,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Paraty: 5 atrações e passeios imperdíveis

9 de maio de 2021
Paraty passeios imperdíveis

Declarada Patrimônio Mundial da Unesco, Paraty tem um centro histórico charmoso, repleto de casarões coloniais que hoje viraram lojinhas de artesanato, pousadas boutiques, restaurantes com mesinhas ao ar livre... e só por isso já vale a viagem, mas engana-se quem acha que para por aí.

Paraty está na chamada Costa Verde do Rio de Janeiro, cercada por ilhas, praias, cachoeiras... belezas naturais a perder de vista. Portanto, o que não faltam são passeios legais para incluir no seu roteiro. Selecionamos 5 atrações que consideramos imperdíveis. Tem que ir!

1. CENTRO HISTÓRICO DE PARATY

Paraty Roteiro Centro histórico
Capela de Santa Rita

Coloque um calçado confortável e faça um passeio sem pressa pelo centro histórico de Paraty. As ruazinhas charmosas de pedras (conhecidas como pé-de-moleque) com casarões coloniais de portas e janelas coloridas fazem a gente querer parar a cada esquina para os clicks.


Dicas de Paraty
Casa da Cultura

Entre as principais atrações estão a Praça da Matriz (onde fica a Igreja Matriz Nossa Sra dos Remédios), a Igreja de Nossa Sra. das Dores (de 1800, erguida por mulheres da aristocracia local), a Igreja Nossa Sra. do Rosário (construída por escravos em 1725 tem o único altar de ouro da cidade)...


Paraty o que fazer
Praça da Matriz

Casa da Cultura (que além de exposições temporárias possui um acervo sobre a história da cidadee próximo ao cais a Capela de Santa Rita (um dos principais cartões postais de Paraty que abriga também o Museu de Arte Sacra).


Forte Defensor Perpétuo Paraty
Forte Defensor Perpétuo

Destaque também para o Teatro Espaço, que todas as quartas e sábados acontece o "Teatro dos Bonecos", um famoso espetáculo de Paraty que já percorreu o mundo e recebeu diversos prêmios, se tiver oportunidade não deixe de ir (R$50) e o Forte Defensor Perpétuo, o local abrigou o primeiro povoado de Paraty e foi construído para proteger o escoamento do ouro da Estrada Real, além da importância histórica tem uma vista lindíssima.


Rua do Fogo Paraty
Rua do Fogo

Não deixe de passear pela lendária Rua do Fogo e pelas lojinhas, ateliês e cachaçarias da Rua da Lapa e da Rua do Comércio.


Paraty atrações
Ruas alagadas do Centro Histórico

Atente-se que na maré alta algumas ruas de Paraty ficam alagadas, o que dá um charme ainda mais especial na cidade.


Paraty roteiro centro histórico
Casa do Príncipe

Se preferir você pode fazer um tour guiado para ter informações, saber da história e de curiosidades como a Casa do Príncipe João Henrique de Orléans e Bragança, um empresário de Paraty conhecido como Dom Joãozinho, nada menos que Trineto de Dom Pedro II e bisneto da Princesa Isabel.

2. PASSEIO DE ESCUNA OU LANCHA

Passeio de Escuna em Paraty
Praia da Lula - Passeio de escuna com a Paraty Tours

Algumas das praias mais bonitas de Paraty tem acesso somente por barco, por isso esse é um dos programas mais clássicos e imperdíveis. Tem que ir!  

Empresas oferecem verdadeiros Tours pelo mar que podem ser feitos de lanchas,  ou através do popular Passeio de Escuna que parte diariamente do Cais e custa em média R$100São diferentes roteiros que duram de 5 a 6 horas, o mais comum visita a Praia Vermelha, Praia da Lula, Ilha comprida e Lagoa Azul.

✓ Arraial do Cabo: conheça o Caribe Brasileiro

Saco do Mamanguá Paraty
Saco do Mamanguá - Passeio de lancha com a Paraty Tours

Outro muito desejado entre os turistas é o passeio de Lancha pelo Saco do Mamanguá, famoso por ser o único fiorde brasileiro (mar entre montanhas), um lugar que reúne algumas das praias e ilhas mais lindas e preservadas que vimos durante toda a viagem, saiba mais AQUI.

3. VILA DE TRINDADE

Trindade
Praia do Meio - Trindade

Trindade é uma pérola da região que fica a apenas 25 km do Centro Histórico de Paraty, praticamente na divisa do Rio com São Paulo. Tem que ir!

A famosa Vila caiçara atrai os turistas pelo fácil acesso a praias lindas como a Praia do Meio, a Praia dos Ranchos, Praia do Cepilho, além da famosa Piscina Natural do Caixa D'Aço e a divertida "Pedra que Engole".


Piscina Natural do Caixa D'Aço
Piscina Natural do Caixa d'Aço

A forma mais comum de conhecer Trindade é através dos passeios que partem de Paraty, no estilo bate-volta, mas a Vila oferece boa estrutura de pousadas caso esteja a procura de um lugar mais rústico e tranquilo para esticar a viagem. Veja o post com todas as dicas de Trindade.

4. PASSEIO DE JEEP

Cachoeiras de Paraty
Cachoeira da Pedra Branca

O Passeio de Jeep em Paraty é a melhor forma de explorar as principais cachoeiras e alambiques da região. Tem que ir!

O Jeep Tour tem como destino o Parque Nacional da Serra da Bocaianauma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica, que abriga as mais belas cachoeiras de Paraty, entre elas a Cachoeira da Pedra Branca, a Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzan.


Alambiques de Paraty
Cachaça Gabriela - Alambique Pedra Branca

O Roteiro inclui ainda o Caminho do Ouro e visita nos alambiques para conhecer o processo de fabricação artesanal e degustar as tradicionais cachaças de Paraty, além de doces e outras delícias regionais. Saiba mais AQUI.

5. OUTRAS DICAS

Paraty dicas de viagem
Igreja de Nossa Senhora das Dores

Se tiver tempo (e disposição) você poderá explorar a Mata Atlântica através das trilhas, a da Praia do Sono e a do Pico do Pão de Açúcar, no Saco do Mamanguá, tem um visual de tirar o folego! 

Empresas especializadas, como a Paraty Tours, oferecem ainda mergulho de cilindro, cavalgada, passeios pelas aldeias indígenas e quilombos da região.


Centro Histórico de Paraty
Charmosos casarões na Rua da Igreja do Rosário

Há duas praias bem próximas ao centro histórico de Paraty, a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara, não são tão lindas quanto as das ilhas acessadas por barco, mas tem quiosques que garantem bebidinhas e petiscos, dá para alugar caiaque, praticar stand up paddle, ou simplesmente curtir um belo pôr do sol.


Praia do Jabaquara Paraty
Praia do Jabaquara - Paraty

Em maio acontece o Bourbon Festival Paraty, um dos maiores festivais de Jazz do País. No final de Junho ou início de julho acontece evento mais famoso da cidade, a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e em agosto o tradicional Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty.

 Valor atualizado dos passeios em Paraty

Noite em Paraty: Rua do Comércio
Rua do Comércio - Centro histórico de Paraty

Falando em sabores, não é atoa que Paraty conquistou o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, comer e beber é uma atração a parte na cidade. Não deixem de experimentar o delicioso drink Jorge Amado (feito com a tradicional cachaça Gabriela). Veja o post com dicas de restaurantes.

Drink Jorge Amado Paraty
O clássico Drink Jorge Amado

O fato é que ficamos apaixonadas pela história, pela cultura, pela gastronomia e pelas águas azuis ou verde esmeralda de Paraty. Uma semana foi pouco, partimos já fazendo planos de voltar. Tem que ir!

O que fazer em Paraty dicas
Nós duas durante o passeio de Jeep em Paraty :)

✓ Veja também onde ficar em Paraty

Fizemos todos os passeios e transfers com a empresa Paraty Tours e foi tudo perfeito, recomendamos com tranquilidade!

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, segue a gente lá e também nas nossas páginas do Facebook, Twitter e Pinterest 😘

Booking.com


Outros Posts:

Paraty: quando ir, como chegar e mais

Trindade: roteiro e dicas de pousadas

Búzios: praias, pousadas e restaurantes

Arraial do Cabo: tudo que você precisa saber

Cabo Frio: roteiro, pousadas e outras dicas

Rio de Janeiro: hotéis, atrações e restaurantes


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir