Tem que ir: O que fazer em São Luís do Maranhão: 10 atrações e dicas de viagem ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em São Luís do Maranhão: 10 atrações e dicas de viagem

05 fevereiro 2024
Dicas de São Luís

Se você está se perguntando o que fazer em São Luís, posso lhe adiantar que há bons motivos para ficar na Ilha do Amor antes ou depois de conhecer os famosos Lençóis Maranhenses.

A capital do Maranhão tem um contraste fascinante entre a parte histórica com casarões coloniais tombados como Patrimônio da Humanidade e o lado moderno com grandes edifícios, belas praias, ótimos restaurantes e vida noturna agitada.

Turismo São Luís
Espigão Costeiro, Ponta d'Areia

Se sua viagem a São Luís for entre junho e julho você terá a oportunidade de participar dos arraias marcados principalmente pelas apresentações do Bumba-meu-boi, um patrimônio cultural que envolve danças, encenações, folclore e se tornou a festa mais popular do Maranhão.


São Luís dicas de viagem
Apresentações do Bumba-meu-boi, Centro Histórico

Tem ainda os passeios bate-voltaos artesanatos, o arroz de cuxáo reggae... Listamos 10 dicas do que fazer em São Luís para te mostrar que a capital maranhense é bem mais interessante do que muitos imaginam. Tem que ir!

10 ATRAÇÕES EM SÃO LUÍS

1. CENTRO HISTÓRICO

O que fazer em São Luís do Maranhão: 10 atrações
Museu de Artes Visuais - Rua Portugal

São Luís foi fundada pelos Franceses, mas tomada pelos Portugueses poucos anos depois, essa influência está estampada entre os becos e ruelas do centro histórico com palácios e casarões coloniais tombados pelo Iphan, um acervo arquitetônico tão importante que foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade. Tem que ir!


O que fazer em São Luís do Maranhão
Rua do Giz

No roteiro pelo centro histórico de São Luís comece pela
Casa do Maranhão, em frente o Cais da Praia Grande, o antigo prédio da Alfândega hoje funciona como um Museu com exposições bem legais sobre a Cultura Maranhense, além disso tem uma bela vista e a entrada é gratuita.


Casa do Maranhão
Casa do Maranhão
São Luís o que fazer

A poucos passos da Casa do Maranhão fica a Rua Portugal, uma das mais famosas do centro histórico de São Luís, nela estão a maioria dos casarões coloniais revestidos com azulejos portugueses, além da Casa de Nhozinho (um museu regional dedicado ao Mestre Nhozinho, grande artista maranhense), o Museu de Artes Visuais e a Casa das Tulhas.


Centro Histórico de São Luís
Rua Portugal

O Mercado Público de São Luís se chama "Casa das Tulhas", um prédio histórico de 1820 onde você encontra artesanatos e uma série de produtos típicos.


Casa das Tulhas
Casa das Tulhas

Por falar em produtos típicos, faça uma visita no Museu da Gastronomia Maranhense, um espaço temático que apresenta os sabores do Maranhão e a história que existe por trás de cada um deles.


Museu da Gastronomia Maranhense
Museu da Gastronomia - Gratuito

Ainda quando o assunto são os Museus, vale visitar o Museu do Reggae (afinal esse ritmo é tão presente na cidade que fez São Luís ganhar o apelido de "Jamaica Brasileira"), a Casa do Tambor de Crioula e o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Casa da Festa), dedicado as manifestações folclóricas e culturais do Maranhão como o Bumba Meu Boi, a Festa do Divino, o Tambor de Crioula, etc.


Museu do Reggae
Museu do Reggae - Gratuito

O Centro de Cultura Popular fica na Rua do Giz, considerada uma das seis ruas mais bonitas do Brasil por conta da sua escadaria cercada pela bela arquitetura colonial. Já foi até cenário de novela!


Rua do Giz
Rua do Giz

Outro ponto emblemático do centro histórico de São Luís é o Palácio dos Leões, antiga fortaleza erguida pelos Franceses em 1612 e transformada em palácio depois do domínio português, hoje é a sede do governo. Destaque também pela vista linda!


Palácio dos Leões
Palácio dos Leões
O que visitar no centro histórico de São Luís
Vista do Palácio dos Leões

Por dentro o palacete preserva os lustres e a mobília dos séculos 18 e 19 que podem ser vistos através de uma visita guiada as segundas, quartas e sextas das 14h as 17h30 - Grátis.


Palácio dos Leões São Luís
Visita guiada no Palácio dos Leões

Ao lado do palácio fica o prédio da prefeitura que possui um belo jardim com girassóis e a agradável Praça dos Poetas.


O que fazer em São Luís do Maranhão
Prédio da Prefeitura de São Luís

A poucas quadras do Palácio, na Praça Don Pedro II, fica a Catedral Metropolitana de São Luís, conhecida como a Igreja da Sé


Catedral Metropolitana de São Luís
Catedral Metropolitana de São Luís

Se caminhar mais 300 metros você chegará no belíssimo Teatro Arthur Azevedo, construído em 1817 pelos portugueses para marcar a riqueza que o estado vivia no auge do ciclo do algodão. É o segundo teatro mais antigo do Brasil (atrás somente do de Ouro Preto, inaugurado em 1770). Pode ser visitado de terça a domingo das 14h as 17h (gratuito).


Teatro Arthur Azevedo São Luís
Teatro Arthur Azevedo

Se você gosta de artesanatos, além da Casa das Tulhas, visite também o CEPRAMA (centro de produtos artesanais do Maranhão) e a Feirinha, que acontece todos os domingos das 9h as 15h na Praça Benedito Leite (próximo a catedral), com várias barraquinhas e apresentações culturais.


Centro histórico de São Luís roteiro
Artesanatos ao redor da Casa das Tulhas

Essas são apenas algumas das principais atrações do centro histórico de São Luís, mas andando sem pressa pelas ruas, você verá muitas outras.


O que fazer em São Luís do Maranhão
Praça João Lisboa

É fato que esse pedacinho especial da capital deveria ter um olhar mais atento dos governantes, mas estivemos em São Luís há anos atrás e podemos afirmar que dessa vez encontramos um Centro histórico bem melhor, com muitos prédios revitalizados, novas praças, museus... 


Praça dos Poetas São Luís
Praça dos Poetas

Passear por ali é como uma viagem aos tempos coloniais, nós adoramos, ainda mais que estávamos na época do São João com uma decoração especial que deixou o centro ainda mais alegre e vibrante.


São João em São Luís do Maranhão
Rua Portugal

Durante o dia o centro histórico de São Luís é bastante movimentado, tem comércio, bons restaurantes, não achamos perigoso. A noite vale a pena redobrar a atenção, pois apesar do movimento dos barzinhos algumas ruas ficam vazias.

O Centro histórico está no roteiro do City Tour em São Luís, que inclui ainda outros lugares emblemáticos da cidade que vamos falar no decorrer deste post. Você também pode agendar um Free tour pelo centro histórico de São Luís ou um Tour Privativo.

2. PRAIAS DE SÃO LUÍS

Praia de São Luís
Av. Litorânea - Vista do Hotel Luzeiros

Diferente de outras capitais do Nordeste, São Luís não é famosa por suas praias, portanto não espere um cenário paradisíaco com mar azul e areia branquinha, ainda assim não faltarão opções para passar o dia com os pés na areia, afinal estamos falando de uma ilha, São Luís é uma das 3 únicas capitais do Brasil que são ilhas, as outras duas são Florianópolis - SC e Vitória - ES ("nossa casa").


O que fazer em São Luís do Maranhão
Praia de São Marcos

As melhores praias de São Luís são as que ficam ao longo da Av. Litorânea, especialmente São Marcos e Calhau por terem boa estrutura de quiosques, hotéis e uma bela orla para passear ou fazer exercícios. 


Praias de São Luís
Praia do Calhau - Av. Litorânea

Também é na badalada praia de São Marcos que fica o Monumento aos Pescadores, um dos cartões postais da cidade. Se quiser uma praia rustica e tranquila siga até Olho d'água, a última praia da Avenida Litorânea.


Praça do Pescador
Praça do Pescador

Outra praia de São Luís bastante frequentada por moradores e turistas é a Praia Ponta d'Areia, ao seu redor também há vários hotéis, restaurantes e o Espigão Costeiro, uma área muito bacana para ver o pôr do sol e curtir as barraquinhas que se reúnem por ali principalmente nos finais de semana.


O que fazer em São Luís do Maranhão
Praia Ponta d'Areia - Espigão

A cerca de 15 km de São Luís, já no município de São José do Ribamar, fica a Praia do Meio que além de ser bem bonita, tem um diferencial, é uma das poucas praias do Brasil onde é permitido estacionar na areia, embora seja comum muitos carros ficarem atolados por conta da variação da maré.


Melhor praia de São Luís
Praia Ponta d'Areia - Em frente o Brisamar Hotel

O
Maranhão tem a maior variação de marés do Brasil e a terceira maior do mundo, portanto é normal você começar a andar na praia com aquela extensão enorme de areia e dentro de poucas horas se surpreender com a água quase chegando no calçadão, rs. Essa variação ocorre por vários motivos, um deles é a proximidade do litoral maranhense com a linha do equador. 


São Luís praias
Praia Ponta d'Areia

Essa variação da maré e também a influência dos rios da região explicam a água turva do mar. Mas as praias de São Luís também sofrem com a falta de saneamento básico fazendo com que muitos trechos sejam impróprios para o banho, uma pena!

3. ESPIGÃO DA PONTA D'AREIA

Espigão Costeiro

O Espigão Costeiro, localizado na Ponta d'Areia, é um dos lugares preferidos dos ludovicenses e turistas em São Luís para passear no fim da tarde e ver o pôr do sol, que dali é um espetáculo!


Espigão Ponta d'Areia São Luís

O espaço é muito bacana para ir inclusive com a família, tem brinquedos para as crianças, food trucks, barraquinhas de artesanatos e delícias. Aos finais de semana o movimento aumenta e muitas vezes acontecem apresentações culturais.


Letreiro Ilha do Amor São Luís

É também no Espigão que fica o famoso letreiro "Ilha do Amor", em sua viagem à capital maranhense uma foto ali não pode faltar, tanto que está no roteiro do City Tour em São Luís. Veja o valor dos passeios.

4. ARTESANATOS EM SÃO LUÍS

O que fazer em São Luís do Maranhão
Centro Histórico

Se você é daqueles que não dispensa uma lembrancinha da viagem, vamos te dar dicas dos melhores lugares em São Luís para comprar artesanatos e souvenirs.

Você vai encontrar réplicas de azulejos portugueses, cerâmicas estampadas com casarões coloniais, miniaturas do Bumba-meu-boi, bolsas em palha, bordados, rendas, doces, licores...

Melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses

Casa das Tulhas São Luís
Casa das Tulhas

No centro histórico o tradicional CEPRAMA é uma feira permanente de artesanato maranhense com grande variedade de peças e produtos de qualidade. Outro lugar popular entre os turistas para comprar lembrancinhas e produtos típicos é a Casa das Tulhas, já aos domingos o melhor lugar para comprar artesanatos é na Feirinha São Luís que acontece das 9h as 15h na Praça Benedito Leite - centro.


O que fazer em São Luís do Maranhão
A típica Cachaça Maranhense - Tiquira

Há também algumas barraquinhas de artesanatos em outros pontos turisticamente movimentados da cidade como o Espigão da Ponta d'Areia e a Av. Litorânea, no entanto as melhores opções estão mesmo no centro histórico.

5. CULINÁRIA MARANHENSE

O que fazer em São Luís: experimentar a gastronomia maranhense
Restaurante Flor de Vinagreira, Centro Histórico

A gastronomia do nordeste é toda maravilhosa né? Mas o Maranhão tem peculiaridades bem próprias em sua culinária, que aliás é bastante valorizada, tanto que existe até o Museu da Gastronomia contando tudo sobre a história por trás de cada comida típica.


Onde comer em São Luís
Restaurante Cabana do Sol

Além dos clássicos nordestinos como macaxeira, carne de sol, caranguejo e tapioca, no Maranhão tem arroz de cuxá, peixada maranhense, juçara (açaí), doce de espécie, guaraná Jesus e muito mais! Ou seja, comer é uma das atrações mais deliciosas do Maranhão e em São Luís há ótimos restaurantes para experimentar esses sabores tão peculiares.

Veja o post "onde comer em São Luís" com dicas de restaurantes e comidas típicas do Maranhão. Saiba também onde comer nos Lençóis Maranhenses.

6. NOITE EM SÃO LUÍS - REGGAE

O que fazer em São Luís a noite
Museu do Reggae

A noite em São Luís é curtida ao som do reggae, a capital maranhense apelidada de "Jamaica Brasileira" tem vários bares e clubes para dançar o ritmo agarradinho, é isso mesmo, São Luís é o único local onde as pessoas dançam reggae em dupla.


melhores bares e baladas de São Luís
Barzinhos em Ponta d'Areia, complexo Champs Mall

Um dos lugares mais tradicionais para curtir reggae em São Luís é o Bar do Nelson, que tem uma unidade na Av. Litorânea e outra no Centro histórico, mas é entre a Ponta do Farol e a Lagoa Jansen que acontece a noite mais alternativa e agitada de São Luís com vários bares, pubs e baladinhas. Escolha entre o Quintal Lagoa, o Tapera, o Buteko Lagoa, o Vale Woodstock (point da galera LGBTQIA+) ou qualquer outro que você se identificar e divirta-se!

Deixamos outras dicas de bares e pubs no post onde comer em São Luís.

7. ALCÂNTARA

Passeio de São Luís a Alcântara
Praça da Matriz, principal cartão postal de Alcântara

Alcântara é um dos passeios mais interessantes para fazer de São Luís, do outro lado da baía de São Marcos, Alcântara é uma das cidades históricas mais importantes do Maranhão. Tem que ir!

Alcântara foi uma cidade riquíssima comandada por barões na época da colonização, mas com o fim do ciclo do algodão e a abolição da escravatura a cidade foi abandonada e o que restou foram muitas ruinas e lendas dessa época.


O que fazer em São Luís do Maranhão
Ruínas do Palácio que receberia o imperador Don Pedro 
 
Além de toda riqueza histórica e cultural, Alcântara é conhecida também pela festa do Divino, pelo Doce de espécie e por abrigar uma base de lançamento de foguetes. Veja o post com dicas de Alcântara para saber como chegar, o que fazer por lá e muito mais!

8. SÃO JOSÉ DO RIBAMAR E RAPOSA

Passeio a Raposa
Raposa - Fronhas Maranhenses

A cerca de 30 km de São Luís fica Raposa, uma vila de pescadores muito conhecida pelos artesanatos em renda e também pelos passeios de barco que levam a um cenário lindo de praias e dunas apelidado de "fronhas maranhenses".

É possível conhecer Raposa através dos passeios oferecidos pelas agências de turismo, que também inclui no roteiro a cidade de São José do Ribamar, onde o principal atrativo é o belíssimo santuário e a estátua gigante em homenagem ao Padroeiro do Maranhão. Tem que ir!

9. LENÇÓIS MARANHENSES

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses - Santo Amaro

Se sua viagem a São Luís for a turismo, os Lençóis Maranhenses certamente estão nos seus planos, afinal o famoso conjunto de duna e lagoas é a principal atração do estado e um dos lugares mais espetaculares do Brasil. Tem que ir!

Algumas empresas até oferecem passeio bate-volta de São Luís aos Lençóis Maranhenses, mas acredite, não vale a pena! São aproximadamente 4 horas de viagem até Barreirinhas, cidade porta de entrada dos lençóis, e chegando lá tem diversos passeios que merecem no mínimo 3 dias.


Lençóis Maranhenses
Pôr do sol na Lagoa Bonita - Lençóis Maranhenses

Veja o post que preparamos com todas as dicas dos lençóis Lençóis Maranhenses para te ajudar a entender como chegar, onde se hospedar, o que fazer, onde comer e muito mais!

10. ROTEIRO E DICAS DE SÃO LUÍS

Viagem a São Luís
Centro histórico

Agora que você já sabe o que fazer em São Luís do Maranhão vamos dar outras dicas que podem ser bem úteis na hora de planejar a sua viagem.


Viagem São Luís do Maranhão
Centro histórico

Assim como todo o nordeste, São Luís tem temperaturas altas em qualquer época do ano, mas as chuvas caem com mais frequência de janeiro a maio. Se sua intenção principal for conhecer os Lençóis Maranhenses, a melhor época para ir a São Luís é de junho a agosto, nestes meses as chuvas param e as lagoas estão cheias, de setembro a dezembro elas começam a secar e o cenário muda.


Dicas de São Luís do Maranhão
Praia de São Marcos, Ponta do Farol

Em junho e julho a cidade fica especialmente mais linda e animada por conta dos festejos de São João, essa é a alta temporada em São Luís, seguida pelos meses de férias e feriados. Se for nessa época reserve seu hotel com antecedência.


Dicas de São Luís
Apresentações culturais, centro histórico

A capital maranhense tem opções de hospedagem para todos os bolsos, a melhor localização para ficar em São Luís é na área moderna da cidade, entre as praias de Ponta D'Areia e Calhau, onde há boas ofertas de hotéis e restaurantes. Veja o post com dicas de onde se hospedar em São Luís.

Onde ficar em São Luís do Maranhão
Hotel Luzeiros

No roteiro de 1 dia em São Luís sugiro fazer um City Tour completo ou se programar para conhecer o centro histórico pela manhã, ver o pôr do sol no espigão e a noite escolher um bom restaurante para experimentar a gastronomia maranhense, se preferir badalação você pode curtir a noite num dos barzinhos da Ponta d'Areia ou da Lagoa Jansen. 


Dicas de São Luís
Rua do Giz

Se tiver 
2 dias em São Luís inclua Alcântara no roteiro; com 3 dias você pode curtir as praias mais badaladas da capital ou fazer um passeio a São José do Ribamar e Raposa para conhecer as Fronhas Maranhenses.


Viagem São Luís
Av. Litorânea

Nós fizemos todos os passeios em São Luís e também nos Lençóis Maranhenses com a Taguatur e recomendamos, a empresa é referência no turismo do Maranhão com mais de 40 anos de experiência e você pode reservar através da plataforma Civitatis. Confira os valores atualizados.


O que tem para fazer em São Luís
Centro Histórico

O transporte público de São Luís não é dos melhores, uma corrida de táxi acaba saindo mais caro do que de Uber e 99, portanto essa é a melhor opção para se locomover na cidade.


Dicas de São Luís do ,arnhão
Praça do Pescador

São Luís é perigoso? Me diz você qual capital brasileira não tem seus problemas de violência? Circulamos durante o dia no centro histórico, na Praia Ponta d'Areia e na Avenida Litorânea e achamos tranquilo pois sempre havia muita gente, no entanto, em lugares com pouco movimento durante o dia (como a Lagoa Jansen) e a noite (como algumas ruas do centro) os cuidados devem ser redobrados.


Dicas de São Luís Maranhão
Ponta d'Areia

Por fim, vá para São Luís de coração aberto e se deixe encantar pela cultura, pela gastronomia e pela simpatia do povo maranhense. Espero que tenham gostado das dicas e que aproveitem muito o Maranhão. Tem que ir! :)

São Luís blog de viagem
Nós duas no centro histórico de São Luís, inesquecível! :)

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTok e Twitter

Booking.com

+ DICAS DO MARANHÃO









Pin It
4 comentários

4 comments:

  1. Boa boas dicas, vou a são luis e certamente irei colocar todas as dicas na minha rota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes em saber que gostou das nossas dicas de São Luís, aproveite a viagem e qualquer dúvida conte conosco. Abraços, Ma e Ka

      Excluir
  2. Li agora sobre o Maranhão. Bateram uma Bola redondinha. Vou me apropriar das dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoramos saber que você gostou das nossas dicas de São Luís , aproveite a viagem e qualquer dúvida conta com a gente. Abraços.

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir