,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Arraial do Cabo: 5 dicas

14 de maio de 2021
Arraial do Cabo o que fazer

Praias dignas de Caribe, trilhas com mirantes incríveis, passeios de barco, buggy e de quebra um pôr sol lindíssimo.

Confira o que fazer em Arraial do Caboprepare-se para se apaixonar por esse pedacinho especial da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.


1. PRAIAS DE ARRAIAL DO CABO

Arraial do Cabo melhor praia
Prainhas do Pontal do Atalaia

O mar com diferentes tons de azul cercado por areia branquinha fizeram Arraial do Cabo ganhar a fama de "Caribe Brasileiro". Sinceramente não há exageros, as praias de Arraial estão entre as mais lindas que já vimos na vida e portanto, são elas as estrelas da cidade. Vamos destacar as preferidas:

⇒ PRAINHAS DO PONTAL DO ATALAIA

As Prainhas do Pontal do Atalaia

As Prainhas do Pontal do Atalaia são as mais famosas (e na nossa opinião as mais lindas) de Arraial do Cabo. Os 250 degraus que dão acesso a praia é um dos principais cartões postais da região. O visual é estarrecedor de tão lindo. TEM QUE IR!


Praias de Arraial do Cabo

O mar ali é perfeito, uma verdadeira piscininha. Na maré baixa você consegue visitar uma grutinha linda que fica no canto esquerdo da Praia (de quem olha para o mar), conhecida como Gruta do Amor.

Barracas oferecem estrutura suficiente para passar o dia, mas o paraíso é dividido por centenas de visitantes que deixam as prainhas bem cheias aos finais de semana.


Gruta do Amor

Dá para chegar as Prainhas do Pontal do Atalaia de carro próprio (mas há relatos de cobranças e limitações impostas pela prefeitura), táxi, Uber, barco-táxis que partem da Praia dos Anjos ou através de uma trilha de aproximadamente 1h que tem início ao lado do Quartel da Marinha. 

As Prainhas do Pontal do Atalaia também é uma das paradas do passeio de barco em Arraial do Cabo.

⇒ PRAIA DO FORNO

Praia do Forno

Assim como as Prainhas do Pontal do Atalaia a Praia do Forno é uma das preferidas de Arraial do Cabo, o mar também é calminho com a vantagem de oferecer uma estrutura melhor de quiosques, por isso atrai bastante as famílias.


Trilha da Praia do Forno

Dá para chegar de barco-táxis, no entanto a maneira mais linda é pela "Trilha Praia do Forno", que começa à esquerda do porto, na Praia dos Anjos. Leva apenas 15 minutinhos e o visual do Mirante do Forno é deslumbrante! TEM QUE IR!

⇒ PRAIA DO FAROL

Praia do Farol

A Praia da Ilha do Farol é figura garantida nas listas das praias mais bonitas do Brasil e se tornou ainda mais desejada em Arraial do Cabo depois que foi classificada pelo INPE como uma das praias mais perfeitas do país. TEM QUE IR!


Arraia do Cabo praias

O acesso a Praia do Farol é apenas por barcos autorizados, já que fica numa área de reserva natural controlada pela Marinha do Brasil, além disso há um limite de 250 visitantes por vez com permanência máxima de 40 minutos (que valem muito a pena). Faz parte do roteiro dos passeios de barco que partem da Praia dos Anjos, imperdível!

⇒ PRAIA GRANDE

Praia Grande
Deck dos Pescadores - Praia Grande

A Praia Grande é uma das mais populares de Arraial por ficar ao lado do centro e bem próxima de ótimas pousadas. Como o nome sugere é uma praia extensa, com boa faixa de areia e um marzão lindo, embora mais agitado que as demais.


Flávia Alessandra Arraial do Cabo
Orla Flavia Alessandra - Praia Grande

Tem uma orla bem estruturada com quiosques, restaurantes e também uma estátua em homenagem à atriz Flávia Alessandra, que nasceu na cidade.

Uma trilha fácil dá acesso a vários mirantes como a "Janela do Paraíso" (parte das ruinas da Alcalis, uma antiga fábrica da cidade) e o Deck dos Pescadores.


Janela do Paraíso Arraial do Cabo
Janela do Paraíso - Praia Grande

A Praia Grande é também um dos lugares preferidos de Arraial do Cabo para ver o pôr do sol (falaremos mais desse espetáculo logo abaixo).

⇒ PRAINHA

Prainha

Prainha (não confunda com as Prainhas do Pontal do Atalaia) é uma das mais frequentadas de Arraial do Cabo pelo mar calmo, quiosques e o fácil acesso, fica logo na entrada da cidade, cerca de 1 km do centro. 

⇒ PRAIA DOS ANJOS

Praia dos Anjos

A Praia dos Anjos é a mais movimentada de Arraial do Cabo por ser ponto de partida dos passeios de barco, dos táxis-marítimos, por dar cesso a Trilha da Praia do Forno e estar rodeada de agências de turismo, pousadas, lojinhas e bons restaurantes, tudo em torno da conhecida Praça do Cova.


Compras e artesanatos em Arraial do Cabo
Lojinhas em torno da Praça do Cova - Praia dos Anjos

A praia em si não é boa para banho de mar, por outro lado os barquinhos na água remetem ao clima de Vila de Pescadores e garantem um visual lindíssimo!

A Praia dos Anjos marca também o centro histórico de Arraial, onde fica algumas das primeiras construções do nosso país como a Casa de Piedra e a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, de 1503, local onde teria ocorrido a primeira missa coberta do Brasil.


Arraial do Cabo centro histórico
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Ainda falando do mar, Arraial do Cabo é considerado um dos melhores destinos de mergulho do Brasil. Além de praticar snorkeling você poderá ter a experiência de mergulhar com cilindro, várias agências oferecem o batismo.

2. PASSEIO DE BARCO

Passeio de Barco
Passeio de Barco com a Arraial Tur

Com tantas praias lindas fica fácil entender porque o passeio de Barco é um dos programas favoritos de Arraial do Cabo né? TEM QUE IR!

Mas o passeio se torna especialmente imperdível porque é uma das únicas formas de visitar a famosa Praia do Farol, além disso o roteiro inclui outros lugares interessantes como a Gruta Azul, a Fenda de Nossa Senhora, as Prainhas do Pontal do Atalaia, etc.


Passeio de Barco em Arraial do Cabo
Prainhas do Pontal do Atalaia

As escunas partem diariamente do Cais, na Praia dos Anjos, o passeio custa em média R$70 e dura em torno de 4h. Confira os detalhes AQUI.

3. PASSEIO DE BUGGY OU QUADRICICLO

Quadriciclo Arraial do Cabo
Passeio de Quadriciclo com a Arraial Adventure

Uma das formas mais legais de explorar Arraial do Cabo por terra é através dos passeios de Buggy ou Quadriciclo. TEM QUE IR!

O roteiro passa por mirantes, praias pouco exploradas como a Praia do Pontal e a Praia do Foguete (divisa com Cabo Frio), dunas, lagoas e outros lugares. Dura cerca de 2h30 e custa em média R$280 por buggy (para até 3 pessoas) ou quadriciclo (para até 2 pessoas). Saiba mais AQUI.

4. PÔR DO SOL EM ARRAIAL DO CABO

Pôr do Sol em Arraial do Cabo
Praia Grande - Arraial do Cabo

Um dia perfeito se despede com um belo pôr do Sol, concordam? Em Arraial o espetáculo está garantido!

Um dos pontos preferidos para ver o pôr do sol em Arraial do Cabo é o Pontal do Atalaia, um mirante que tem acesso pela estrada que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia.


Arraial do Cabo Atrações
Restaurante Point Calamares - Praia Grande

Outro Pôr do Sol famoso em Arraial do Cabo, e com acesso mais tranquilo, é o da Praia Grande, o legal é que ali você pode curtir o momento na areia, ao longo da orla, ou acompanhado de um belo drink em algum dos restaurantes e quiosques. TEM QUE IR!

5. CABO FRIO E BÚZIOS

O que fazer em Arraial do Cabo
Orla Bardot - Búzios

Programe uns dias a mais na sua viagem para combinar Arraial do Cabo com as vizinhas Cabo Frio e Búzios, outras queridinhas da Região dos Lagos.

Cabo Frio está logo ali, 10 km de Arraial, dá até para fazer um bate-volta, mas a cidade é bem estruturada de hotéis, restaurantes, comércio (inclusive o maior shopping da Região dos Lagos) e praias lindíssimas como a Praia do Forte e a Ilha do Japonês.


Arraial do Cabo principais passeios e atrações
Praia do Forte - Cabo Frio

Búzios também fica perto, 40 km de Arraial, mas o charme da Orla Bardot, as praias lindas e a badalada Rua das Pedras pedem mais do que apenas 1 dia. Opções de hospedagem é o que não falta para você esticar a viagem por lá!

Espero que você tenha gostado das dicas e que aproveite bastante Arraial do Cabo, esse lugar é simplesmente único. 💙 TEM QUE IR!

Arraial do Cabo dicas blog
Nós duas curtindo o Caribe Brasileiro - Arraial do Cabo :)

✓ Veja também nossas dicas das melhores pousadas e restaurantes em Arraial do Cabo.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram. Acompanhe também nossas páginas do Facebook, Twitter e Pinterest 😘

Booking.com

Outros Posts:

Arraial do Cabo: quando ir, onde ficar, todas as dicas

Onde ficar em Búzios: praias, pousadas e hotéis

O que fazer em Búzios: 5 atrações imperdíveis

Onde comer em Búzios: restaurantes, bares e baladas

Paraty: tudo que você precisa saber

Rio de Janeiro: quando ir, passeios e restaurantes



RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir