Tem que ir: Arraial d'Ajuda: dicas do que fazer, onde ficar, onde comer e mais ,

Destaques

POSTS RECENTES

Arraial d'Ajuda: dicas do que fazer, onde ficar, onde comer e mais

02 abril 2024
Arraial d'Ajuda - Bahia

Lindas praias, centrinho charmoso, noite animada, ótimos restaurantes, opções de hotéis e pousadas para todos os bolsos, por essas e outras Arraial d'Ajuda se tornou um dos destinos preferidos do Sul da Bahia. Tem que ir!

Arraial d'Ajuda - Bahia
Mirante das fitinhas, Arraial d'Ajuda

Além de curtir os atrativos do vilarejo, você poderá unir Arraial d'Ajuda com outros lugares imperdíveis da região como Trancoso, Praia do Espelho, Caraíva e a própria Porto Seguro, sede do munícipio.

Arraial d'Ajuda Rua do Mucugê
Rua do Mucugê, Arraial d'Ajuda

A seguir reunimos as melhores dicas de Arraial d'Ajuda para te ajudar a planejar a sua viagem: como chegar, onde se hospedar, o que fazer, onde comer e muito mais. Confira!

COMO CHEGAR A ARRAIAL D'AJUDA

Arraial d'Ajuda dicas
Mirante da Praia da Pitinga, Arraial d'Ajuda

Arraial d'Ajuda é um vilarejo que faz parte da chamada "Costa do Descobrimento", distrito de Porto Seguro, onde fica o aeroporto mais próximo (10 km pela balsa e 60 km pela estrada).


Balsa Porto Seguro Arraial d'Ajuda
Balsa Porto Seguro - Arraial d'Ajuda

Partindo do Aeroporto de Porto Seguro você terá algumas opções para chegar a Arraial da Ajuda: transfer com empresas como a A.R turismo, alugar um carro, pegar um táxi (valor tabelado que costuma ser alto) ou Uber (mas atente-se que geralmente a travessia da balsa é cobrado a parte, R$20 pelo carro + R$5,40 por passageiro ou pedestre).


Arraial d'Ajuda - Bahia
Centro histórico de Arraial d'Ajuda

Se quiser economizar, a melhor opção é pegar um Uber ou táxi só até a balsa (que fica no centrinho de Porto Seguro), atravessar como pedestre e já do outro lado pegar um novo táxi, ônibus ou van até seu destino em Arraial d'Ajuda.


Melhor forma de Chegar a Arraial d'Ajuda
Travessia de balsa Porto Seguro - Arraial d'Ajuda

A balsa Porto Seguro - Arraial d'Ajuda funciona todos os dias 24h com intervalo de 30 minutos durante o dia e 1h a noite. Na baixa temporada a travessia costuma ser rápida, mas nos meses de férias e feriados formam-se longas filas e a espera pode passar de 2h, o que torna o percurso de 60 km pela estrada uma boa alternativa.


Dicas de Arraial d'Ajuda Porto Seguro

A Viação Águia Azul é quem opera o transporte público em Arraial d'Ajuda com linhas de ônibus entre o Terminal da Balsa até o centrinho de Arraial, Trancoso, Caraíva, etc. Não tem Uber em Arraial d'Ajuda, tampouco outro transporte por aplicativo.


Arraial d'Ajuda Porto Seguro

Para chegar a Arraial d'Ajuda partindo de outras cidades como São Paulo (1.535 km) Rio de Janeiro (1.100 km), Vitória (590 km) ou Salvador (595 km), o melhor trajeto é pela BR-101 até Eunápolis, depois BR-367, BA-001 e BA-986 até Arraial d'Ajuda, neste trajeto você chega a Arraial sem precisar pegar balsa.

ONDE FICAR EM ARRAIAL D'AJUDA

Onde ficar em Arraial d'Ajuda
Mar Paraíso Hotel, excelente custo-benefício em Arraial D'Ajuda

O melhor lugar para ficar em Arraial d'Ajuda vai depender do seu estilo de viagem:  quer ficar no agito? Fique em torno da Rua do Mucugê, no centrinho. Quer ficar no sossego? Escolha as praias mais afastadas da Vila.

Booking.com

A boa notícia é que há opções de pousadas e hotéis para todos os bolsos em Arraial d'Ajuda. Nós ficamos no Mar Paraíso Hotel e foi um ótimo custo-benefício, pois além de ser um hotel lindo e bem estruturado, ele fica "pé na areia" da Praia do Mucugê e a poucos passos do centrinho, então conseguimos curtir a praia durante o dia e a noite sair para passear, curtir as lojinhas, bares, restaurantes, etc. Perfeito! Veja os detalhes da nossa hospedagem no Mar Paraíso Hotel.

O que você precisa saber antes de ir para Arraial d'Ajuda
Mar Paraíso Hotel

• O Arraial D'ajuda Eco Resort é um dos melhores da região para quem vai com o intuito de descansar ou curtir com a família, fica a beira mar, mas não no centrinho, o bom é que eles oferecem transfer gratuito aos hospedes, todas as noites, até a Rua do Mucugê, não é um Resort All Inclusive, mas sim meia-pensão.

Arraial D'ajuda Eco Resort
Arraial D'ajuda Eco Resort

No centro de Arraial d'Ajuda o Hotel Maitei é o mais sofisticado, outra excelente opção é o Hotel Paraíso do Morro, ambos muito bem avaliados, com uma vista linda, mas com tarifas acima da média.

Melhor pousada do Brasil em Trancoso

Onde se hospedar em Arraial da Ajuda
Hotel Maitei, Arraial d'Ajuda

• Com bom custo-benefício a dica é a Pousada Maria Pitanga, a Pousada Água de CocoTororao Hotel e o Hotel Pousada CoqueirosUm pouquinho mais afastada do centrinho a Manacá Pousada também é ótima!

Dicas de hotéis e pousadas em Arraial d'Ajuda
Hotel Pousada Coqueiros

•  Se você não faz questão de ficar no centro de Arraial d'Ajudaa beira mar da linda Praia da Pitinga estão os charmosos e sofisticados Kûara Hotel e Santa Aldeia Hotel, além do Saint Tropez Praia Hotel e do Hotel Pousada Pitinga que oferecem tarifas mais amigáveis.


Arraial d'Ajuda melhores hotéis
Kuara Hotel

• Se você busca uma pousada em Arraial d'Ajuda barata, no centrinho tem a Pousada Catavento, a Pousada Viver a Vida, a Pousada Cavalo Marinho, a Pousada Pangea Tropical, o Art Hotel ou o Novos Baianos Hostel e Suites (quartos privativos e compartilhados).

O QUE FAZER EM ARRAIAL D'AJUDA

Arraial d'Ajuda dicas

Arraial d'Ajuda tem atrações que facilmente agradam a todos: praias, parque aquático, centrinho charmoso, noite badalada... Confira o que você não pode deixar de fazer em Arraial d'Ajuda.

1. Praias de Arraial d'Ajuda

Melhores praias Arraial d'Ajuda - Bahia

As melhores praias de Arraial d'Ajuda tem fácil acesso a partir do centrinho, na prática é como se fosse uma praia só, mas que vai mudando de nome e característica ao longo de sua extensão.


Praia da Pitinga Arraial d'Ajuda
Praia da Pitinga

A Praia do Mucugê é a praia da Vila, bem estruturada com barracas e grande movimento de turistas, o mar ali é ótimo, especialmente na maré baixa quando se formam piscinas naturais. É "a praia do Mar Paraíso Hotel".


Praia do Mucugê
Praia do Mucugê
O que fazer em Arraial d'Ajuda Porto Seguro

Do lado esquerdo da Praia do Mucugê (ao norte) fica a Praia dos Pescadores, também marcada por piscinas naturais e pela estrutura do Arraial Eco Parque, um complexo muito bacana para curtir com a família, mais adiante, sentido a balsa, fica a Praia do Araçaípe e a Praia do Apaga Fogo, "a praia do Arraial Eco Resort".


Praia do Pescador Arraial d'Ajuda
Praia dos Pescadores

Do lado direito da Praia do Mucugê (ao sul), ficam algumas das melhores praias de Arraial da Ajuda, como a Praia do Parracho, onde fica o bacanérrimo Beach Club UÍKI, e a Praia da Pitinga, emoldurada pelas falésias. 


Praias de Arraial d'Ajuda
Praia da Pintinga

A partir da Praia do Mucugê nós fomos caminhando tranquilamente até a Praia da Pitinga, por lá há boa estrutura de barracas, um riozinho e o mar, que é delicioso, mas costuma ficar um pouco agitado na maré alta. 


Praia da Pitinda Arraial d'Ajuda - Bahia
Praia da Pitinga
Arraial d'Ajuda dicas de viagem

Se tiver disposição, na Praia da Pitinga vale muuuito a pena subir até o topo das falésias para ver a vista panorâmica, é de tirar o fôlego!


Praia das Falésias Arraial d'Ajuda
Mirante da Praia da Pitinga

A trilha é fácil, tem uma prancha que marca o local de início (em frente a praia) leva cerca de 10 a 15 minutinhos para chegar ao topo e não é perigoso, subimos só nós duas, depois foram chegando outros turistas.


Mirante Praia da Pitinga Arraial d'Ajuda
Trilha de acesso ao mirante da Praia da Pitinga
Como subir na falésia Arraial d'Ajuda

Seguindo ao sul virá a Praia da Lagoa Azul e a Praia de Taípe, a última praia de Arraial d'Ajuda, já na divisa com Trancoso, são praias mais tranquilas, tem estrutura de barracas e mar com ondas fortes, mesmo na maré baixa.

2. Centro Histórico de Arraial d'Ajuda

Centro histórico Arraial d'Ajuda
Centro histórico de Arraial d'Ajuda

O centro histórico de Arraial d'Ajuda é uma graça, tem ruas de pedras, casinhas coloridas e a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, onde fica o mirante das fitinhas, um dos pontos turísticos mais visitados em Arraial d'Ajuda por conta da tradição e também da vista linda!


Igreja Nossa Senhora d'Ajuda
Igreja Nossa Senhora d'Ajuda
Arraial d'Ajuda o que fazer

Ao lado do mirante das fitinhas fica a "Escada da Santa", ou escadaria do mosaico Güyrá, nome do artista que coloriu os 146 degraus da escadaria que leva a Fonte Sagrada, que faz parte do Santuário de Nossa Senhora d'Ajuda.


Escada da Santa Arraial d'Ajuda
Escada da Santa, Arraial d'Ajuda
O que fazer em Arraial d'Ajuda

Em torno da Praça da Igreja há diversas lojas que vendem artesanatos, roupas, lembrancinhas...


Arraial d'Ajuda dicas de viagem
Lojinhas em torna da Praça, Centro histórico de Arraial d'Ajuda
Bróduei Arraial d'Ajuda
Bróduei Arraial d'Ajuda 

Ainda no centro histórico de Arraial d'Ajuda há  boutiques, bares e restaurantes que agitam a noite em torno da Rua do Mucugê.

3.  Noite em Arraial d'Ajuda

Noite em Arraial d'Ajuda
Rua do Mucugê

Depois de passar o dia nas praias, a noite todos se encontram no centro de Arraial d'Ajuda que reúne lojas, bares e restaurantes que ficam abertos até tarde, muitos tocam música ao vivo, um clima super agradável!


O que tem para fazer em Arraial d'Ajuda
Baêa Bistrô, um dos nossos restaurantes preferidos em Arraial d'Ajuda

O maior movimento se concentra na Rua do Mucugê, na Praça da Igreja e nas vielas que ficam nessa área, entre as mais conhecidas estão a Broadway ou "Bróduei Arraial d'Ajuda" e o Beco das Cores, mas tem ainda o Shopping d'Ajuda e outras galerias bacanas.


Rua do Mucugê
Rua do Mucugê

Por ali você irá encontrar de tudo, roupas, calçados, bijuterias, souvenirs, etc.


Noite em Arraial d'Ajuda
Lojinhas em volta da Praça da Igreja
Arraial d'Ajuda lojas

Uma coisa que nos chamou a atenção na noite de Arraial d'Ajuda é que, diferente do que imaginávamos, vimos bastante famílias passeando, inclusive com crianças, antes tínhamos a impressão que a Rua do Mucugê seria algo mais para jovens com muitas baladas, só que não, vimos que é um lugar para todos os públicos.

4.  Passeios em Arraial d'Ajuda

Passeios em Arraial d'Ajuda

Além de conhecer as praias de Arraial d'Ajuda, as atrações do centro histórico e curtir a noite, a partir de Arraial você terá fácil acesso a outros lugares famosos da região, que podem ser conhecidos até mesmo através de um passeio bate-volta.

O que fazer em Arraial d'Ajuda
Passarela do Descobrimento, Porto Seguro

Impossível deixar Porto Seguro de fora do seu roteiro em Arraial d'Ajuda, basta atravessar a balsa para conhecer a cidade histórica, as praias animadas e a tradicional Passarela da Cultura (antiga Passarela do álcool).

✓ O que fazer em Porto Seguro: 10 dicas 

Trancoso
Trancoso
Caraíva
Caraíva

Além disso, reserve ao menos um dia para conhecer a vizinha Trancoso (30 km), a Praia do Espelho (45 km) e Caraíva (60 Km). Tem ainda as piscinas naturais do Recife de Fora, a Reserva Indígena Pataxó...  veja todas as dicas no post "O que fazer em Porto Seguro".

ONDE COMER EM ARRAIAL D'AJUDA

Arraial d'Ajuda restaurantes
BAÊA Bistrô - Rua do Mucugê

Existem tantas opções de bares e restaurantes em Arraial d'Ajuda que foi necessário uma longa pesquisa para decidir onde comer, afinal a gastronomia é uma das partes mais importantes da viagem e deve ser bem selecionada, né?

Onde comer em Arraial d'Ajuda Rua do Mucugê
Rua do Mucugê

O fato é que no vilarejo de Arraial d'Ajuda você irá encontrar desde barraquinhas de tapiocas e barzinhos descontraídos até restaurantes sofisticados. Uma cena gastronômica super diversificada, a cara da Bahia

Arraial d'Ajuda dicas de bares e restaurantes
Boteco Santo Porco, Arraial d'Ajuda
Arraial d'Ajuda onde comer
Barraquinhas de bebidas e comidinhas

Um dos nossos restaurantes preferidos em Arraial d'Ajuda é o BAÊA Bistrô, na Rua do Mucugê, que oferece ambiente charmoso (com música ao vivo) e pratos que unem o sabor da Bahia com um toque de requinte, há opções para todos os gostos: pratos, petiscos, sobremesas e drinks deliciosos, impossível não agradar!

Pousadas na Rua do Mucugê

BAÊA Bistrô Arraial d'Ajuda
    Noite deliciosa no BAÊA Bistrô
Arraial d'Ajuda restaurantes
Tagliatelle com frutos do mar | Risoto com salmão crosta de amêndoas

Ainda na lista dos melhores restaurantes em Arraial d'Ajuda estão o OCTO Cozinha, de frutos do mar, e o Italiano Don Fabrizio (membro da associação Prato Boa Lembrança). Destaque também para os restaurantes que oferecem um ótimo custo-benefício como o tradicional Manguti (italiano e variedades), o Restaurante Morena Flor, de comida baiana, o Paulo Pescador (PF a preços acessíveis) e o Portinha, que é uma ótima opção de self-service em Arraial d'Ajuda.

Melhores restaurantes em Caraíva

Onde comer em Arraial d'Ajuda
Manguti, Arraial d'Ajuda - Rua do Mucugê

Para os que estão em busca de um Restaurante Japonês em Arraial d'Ajuda a dica é Sushi Yang ou o Takeshi Sushi Bar, mas se a fome for de pizza vá na Pizzeria da Luigi; Se quiser tomar um café em Arraial d'Ajuda ou apenas fazer um lanche rápido a dica é o Café da Santa.


Onde comer em Arraial d'Ajuda

Depois da praia ou na hora da sobremesa nada melhor que um sorvete ou açaí, certo? Neste caso, recomendamos o Amigo Arraial, que fica na charmosa "galeria dos guarda-chuvas", na Rua do Mucugê, e oferece diversos sabores, tudo artesanal, inclusive a casquinha. Amamos!


melhor sorvetria em Arraial d'Ajuda
Amigo Arraial - Melhor sorvete e açaí de Arraial d'Ajuda
Onde comer em Arraial d'Ajuda
Pistache, nosso sabor preferido!

Se você busca um barzinho legal em Arraial d'Ajuda para curtir a noite a dica é o clássico Armazén Santo Antônio, o Boteco Santo Porcoe o Nativos no Mundo


Onde comer em Arraial d'Ajuda
Armazém Santo Antônio - Na praça da igreja
Arraial d'Ajuda bares e baladas
Nativos no Mundo - Rua do Mucugê

Se quiser uma balada em Arraial d'Ajuda vá no Morocha Club, onde todas as noites rola uma programação especial que inclui bandas, Dj, etc.

+ DICAS DE ARRAIAL D'AJUDA

Melhor época para ir a Arraial d'Ajuda

Arraial d'Ajuda é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, a média de temperatura é sempre alta, historicamente os meses mais chuvosos são outubro, novembro, dezembro, março e abril, mas a verdade é que muitas vezes são pancadas rápidas de chuvas, que podem acontecer em qualquer época do ano.


Quando ir em Arraial d'Ajuda
Praia do Mucugê

Nesta última vez nós fomos a Arraial d'Ajuda no fim de setembro e foi ótimo, pegamos dias lindos de sol e a vila estava tranquila por ser um mês de baixa temporada (exceto no feriado). Veja outras informações sobre a melhor época para ir no post com dicas de Porto Seguro.

Arraial d'Ajuda: quando ir, o que fazer, onde se hospedar
Mirante das fitinhas

Se você está se perguntando quantos dias ficar em Arraial d'Ajuda, a resposta é no mínimo 2 ou 3 dias para conhecer as praias, curtir a Vila, mas se a ideia for explorar a região fique 5 dias e se puder 7.

Passeios em Arraial d'Ajuda com desconto 

Arraial d'Ajuda dicas de viagem

Mesmo sendo um distrito de Porto Seguro, Arraial d'Ajuda é um vilarejo bem desenvolvido, tem bancos,  farmácias, supermercados, pequenos shoppings e tudo que precisar.

Caraíva: tudo que você precisa saber

Arraial d'Ajuda Porto Seguro
Praça da Igreja
Arraial d'Ajuda roteiro de viagem
Shopping D'Ajuda, Rua do Mucugê

Arraial d'Ajuda não é perigoso, andamos por todas as partes só nós duas, inclusive a noite e, pelo menos nas praias e nesta área turística do centrinho, não nos sentimos inseguras em nenhum momento.

Dicas de Trancoso: praias, pousadas e mais

Arraial d'Ajuda Bahia

Enfim, Arraial d'Ajuda é um vilarejo encantador, nós simplesmente amamos os dias que ficamos lá. Espero que tenham gostado das dicas e que sua viagem ao sul da Bahia seja incrível. Tem que ir! :)

Melhores dicas de Arraial d'Ajuda
Amamos nossa viagem a Arraial d'Ajuda

✓ Também temos dicas de Trancoso e Caraíva

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com


+ DICAS DE PORTO SEGURO




Também temos dicas de Salvador

RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir