Tem que ir: O que fazer em Porto Seguro: praias, pontos turísticos e passeios imperdíveis ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Porto Seguro: praias, pontos turísticos e passeios imperdíveis

02 abril 2024
Dicas de Porto Seguro

Praias a perder de vista, noite animada e uma riqueza cultural imensurável! Há muito o que fazer em Porto Seguro, pois além das belezas naturais você terá a chance de conhecer de perto a história do "descobrimento do Brasil", já que foi aqui, em 22 de abril de 1.500, que desembarcou Pedro Álvares Cabral.

Centro Histórico de Porto Seguro
Marco do Descobrimento - Centro Histórico de Porto Seguro

Localizada no sul da Bahia, Porto Seguro ganhou fama no Brasil e no mundo pelo agito, mas fique sabendo que a região, conhecida como Costa do Descobrimento, também reserva lugares perfeitos para quem viaja em busca de paz, isso envolve a Praia do Espelho e as charmosas vilas de Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva.


Praia do Espelho
Praia do Espelho

A seguir listamos 10 dicas do que fazer em Porto Seguro: melhores praias, passeios, feirinhas de artesanato, atrações e lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro. Tem que ir!

Caraíva

Você pode circular pela região de carro ou contratar os serviços de uma agência de turismo, neste caso recomendamos a A.R Turismo, referência na região há mais 35 anos, possui veículos novos, motoristas e guias atenciosos, suporte por WhatsApp... Fizemos tudo com eles e foi perfeito! 

1. PRAIAS DE PORTO SEGURO

Praia de Taperapuan Porto Seguro
Praia de Taperapuan

Não há como negar que as praias estão entre as principais atrações de Porto Seguro, principalmente pela variedade que acaba agradando todos os estilos, tem desde cenários paradisíacos até as que garantem animação o dia todo.


Praia de Coroa Vermelha
Praia de Coroa Vermelha

Entre as melhores praias de Porto Seguro estão a Praia de Taperapuan (ou Taperapuã), a Praia do Mutá e a Praia Coroa Vermelha (em Santa Cruz Cabrália), isso sem falar na Praia do Espelho (eleita uma das mais bonitas do Brasil) e outras localizadas em Arraial d'Ajuda e Trancoso, que falaremos ao longo deste post.


Porto Seguro melhores praias

A Praia de Taperapuan é famosa em Porto Seguro pelo agito, nela ficam as megabarracas Axé Moi e Tôa Tôa que oferecem uma programação diária com dançarinos, Djs e humoristas que garantem o típico alto astral da Bahia. O mar ali tem poucas ondas e grande fluxo de turistas, é a praia mais popular de Porto Seguro, localizada a cerca de 7 km do centro e cercada por pousadas e hotéis.


Toa Toa Porto Seguro
Complexo de Lazer Tôa Tôa
O que não pode deixar de fazer em Porto Seguro

O acesso ao complexo de lazer Axé Moi e Tôa Tôa é gratuito, você pode assistir a programação e até arriscar uns passinhos de axé para aprender o "ziguiriguidum" e o "Lepo Lepo" (Adoooooro!) No Toa Toa tem espaço Kids e ambos oferecem serviço de bar, restaurante e estrutura de praia. 


Axé Moi Porto Seguro
Axé Moi Complexo de Lazer
O que fazer em Porto Seguro sozinho

Essas barracas na Praia de Taperapuan também viram palco de grandes eventos como o "Carnaporto" e o Réveillon de Porto Seguro, além disso elas promovem luau, baladinhas e micaretas, nestes casos há cobrança de ingresso. 


Dicas de Porto Seguro

A Praia do Mutá é a preferida de Porto Seguro para quem busca um pouco mais de tranquilidade para curtir com a família, ideal inclusive para quem viaja com crianças, já que o mar ali é uma piscininha. Fica a cerca de 15 km do centro.


Praia do Mutá Porto Seguro
Praia do Mutá

Na Praia do Mutá ficam instalados alguns dos melhores Resorts All Inclusive de Porto Seguro, que possuem seus próprios beach clubes (alguns oferecem Day Use), mas também há diversas barracas bacanas para passar o dia.


Lugar mais bonito de Porto Seguro
Coroa Vermelha Beach All Inclusive com Day Use

Vizinha a Praia do Mutá fica a Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, uma das mais lindas da região, especialmente na maré baixa quando se formam piscinas naturais e um enorme banco de areia que avança sobre o mar, conhecido como "Travessia de Moisés". Barracas legais para curtir a praia é o que não falta por ali.


Praia de Coroa Vermelha
Praia de Coroa Vermelha
Porto Seguro praias
Travessia de Moises - Praia de Coroa Vermelha

Mas além da praia, Coroa Vermelha conta com outras atrações como a Cruz que marca o local da primeira missa no Brasil e também a tradicional feirinha de artesanato Pataxó.


Local da Primeira Missa no Brasil
Cruz que marca o local da Primeira Missa no Brasil - Cabrália
Feira Pataxó Porto Seguro - feirinha de Coroa Vermelha
Feira Indígena Pataxó (Feirinha de Coroa Vermelha)

Porto Seguro possui ainda outras belas praias ao longo da Av. Beira Mar, próximo ao centro a melhor é a Praia de Mundaí, que tem mar calmo e ótimas barracas para passar o dia. A vizinha Praia de Curuípe também é uma excelente opção para quem busca tranquilidade.


Praia de Curuipe Porto Seguro
Praia de Curuípe

A orla de Porto Seguro foi reformulada e passou a oferecer estacionamento gratuito em todas as principais praias.

2. CENTRO HISTÓRICO DE PORTO SEGURO

Centro Histórico de Porto Seguro

Impossível deixar o Centro histórico de Porto Seguro de fora do seu roteiro, a  conhecida "Cidade Alta", além de uma bela vista preserva relíquias da época da colonização portuguesa, tanto que foi tombada pelo Iphan e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


Tour em Porto Seguro

Na praça principal fica a centenária Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro, a Casa de Câmara e Cadeia (antiga sede do governo e também calabouço) e o Marco do Descobrimento, construído em mármore no ano de 1506 para marcar a região como uma propriedade da Coroa Portuguesa, sua tamanha importância fez o monumento ser protegido por um vidro blindado.


Centro Histórico Porto Seguro - Igreja Nossa Senhora da Pena
Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena
Marco do Descobrimento Porto Seguro
Marco de Descobrimento

No centro histórico de Porto Seguro há ainda a Capelinha de São Benedito (construída pelos Jesuítas no século XVI), o Farol de Porto Seguro com 12 metros de altura.


Porto Seguro atrações
Farol de Porto Seguro
Porto Seguro roteiro centro histórico
Capela de São Benedito

No Centro histórico de Porto Seguro as casinhas coloridas do período colonial hoje viraram lojas de artesanato, também há dezenas de barraquinhas de souvenirs, tapiocas, acarajé, além é claro das famosas cocadas e chocolates orgânicos, produzidos na região.


Porto Seguro roteiro
Artesanatos e comidinhas deliciosas no Centro Histórico
Artesanatos e comidinhas no Centro histórico de Porto Seguro

Resumindo, na Cidade Alta de Porto Seguro você vai ver roda de capoeira, monumentos históricos, artesanatos, comidinhas e de quebra terá a vista mais bonita de Porto Seguro, imperdível!


Porto Seguro roteiro
Mirante com vista incrível no Centro Histórico de Porto Seguro
Dicas de Porto Seguro
Oportunidade de ver uma roda de Capoeira

centro histórico de Porto Seguro vai além de um ponto turístico, é o melhor local para entender como tudo começou, por isso é a principal parada do City Tour na cidade, Tem que ir! 

3. PASSARELA DO DESCOBRIMENTO

Passarela do Descobrimento

O melhor lugar para curtir a noite em Porto Seguro se chama Passarela do Descobrimento, que é o centro turístico da cidade, antigamente chamada de "Passarela do Álcool" por conta das barraquinhas de drinks que ocupavam boa parte do calçadão as margens do Rio Buranhém.


Passarela do Descobrimento Porto Seguro

Hoje o nome "Passarela do Descobrimento" condiz muito mais com o lugar, as barraquinhas de drinks ainda tem seu espaço (não deixem de provar o tradicional "capeta"), mas além delas há ótimos restaurantes, lojas, bancas de artesanato, comidinhas, roupas e todo o tipo de produto destinado aos turistas.


Passarela do Álcool Porto Seguro
O Capeta mais tradicional de Porto Seguro

Basicamente tudo se concentra na orla (Av. do Descobrimento) e na rua paralela ( R. Assis Chateaubriand), uma espécie de calçadão exclusivo para pedestres.


Passarela do álcool Porto Seguro
Lojas e Feirinha de Artesanato na Passarela do Descobrimento 
Onde comprar artesanatos em Porto Seguro

O clima ali é muito legal, famílias passeiam, restaurantes tocam música ao vivo... Reserve ao menos uma noite em Porto Seguro para "desfilar" sem pressa pela Passarela do Descobrimento.


Passarela do Descobrimento

Outro lugar preferido dos turista para um curtir a noite é Arraial d'Ajuda, que falaremos a seguir.

4. ARRAIAL D'AJUDA

Arraial d'Ajuda

Basta atravessar o Rio Buranhém pela balsa que em poucos minutos você estará em Arraial d'Ajuda, a vizinha de Porto Seguro possui praias espetaculares e um centro histórico animado que atrai turistas dia e noite. Tem que ir!


Praia da Pitinga Arraial d'Ajuda
Praia da Pitinga

É possível fazer um bate-volta de Porto Seguro a Arraial d'Ajuda, mas vale a pena se programar para ficar mais tempo por lá, o vilarejo possui uma ótima estrutura de hotéis e pousadas.


Arraial d'Ajuda
Mirante das fitinhas, centro histórico de Arraial d'Ajuda

A Praia do Mucugê, que é a praia da vila, já é uma delícia, mas tem ainda a Praia do Parracho, a linda Praia da Pitinga, emoldurada por falésias coloridas que seguem até a Praia de Taípe e o Arraial Eco Parque, ideal para curtir em família.


Praia de Mucugê
Praia do Mucugê
Praia da Pitinga
Praia da Pitinga

Além das atrações a beira-mar, o centrinho de Arraial d'Ajuda é muito legal, principalmente a noite em torno da famosa Rua do Mucugê e da "Bróduei", que reúne diversos bares, restaurantes e lojinhas.


Rua do Mucugê Arraial d'Ajuda
A charmosa e badalada Rua do Mucugê, Arraial d'Ajuda

Veja o post com todas as dicas de Arraial d'Ajuda: melhores hotéis, pousadas, restaurantes, praias e muito mais!

5. TRANCOSO

Trancoso

Para quem está em Porto Seguro uma visita a Trancoso é imperdível, o charmoso vilarejo localizado no alto de uma falésia é um dos destinos mais cobiçados do sul da Bahia. Tem que ir!


Mirante de Trancoso
Mirante de Trancoso, atrás da Igrejinha

Agencias de turismo em Porto Seguro oferecem o Tour de 1 dia em Trancoso, mas quem se hospeda na vila tem a chance de curtir as praias e o famoso Quadrado de Trancoso com mais tranquilidade, inclusive a noite quando as lojas abrem, os restaurantes espalham mesinhas na rua, as casinhas coloridas ficam iluminadas e tudo parece se tornar ainda mais especial.


Quadrado de Trancoso
O charmoso Quadrado de Trancoso
Quadrado Trancoso noite

Algumas das melhores praias de Trancoso são a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos, que ficam ali mesmo, próximas ao Quadrado.


Praia dos Coqueiros Trancoso
Praia dos Coqueiros
Praia dos Nativos Trancoso
Praia dos Nativos - Cabana do Pescador 

Confira o post com todas as dicas de Trancoso: como chegar, o que fazer, melhores pousadas, restaurantes e muito mais!

6. PRAIA DO ESPELHO

Praia do Espelho

Eleita uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho não pode ficar de fora do seu roteiro em Porto Seguro, Tem que ir! 


Praia do Espelho
Praia do Espelho - Curuípe

A Praia do Espelho fica localizada entre Trancoso e Caraívaa cerca de 50 km de Porto Seguro (atravessando pela balsa) ou 90 km pela estrada. Agências de turismo oferecem o passeio bate-volta, que é uma das melhores formas de chegar a Praia do Espelho, já que parte do trajeto é feito em estrada de chão (carros pequenos podem ter dificuldades, vimos apenas vans e veículos 4x4).


Porto Seguro roteiro

Coqueiros, falésias e as piscinas naturais que se formam na maré baixa justificam a fama do lugar, que cenário!


Porto Seguro dicas
Os clássicos coqueiros deitados da Praia do Espelho
Praia do Espelho

O melhor trecho da Praia do Espelho é o canto esquerdo, chamado de Curuípe, pois além do mar calmo é onde há melhor estrutura de quiosques e restaurantes.


Praia do Espelho Curuípe

Na maré baixa é possível fazer uma pequena caminhada até a Praia dos Amores (Setiquara), que também é linda! Além disso, não deixe de tirar a clássica foto na "Pedra Furada".


O que fazer em Porto Seguro
Praia do Espelho
Pedra Furada Praia do Espelho
Caminhando para direita vc encontrará a Pedra Furada

Nós fizemos o Tour de 1 dia a Praia do Espelho e conseguimos aproveitar bem, mas se quiser ficar mais, há ótimas opções de pousadas na Praia do Espelho como a Bendito Seja, o Hotel Calá & Divino e a Pousada Outeiro (luxuosas), o Maion Hotel Boutique e a Brisas do Espelho (ótimo custo x benefício), a Pousada Recanto do Espelho e a Imperador do Espelho (boas e baratas).

7. CARAÍVA

Caraíva

Caraíva é uma pérola ao sul da Bahia, um lugar que preserva o clima de vila de pescadores com ruas de areias, onde não circulam carros, e é cercada por lindas praias, algumas quase que intocáveis.


Passeio a Caraíva
Rua Principal de Caraíva - Beira Rio
Praia do Satu
Praia do Satu

Mas não se engane, hoje o vilarejo de Caraíva tem pousadas sofisticadas, ótimos restaurantes e um centrinho animado para curtir a noite, tanto que em épocas como carnaval e réveillon atrai centenas de turistas.


Caraíva noite
Noite em Caraíva, pracinha da Igreja

Caraíva fica a 70 km de Porto Seguro (pela balsa) ou 100 km pela estrada, o ideal é ficar 2 ou 3 dias para aproveitar tudo, mas se não puder, faça ao menos um passeio bate-volta, vale a pena!



Caraíva dicas
Barra do Rio Caraíva (onde o rio encontra o mar)

Nós fizemos um post com tudo que você precisa saber de Caraíva, informações de como chegar, dicas de pousadas, restaurantes, praias, passeios e muito mais.

8. RESERVA INDÍGENA PATAXÓ DA JAQUEIRA

Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira

Uma das experiências mais incríveis que você pode ter em Porto Seguro é conhecer e vivenciar a cultura Indígena, a região é repleta de aldeias, algumas abertas à visitação como é o caso da Reserva Pataxó da Jaqueira, localizada a menos de 10 km do centro. Tem que ir!


Reserva Pataxó da Jaqueira

A visita deve ser agendada com antecedência, por isso a melhor forma de conhecer é através do tour oferecido pelas agências de turismo que inclui transfer do hotel e vivência na reserva indígena mais visitada de Porto de Seguro.


Reserva Pataxó Porto Seguro
O pagé
Aldeia Indígena Porto Seguro
Dança típica da cultura indígena pataxó

O passeio tradicional dura em torno de 3h, chegando na aldeia conhecemos um pouco da tocante história do povo Pataxó, aprendemos algumas palavras do idioma patxohã, há artesanatos, danças, rituais, arremesso de arco e flecha, pintura facial e degustação de chás, vegetais e o tradicional peixe preparado na folha da patioba. Uma verdadeira imersão nessa cultura fascinante das nossas origens.


O que não pode deixar de fazer em Porto Seguro
Pintura facial
Reserva Pataxó da Jaqueira
Degustação de peixe, farofa, vegetais...

A Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira foi fundada em 1998, lá vivem dezenas de famílias que, apesar de manter suas tradições, vivem do turismo. 


artesanato Pataxó Porto Seguro
Artesanato Pataxó
Reserva Pataxó da Jaqueira Porto Seguro
Nitynawã  Alves - exemplo de mulher, escritora e líder Pataxó

Além desse tour de 3h é possível ainda agendar outras vivências com diferentes rituais, cerimônias de casamento e até pernoite na aldeia.

9. PARQUE MARINHO DO RECIFE DE FORA

Parque Marinho Recife de Fora

Para quem não perde uma piscina natural, o melhor lugar para mergulhar em Porto Seguro é o Parque Marinho do Recife de Fora, que fica a cerca de 45 minutos de Porto Seguro, o trajeto é feito de escuna que parte do píer municipal, no centro, mas o horário varia de acordo com a Maré, portanto o melhor é contratar o Tour completo com as agências de turismo, que te busca no hotel.


Piscinas Naturais de Porto Seguro Recife de Fora

Recife de Fora é um imenso aquário Natural de 17 mil m², mas apenas 3% são abertos para visitação e ainda assim com um limite de visitas diárias, o restante é área de preservação, utilizada para pesquisas. Leve sapatilhas aquáticas ou crocs para não machucar os pés nos corais, se não tiver você poderá alugar na hora.


Parque Marinho do Recife de Fora

Quanto mais baixa a maré melhor, pois além da água ficar mais cristalina para fazer snorkel, formam-se bancos de areia perfeitos para relaxar, fora o cenário lindíssimo! O tempo de permanência nas piscinas naturais do Recife de Fora é de 2h aproximadamente, depois disso a maré começa a subir anunciando que é hora de voltar. Um passeio muito legal, Tem que ir!

10. PASSEIO DE CHALANA - PRAIA DE SANTO ANDRÉ

Passeio de Chalana Porto Seguro

O passeio de Chalana em Porto Seguro é um dos mais procurados da região, o barco parte de Santa Cruz de Cabrália e faz um roteiro pelas águas calmas do Rio João de Tiba com música animada e paradinhas muito legais. Tem que ir! 


Porto Seguro banho de lama
O "milagroso" banho de lama durante o passeio

Tem o inusitado banho de lama no manguezal, visita a Ilha do Sol, conhecida como o "paraíso dos doces", e tempo para curtir a tranquila Praia de Santo André, famosa por ter sediado a seleção da Alemanha, do fatídico 7x1 sobre o Brasil.


Praia de Santo André
Praia de Santo André
Ilha do Sol
Ilha do Sol- Paraíso dos doces

O passeio de Chalana mais tradicional de Porto Seguro é oferecido pela A.R Turismo, pioneira na região e com embarcação própria, outras empresas oferecem o tour fluvial através de escunas ou lanchas com variações no roteiro, como uma parada no Parque Marinho de Coroa Alta (que não chega a agradar tanto quando o do Recife de fora). Veja o post completo do Passeio de Chalana com detalhes do roteiro e outras dicas.

+ DICAS DO QUE FAZER EM PORTO SEGURO

Porto Seguro dicas de viagem
Balancinho localizado no centro histórico de Porto Seguro

As atrações em Porto Seguro não param por aí, um outro lugar interessante para ser visitado é o Memorial da Epopeia do Descobrimento (R$30), que através de uma exposição e objetos indígenas conta um pouco da história de como o Brasil foi encontrado pelos portugueses, a réplica da Caravela é uma das principais atrações e encanta sobretudo as crianças.


Porto Seguro roteiro
Mirante em Arraial d'Ajuda

Se sua viagem a Porto Seguro for entre julho e outubro você terá a oportunidade de fazer o passeio de barco para observar as Baleias Jubarte, que todos os anos mais ou menos nessa época escolhem as águas mornas da Bahia para se reproduzirem, é fantástico!


Porto Seguro praias e atrações imperdíveis
Praia de Coroa Vermelha - Santa Cruz Cabrália

Reserve um espaço na mala para as típicas lembrancinhas da viagem e também para as delícias regionais (cocadas, chocolates, licores, temperos, etc). 


Compras e artesanatos em Porto Seguro
Barraquinhas na Passarela do Descobrimento

O melhor lugar para fazer compras em Porto Seguro é na Passarela do Descobrimento que conta com várias opões de lojas e melhores preços, outra ótima opção é a feirinha de Coroa Vermelha. Já em Arraial d'Ajuda e principalmente em Trancoso os preços costumam ser mais altos, por outro lado é possível encontrar produtos mais refinados.


Compras em Trancoso
Loja em Trancoso

Um roteiro de 7 dias em Porto Seguro é o mínimo que você precisa para conhecer a cidade (centro histórico e reserva indígena), curtir as melhores praias (Taperapuan, Mutá e Coroa Vermelha) e fazer os principais passeios pela região (Arraial d'Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva), mas o ideal é ficar de 10 a 12 dias para dividir a hospedagem em diferentes lugares e assim conseguir aproveitar ao máximo todos os atrativos da Costa do Descobrimento.


Porto Seguro roteiro 5 ou 7 dias
Praia da Pitinga, Arraial d'Ajuda

A verdade é que sempre tem algo legal para fazer em Porto Seguro, seja um passeio tranquilo para descansar ou agitado com muito axé para se divertir. 


Porto Seguro dicas
Praia do Espelho

Espero que tenha gostado das dicas, nós amamos esse pedacinho da Bahia, já fomos três vezes e o que não falta é vontade de voltar. Porto Seguro é massa! Tem que ir! :)

Viagem Porto Seguro: roteiro, dicas, preços
Nós duas (Ka e Ma) curtindo Porto Seguro, inesquecível!

Onde comer em Porto Seguro

Porto Seguro: guia de viagem completo

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com


+ DICAS DA BAHIA







RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir