Tem que ir: Trancoso: dicas de viagem ao charmoso vilarejo da Bahia ,

Destaques

POSTS RECENTES

Trancoso: dicas de viagem ao charmoso vilarejo da Bahia

02 abril 2024

Trancoso - Bahia

Trancoso é um daqueles destinos que a gente chega e logo se apaixona, o centrinho do vilarejo, conhecido como Quadrado, é um charme e fica no alto de uma falésia, onde é possível se ter uma ideia das belas praias que cercam a famosa Vila de Trancoso, refúgio das celebridades, queridinha dos casais e de todos que estão em busca de um cenário perfeito para relaxar!

Dicas de Trancoso Bahia

Além disso, a partir de Trancoso é "um pulo" para conhecer outros lugares imperdíveis do sul da Bahia, como Arraial d'Ajuda, Praia do Espelho, Caraíva e a própria Porto Seguro, sede do Município.

Trancoso tem fama de elitizada, não dá para negar que existem pousadas e restaurantes que oferecem requinte, serviços diferenciados e portanto, tem seu valor, mas a verdade é que basta pesquisar e se planejar que dá para curtir Trancoso de uma maneira que caiba no seu bolso.

Trancoso Bahia
Quadrado de Trancoso à noite, que charme!

Para te ajudar, reunimos nossas melhores experiências e dicas de Trancoso: onde ficar, o que fazer, onde comer e muito mais.

COMO CHEGAR A TRANCOSO

Trancoso
Igrejinha do Quadrado

O aeroporto mais próximo de Trancoso fica em Porto Seguro, o caminho mais curto é pela balsa, via Arraial d' Ajuda, cerca de 30 km (parte em estrada de terra). Outra opção é percorrer 72 km pela BR-367/BA-101, que apesar de ser um percurso mais longo, é a melhor alternativa para os dias de alta temporada ou feriados em que a espera da balsa pode levar horas.

Como chegar a Trancoso
De Porto Seguro a Trancoso

Para ir de Porto Seguro a Trancoso você pode reservar um transfer, alugar um carro, usar táxi (preço combinado), Uber (que geralmente pede um adicional por conta da travessia da balsa) ou ônibus (que parte do terminal das balsas em Arraial d'Ajuda)

Se a ideia for conhecer Trancoso em 1 dia existe a opção de passeio bate-volta saindo de Porto Seguro ou Arraial d'Ajuda


Trancoso dicas de viagem
Cabana do Pescador Guiu - Barra do Rio Trancoso

Nós fizemos todos os nossos traslados e passeios com a A.R Turismo, uma empresa que atua a mais de 35 anos na região, tudo ocorreu de forma perfeita, recomendamos!

ONDE FICAR EM TRANCOSO

Trancoso pousadas
Pousada Quarto Crescente, melhor custo-benefício de Trancoso

A melhor localização para se hospedar em Trancoso é em torno do famoso Quadrado, que é repleto de restaurantes, lojinhas e concentra a maior oferta de hospedagem. Do quadrado você consegue ir caminhando para as principais praias de Trancoso como a Praia dos Coqueiros e Praia dos Nativos, ainda assim, algumas das melhores pousadas oferecem transfer gratuito aos hospedes e isso faz a diferença, já que estamos falando de ladeiras e ruas de terra.


Onde se hospedar em Trancoso
Quadrado de Trancoso

Mas além das pousadas no Quadrado de Trancoso, existem ainda ótimas opções a beira mar para quem vai com o intuito de descansar, não faz questão de ficar no centrinho ou está de carro, para ir de lá para cá. 

Melhores pousadas trancoso
Espaço Jóia, Beach Bar da Pousada Quarto Crescente

Nós ficamos na Pousada Quarto Crescente e foi uma experiência impecável. A pousada está localizada numa área tranquila próxima ao Quadrado (5 minutos de caminhada), é charmosa, bem estruturada, tem tarifas justas e conquista os hospedes com uma série de mimos como transfer gratuito às praias, chá da tarde, brigadeiro e pipoca o dia todo... Não é à toa que acaba de ser eleita a melhor pousada de praia do Brasil e ganhou destaque como uma das 20 melhores pousadas do Mundo! Veja os detalhes da nossa hospedagem na Pousada Quarto Crescente.

Trancoso Pousadas
Pousada Quarto Crescente, confortável e aconchegante

No quadrado de Trancoso também se destacam as luxuosas UXUA Casa Hotel & SPA, Capim Santo, Casa La Torre e o Hotel Boutique Bahia Bonita. Com tarifas mais razoáveis a dica é a Mundo Verde Pousada, a Casa da Glória Trancoso, Pousada Calypso ou a Pousada Le Refuge, que fica entre a praia e o quadrado.

Melhores hotéis e Resorts em Porto Seguro

Onde ficar em Trancoso Quadrado
UXUA Casa Hotel & Spa

• Para se hospedar em Trancoso à beira mar, Villas de Trancoso, na Praia dos Nativos, é a melhor opção, além é claro do sofisticado Hotel Fasano Trancoso que apesar de ficar um pouco mais afastado das praias centrais, oferece uma experiência exclusiva! Com tarifas mais amigáveis a dica é Pousada Estrela D' Água, a  Casa Hotel Ocean ou a Pousada Cajueiro Trancoso.

O que fazer em Porto Seguro: 10 dicas

melhor localização para se hospedar em Trancoso
Hotel & Resort Villas de Trancoso

• Se você busca uma pousada boa e barata em Trancoso, algumas das melhores opções próximas ao Quadrado são a Trancoso Pousada, a Pousada do Bosque, a Pousada Jequitibá e a Trancoso House Hotel Boutique. Para galera que prefere um hostel em Trancoso a dica é o Hostel Villa Cacau Trancoso.

Transfer Porto Seguro - Trancoso

Dica de pousadas boas e baratas em Trancoso
Trancoso Pousada 

• Se quiser ficar num Resort All Inclusive em Trancoso você terá o Club Med Trancoso, localizado na Praia de Taípe, já na divisa com Arraial d'Ajuda.

O QUE FAZER EM TRANCOSO

Trancoso Bahia
Mirante de Trancoso

Embora haja a possibilidade de fazer o
Roteiro de 1 dia em Trancoso, o vilarejo merece mais, acredite! Além das lindas praias, o famoso Quadrado de Trancoso encanta dia e noite.


Trancoso Ba
Quadrado de Trancoso à noite

O Quadrado de Trancoso é o centrinho turístico do vilarejo, uma relíquia do Brasil que resistiu ao tempo e permanece preservado há séculos já que, depois da ser fundada pelos Jesuítas em 1586, Trancoso ficou praticamente isolada até ser redescoberta pelos Hippies nos anos 70.


Quadrado de Trancoso
Quadrado de Trancoso

As casinhas coloridas do Quadrado hoje abrigam pousadas charmosas, restaurantes sofisticados, lojinhas de artesanato, etc, que dividem o cenário com a Igreja de São João Batista, ou simplesmente "Igrejinha do Quadrado", um dos cartões postais da região e muito procurada para casamentos.

Trancoso roteiro
Igrejinha do Quadrado

Aos fundos da Igrejinha fica o Mirante de Trancoso com a belíssima vista para o mar que se encontra com o vai e vem do Rio Trancoso.

Nossa experiência na Pousada do Rio Caraíva

Dicas de Trancoso
Mirante de Trancoso

Basta descer a estradinha de terra ao lado do Quadrado e cruzar a pequena ponte de madeira para encontrar algumas das melhores praias de Trancoso, como a badalada Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos.


Trancoso dicas de viagem
Acesso a Praia dos Nativos e dos Coqueiros
O que fazer em Trancoso
Praia dos Coqueiros

A Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros ficam lado a lado (separadas pelo Rio Trancoso que é possível atravessar caminhando na maré baixa) e contam com várias Barracas e Beach Clubes bacanas como o UXUA (da luxuosa pousada de mesmo nome), a Joia Praia (da charmosa Pousada Quarto Crescente, onde ficamos), o Zé Barbudo, a Barraca do Jonas, o Fly e a Silvana & Cia.


Cabana do Pescado Trancoso
Cabana do Pescador Guiu, uma das atrações de Trancoso
Praia dos Nativos Trancoso
Barra do Rio Trancoso, entre a Praia dos Nativos e Coqueiros

Atente-se que praticamente todas as barracas de Praia em Trancoso cobram consumação mínima, em média R$100 por pessoa, no entanto, algumas das melhores pousadas possuem suas próprias barracas (ou parcerias) que isentam os hospedes de taxas ou oferecem algumas regalias, como é o caso da Joia Trancoso, que pertence a Pousada Quarto Crescente, portanto, leve isso em conta na hora de reservar sua hospedagem em Trancoso.


Beach Club em Trancoso
Espaço Joia Trancoso

Para quem deseja fugir do agito das praias centrais de Trancoso, pode seguir até a Praia do Rio da Barra e a Praia de Taipe (na divisa com Arraial d’Ajuda). As duas oferecem alguma estrutura. No geral as Praias de Trancoso tem mar azul, águas mornas e poucas ondas, mas isso varia de acordo com a maré.

Praia dos Coqueiros Trancoso
Praia dos Coqueiros

Vale a pena unir Trancoso com Arraial d'Ajuda (22 km), Praia do Espelho (24 km), Porto Seguro (30 km) e Caraíva (38 km), nem que seja através de um passeio bate-volta.


Trancoso o que fazer
Praia dos Coqueiros, Trancoso

Quando chega a noite em Trancoso o Quadrado se transforma e consegue ficar ainda mais charmoso, as lojas abrem, surgem barraquinhas de artesanatos, os restaurantes espalham mesinhas na calçada a luz de velas, lamparinas brilham nas árvores, vez e outra rola música ao vivo... um clima muito legal!


Trancoso: roteiro e dicas
Noite em Trancoso
Feirinha de Artesanato em Trancoso
Feirinha de artesanato em Trancoso

Se quiser algo mais badalado para curtir a noite em Trancoso a dica é o Fly Club Trancoso que promove festas e shows, especialmente na alta temporada.

ONDE COMER EM TRANCOSO

Trancoso melhores restaurantes

Há muitas opções de restaurantes em Trancoso, a maioria deles estão no Quadrado, onde você poderá experimentar desde a tradicional moqueca baiana até pratos contemporâneos da gastronomia internacional. 

Dicas de restaurantes em Porto Seguro

Onde comer em Trancoso
Restaurante Uxua Quadrado

Alguns dos melhores restaurantes em Trancoso são o Gino Gastronomia (massas e risotos com carnes e frutos do mar), o Restaurante Flô (culinária contemporânea) o Capim Santo (um clássico que nasceu em Trancoso e hoje faz sucesso também em São Paulo, fica na pousada de mesmo nome), e o Rabanete (elogiado pela variedade e custo-benefício com almoço buffet e jantar à la carte).

Caraíva: onde ficar, onde comer e mais dicas

Trancoso melhores restaurantes
Flô Restaurante
Melhores restaurantes em Trancoso
Gino Gastronomia

Destaque ainda para a moqueca da Silvana & Cia, as carnes do Chimichurri, as pizzas do São João Batista e os beirutes do Lá No Dom, também não deixe de experimentar a saborosa e beeeem recheada Tapioca da Sandra ou da Elma.

Quanto custa comer em Trancoso
Barraquinhas de lanches e tapiocas em Trancoso

Se estiver em busca de um restaurante bom e barato em Trancoso, ali mesmo no quadrado o Maria Maria's Trancoso oferece um buffet de comida gostosa e preço acessível na hora do almoço, tem ainda o prato feito do Zukka Trancoso, o Acarajé do Cantinho Baiano, as massas e as pizzas da Cantinetta Trancoso.


Restaurante bom e barato em Trancoso
Preços em 2023 - Zukka Restaurante Trancoso

A verdade é que se afastando um pouquinho do Quadrado é possível comer bem com preços menos salgados. O vilarejo tem restaurantes excelentes, mas na hora de escolher onde comer em Trancoso, seu bolso será o melhor guia.

+ DICAS DE TRANCOSO

Trancoso Bahia

• Embora Trancoso seja um distrito de Porto Seguro, o vilarejo é bem estruturado, tem lojas (muitas delas de grifes), galerias, mercados, farmácias, etc. A maioria dos estabelecimentos aceitam cartões e Pix, também tem casa lotérica, bancos e caixas eletrônicos em Trancoso (Bradesco, Itaú e Caixa Econômica).


Lojas em Trancoso

• Não tem Uber em Trancoso, tampouco outro transporte por aplicativo, apenas táxi. Além disso existem ônibus e vans que ligam o vilarejo de Trancoso a Arraial d'Ajuda (com horário limitado até as 18h30). 


Trancoso dicas de viagem

• A voltagem em Trancoso é 220v. Tem sinal de Internet em Trancoso, inclusive Wi-fi nas pousadas e restaurantes.


Viagem a Trancoso dicas

Trancoso é um dos destinos turísticos mais famosos e disputados da Bahia e fica especialmente cheia no verão, a alta temporada em Trancoso ocorre nos meses de férias e feriados prolongados como carnaval e semana santa, nessa época o preço das pousadas e restaurantes sobem consideravelmente.


Trancoso: quando ir, o que fazer, onde ficar
Praia dos Coqueiros, Trancoso

 Além da alta temporada, na hora de decidir quando ir a Trancoso fique atento as chuvas, elas ocorrem com mais frequência em novembro, dezembro, março e abril, por outro lado o calor é garantido em qualquer época do ano. 


Trancoso
Quadrado de Trancoso

• Então, qual a melhor época para ir a Trancoso? Os meses intermediários como maio, agosto e setembro são ótimos em relação ao clima e aos preços. Nós mesmas dessa última vez fomos em setembro e adoramos. 


Trancoso clima
Praia dos Coqueiros, Trancoso

• Fique ao menos 1 ou 2 noites em Trancoso para conseguir curtir as praias da vila e a noite no Quadrado, mas se puder fique mais para fazer tudo com calma e conhecer os arredores. Você também pode dividir sua hospedagem com outros lugares como Arraial d'Ajuda, Caraíva e Porto Seguro. Tudo vai depender do seu estilo de viagem.


Trancoso

Enfim, espero que tenha gostado das nossas dicas de Trancoso, que sua viagem seja incrível e que você volte como nós, apaixonadas por Trancoso. Tem que ir!

Trancoso melhor blog de viagem
Nós em Trancoso, inesquecível!

✓ Também temos dicas de Arraial d'Ajuda e Caraíva

✓ Morro de São Paulo: tudo que você precisa saber

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com


+ DICAS DE PORTO SEGURO




RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

2 comments:

  1. oi meninas,gosto muito do estilo de blog de vcs.Peguei todas as dicas,indo pra Trancoso,Espelho,Caraíva e Arraial daqui 1 mês certinho(quem tá contando).Vou ficar na Quarto Crescente,que pousada maravilhosa,são raras as pousadas com nota 9,9.Obrigada por existirem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos super felizes em saber que nossas dicas de Trancoso, Caraíva, Arraial d'Ajuda, Praia do Espalho e Porto Seguro estão te ajudando, essa região é muito especial... sem dúvida a Pousada Quarto Crescente é a melhor escolha em Trancoso. Aproveite muuuito a viagem e conte sempre conosco, Ma e Ka :)

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir