irmos a noite. Adoramos curtir barzinhos com música ao vivo. Desde já agradeço. Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Olá, obrigada! Ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas.

    Sobre a hospedagem, diante do que você falou, o melhor seria ficar em Vitória.
    Minha sugestão é o Hotel Comfort Suites (falamos dele aqui https://www.temqueir.com.br/2019/11/hotel-comfort-suites-vitoria.html ), a localização é excelente, praticamente na rua de traz do hotel fica o "Triângulo das Bermudas" uma região com vários barzinhos e restaurantes, dá para ir caminhando até feirinha de artesanato da Praça dos Namorados e você estará próximo de duas praias (a Praia de Camburi, onde no ano novo costuma ter shows e bonita queima de fogos) e também da Curva da Jurema (melhor para o banho do mar, com águas calmas e digamos menos geladas, rs).

    Outra vantagem desse hotel é que eles oferecem transfer do aeroporto gratuito e no reveillon costumam fazer uma ceia especial.

    Qualquer dúvida conte conosco, também estamos no instagram @blogtemqueir

    Abraços,
    Ma e Ka

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Amei as dicas!!
    Estou organizando a viagem de final de ano com a família e alguns amigos e uma amiga deu a ideia de irmos para Espírito Santo e comecei a pesquisar sobre (como disse quase não se fala muito, nem nos jornais rs)
    Gostaríamos de ir no ano novo, mas somos mais tranquilos e não gostamos de festa e shows, muito movimento sabe?!
    Qual lugar indicaria para ficarmos e que fosse próximo de montanhas e passeios incríveis pra fazer por aí?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pry, ficamos muito felizes em saber que amou nossas dicas! O Espírito Santo é lindo e pouco divulgado mesmo, que bom que decidiram vir.

      No geral a virada do ano aqui é bem mais tranquila que em outras cidades mais turísticas do Brasil. Os shows não são de grande proporção e se concentram basicamente na Praia de Camburi, em Vitória, e na Praia da Costa, em Vila Velha.

      Se quiser fugir totalmente você pode ficar em Pedra Azul, nas montanhas capixabas (100 km de Vitória), embora seja uma região lindíssima é necessário estar de carro para curtir as principais atrações. O Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, é um lugar bem legal para passar o reveillon com ceia caprichada e show apenas para os hospedes.

      Outra opção é ficar num hotel em Vitória mesmo, num lugar como por exemplo a Praia do Canto ou a Praça do Papa, que vocês não estarão tão perto do agito e por outro lado terão fácil acesso aos pontos turísticos da capital e de Vila Velha que são imperdíveis. Lembrando que só na noite da virada que tem shows, os outros dias a cidade costuma ficar tranquila.

      Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida conte conosco.
      Abraços, Ma e Ka

      Excluir
  18. Muito obrigada por seus artigos sobre Vitória e Vila Velha! Não há muita
    informação confiável para turistas (especialmente para turistas
    estrangeiros) e eu estou usando cada artigo!

    Sou francêsa e canadense, em Vitoria por uma semana, e estou vasculhando
    sua(s) lista(s). Você está realmente me ajudando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliette,

      Muito obrigada por sua mensagem, ficamos muito felizes em saber que tem gostado e que de alguma forma estamos ajudando.
      Aproveite sua viagem por Vitória e pelo Brasil, qualquer dúvida ou outras dicas conte conosco.

      Abraços, Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir