Tem que ir: Morro de São Paulo: Tudo que você precisa saber ,

Destaques

POSTS RECENTES

Morro de São Paulo: Tudo que você precisa saber

21 fevereiro 2024
Morro de São Paulo: quando ir, como chegar, o que fazer, onde ficar, onde comer...

Vale a pena conhecer Morro de São Paulo? Essa é uma das perguntas que mais nos fazem, talvez pela "dificuldade" de acesso, por ser uma ilha que muitos acreditam não ter estrutura... 

Já vou logo respondendo: Morro de São Paulo é um dos lugares mais incríveis do nosso Brasil, pode acreditar! Além de praias lindas, hoje em dia a ilha oferece uma ótima estrutura de hotéis, restaurantes e nem é tãaao difícil assim para chegar, existem várias opções de transporte.

Dicas Morro de São Paulo

Neste post vamos dar todas as dicas de Morro de São Paulo: quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer, onde comer e outras informações para te ajudar a planejar sua viagem a esse pedaço de paraíso. Tem que ir!

QUANDO IR A MORRO DE SÃO PAULO

Quando ir a Morro de São Paulo
Terceira Praia - Morro de São Paulo

A melhor época para ir a Morro de São Paulo é de setembro a fevereiro, já que os meses mais propensos a chuvas são de março a agosto. A média de temperatura em Morro de São Paulo é 25°C, no verão passa fácil dos 30°C e mesmo no inverno não chega a esfriar muito, mínimas de 21ºC de manhã e a noite.

Morro de São Paulo quando ir: chuvas e alta temporada
Clima em Morro de São Paulo mês a mês

Morro de São Paulo recebe turistas o ano inteiro, mas a alta temporada acontece nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, além dos grandes feriados como carnaval e semana santa.


Viagem Morro de São Paulo
Segunda Praia, Morro de São Paulo

Nossa viagem a Morro de São Paulo foi no comecinho de maio e demos sorte! Todos os 5 dias foram lindos, com muito sol e calor, o máximo que aconteceu foram pancadas de chuva bem cedo, nada que atrapalhasse os passeios!

COMO CHEGAR A MORRO DE SÃO PAULO

Como chegar a Morro de São Paulo
Cais de Morro de São Paulo 

Morro de São Paulo fica localizado na Ilha de Tinharé, no município - arquipélago de Cairu, estado da Bahia. O aeroporto mais próximo é o de Salvador, à partir da capital você terá algumas opções para chegar a Morro de São Paulo

A forma mais utilizada para chegar a Morro de São Paulo é o Transfer Semiterrestre, que tem saídas diárias tanto do aeroporto quanto dos hotéis em Salvador, a viagem dura em torno de 3h30. Mas há também táxi-aéreo e outras alternativas. Explicamos tudo AQUI, com valores, nossas experiências e dicas.

TAXA DE TURISMO MORRO DE SÃO PAULO

Ao desembarcar em Morro de São Paulo será necessário pagar uma taxa única de entrada, a TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago) que custa R$50 por pessoa em 2024. Crianças até 05 anos e maiores de 60 não pagam. Confira outras dicas úteis no final deste post.

ONDE FICAR EM MORRO DE SÃO PAULO

Morro de São Paulo hotéis e pousadas
Pousada Bahia Tambor - Morro de SP

Morro de São Paulo oferece uma estrutura de hospedagem capaz de agradar a todos, pois há desde hostels descolados até hotéis e pousadas luxuosíssimas espalhadas do centrinho da vila até a Quinta Praia.

Se quiser ficar perto do agito, o melhor lugar para ficar em Morro de São Paulo, é na Primeira Praia, Segunda Praia ou no máximo no comecinho da Terceira Praia, que são as mais centrais, repletas de restaurantes e lojas. Já a Quarta e a Quinta Praia são mais distantes, ideais para quem vai a Morro de São Paulo em busca de sossego!

Veja o post "Onde ficar em Morro de São Paulo" com dicas das melhores praias, pousadas e hotéis para todos os bolsos.

O QUE FAZER EM MORRO DE SÃO PAULO, QUANTOS DIAS FICAR

Morro de São Paulo dicas de viagem
Piscinas Naturais de Moreré no passeio Volta a Ilha

O ideal é ficar em Morro de São Paulo 3 ou 4 dias para conseguir aproveitar as belíssimas praias da vila, ver o pôr do sol, ir no mirante da tirolesa e fazer alguns dos principais passeios.

Volta à Ilha é o passeio que você não pode deixar de fazer em Morro de São Paulo, já a Praia de Gamboa é famosa pelo banho de argila, também é possível fazer o "batismo de mergulho em Morro de São Paulo", além disso, a vila tem um centrinho legal com restaurantes que tocam música ao vivo, lojas, feirinhas de artesanato... Morro de SP tem uma vibe incrível tanto de dia quanto a noite, portanto, fique o máximo que puder! 

Veja o post "O que fazer em Morro de São Paulo" com 5 atrações imperdíveis, incluindo as melhores praias, pontos turísticos e passeios imperdíveis com valores.

ONDE COMER EM MORRO DE SÃO PAULO

Morro de São Paulo restaurantes
O Casarão Restaurante Morro de São Paulo

Na hora de escolher onde comer em Morro de São Paulo você terá lanchonetes, pizzarias, bistrôs e restaurantes especializados em diferentes cozinhas, mas o que predomina mesmo é a culinária Baiana, com pratos a base de peixes e frutos do mar fresquinhos.

A maioria dos restaurantes em Morro de São Paulo estão no centro, ao longo da Primeira, Segunda e Terceira praia. Um dos nossos preferidos é "O Casarão Restaurante", que fica na praça principal, um lugar super charmoso que além de oferecer ótimos opções gastronômicas, tem toda uma história envolvendo o Casarão, é um ícone em Morro, saiba mais AQUI.

Melhores restaurantes Morro de São Paulo
Lagosta do Guido - Ilha de Boipeba

Alguns dos melhores restaurantes em Morro funcionam dentro de hotéis e pousadas, mas são abertos ao público, como é o caso do Bossa Nova Bistrô, na excelente Pousada Passargada (Rua do Farol) e o restaurante da famosa pousada Minha Louca Paixão, na terceira praia.

Melhores restaurantes Morro de São Paulo
Restaurantes na Segunda Praia - Morro de SP

Na segunda Praia uma ótima opção com preço justo é o restaurante Pedra sobre Pedra. Na Terceira Praia dois muito bons são o Maré Bar & Grill e o Restaurante Canoa. Na Quarta Praia, a dica é almoçar no Kiosk do Binho.

Na hora do sunset em Morro o Toca do Morcego é o preferido da galera, com Dj e bons drinks (é também onde acontece as festas badaladas de morro).

Durante o passeio Volta a Ilha, não deixem de experimentar a famosa Lagosta do Guido, na Praia da Cueira - Ilha de Boipeba.

MORRO DE SÃO PAULO DICAS ÚTEIS

De Salvador a Morro de São Paulo
Entrada de Morro de São Paulo - Cais

Carros NÃO circulam em Morro de São Paulo, então obviamente não tem UBER em Morro de São Paulo, o principal meio de locomoção na vila é a caminhada, os barcos e as charretes, além disso ao chegar no cais tem o "táxi das malas", rapazes que carregam as bagagens com carrinhos de mão, as pousadas mais distantes costumam oferecer transfer gratuito aos hospedes entre as praias e a Vila. Veja mais dicas no post "como chegar a Morro de São Paulo". 


viagem Morro de São Paulo
Primeira e Segunda Praia, Morro de São Paulo

NÃO tem bancos em Morro de São Paulo, apenas dois caixas eletrônico, um do Bradesco e outro do Banco do Brasil (que nem sempre funcionam), mas a maioria dos restaurantes e lojas aceitam cartões e PIX; leve dinheiro para as despesas durante os passeios, nas praias mais afastadas nem sempre a internet ajuda para pagar em PIX ou para funcionar as maquininhas de cartão.

A voltagem em Morro de São Paulo é 220V, os hotéis e restaurantes oferecem Wi-fi livre e a internet 4G costuma pegar bem!


Morro de São Paulo taxa de entrada, bancos, caixas eletrônicos, transporte e dicas úteis
Terceira Praia - Morro de São Paulo

• A maioria das ruas em Morro de São Paulo são de pedras ou decks de madeira, portanto, leve para Morro calçados confortáveis e roupas leves. Tirando as ladeiras de acesso (que dão jus ao nome), as demais ruas são tranquilas para caminhar, inclusive no quesito segurança, Morro de São Paulo não é perigoso.

Morro de São Paulo é um lugar rústico sim, mas tem um "q" de sofisticação, há lojas de grifes, restaurantes requintados, pousadas luxuosas... mas também tem hostels, mochileiros, pessoas de todas as nacionalidades. Acho que essa diversidade é o que faz Morro de Paulo ser um lugar tão único.

Morro de São Paulo dicas blog
Mirante de Morro de São Paulo

Impossível não "morrer" de amores e de saudades de Morro de São Paulo. Tem que ir! 

Morro de São Paulo: como chegar, onde ficar e o que fazer


Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas páginas do FacebookTikTok e Twitter



Booking.com








26 comments:

  1. Parabéns pelo site meninas! Pra mim o mais confiável da internet em se tratando de plano de viagem.

    Em setembro passado eu e minha esposa fomas para Jericoacoara tudo baseado nas dicas de vocês e tudo bateu exatamente com a descrição que fizeram de lá. Ótimas informações e todas muito completas.

    Como já estamos planejando nossa próxima viagem e uma das opções que mais nos atrai é justamente Morro de SP, gostaria de saber de vocês se Jeri e Morro estão dentro da mesmo "estilo" digamos assim.

    Desde já agradeço e sucesso a vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Muito obrigada de coração por suas palavras, ficamos muito felizes! Também adoramos saber que deu tudo certo na sua viagem a Jeri. Eita lugarzinho especial né!!

      Morro de São Paulo tem o mesmo clima sim, energia boa, aquele lugar que encanta a gente!!
      Claro que existem algumas diferenças. As ruas do centrinho não são de areia, não há dunas....mas as prais são lindas - água transparente, peixes, o passeio volta a ilha é demais e o centrinho uma delícia de passear, o pôr do sol inesquecível... Junto com Jeri está na lista dos nossos lugares preferidos. Tenho certeza que vocês também vão adorar!

      Abraços e qualquer dúvida a mais que pudermos ajudar conte conosco!

      Mariza e Karina

      Excluir
  2. It's genuinely very difficult in this full of activity life to listen news on Television, so I only use internet for that purpose, and take the latest news. outlook 365 email login

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oliver,

      Sim! A internet hoje sem dúvida é o melhor meio de comunicação e de atualização de notícias!... E conheça o nossa Brasil que é lindo!

      Obrigada por deixar seu comentário.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  3. Ademir - Araçoiaba da Serra15 junho, 2018

    Estarei em Morro de São Paulo entre 24.06 e 01.07.18. Vamos conhecer mais um paraíso do nosso Brasil. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ademir,

      Ficamos muito felizes que tenha gostado das nossas dias, ahhhh Morro de SP é um paraíso mesmo, aproveitem bastante!

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  4. Olá. Vocês reservaram os passeios em Morro de São Paulo antecipadamente ou é tranquilo reservar lá mesmo?
    Grata,
    Rosana.

    Atenciosamente,
    rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana,

      Pode até ser que você consiga lá na hora, mas acho mais seguro e nós preferimos sempre reservar antes, para chegar lá e não ter que se preocupar com isso.

      Fizemos os passeios com a Zulu Turismo, que é ótima e confiável. Vou deixar aqui os contatos, pode dizer que viu no Blog Tem que ir e pedir um descontinho! ;)

      75 3652 1358/ 75 9988 6317
      reservas@zuluturismo.com.br

      Abraços e aproveite muito esse paraíso!

      Ma e Ka

      Excluir
  5. Olá! Essa piscina com borda infinita é de qual hotel em morro??? Estou pegando docas aqui e
    estou adorando. Obg!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Ficamos felizes que está gostando das nossas dicas. Essa piscina mara é da Pousada Bahia Tambor, ficamos nela e fizemos um post com todos os detalhes.

      http://www.temqueir.com.br/2017/05/onde-se-hospedar-em-morro-de-sao-paulo.html

      Qualquer outra dúvida conte com a gente.

      Abraços.

      Ma e Ka


      Excluir
  6. Olá! Estamos nos programando para irmos a Morro de SP em outubro. Vi que quanto à localização para transitar entre a pousada, na segunda praia, e a vila parece ser pequena. Talvez fiquemos na Bahia Tambor, realmente é tranquilo sair de lá e ir à Vila à noite? Quanto tempo mais ou menos se gasta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Airanan, pode ficar tranquila em relação a isso, é super tranquilo! Saindo da pousada (já na porta) há vários restaurantes movimentados, com Música ao vivo, mesinhas na areia, no caminho até a vila além dos restaurantes ainda há lojas, lanchonetes, barraquinhas de artesanatos e muitas pessoas circulando.

      Nós duas fomos todas as noites, em nenhum momento nos sentimos inseguras. Leva cerca de 10 ou 15 minutinhos caminhando em ritmo de passeio. :)

      Qualquer outra dúvida conte conosco!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  7. Olá Mariza e Karina. Estou planejando uma viagem para Morro para início de maio deste ano, mas dizem que é época de chuvas. Pelo que li, vocês estiveram lá nesse mês então gostaria de saber como foi:
    Chove todos os dias? É chuva forte e demorada? Fica muito nublado e atrapalha a cor do mar? A tirolesa funciona? Tem movimento à noite? E no fim das contas, compensa?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, exatamente, nossa viagem a Morro foi no meio de maio, escolhemos essa época justamente por ser baixa temporada, tudo mais tranquilo e mais em conta.

      Dos 5 dias que ficamos por lá apenas 1 dia choveu, e mesmo assim bem cedinho e rápido, nesse mesmo dia fizemos o passeio volta a ilha, se vc olhar as fotos do post vai ver que não atrapalhou em nada.

      Tudo funcionando normal, inclusive a tirolesa, muitos turistas, restaurantes com música ao vivo a noite, bastante movimento!

      Pra nós foram dias incríveis, valeu a pena! ;)

      Qualquer outra dúvida conte conosco.

      Abraços

      Ma e Ka

      Excluir
  8. Olá Meninas. Minhas férias serão em agosto, estou na dúvida entre Morro de são paulo e Jericoacoara. Se fosse para escolher entre os dois, qual vocês acham melhor, em termos de passeio, paisagem, hospedagem e alimentação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi,
      Essa é a pergunta que vale um milhão, rs... Na verdade os dois lugares são bem especiais. Mas quando paramos para pensar em todos os passeios, as experiências, as paisagens, etc, se tivesse que escolher um só ficaria com Jeri.

      Agosto é uma boa época para conhecer Jericoacoara, baixa temporada, mesmo sendo um mês de inverno lá o calor é super garantido e ainda não é um mês chuvoso.

      Vá para Jeri, mas já deixe programada sua próxima viagem a Morro. ;)

      Temos dicas de Jeri no blog, vc viu? Como chegar, passeios imperdíveis, dica de hospedagem, onde comer e mais! Acesse o menu Brasil - Ceará.

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  9. Ma é Ka , poderiam falar mais sobr3 a ida e volta de morro ..
    estou um pouco confusa para a escolha da melhor forma de ir e agência
    muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fizemos um post inteirinho com todos os detalhes de como chegar a Morro de São Paulo, partindo do aeroporto, dos hotéis em Salvador, do terminal marítimo, etc. Explicamos todas as alternativas com valores e empresas confiáveis que realizam o transfer Salavador - Morro. Vou deixar o link:

      https://www.temqueir.com.br/2017/05/como-chegar-morro-de-sao-paulo-ba.html?m=1

      Também está no Menu, Brasil, Bahia.

      Qualquer dúvida conte com a gente!

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir
  10. Olá! Sabe informar se esse Mirante da Tirolesa é mais bonito no nascer ou no pôr-do-sol, e se o acesso é pago? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, o acesso ao Mirante da Tirolesa é gratuito. Melhor ir a tarde para unir com o por do sol.

      Chegando la em cima vc vai ver o farol, a direita fica o mirante da tirolesa e a esquerda um outro mirante para ver o pôr do sol, fica cheio la nesse horário (umas 17h) pq é muito lindo!

      Abraços.

      Ma e Ka

      Excluir
  11. passeios em morro de são paulo, fazemos todo receptivo e passeios, atendimento diferenciado, nosso WhatsApp e +5575998039785

    ResponderExcluir
  12. obrigada por essa esclarecedora matéria sobre morro de São Paulo,Marina e Mariza.Por causa dessa matéria,resolvi passar as férias do ano que vem em morro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes que tenha gostado. Tenho certeza que serão férias ótimas! Abraços, Ma e Ka

      Excluir
  13. MORRO DE SÃO PAULO

    A Bahia é muito linda,
    Não cansa de surpreender.
    Cada canto tem seu encanto
    Com algo interessante pra ver.

    O Recôncavo guarda tesouros
    Do período colonial.
    Tem manifestações culturais
    E valioso tesouro natural.

    O paraíso fica na Bahia
    E, por ele, eu me enjaulo.
    O mar confunde com o céu
    No belo Morro de São Paulo.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo! Morro de São Paulo é mesmo um lugar inspirador! :)

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir