,

Destaques

POSTS RECENTES

Morro de São Paulo: Tudo que você precisa saber

4 de outubro de 2020
Quando ir, como chegar, o que fazer, onde ficar, onde comer...

Vale a pena conhecer Morro de São Paulo? Essa é uma das perguntas que mais nos fazem, talvez pela "dificuldade" de acesso, por ser uma ilha que muitos acreditam não ter estrutura... 

Já vou logo respondendo: Morro é um dos lugares mais incríveis do nosso Brasil, pode acreditar! Além das praias lindas, hoje em dia oferece uma ótima estrutura de hotéis, restaurantes e nem é tãaao difícil assim chegar.

Neste post vamos dar dicas de quando ir, onde ficar, o que fazer... tudo para te ajudar a entender e planejar sua viagem a esse pedaço de paraíso!

MORRO DE SÃO PAULO, QUANDO IR

Morro de São Paulo: quando ir
Terceira Praia - Morro de São Paulo

A melhor época para ir a Morro de São Paulo em relação ao clima são todos os meses, exceto maio e junho considerados os mais chuvosos. O calor é garantido em qualquer época do ano, média de 25° (com sensação de 30°, rs).

Morro recebe turistas o ano inteiro, mas a alta temporada acontece nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, além dos grandes feriados como carnaval, semana santa, etc.

Nós fomos no começo de maio e demos sorte! Todos os 5 dias foram lindos, com muito sol e calor, o máximo que aconteceu foram pancadas de chuva bem cedo, nada que atrapalhasse os passeios!

COMO CHEGAR A MORRO DE SÃO PAULO

Como chegar a Morro de São Paulo
Cais de Morro de São Paulo 

Morro de São Paulo fica localizado na Ilha de Tinharé, no município - arquipélago de Cairu - Bahia, a 120 km da capital Salvador, à partir daí você terá algumas opções para chegar

A mais comum e utilizada pelos turistas é o Transfer Semi-terrestre, com saídas diárias tanto do aeroporto quanto dos hotéis em Salvador, a viagem dura em torno de 3 horas. Mas há também táxi-aéreo e outras alternativas. Explicamos tudo AQUI, com valores, nossa experiência e dicas.

Viagem a Morro de São Paulo BA
Segunda Praia - Morro de São Paulo

⇒ TAXA DE TURISMO MORRO DE SÃO PAULO

Ao desembarcar em Morro é necessário pagar uma taxa única de entrada, a TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago), R$15 por pessoa. Maiores de 60 e crianças até 05 anos não pagam (estudantes pagam meia). Confira outras dicas úteis no final deste post.

ONDE FICAR EM MORRO DE SÃO PAULO

Morro de São Paulo hotéis e pousadas
Pousada Bahia Tambor - Morro de SP

Morro de São Paulo oferece uma estrutura de hospedagem capaz de agradar todos os públicos. Há hostels descolados, pousadas charmosas e grandes hotéis espalhados desde o centro até a quinta praia.

O melhor lugar para ficar, na minha opinião, é ao longo da primeira, segunda, no máximo terceira praia, que são as mais centrais, com maior movimento de restaurantes, lojinhas, fácil acesso na hora da chegada e para fazer os passeios.

Já a quarta e a quinta praia (ou praia do encanto) são mais longes do centrinho, ideais para quem busca tranquilidade!

Veja o POST COMPLETO com dicas das melhores praias, pousadas e hotéis para se hospedar em Morro de São Paulo.

O QUE FAZER EM MORRO DE SÃO PAULO

Morro de São Paulo: melhores praias e passeios
Piscinas Naturais de Moreré, durante o passeio Volta a Ilha

Morro de SP tem atrações que merecem no mínimo de 3 a 4 diasTempo para aproveitar as belíssimas praias da vila, ver o pôr do sol, ir no mirante da tirolesa e fazer alguns dos principais passeios.

Volta a Ilha é o mais completo de todos, a Praia de Gamboa tem o famoso banho de argila, você pode aproveitar a oportunidade para fazer o "batismo de mergulho", além de passear pelo centrinho, aproveitar os restaurantes com música ao vivo... ahhh Morro tem uma vibe incrível tanto de dia quanto a noite. 

Veja o post "O que fazer em Morro de São Paulo", onde listamos as atrações e passeios imperdíveis! 

ONDE COMER EM MORRO DE SÃO PAULO

Morro de São Paulo: restaurantes
O Casarão Restaurante, centro - Morro de SP

Morro de São Paulo tem desde lanchonetes, pizzarias, até bistrôs e restaurantes especializados em diferentes cozinhas, mas o que predomina mesmo é a culinária Baiana, com pratos a base de peixes, frutos do mar fresquinhos e aquele tempero especial!

A maioria dos restaurantes estão no centro e ao longo da primeira, segunda e terceira praia. A noite a maioria toca música ao vivo, um clima super agradável!

Um dos nossos preferidos é "O Casarão Restaurante", fica na praça principal, serve opções para todos os gostos e tem toda uma história envolvida, falamos mais dele AQUI.


Melhores restaurantes de Morro de São Paulo BA
Lagosta do Guido - Ilha de Boipeba

Ainda na Praça Principal um bom custo-benefício é o Café das Artes, que além de cafeteria serve lanches e pratos.

Alguns dos melhores restaurantes em Morro funcionam dentro de hotéis e pousadas, mas são abertos ao público, como é o caso do Bossa Nova Bistrô, na excelente Pousada Passargada (Rua do Farol) e o restaurante da famosa pousada Minha Louca Paixão, na terceira praia.

Toca do Morcego; Restaurante Canoa; Bossa Nova Bistrô, Lagosta do Guido...
Restaurantes na Segunda Praia - Morro de SP

Na segunda Praia uma ótima opção com preço justo é o restaurante Pedra sobre Pedra. Na Terceira Praia dois muito bons são o Maré Bar & Grill e o Restaurante Canoa. Na Quarta Praia, a dica é almoçar no Kiosk do Binho.

Na hora do sunset em Morro o Toca do Morcego é o preferido da galera, com Dj e bons drinks (é também onde acontece as festas badaladas de morro).

Durante o passeio Volta a Ilha, não deixem de experimentar a famosa Lagosta do Guido, na Praia da Cueira - Ilha de Boipeba.

MORRO DE SÃO PAULO, DICAS ÚTEIS

Transfer Salvador  Morro de São Paulo
Entrada de Morro de São Paulo - Cais

Carros NÃO circulam em Morro de São Paulo, o meio de locomoção é a base da caminhada mesmo. Do cais até sua pousada 
tem o "táxi das malas", rs. Rapazes carregam as bagagens com carrinhos de mão. O preço é negociável, falamos mais AQUI;

• NÃO há bancos na ilha, apenas dois caixas eletrônico, um do Bradesco e outro do Banco do Brasil (que nem sempre funcionam), mas a maioria dos restaurantes, hotéis e lojas aceitam cartões para pagamento; Leve dinheiro para as despesas durante os passeios, nas praias mais afastadas muitos não aceitam cartões.

A voltagem em Morro é 220V, os hotéis e restaurantes oferecem Wi-fi livre e a internet 4G costuma pegar bem!

taxa de entrada, bancos e caixas eletrônicos, estrutura, como se locomover
Terceira Praia - Morro de São Paulo

• A maioria das ruas de Morro são tipo decks de madeira e calçadas, portanto nada de salto, todos andam com roupas leves e rasteirinha no pé. Me encontrei! Ahaháaa. Tirando as ladeiras de acesso (que dão jus ao nome), as demais ruas são tranquilas para caminhar, inclusive no sentido segurança.

Um lugar rústico sim, mas hoje com um "q" de sofisticação. Há lojinhas de grifes, restaurantes renomados, pousadas luxuosas...mas também tem hostels, mochileiros, pessoas de todas as nacionalidades. Enfim, acho que esse é o segredo de Morro ter uma energia tão única.

Morro de São Paulo, todas as dicas!
Deck da Segunda Praia - Morro de SP

Ficamos 5 dias e a vontade era ficar mais! Com certeza um dos lugares mais lindos que já conhecemos, impossível não morrer de saudade! 💙 Tem que ir!

Gostou? Segue a gente no @blogtemqueir

Veja Também:

Dicas de pousadas e hotéis em Morro de SP

5 atrações imperdíveis em Morro de São Paulo

Salvador: quando ir, o que fazer, todas as dicas!



Booking.com



Outros Posts

Como chegar a Morro de São Paulo

Nossa experiência na Pousada Bahia Tambor

Volta a Ilha: o passeio mais completo de Morro de SP


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:


21 comentários:

  1. Parabéns pelo site meninas! Pra mim o mais confiável da internet em se tratando de plano de viagem.

    Em setembro passado eu e minha esposa fomas para Jericoacoara tudo baseado nas dicas de vocês e tudo bateu exatamente com a descrição que fizeram de lá. Ótimas informações e todas muito completas.

    Como já estamos planejando nossa próxima viagem e uma das opções que mais nos atrai é justamente Morro de SP, gostaria de saber de vocês se Jeri e Morro estão dentro da mesmo "estilo" digamos assim.

    Desde já agradeço e sucesso a vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Muito obrigada de coração por suas palavras, ficamos muito felizes! Também adoramos saber que deu tudo certo na sua viagem a Jeri. Eita lugarzinho especial né!!

      Morro de São Paulo tem o mesmo clima sim, energia boa, aquele lugar que encanta a gente!!
      Claro que existem algumas diferenças. As ruas do centrinho não são de areia, não há dunas....mas as prais são lindas - água transparente, peixes, o passeio volta a ilha é demais e o centrinho uma delícia de passear, o pôr do sol inesquecível... Junto com Jeri está na lista dos nossos lugares preferidos. Tenho certeza que vocês também vão adorar!

      Abraços e qualquer dúvida a mais que pudermos ajudar conte conosco!

      Mariza e Karina

      Excluir
  2. It's genuinely very difficult in this full of activity life to listen news on Television, so I only use internet for that purpose, and take the latest news. outlook 365 email login

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oliver,

      Sim! A internet hoje sem dúvida é o melhor meio de comunicação e de atualização de notícias!... E conheça o nossa Brasil que é lindo!

      Obrigada por deixar seu comentário.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  3. Ademir - Araçoiaba da Serra15 junho, 2018

    Estarei em Morro de São Paulo entre 24.06 e 01.07.18. Vamos conhecer mais um paraíso do nosso Brasil. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ademir,

      Ficamos muito felizes que tenha gostado das nossas dias, ahhhh Morro de SP é um paraíso mesmo, aproveitem bastante!

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  4. Olá. Vocês reservaram os passeios em Morro de São Paulo antecipadamente ou é tranquilo reservar lá mesmo?
    Grata,
    Rosana.

    Atenciosamente,
    rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana,

      Pode até ser que você consiga lá na hora, mas acho mais seguro e nós preferimos sempre reservar antes, para chegar lá e não ter que se preocupar com isso.

      Fizemos os passeios com a Zulu Turismo, que é ótima e confiável. Vou deixar aqui os contatos, pode dizer que viu no Blog Tem que ir e pedir um descontinho! ;)

      75 3652 1358/ 75 9988 6317
      reservas@zuluturismo.com.br

      Abraços e aproveite muito esse paraíso!

      Ma e Ka

      Excluir
  5. Olá! Essa piscina com borda infinita é de qual hotel em morro??? Estou pegando docas aqui e
    estou adorando. Obg!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Ficamos felizes que está gostando das nossas dicas. Essa piscina mara é da Pousada Bahia Tambor, ficamos nela e fizemos um post com todos os detalhes.

      http://www.temqueir.com.br/2017/05/onde-se-hospedar-em-morro-de-sao-paulo.html

      Qualquer outra dúvida conte com a gente.

      Abraços.

      Ma e Ka


      Excluir
  6. Olá! Estamos nos programando para irmos a Morro de SP em outubro. Vi que quanto à localização para transitar entre a pousada, na segunda praia, e a vila parece ser pequena. Talvez fiquemos na Bahia Tambor, realmente é tranquilo sair de lá e ir à Vila à noite? Quanto tempo mais ou menos se gasta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Airanan, pode ficar tranquila em relação a isso, é super tranquilo! Saindo da pousada (já na porta) há vários restaurantes movimentados, com Música ao vivo, mesinhas na areia, no caminho até a vila além dos restaurantes ainda há lojas, lanchonetes, barraquinhas de artesanatos e muitas pessoas circulando.

      Nós duas fomos todas as noites, em nenhum momento nos sentimos inseguras. Leva cerca de 10 ou 15 minutinhos caminhando em ritmo de passeio. :)

      Qualquer outra dúvida conte conosco!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  7. Olá Mariza e Karina. Estou planejando uma viagem para Morro para início de maio deste ano, mas dizem que é época de chuvas. Pelo que li, vocês estiveram lá nesse mês então gostaria de saber como foi:
    Chove todos os dias? É chuva forte e demorada? Fica muito nublado e atrapalha a cor do mar? A tirolesa funciona? Tem movimento à noite? E no fim das contas, compensa?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, exatamente, nossa viagem a Morro foi no meio de maio, escolhemos essa época justamente por ser baixa temporada, tudo mais tranquilo e mais em conta.

      Dos 5 dias que ficamos por lá apenas 1 dia choveu, e mesmo assim bem cedinho e rápido, nesse mesmo dia fizemos o passeio volta a ilha, se vc olhar as fotos do post vai ver que não atrapalhou em nada.

      Tudo funcionando normal, inclusive a tirolesa, muitos turistas, restaurantes com música ao vivo a noite, bastante movimento!

      Pra nós foram dias incríveis, valeu a pena! ;)

      Qualquer outra dúvida conte conosco.

      Abraços

      Ma e Ka

      Excluir
  8. Olá Meninas. Minhas férias serão em agosto, estou na dúvida entre Morro de são paulo e Jericoacoara. Se fosse para escolher entre os dois, qual vocês acham melhor, em termos de passeio, paisagem, hospedagem e alimentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi,
      Essa é a pergunta que vale um milhão, rs... Na verdade os dois lugares são bem especiais. Mas quando paramos para pensar em todos os passeios, as experiências, as paisagens, etc, se tivesse que escolher um só ficaria com Jeri.

      Agosto é uma boa época para conhecer Jericoacoara, baixa temporada, mesmo sendo um mês de inverno lá o calor é super garantido e ainda não é um mês chuvoso.

      Vá para Jeri, mas já deixe programada sua próxima viagem a Morro. ;)

      Temos dicas de Jeri no blog, vc viu? Como chegar, passeios imperdíveis, dica de hospedagem, onde comer e mais! Acesse o menu Brasil - Ceará.

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  9. Ma é Ka , poderiam falar mais sobr3 a ida e volta de morro ..
    estou um pouco confusa para a escolha da melhor forma de ir e agência
    muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fizemos um post inteirinho com todos os detalhes de como chegar a Morro de São Paulo, partindo do aeroporto, dos hotéis em Salvador, do terminal marítimo, etc. Explicamos todas as alternativas com valores e empresas confiáveis que realizam o transfer Salavador - Morro. Vou deixar o link:

      https://www.temqueir.com.br/2017/05/como-chegar-morro-de-sao-paulo-ba.html?m=1

      Também está no Menu, Brasil, Bahia.

      Qualquer dúvida conte com a gente!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  10. Olá! Sabe informar se esse Mirante da Tirolesa é mais bonito no nascer ou no pôr-do-sol, e se o acesso é pago? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, o acesso ao Mirante da Tirolesa é gratuito. Melhor ir a tarde para unir com o por do sol.

      Chegando la em cima vc vai ver o farol, a direita fica o mirante da tirolesa e a esquerda um outro mirante para ver o pôr do sol, fica cheio la nesse horário (umas 17h) pq é muito lindo!

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  11. passeios em morro de são paulo, fazemos todo receptivo e passeios, atendimento diferenciado, nosso WhatsApp e +5575998039785

    ResponderExcluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir