Tem que ir: Rio de Janeiro: Guia de Viagem Completo ,

Destaques

POSTS RECENTES

Rio de Janeiro: Guia de Viagem Completo

02 abril 2024
Primeira vez no Rio de Janeiro? Dicas importantes para sua viagem

A fama do Rio de Janeiro dispensa apresentações, né? A cidade, que é o principal cartão postal do Brasil, atrai turistas do mundo inteiro. Tem que ir!

Para te ajudar a planejar sua viagem ao Rio de Janeiro reunimos dicas de quando ir, onde ficar, o que fazer, onde comer, segurança, transporte e muito mais da Cidade Maravilhosa, confira!

RIO DE JANEIRO: QUANDO IR

Rio de Janeiro dicas de viagem
Pão de Açúcar

O Rio de Janeiro oferece atrações que cabem em qualquer época do ano, as temperaturas na capital carioca são sempre agradáveis (média 24º) e o sol está presente em todos os meses do ano, mas o Rio 40° você vai encontrar mesmo no verão, que também é a época com maior possibilidade de chuva no Rio.


Dicas do Rio de Janeiro
Praia de Copacabana

Se você pretende ir ao Rio de Janeiro para curtir as praias, observe que no inverno, de junho a agosto, são registradas as menores temperaturas (entre 18º e 25º), por outro lado são os meses que menos chove no Rio. 

Rio de Janeiro temperatura mês a mês
Clima no Rio de Janeiro mês a mês

Qual a melhor época para ir ao Rio de Janeiro? Considero outono e primavera ótimos meses para ir ao Rio já que as chuvas diminuem, as temperaturas ficam amenas e não é uma época de altíssima temporada.


Quando ir ao Rio de Janeiro
Boulevard Olímpico, Mural Etnias de Eduardo Kobra

Rio de Janeiro recebe turistas o ano todo, mas nos meses de férias, feriados e principalmente no Carnaval e no Réveillon a cidade se torna disputadíssima, consequentemente hotéis mais caros, praias e pontos turísticos lotados, portanto, se a ideia for ir nesta época programe-se com antecedência.


meses chuvosos no Rio de Janeiro
Ponta do Leme

Nós já estivemos no Rio de Janeiro em abril e maio, em ambos os meses pegamos dias lindos de sol e calor num nível bom, tanto para curtir as praias quanto para passear pela cidade.

A CHEGADA AO RIO

Rio de Janeiro: roteiro e dicas de viagem
Estrada de acesso ao Cristo e ao Mirante Dona Marta

Ao chegar no Rio de Janeiro de avião você irá desembarcar no Aeroporto Santos Dumont, localizado na área central da cidade, ou no Aeroporto Internacional Tom Jobim (conhecido como Galeão), cerca de 20 km do centro.


Rio de Janeiro: quando ir,  o que fazer, onde ficar e outra dicas
Mirante Dona Marta

O Aeroporto Santos Dumont é mais prático e tem mais opções de transporte para quem segue para a Zona Sul, principal Zona Hoteleira da cidade (menos de 10 km), já o Aeroporto Galeão acaba saindo mais caro e demorado para chegar ao hotel por conta da distância, no entanto, há opção de transfer com agências de turismo, táxi, Uber e ônibus. Se pretende alugar um carro faça uma cotação AQUI e garanta o melhor preço.


O que precisa saber antes de ir ao Rio de Janeiro
Boulevard Olímpico - Região central

Quem chega ao Rio de Janeiro de ônibus desembarca na Rodoviária Novo Rio, que fica na região central, de lá tem transporte público para as principais praias e pontos da cidade, além de ônibus intermunicipais para destinos como Búzios, Arraial do Cabo, Cabo FrioParaty, etc.

ONDE FICAR NO RIO DE JANEIRO

Melhor região para se hospedar no Rio de Janeiro
Copacabana, da sacada do Rio Othon Palace

Quem viaja ao Rio de Janeiro a turismo é melhor se hospedar na Zona Sul, onde estão as famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon. Essa região, além de concentrar o maior número de hotéis, oferece uma excelente estrutura com restaurantes, transporte para os principais pontos turísticos, comércio, casas de câmbio... Também é considerada uma área segura do Rio.


No entanto, a melhor região do Rio de Janeiro para se hospedar vai depender também do estilo da sua viagem (e do seu bolso). Ficar no centro do Rio significa estar próximo ao aeroporto, dos barzinhos da Lapa e de algumas atrações, como o Boulevard Olímpico), tem ainda o bairro histórico de Santa Tereza e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, com praias menos disputadas e próximo ao local onde acontecem grandes Shows, como o Rock in Rio.


Hotéis no Rio de Janeiro Zona Sul
Café da manhã no Rio Othon Palace

Veja o post "Onde ficar no Rio de Janeiro", falamos mais dessas regiões com nossas experiências e dicas de hotéis para todos os bolsos.

O QUE FAZER E QUANTO TEMPO FICAR NO RIO

Rio de Janeiro quantos dias ficar
Bondinho - Pão de Açúcar

O Rio de Janeiro não é destino para uma viagem só, sempre vai ter uma praia legal para curtir, uma atração interessante para visitar, um restaurante novo para conhecer, portanto fique (e volte) o máximo que puder!


Principais pontos turísticos do Rio
Museu do Amanhã

Mas existem aqueles pontos turísticos clássicos que qualquer um que visita a Cidade Maravilhosa pela primeira vez Tem que ir! Estou falando do Cristo Redentor (uma das 7 maravilhas do Mundo) do famoso Bondinho do Pão de Açúcar, das praias de Copacabana e Ipanema, do Pôr do sol no Arpoador...


Pôr do sol no Arpoador Rio
Pôr do sol no Arpoador

Além é claro dos mirantes incríveis, das atrações do Boulevard Olímpico (Museu do Amanhã, AquaRio, Roda-Gigante, etc). Se estiver com pouco tempo a dica é fazer um City Tour no Rio de Janeiro com as agências de turismo. O roteiro é bem completo, nós fizemos e mostramos AQUI.


Rio de Janeiro dicas blog
Mirante do Penhasco Dois Irmãos - Leblon

E como se não bastassem as belezas da capital, na região existem lugares encantadores como Petrópolis (a Cidade Imperial na região serrana do Rio), Arraial do Cabo (o "Caribe Brasileiro"), Búzios (lindas praias e centrinho badalado) Ilha Grande (uma pérola da Costa Verde em Angra dos Reis), entre outros que você consegue conhecer até mesmo através de um passeio bate-volta.


Melhor blog do Rio de Janeiro
Arraial do Cabo - Prainhas do Pontal do Atalaia

Ao montar seu roteiro pelo Rio de Janeiro não deixe de conferir o post que preparamos com 15 atrações e passeios imperdíveis!

ONDE COMER NO RIO DE JANEIRO

A segunda maior metrópole do Brasil também tem muito a oferecer quando o assunto é gastronomia, no Rio de Janeiro você irá encontrar restaurantes das mais diferentes cozinhas espalhados por todas as partes da cidade.


Rio de Janeiro dicas de viagem
Cafeterias no agradável Forte de Copacabana

Carnes, peixes e frutos do mar não faltam, mas não saia do Rio de Janeiro sem comer uma bela feijoada, se for acompanhada de caipirinha e roda de samba será um programa carioca perfeito! Além disso tem açaí, o tradicional mate com biscoito Globo e muitas outras delícias.


Na Zonal Sul, onde provavelmente você estará hospedado, há ótimos restaurantes em Copacabana, Ipanema, Leblon... mas também existem clássicos em outros lugares para comer no Rio, que chegam a ser atrações turísticas como é o caso da Confeitaria Colombo no centro, dos barzinhos sob os Arcos da Lapa, a Casa do Saulo no Museu do Amanhã, o café do Parque Lage... Veja as dicas no post "Onde comer no Rio de Janeiro".

+ DICAS DO RIO DE JANEIRO

Viagem Rio de Janeiro
Escadaria Selarón - Centro

O Rio de Janeiro nos encantou desde o primeiro segundo, mas ao publicar fotos das belezas nas redes sociais recebemos muitos comentários do tipo: " Como está a segurança"? "O Rio de Janeiro é perigoso"? "Vocês andaram sozinhas no Rio"?


Viagem Rio de Janeiro sozinho
Ruas de Ipanema e Leblon

Pois bem, somos de São Paulo, portanto estamos acostumadas a andar "ligadas" e no Rio de Janeiro não foi diferente, evitamos lugares desconhecidos, não andando a noite por ruas vazias, não deixamos nossos pertences sozinhos na praia, não ficamos andando com o celular a mostra e muito menos com joias. Precauções que são necessárias não só no Rio, mas em diversas outras cidades do Brasil, infelizmente!

 Valor dos passeios no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro dicas de viagem
Carlos Drumont de Andrade - Copacabana

Tomando esses cuidados deu tudo certo, vimos bastante policiamento nas praias da Zona Sul, nos pontos turísticosusamos o transporte público (metrô e VLT são considerados os mais seguros na cidade), mas também fizemos tours com agências de turismo, assim além de economizar tempo e ter informações dos guias, nos sentimos mais seguras para visitar determinados lugares.

Dicas de hotéis no Rio para todos os bolsos

Rio de Janeiro: roteiro e dicas de viagem
Boulevard Olímpico, Rio

Chegamos a conclusão que o Rio de Janeiro merece a fama que tem, a cidade é maravilhosa mesmo, as paisagens estão entre as mais lindas que já vimos, o clima é excelente e os cariocas estão sempre de bem com a vida. Curtimos demais!

Rio de Janeiro melhores dicas de viagem
Vista do Forte Duque de Caxias

Esperamos que essas dicas te ajudem a fazer uma viagem ao Rio tão especial quanto a nossa, afinal o Rio de Janeiro continua lindo esperando por você. Tem que ir!

Melhor blog Rio de Janeiro
Nós duas no Rio de Janeiro - Sonho realizado! :)

✓ Veja também nossos guias de Búzios, Cabo FrioArraial do Cabo e Paraty

✓ Rio de Janeiro: onde ficaro que fazer e onde comer

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, segue a gente lá e também nas nossas páginas do Facebook, Twitter e TikTok

Booking.com

+ DICAS DO RIO DE JANEIRO

Onde ficar em Búzios: dicas de hotéis e pousadas

O que fazer em Búzios: praias e passeios






Pin It
Nenhum comentário

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir