slider

Destaques

POSTS RECENTES

ONDE COMER EM SALVADOR - Pratos típicos, dicas de restaurantes e nossas melhores experiências!

20 de janeiro de 2019
Melhor Moqueca de Salvador

A culinária baiana de fato é especial, faz parte da cultura do povo, influenciada por antepassados africanos, cheia de temperos e sabores que você só encontra na Bahia.

Nem pense em ir embora de Salvador sem comer uma tradicional Moqueca ou experimentar o Acarajé, o quitute mais famoso da Bahia! 

Preparamos este post com dicas de lugares para comer essas delícias típicas, dicas dos restaurantes queridinhos e nossas melhores experiências! Confira: 


Onde comer em Salvador - Pratos Típicos

Além da famosa moqueca e do acarajé que você certamente já escutou falar, a Bahia tem outros pratos bem típicos e deliciosos que vale muito a pena experimentar! 

Um dos que eu mais amo é o bobó, feito com macaxeira amassada e cozida com azeite de dendê, leite de coco, temperos e camarão (também existem versões com peixes e frago).

Para os acompanhamentos tem o Caruru, uma espécie de refogado de quiabo com pimenta e azeite de dendê e o Vatapá (esse sim é meu acompanhamento preferido), preparado com farinha de pão, leite de coco, dendê, camarão, castanha e temperos; tudo isso bem triturado e cremoso como um purê, uma mistura deliciosa que é usada também como recheio do acarajé.

Outra iguaria típica que eu adoro é o Abará, feito com a mesma massa do acarajé só que cozido (o acarajé é frito).


Você ainda vai encontrar o Sarapatel, um cozido de miúdos de porco, pratos com carne de sol, feijão de leite (feijão cozido no leite de coco), muitos frutos do mar e nossas amadas tapiocas, certamente vai ter no café da manhã do seu hotel, geralmente são preparadas na hora, recheadas de queijo coalho, presunto, leite condensado, enfim, da sua preferência!

Tapioca, Salvador - Bahia

Na hora da sobremesa tem opções para formiga nenhuma botar defeito! rs 
As cocadas são as mais famosas, preparadas em diferentes versões (as minhas preferidas são as assadas, mais molhadinhas), há também a canjica, feita de milho, (o que nós paulistas chamamos de cural), e o mungunzá, esse sim é com aquele grão braquinho de millho, (que nós chamamos de canjica), além de arroz doce, pé de moleque, sorvetes de frutas típicas, etc.


Onde comer em Salvador - Nossas melhores experiências

Abaixo listamos os lugares que nós fomos, alguns são clássicos da culinária de Salvador, mas o que importa mesmo é que fomos muito bem atendidas e a comida é daquelas que vale a pena cada real investido! ;)


Restaurante Ki-Mukeka 


Os melhores restaurantes típicos de Salvador

Nossa expectativa era grande, iríamos experimentar a famosa moqueca baiana pela primeira vez na vida, por isso pesquisamos bastante e escolhemos o Restaurante Ki-Mukeka, um dos mais tradicionais quando o assunto é comida regional em Salvador

Há varias unidades na cidade, nós fomos na da praia de Itapuã, um lugar lindo, bem decorado, com vista para o mar, atendimento querido!

No cardápio há opções para todos os gostos, mas a comida típica é o carro chefe da casa, preparada no capricho, com ingredientes de qualidade, do jeito que deve ser!

De entrada fomos de "mini acarajés", deliciosos! De prato principal, a tão desejada moqueca, claro! E que moqueca minha gente! Bem servida, com vários acompanhamentos típicos, a melhor que comemos durante toda a viagem! Tem que ir!!! Confira AQUI o post completo da nossa experiência no Ki-MuKeka.


Serviços

Restaurante Ki-Mukeka
www.kimukeka.com.br
Endereço: Unidade Itapuã: Rua do Vento Sul QD 3, lote 5, Itapuã, Salvador - BA
Horários: Segundas, Terças, Domingos e Feriados, de 11:30 às 17:00
Quartas a Sábado, de 11:30 às 22:00
Telefone: (71)3374-2147/(71)2137-2881
Outras Unidades em Salvador: Pituba, Armação, Boca do Rio, Camaçari (confira todos os endereços no site oficial do restaurante)


Acarajé da Cira


O melhor acarajé de Salvador

Impossível ir embora sem experimentar o quitute mais famoso da Bahia, mas para comer um bom acarajé em Salvador, tem endereço certo! 

Confesso que estava "meio assim", o acarajé nunca foi uma coisa que eu morria de vontade de experimentar, mas quando cheguei perto da Barraca da Cira e vi tudo fresquinho, preparado no capricho, as baianas caracterizadas, os bolinhos sendo fritos e recheados na hora, aquele cheirinho bom... a vontade veio na mesma hora!! 

O acarajé é totalmente diferente do que eu imaginava, a massa é leve, crocante e o recheio é uma combinação que nem sei explicar de tão bom!!  Escolhemos o lugar certo!! 

Acarajé da Cira é um dos mais famosos e confiáveis de Salvador, há duas unidades na cidade, na pracinha de Itapuã (onde fomos) e no largo da Mariquita, no Rio Vermelho.

Também provamos o abará (que é com a massa cozida) muito bom também! Foi o preferido da Ka (minha irmã e dupla aqui do blog). Eu ainda fico com o tradicional Acarajé! 

Então fica a dica, antes de tirar suas conclusões sobre o Acarajé, experimente o Acarajé da Cira. Tem que ir !!


Serviços:

Acarajé da Cira
Duas Unidades em Salvador: 
1.Rua Aristides Milton, s/n | Itapuã, Salvador, BA 41610-011
2.Largo da Mariquita - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41940-426
Horários: Todos os dias á partir das 17h
Acarajé ou Abará completo R$10,00




Churrascaria Boi Preto Salvador


Churrascaria rodízio em Salvador

Eleita várias vezes como a melhor churrascaria de Salvador a Boi Preto Prime
fica no bairro Boca do Rio e funciona todos os dias (almoço e jantar) no sistema rodízio, preço único por pessoa (R$130,00 em nov/2018) para se servir a vontade!


São mais de 25 cortes de carnes, além de um buffet com muita variedade de saladas, molhos, conservas, queijos, carpaccios, salmão defumado, estação de comida oriental, pratos quentes e mais, podemos pedir vários acompanhamentos na mesa que vão muito além dos tradicionais pasteizinhos, fritas, pão de alho..., podemos pedir camarão, queijo assado, risotos, grelhados e até casquinha de siri gratinada! Tudo incluso no valor do rodízio. Vale cada centavo.

A dica que posso deixar? Vá com fome! Porque tem muuuita coisa boa na Boi Preto! ;) Tem que ir !! Confira AQUI o post completo da nossa experiência na Churrascaria.



Serviços:

Boi Preto Prime
Endereço: Av. Octávio Mangabeira, nº 5095, Boca do Rio , Salvador – BA - CEP 41.750-240
Horários: Segundas a Quinta, Almoço: 12h as 16h/ Jantar: 19h as 23h
Sexta a Domingo, Aberto das 12h as 23h
Contato: 71 3362-8844
reservas@boipretoba.combr




A Cubana Sorveteria


Sorveteria A Cubana, Elevador Lacerda

A Cubana é a sorveteria mais antiga da Bahia (desde 1930), já virou parada obrigatória pra quem está em Salvador, principalmente para quem visita um dos principais cartões postais da cidade, o Elevador Lacerda. É lá que fica uma das unidades da famosa sorveteria.

São diversos sabores feitos de forma artesanal, com produtos de qualidade!

Provamos vários, um melhor que o outro, mas o nosso favorito foi o de "Brownie", com pedacinhos de bolo, hummm, para completar o momento, a vista "básica" da Baia de Todos-os-Santos. Tem que ir !! 


Serviços:

A Cubana Sorvetes
www.acubana.com.br
Endereço: Elevador Lacerda , Praça Tomé de Souza - Centro - Salvador - BA
Tel. 71 3322-7000
Horários: Todos os dias, das 9:00 as 22:00hs
Várias Unidades em Salvador: Pelourinho, Pituba, Rio Vermelho(confira todos os endereços no site oficial da sorveteria)





Sorveteria da Ribeira


Sorveteria da Ribeira, Salvador

Ainda quando o assunto são as sorveterias famosas de Salvador, a Sorveteria da Ribeira se destaca, é uma das mais tradicionais da cidade, desde 1931.

Recebe turistas do mundo inteiro e várias celebridades que vão em busca dos mais de 60 sabores de sorvetes preparados artesanalmente, entre eles: cajá, mangaba, tapioca, castanha, outros diferentes como pimenta, algodão doce, kaipiroska, etc. 

O mais vendido é o de coco-verde, provamos e de fato é muito bom, mas como somos da turma dos mais doces e cremosos, nosso preferido foi o de amendoim. Experiência deliciosa. Tem que ir !!

Serviços:

Sorveteria da Ribeira
www.sorveteriadaribeira.com.br
R. da Penha, 87 - Ribeira, Salvador - BA, 40421-110
Telefone: (71) 3316-5451
Horários: Todos os dias, das 8:00 as 22:00hs


Oxe Que Doce Sorveteria


Melhor sorveteria da Barra, Salvador

Como vocês podem perceber, somo fãs de sorvete né!! Mas também meu amigo, com o calarão passando fácil da casa dos 30º em Salvador, tem coisa melhor?

Então segura essa dica que é das boas! Quando você for visitar o famoso Farol da Barra, de uma paradinha ali do lado, na Oxe Que Doce, a melhor sorveteria da região.

Pense num lugar delícia? São vários sabores, desde os mais tradicionais até diferentes como tropical, chiclete, tem também opções diet e sem lactose.

Alguns dos nossos preferidos foram o de Pistache e o "Menina" (leite condensado com castanha, ma-ra-vil-ho-so!) e tem mais! Picolés e palhetas mexicanas, a de Amendoim ganhou meu coração!

O lugar é uma graça, com mesinhas na calçada de frente para o mar e o atendimento é dos melhores que recebemos em Salvador! Tem que ir!!



Serviços:

Oxe Que Doce
Av. Oceânica, 8/10 - Barra, Salvador - BA, 40140-130
Telefone: (71) 3017-7760
Horários: Todos os dias, das 10:00 as 22:00hs





Noite Baiana


Jantar baiano com show folclórico em Salvador

Uma atração deliciosa que não pode ficar de fora do seu roteiro em Salvador é a "Noite Baiana", um verdadeiro show de cultura e sabores!!

A atração acontece no O Coliseu Restaurante, um casarão em pleno centro histórico da cidade, no pelourinho e a experiência completa que inclui traslado ida e volta do hotel + show + jantar é oferecido pela Luck Receptivo.


O espetáculo folclórico traz danças e apresentações da cultura baiana: samba de roda, capoeira, maculelê... tudo acompanhado de um buffet recheado de delícias típicas!! Tem que ir !! Confira AQUI o post completo da Noite Baiana, com informações, valores e os detalhes da nossa experiência divertida e deliciosa!


Serviços:

Luck Receptivo
www.luckreceptivo.com.br
Tel. (71) 3038-7575
E-mail: sac.ssa@luckreceptivo.com.br
valores: Transfer, guia, jantar e show R$200,00 por adulto em Dez/2018 (bebidas são pagas à parte e crianças até 12 anos pagam metade).
Reservas e valores atualizados AQUI.




Outback Shopping Barra


Outback Salvador

Nem só de comida baiana vive Salvador minha gente, e como estávamos hospedadas próximo do Shopping Barra (um dos maiores e mais completos da cidade) fomos experimentar as delícias do Outback. Quem aí também é fã?

Somos apaixonadas pelos lanches da casa e aquelas batateeenhas, Aussie Cheese Chicken Fries, que vem com camadas de queijo, bacon, etc. Um arraso de bom! 

Mas o cardápio vai muito além, é bem variado! Alguns clássicos são a famosa cebola gigante empanada e temperada (Bloomin' Onion) e o RIBS ao molho barbecue, além de bebidas e sobremesas deliciosas. 

Os Pratos são generosos e os ingredientes de primeiríssima qualidade. Como sempre, amamos nosso momento Outback! Tem que ir!! 

Serviços:

Outback Shopping Barra

www.outback.com.br
Av. Centenário, 2992 - Loja 204 - Barra, Salvador - BA, 40140-902

Telefone: (71) 3037-0038
Horários: De Seg. a Sex. 12:00–15:00/17:00–22:30 - Sáb. 12:00–00:00 e Dom.12:00–22:00





Onde comer em Salvador - Outras dicas

A capital baiana está muito bem servida de restaurantes, além dos que listamos a cima, tem opções para todos os gostos e bolsos: lanchonetes, pizzarias, churrascarias, culinária Italiana, Francesa, japonesa, etc.

Para quem estiver na Barra, um dos restaurantes mais agradáveis de Frutos do Mar é o Barra Vento, a vista panorâmica para o mar dá um toque especial. 

Em Itapuã, anexo ao Hotel Mar Brasilo Casa di Vina Restaurante funciona em meio aos jardins da casa onde viveu o Vinícius de Morais, é especializado em cozinha mediterrânea e baiana, com receitas especiais, ensinadas pela própria Gessy Gesse, o grande amor do poeta. Vale a pena a experiência. Confira AQUI o post com os detalhes da nossa hospedagem no Hotel Mar Brasil.


Casa di Vina Restaurante
Casa Di Vina Restaurante

Outros lugares muitobem elogiados para a comida baiana são: o Restaurante Yemanja, na Armação, e o Dona Mariquita, no Rio Vermelho.

Ainda no Rio Vermelho o Salvador Dali, de cozinha contemporânea, costuma agradar!

Aliás falando no Rio Vermelho, essa é a área boêmia da cidade, ponto de encontro para o happy hour em Salvador. Além do largo com barraquinhas de petiscos, acarajés famosos como o da Cira e o da Dinha, reúne diversos restaurantes e barzinhos que oferecem música ao vivo, etc.

É isso minha gente, nossa passagem por Salvador foi arretada de boa! Espero que tenham gostado das dicas!;) 

👉 Veja AQUI todas as nossas dicas de Salvador.

👉 Morro de São PauloComo chegar, onde ficar, passeios e tudo que você precisa saber!


*Essas são nossas experiências e opiniões pessoais. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem, portanto podem ser alterados ao longo do Tempo.




Pin It
6 comentários

6 comentários:

  1. Meninas, fiquei com água na boca de tudo e amo acarajé! Essas sorveterias são super faladas, adorei as dicas.

    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla,

      Obrigada por sua visita aqui no blog.
      É muita comida boa né!! Ficamos apaixonadas pelo tempero da Bahia e o Acarajé foi uma surpresa boa, jamais pensamos que iríamos gostar tanto!!

      Super beijo

      Mariza e Karina

      Excluir
  2. Quantas delícias em uma postagem. A culinária realmente é única e vale a pena experimentar os pratos típicos. Uma dica boa que me deram foi o Restaurante Escola do Senac, que fica no Pelourinho e tem buffet de comida baiana. Eu adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viajento, tudo bem com vocês??

      Nós ficamos encantadas com os sabores da Bahia, o Acarajé então,amamos!!

      Também escutamos falar muito bem do restaurante Senac, pena que não tivemos oportunidade de conhecer.Fica pra próxima com certeza!! 😋

      Abraços.

      Excluir
  3. Meninas, adorei essas dicas. Alguns lugares já tinha escutado falar e outros conheci agora. Já quero experimentar tudo! Vamos para Salvador mês que vem, estou anotando tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia,

      Ficamos muito felizes em saber que está gostando das nossas dicas. Nós amamos nossos dias em Salvador, a comida e o tempero é sem igual. Valeu cada um dos muitos quilos que engordamos durante a viagem. kkk

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir