O que fazer no Rio de Janeiro: 15 atrações imperdíveis
03 outubro 2024
Praias, natureza, cultura, diversão e pontos turísticos mundialmente famosos. Não é à toa que o Rio de Janeiro é um dos destinos mais visitados do Brasil, a Cidade Maravilhosa reúne atrações capazes de agradar a todos!
Se fossemos colocar aqui tudo o que tem para fazer no Rio de Janeiro certamente seria uma lista infinita, então separamos 15 lugares clássicos, aqueles que qualquer um que esteja conhecendo a cidade pela primeira vez Tem que ir!
1. CRISTO REDENTOR
O Cristo Redentor é mais do que um cartão postal do Rio de Janeiro, é um dos maiores símbolos do nosso país, eleito uma das 7 maravilhas do Mundo. Tem que ir!
Localizado no topo do Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca, o Cristo recebe literalmente de braços abertos milhares de visitantes todos os dias! Lá de cima, a 700 metros de altura, dá para ver praticamente a cidade inteirinha.
Empresas de turismo oferecem um City Tour Completo pelo Rio que inclui as entradas para o Cristo e outras atrações, vale a pena! Por conta própria existem duas maneiras de chegar: através das vans oficiais, que saem de diversos pontos do Rio, ou do trem do Corcovado, ambos incluem o acesso ao monumento.
2. PÃO DE AÇÚCAR
Se eu tivesse que escolher apenas uma atração para visitar no Rio de Janeiro, certamente seria o Pão de Açúcar, um dos mais belos cartões postais da cidade.
O famoso bondinho liga a Praia Vermelha (onde fica a bilheteria) ao Morro da Urca e do Pão de açúcar, a viagem entre essas estações e a vista lá do alto é espetacular. Tem que ir!
O Pão de Açúcar é parada obrigatória dos melhores City Tours no Rio de Janeiro, veja as opções e valores. Se desejar ir por conta própria, os bilhetes do Bondinho Pão de Açúcar podem ser comprados na hora ou através do site.
3. PRAIAS DO RIO DE JANEIRO
As praias do Rio de Janeiro são lindas e raramente ficam de fora de qualquer roteiro, seja para um mergulho no mar ou simplesmente passear pelo calçadão. Tem que ir!
Calçadão de Copacabana |
Na Zona Sul ficam as praias mais famosas e procuradas pelos turistas: Copacabana, Ipanema, Arpoador, Leme e Leblon. É bem provável que você esteja hospedado nessa região, já que é a melhor no quesito opções de hotéis, restaurantes e segurança. Veja as dicas de onde ficar no Rio.
Praia do Arpoador |
Praia do Leblón |
A praia em si é uma delícia com areia branquinha e mar azul, no entanto costuma ter ondas fortes e águas geladas. Você terá quiosques bacanas e também muitos vendedores que passam oferecendo o tradicional mate com biscoito globo, caipirinha, amendoim, picolé e tudo mais!
Praia de Copacabana |
Caminhando pelo calçadão dessas praias certamente você vai se deparar com estátuas em homenagem a personalidades cariocas, como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Ayrton Senna.
Clarice Lispector, no Leme |
Tom Jobim, em Ipanema |
Mas além dessas, o Rio de Janeiro possui muitas outras praias lindas que podem ser exploradas, como a Praia da Barra da Tijuca, a Praia de Grumari e a Prainha localizadas na Zona Oeste do Rio.
4. FORTE DE COPACABA
Não deixe de visitar o Forte de Copacabana, um patrimônio histórico construído em meados de 1908 com a intenção de proteger a Baía de Guanabara.
Forte de Copacabana |
No local há canhões, o Museu do Exército e também cafeterias, incluindo uma unidade da Confeitaria Colombo. O Forte é um lugar super agradável para passear ou tomar um café enquanto admira o visual lindíssimo de Copacabana. Tem que ir!
O Forte de Copacabana funciona de terça a domingo, dás 10h às 19h. A entrada custa R$6,00 (as terças é gratuito).
5. FORTE DUQUE DE CAXIAS
O Forte Duque de Caxias, ou "Forte do Leme", tem uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro, o acesso é fácil, a entrada é gratuita e o lugar é um dos mais seguros da cidade, já que está numa área que pertence ao exército, monitorada e protegida por militares.
A entrada fica na Ponta do Leme, depois basta subir uma trilha pavimentada de cerca de 800 metros até chegar ao topo. O caminho é todo de sombra por conta das árvores e certamente você terá a companhia dos micos.
Depois de encarar a "subidinha" é só curtir a vista incrível da Praia de Copacabana, do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor. Que cenário!
Visual incrível do Forte Duque de Caxias |
No local há toaletes, bebedouro de água e também o Museu do Forte, que retrata um pouco de sua história, afinal estamos falando de uma das fortalezas mais antigas do Rio, construída em meados de 1700 afim de proteger a cidade dos invasores espanhóis.
Forte Duque de Caxias |
O Forte Duque de Caxias funciona de terça a domingo, das 9h30 as 16h, com entrada gratuita. Tem que ir!
6. PÔR DO SOL NO ARPOADOR OU NA MURETA DA URCA
Entre as Praias de Copacabana e Ipanema fica a Pedra do Arpoador, um verdadeiro camarote para assistir o espetáculo do pôr do sol no Rio de Janeiro. Tem que ir!
A imensa pedra fica cheia de moradores e turistas, barraquinhas e ambulantes que oferecem bebidas, petiscos... até que de repente o sol vai se despedindo lentamente no mar com o Morro Dois Irmãos ao fundo, completando o cenário. No final só nos resta aplaudir e agradecer.
Outro lugar no Rio que virou o point da galera no entardecer é a Mureta da Urca, barzinhos garantem a cerveja gelada na hora de curtir o pôr do sol as margens da Baía de Guanabara.
7. BOULEVARD OLIMPICO
Museu do Amanhã |
O Boulevard Olímpico é uma área da Zona Portuária do Rio, as margens da Baía de Guanabara, que foi revitalizada na época das Olimpíadas e desde então vem reunindo atrações que já entraram para lista das mais visitadas da cidade. Tem que ir!
Mural Etnias de Eduardo Kobra |
Entre elas o belíssimo Museu do Amanhã, o AquaRio (o maior aquário da América do Sul), o Mural Etnias (obra do artista Eduardo Kobra que entrou para o Guiness Book como maior painel de street art do mundo), o MAR (Museu de Arte do Rio) e a Yup Star (a segunda maior Roda Gigante da América Latina, com 88 metros de altura, atrás somente da Roda Rico, em São Paulo, que possui 91 metros de altura). Tudo num calçadão de aproximadamente 3,5 km, partindo da Praça Mauá.
Roda-Gigante Yup Star |
Se quiser você pode reservar um tour pelo Boulevard Olímpico, tem opções que incluem transfer do hotel + ingresso do Museu do Amanhã, AquaRio ou Roda-Gigante.
Escadaria Brasil - Eduardo Jansen |
Aproveite para fazer um click na "escadaria com a Bandeira do Brasil" que fica a 350 metros da Praça Mauá, na Rua Eduardo Jansen, um beco residencial que, por conta da escada, virou atração turística.
8. ESCADARIA SELARÓN
A 400 metros dos famosos "Arcos da Lapa" fica a Escadaria Selarón, uma das atrações mais disputadas do centro histórico do Rio. Tem que ir!
Cada degrau é lindo, o mosaico foi criado pelo artista chileno Jorge Selarón na década de 90, depois foram colocados azulejos que vieram do mundo inteiro, enviados por estrangeiros que passaram pela escada. Legal né?
Dizem que em 2013 Selarón se suicidou após sofrer de depressão, mas seu nome ficou imortalizado na escada mais colorida e famosa do Rio de Janeiro. Cenário inclusive de diversos clipes de artistas como Snoop Dogg, U2, entre outros.
A Escadaria Selarón é uma das paradas do City Tour no Rio de Janeiro com as agencias de Turismo, também dá para conhecer através de um Free Tour pelo centro histórico do Rio. Veja todas as opções, valores e reserve AQUI.
9. MIRANTE DONA MARTA
O Rio de Janeiro está repleto de mirantes de tirar o fôlego, mas pelo fato de ter fácil acesso, entrada gratuita e uma vista incrível, o Mirante Dona Marta é um dos mirantes mais visitados do Rio. Tem que ir!
O caminho é o mesmo que leva ao Corcovado, pela Estrada das Paineiras, dá para subir de van, de carro (tem estacionamento R$2), Uber ou táxi. O local é seguro, tem guardas e sempre muitos turistas, portanto, podem ir tranquilos!
Heliponto do Mirante Dona Marta |
De um lado fica o Mirante com a vista perfeita da cidade, do outro um antigo heliponto com uma visão bem legal do Cristo, no topo do Corcovado.
Amanhecer no Mirante Dona Marta |
O amanhecer no Mirante Dona Marta é espetacular, todos os dias a um tour que une o amanhecer no Mirante Dona Marta + visita ao Cristo Redentor, inclui transfer do hotel, guia e ingresso do Cristo, vale a pena! Você também pode contratar um Tour privado pelo Rio para ir em todos os lugares que desejar.
10. PARQUE LAGE
Certamente você já viu circulando nas redes sociais um belo Palacete, aos pés do Morro do Corcovado, com um pátio charmoso onde fica uma ótima cafeteria. Pois bem, todos os dias formam-se filas de turistas para fotografar essa paisagem lindíssima do Parque Lage, uma das atrações mais visitadas do Rio de Janeiro.
O Palacete, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo IPHAN e seus jardins, que integram o Parque Nacional da Tijuca, rendem um agradável passeio ao ar livre. Tem que ir!
O Parque Lage é vizinho do Jardim Botânico, funciona todos os dias das 9h às 17h, a entrada é gratuita mas é necessário agendar a visita através do site.
11. PARQUE DO PENHASCO DOIS IRMÃOS
Um dos lugares mais lindos e agradáveis que visitamos no Rio foi o Parque Natural do Penhasco Dois Irmãos. A entrada é gratuita e o acesso fica próximo ao posto 12 do Leblon, basta pegar a Rua Aperana e subir, nós fomos caminhando (15 minutos), mas também dá para chegar de carro (tem estacionamento gratuito).
Ao todo são três mirantes, o mais famoso e bonito é o primeiro, logo que você chega no Parque, onde há uma escada florida e a belíssima vista para as Praias da Zona Sul. Subindo a trilha há outros dois com vista para a Lagoa e o Cristo, vale a pena conhecer todos, mas se estiver sem carro vá com disposição.
Fomos de manhã, o parque é seguro, tem guardas, bastante gente turistando e fazendo exercícios! Funciona de terça a domingo até as 17h. Tem que ir!
12. REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA
O Real Gabinete Português de Leitura é a biblioteca mais famosa do Rio de Janeiro (e do Brasil), entrou inclusive na lista da revista Times como uma das mais lindas do mundo! Tem que ir!
O Palacete construído em 1887 e hj tombado como Patrimônio Cultural já foi frequentado por nomes que marcaram a literatura brasileira, como Machado de Assis. O acervo reúne mais de 350 mil obras, incluindo raridades como a primeira edição de "Os Lusíadas" (1572), de Luís de Camões.
O Real Gabinete Português de Leitura está localizado no centro histórico do Rio, aproveite para unir com uma visita a tradicional Confeitaria Colombo que fica a menos de 500 metros, e também com outras atrações como o Museu do Amanhã, no Boulevard Olímpico.
13. MARACANÃ
Estádio do Maracanã - RJ |
Claro que não poderíamos deixar de falar sobre o lendário Maracanã, palco de duas finais de Copa do Mundo e de astros do futebol como Pelé, Garrincha, e tantos outros. Nós passamos pelo estádio durante o City Tour no Rio, mas quem é fã do esporte vale a pena fazer uma visita guiada ao Maracanã ou quem sabe assistir uma partida de algum clássico.
14. PASSEIOS BATE-VOLTA DO RIO
Arraial do Cabo - RJ |
A fama das belezas do Rio de Janeiro vão além da capital, é possível conhecer algumas das cidades mais lindas do estado até mesmo através de um passeio bate-volta.
A uma curta travessia de barca ou pela emblemática ponte você estará em Niterói, com atrações como a Fortaleza de Santa Cruz e o MAC, obra de Niemeyer.
Centro do Rio (próximo a Escadaria Selaron) |
Mas quando o assunto são praias, os passeios mais procurados são Angra dos Reis, a 150 km na conhecida Costa Verde sentido Paraty, e as cidades da Região dos Lagos, a 170 km, especialmente Búzios e Arraial do Cabo (o caribe brasileiro).
Búzios - RJ |
Falando da região dos Lagos, se tiver poucos dias no Rio OK fazer um bate-volta, mas o melhor mesmo seria ficar alguns dias por lá, veja nossas dicas de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, um trio que nos fez viver alguns dos momentos mais inesquecíveis da nossa viagem.
Cabo Frio |
Já Petrópolis, a menos de 70 Km da capital, é ideal para quem deseja dar um tempo das praias e do calorão do Rio, a charmosa Cidade Imperial é uma das preferidas da região serrana do Rio de Janeiro.
15. + DICAS DO QUE FAZER NO RIO
Arcos da Lapa |
Mas além dos principais pontos turísticos do Rio e dos passeios bate-volta, tem ainda o tradicional bondinho de Santa Teresa, o tour pela favela da Rocinha, as compras na popular Feira de São Cristóvão, a Pedra do Telégrafo, o Passeio de Barco ao Entardecer e os ensaios das escolas de samba do Rio.
Favelas do Rio de Janeiro |
Enfim, há muito o que se fazer no Rio de Janeiro, listamos apenas o básico porque, definitivamente, o Rio é um destino que não cabe numa viagem só! Espero que tenham gostado das dicas e que aproveitem muito cada um dos seus valiosos dias nessa cidade ma-ra-vi-lho-sa. Tem que ir!
Nós duas curtindo a Cidade Maravilhosa! :) |
Fizemos Todos os passeios e traslados no Rio com a Brasil Show Turismo e foram perfeitos! Recomendamos a todos com tranquilidade.
Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, segue a gente lá e também nas nossas páginas do Facebook, Twitter e TikTok
+ DICAS DO RIO
Veja AQUI todas as dicas do Rio de Janeiro
RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG
0 comments:
Postar um comentário