Tem que ir: Maranhão: pratos típicos e dicas de onde comer em São Luís ,

Destaques

POSTS RECENTES

Maranhão: pratos típicos e dicas de onde comer em São Luís

04 fevereiro 2024

Maranhão pratos típicos e melhores restaurantes

A culinária do Maranhão é tão rica quanto a sua história de mais de 400 anos, tem sabores influenciados pelos indígenas, pelos escravos, pelos colonizadores portugueses e também pela riqueza de ingredientes dessa região do Brasil.

Restaurantes São Luís comida típica
Arroz de Cuxá - Cabana do Sol

Alguns pratos servidos no Maranhão são comuns para quem já viajou pelo nordeste, entre eles o purê de macaxeira, caranguejo "toc toc" (caranguejo inteiro que precisa usar o martelinho para comer, dai o "toc toc"), baião de dois, carne de sol, peixes e frutos do mar fresquinhos. 

O que não pode deixar de comer no Maranhão
Carne de Sol - Restaurante Cabana do Sol

Outros são bem diferentes, como o arroz de cuxá, feito com erva vinagreira (azedinha), camarão seco, gergelim e outros temperos. Ele é o acompanhamento que brilha em quase todos os pratos do Maranhão, não deixe de provar o arroz de cuxá, nós adoramos!


Onde comer bem em São Luís do Maranhão
Peixe Escabeche - Porto Seguro Praia

A peixada maranhense também é um clássico, lembra a moqueca, mas além de leite de coco, leva batatas e ovos cozidos. Tem ainda o tradicional peixe escabeche, coberto com um molho repleto de especiarias. Aliás, a comida maranhense é muito bem temperada, repleta de cores.


O que comer em São Luís
Camarões recheados com arroz de cuxá - Flor de Vinagreira

Nas festas de São João, além de caldos, delícias a base de milho e todas aquelas comidinhas maravilhosas, o prato que não pode faltar é a torta maranhense, feita a base de ovos, batata e bastante recheio, geralmente camarão ou caranguejo.

O Doce de Espécie é outra iguaria que você só encontra no Maranhão, especialmente em Alcântara (cidade histórica perto de São Luís), a receita é uma herança dos portugueses e lembra um bombocado, feito de coco, molhadinho... Muito bom!


Doce de espécie
Doce de Espécie - Alcântara

Outra delícia genuinamente maranhense é o "
Zé Pereira", um biscoito artesanal fininho e crocante, o tradicional tem um toque de canela, mas há também outros sabores que combinam com tudo, tanto que virou até sorvete na melhor gelateria de São Luís. Guarde espaço na mala pois com certeza você vai querer levar algumas latinhas para casa.


Biscoito Zé Pereira - Maranhão
Biscoito Zé Pereira

Ficamos surpreendidas em saber que no Maranhão, assim como no Pará (estado que faz divisa com Maranhão) se come açaí com peixe e farinha. Açaí não, os maranhenses chamam de Juçara (que é um fruto da mesma família), mas você também encontra o açaí servido geladinho com banana e granola.


Onde comer em São Luís
Creme de Bacuri - Flor de Vinagreira

As frutas tropicais e amazônicas estão muito presentes no Maranhão, seja nos sucos, sorvetes, geleias, licores ou sobremesas. Entre elas bacuri, cupuaçu, murici, jambo, taperebá (cajá) e graviola.


Guaraná Jesus Maranhão
Guaraná Jesus - Restaurante Porto Seguro Praia

Quem vai ao Maranhão não pode deixar de experimentar as bebidas típicas como o Guaraná Jesus, que tem gostinho de chiclete; e a cachaça Tiquira (para os "fortes"), de origem indígena feita de mandioca e com um alto teor alcóolico. 

O Maranhão também tem sua própria cerveja, a Magnífica, feita da mandioca conquistou os paladares e foi inclusive premiada no World Beer Awards 2019 (WBA), em Londres, considerado o Campeonato Mundial da Cerveja.


Cachaça Tiquira
Cachaça Tiquira - Mercado das Tulhas

O fato é que a culinária maranhense além de deliciosa, envolve muita cultura e tradição, um ótimo lugar para saber mais sobre a história que existe por trás de cada comida típica é o Museu da Gastronomia, no centro histórico de São Luís.

ONDE COMER EM SÃO LUÍS

Melhores restaurantes São Luís 2024
Flor de Vinagreira - Centro Histórico

Em São Luís você vai encontrar ótimos restaurantes para experimentar a gastronomia regional, mas como uma boa capital há opções para todos os gostos.

Os melhores restaurantes de São Luís estão espalhados entre Ponta d'Areia e Calhau, também há ótimas opções no Centro Histórico. Provavelmente você estará hospedado em alguma dessas regiões.

Dicas de hotéis em São Luís

Onde comer em São Luís a noite
Ponta d'Areia - Em frente o Champs Mall

O "point" para curtir a noite em São Luís tem sido os pubs e barzinhos bacanas em frente o complexo Champs Mall, em Ponta d'Areia, e também em torno da badalada Lagoa Jansen, que atrai um publico mais alternativo, inclusive os amantes do reggae, um ritmo super presente na capital.

Abaixo listamos nossas melhores experiências e dicas de onde comer em São Luís, confira!

MELHORES RESTAURANTES EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO

CABANA DO SOL

São Luís dicas de restaurantes
Carne de Sol de Filé

Impossível passar por São Luís sem experimentar as delícias do
Cabana do Sol, são quase 30 anos de tradição servindo clássicos da gastronomia maranhense. Tem que ir!

Embora o cardápio seja extenso com opções variadas de carnes, peixes e frutos do mar, o restaurante é famoso pela carne de sol (de fato a mais saborosa que já comemos na vida!) acompanhada de macaxeira, baião de dois, paçoca (farofa), banana à milanesa, arroz branco (trocamos pelo de cuxá), purê, feijão de caldo e manteiga de garrafa. Uma fartura, isso porque pedimos meia porção.


Restaurante Cabana do Sol São Luís
Pasteizinhos de carne com geleia de pimenta

Vá com fome para não deixar de comer os deliciosos pasteizinhos com geleia de pimenta servidos sempre de cortesia aos clientes. No final, se sobrar espaço, tem creme de Bacuri e o melhor sorvete de tapioca que tomamos em São Luís.
Ponta do Farol e Av. LitorênaInstagram

FLOR DE VINAGREIRA

Melhores restaurantes em São Luís

Instalado num belíssimo casarão colonial no centro histórico, o Flor de Vinagreira é hoje uma das maiores referências da gastronomia regional em São Luís. O cardápio, desenvolvido pelo talentoso chef Danilo Dias, traz pratos que valorizam a cultura e os sabores maranhenses. Tem que ir!


Melhor restaurante de comida regional em São Luís
Camarões Recheados com arroz de cuxá | Peixe escabeche

Você pode começar com pasteizinhos de cuxá cremoso ou de carne de sol, depois as opções são inúmeras. Nós pedimos o camarão recheado com arroz de cuxá (um clássico da casa) e o Peixe Escabeche, ambos saborosíssimos! Para finalizar o "Maria Isabel", que leva sorvete de Bacuri e doce de cupuaçu foi perfeito!

Destaque também para o chopp artesanal exclusivo, feito da flor da vinagreira (hibisco), super elogiado pelos amantes da bebida, nós ficamos com o típico Guaraná Jesus.
R. da Estrela, 220 - Centro, São LuísInstagram

FERREIRO PRAIA

Melhores restaurantes São Luís
Salmão em crosta de amêndoa | Camarão Praia

O Ferreiro Praia é um dos melhores restaurantes em São Luís, fica localizado na orla de Ponta d'Areia, no complexo Champs Mall. O cardápio é um verdadeiro passeio gastronômico que inclui sushi, carnes, massas e frutos do mar. Impossível não agradar, Tem que ir!


São Luís restaurantes
Bricelet | Tortinha de chocolate

A vontade era de provar tudo, mas nós comemos o "salmão em crosta de amêndoas" com risoto e o "camarão praia", recheado de catupiry e acompanhado de arroz cremoso de coco. Pratos lindos e muuuito gostosos! De sobremesa não perca a chance de provar o delicioso bricelet (biscoito das freiras) com sorvete de creme e calda de chocolate.

O ambiente é requintado e ao mesmo tempo descontraído, ideal inclusive para curtir o happy hour com vista privilegiada do pôr do sol, os drinks e os petiscos também são um ponto forte da casa.

PORTO SEGURO PRAIA

Restaurantes em São Luís Litorânea

Localizado na Av. Litorânea, o Porto Seguro Praia é o restaurante ideal em São Luís para experimentar a gastronomia maranhense no melhor estilo "pé na areia". Tem que ir!


Melhor barraca de praia em São Luís
Caranguejo toc toc| Peixe escabeche com arroz de cuxá

Além de uma ótima estrutura com vários ambientes, incluindo espaço Kids, o cardápio tem uma série de petiscos, drinks e pratos que fazem o maior sucesso como a caranguejada, o peixe escabeche ao molho de camarão, a peixada maranhense, entre outros. Todos preparados com ingredientes fresquinhos e um tempero sem igual.

A comida é bem servida e o preço é justo. Foi também o melhor suco de Bacuri com leite que tomei em toda a viagem, parece um mousse, bom demais! 

COCO BAMBU SÃO LUÍS

Melhores restaurantes São Luís
Camarão Internacional

Natural do Ceará, a rede de restaurantes Coco Bambu é sucesso em várias cidades do Brasil, inclusive em São Luís. Tem que ir!

No cardápio há opções de carnes, massas, saladas, mas as estrelas são os peixes e camarões servidos de mil maneiras. Nós particularmente somos fãs dos camarões misturados com outros ingredientes, molho cremoso e muito queijo gratinado. Para finalizar a cocada ao forno com sorvete é uma boa pedida. 

DIVERNO GELATO

Onde comer em São Luís
Destaque para o sabor "Zé Pereira"

Genuinamente maranhense a Diverno Gelato faz sucesso em São Luís por oferecer o típico gelato italiano: textura perfeita e ingredientes de primeiríssima qualidade. Tem que ir!


Onde comer em São Luís do Maranhão
Frapuccino

A vitrine é de encher os olhos, há clássicos como pistache e chocolate, regionais como tapioca e castanha de caju, e sabores diferenciados como o caramelo com flor de sal e o "Zé Pereira", feito com o biscoitinho mais tradicional do Maranhão, uma combinação sensacional, tanto que é um dos mais pedidos da casa. Milk Shake, frapuccino e cafés especiais completam as delícias do cardápio.

Há várias unidades na cidade, inclusive uma no complexo gastronômico Champs Mall - na Península Ponta d'Areia e outra na Villa Food da Av. Litorânea.

+ DICAS DE ONDE COMER EM SÃO LUÍS

São Luís onde comer
Restaurante Senac - ao lado da Rua do Giz

Outros ótimos restaurantes em São Luís de cozinha regional são o Cafofinho da tia Dica e o Restaurante Senac, no centro histórico; o Feijão de Corda, na Av. Litorânea; e o Armazém do Chef, em Calhau.

Também em Calhau, o Ça-Vá Gastrobar é um dos restaurantes de maior destaque na capital pelo ambiente e gastronomia de qualidade que mescla os sabores do Maranhão com a cozinha mediterrânea.


Onde comer em São Luís
Tradicional "sorvete de caixote" vendido no centro histórico

Se você busca uma churrascaria rodízio em São Luís pode ir na Sal e Brasa ou na Rossini Steakhouse, ambas com cortes variados e um ótimo buffet. Com opções à la carte a Quitandinha Espeto & Bar e o Ferreiro Gril são excelentes.

Se quiser um lugar bacana para fazer um lanche vá no Zé Pereira Café, no complexo Champs Mall em Ponta d'Areia, e aproveite para comprar as latinhas do famoso biscoito. Outra boa opção é o Café do Forte, no Espigão Ponta d'Areia; e a B.LEM Padaria Portuguesa, anexa ao Brisamar Hotel, que serve pasteizinhos de nata e bolinhos de bacalhau deliciosos.


Restaurantes em São Luís Maranhão
Zé Pereira Café - Complexo Champs Mall

Para comer uma boa pizza em São Luís a dica é a
Vignoli, que também oferece ótimos pratos da culinária italiana. Se quiser uma pizzaria mais descontraída vá na Nonno Giotto, além das pizzas a preço justo serve ainda massas e risotos.

Em São Luís há muitos pubs e bares legais para curtir a noite, entre eles o Urbano SLZ, o Qu4tro Bar, o Meridiano 45 e o Italia Winebar, na Ponta D'Areia, o Estaleiro Gastrobar, no centro histórico, e as dezenas de opções na badalada Lagoa Jansen como o Quintal Lagoa, o TaperaButeko Lagoa...

 Saiba como é a noite em Barreirinhas

Onde ir a noite em São Luís
Barzinhos em frente o complexo Champs Mall, Ponta d'Areia

Enfim, essas são apenas algumas opções de onde comer em São Luís, pois a capital maranhense sempre terá um restaurante novo para conhecer, um barzinho legal para curtir... aproveite os sabores da Ilha do amor. Tem que ir!

Dicas de São Luís do Maranhão
Nós duas no Cabana do Sol :)

✓ Também temos dicas de onde comer nos Lençóis Maranhenses, opções em Barreirinhas e Atins.

✓ Onde ficar em São Luís: dicas de hotéis

✓ O que fazer em São Luís: 10 atrações imperdíveis

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTok e Twitter.

Booking.com

+ DICAS DO MARANHÃO








Pin It
4 comentários

4 comments:

  1. Obrigado pelo compartilhamento. Anotei todas as dicas, principalmente dos restaurantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ficamos muito felizes em saber que gostou. São Luís está repleta de bons restaurantes e atrativos interessantes.

      Excluir
  2. Parabéns, ótimas dicas, anotei algumas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoramos saber que gostou! muito obrigada pelo comentário e aproveite São Luís. :)

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir