Tem que ir: O que fazer em Paraty: 5 atrações e passeios imperdíveis ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Paraty: 5 atrações e passeios imperdíveis

02 abril 2024
Paraty passeios imperdíveis

Declarada Patrimônio Mundial da Unesco, Paraty tem um centro histórico charmoso, repleto de casarões coloniais que hoje viraram lojas de artesanato, hotéis boutiques, ótimos restaurantes... e só por isso já vale a viagem, mas engana-se quem acha que os atrativos de Paraty param por aí.

Paraty está na chamada Costa Verde do Rio de Janeiro, cercada por ilhas, praias, cachoeiras... belezas naturais a perder de vista. Portanto, o que não faltam são passeios legais para incluir no seu roteiro em Paraty. Selecionamos 5 atrações que consideramos imperdíveis. Tem que ir!

5 DICAS DO QUE FAZER EM PARATY

1. CENTRO HISTÓRICO DE PARATY

Paraty Roteiro Centro histórico
Capela de Santa Rita

Coloque um calçado confortável e faça um passeio sem pressa pelo centro histórico de Paraty. As ruazinhas charmosas de pedras (conhecidas como pé-de-moleque) com casarões coloniais de portas e janelas coloridas fazem a gente querer parar a cada esquina para os clicks.


Dicas de Paraty
Casa da Cultura

Entre as principais atrações do centro histórico de Paraty estão a Praça da Matriz (onde fica a Igreja Matriz Nossa Sra dos Remédios), a Igreja de Nossa Sra. das Dores (de 1800, erguida por mulheres da aristocracia local), a Igreja Nossa Sra. do Rosário (construída por escravos em 1725, abriga o único altar de ouro da cidade)...


Paraty o que fazer
Praça da Matriz

Casa da Cultura (que além de exposições temporárias possui um acervo sobre a história da cidadee próximo ao cais a Capela de Santa Rita (um dos principais cartões postais de Paraty que abriga também o Museu de Arte Sacra).


Forte Defensor Perpétuo Paraty
Forte Defensor Perpétuo

Destaque também para o Teatro Espaço, onde todas as quartas e sábados às 21h acontece o "Teatro dos Bonecos", um famoso espetáculo de Paraty que já percorreu o mundo e recebeu diversos prêmios, se tiver oportunidade não deixe de ir (R$55,00); e o Forte Defensor Perpétuo, local que abrigou o primeiro povoado de Paraty e foi construído para proteger o escoamento do ouro da Estrada Real, além da importância histórica tem uma vista lindíssima.


Rua do Fogo Paraty
Rua do Fogo

Ainda no centro histórico de Paraty, não deixe de passear pela lendária Rua do Fogo e pelas lojinhas, ateliês e cachaçarias da Rua da Lapa e Rua do Comércio.


Paraty atrações
Ruas alagadas do Centro Histórico

Atente-se que na maré alta algumas ruas de Paraty ficam alagadas, isso não chega a ser um problema pois a medida que a maré recua as ruas secam novamente, além disso dá um charme ainda mais especial na cidade.


Paraty roteiro centro histórico
Casa do Príncipe

Recomendo que faça um tour guiado pelo centro histórico de Paraty para saber da história das curiosidades da cidade, como a Casa do Príncipe João Henrique de Orléans e Bragança, um empresário de Paraty conhecido como Dom Joãozinho, nada menos que Trineto de Dom Pedro II e bisneto da Princesa Isabel. Você pode inclusive agendar um Free Tour em Paraty.

2. PASSEIOS DE BARCO EM PARATY

Passeio de Escuna em Paraty
Praia da Lula - durante o passeio de escuna em Paraty

Algumas das praias mais bonitas de Paraty ficam nas ilhas próximas, com acesso somente pelo mar, portanto, os passeios de escuna e lancha estão entre as atrações mais imperdíveis em Paraty. Tem que ir!  

Empresas oferecem verdadeiros Tours pelo mar de Paraty que podem ser feitos de lanchas, ou através do popular Passeio de Escuna que parte diariamente do Cais e custa em média R$120,00 por pessoa. São diferentes roteiros que duram de 5 a 6 horas, o mais comum é o "passeio às ilhas de Paraty" que visita a Praia Vermelha, a Praia da Lula, a Ilha comprida e a Lagoa Azul. Saiba mais AQUI.

✓ Arraial do Cabo: conheça o Caribe Brasileiro

Saco do Mamanguá Paraty
Saco do Mamangua

Outro lugar que você não pode deixar de conhecer em Paraty, é Saco do Mamanguá, famoso por ser o único fiorde brasileiro (mar entre montanhas), o tour é feito de lancha, confira o valor atualizado.

O Saco do Mamanguá reúne algumas das praias e ilhas mais lindas e preservadas que vimos durante toda a nossa viagem a Paraty, saiba mais AQUI.

3. TRINDADE

Trindade
Praia do Meio - Trindade

Trindade é uma vila caiçara que pertence ao munícipio de Paraty, fica a apenas 25 km do centro histórico e tem fácil acesso por estrada, fica praticamente na divisa do Rio de Janeiro com São Paulo. Tem que ir!

Trindade reúne praias lindas como a Praia do Meio, a Praia dos Ranchos, a Praia do Cepilho, além da famosa Piscina Natural do Caixa D'Aço e a divertida "Pedra que Engole".


Piscina Natural do Caixa D'Aço
Piscina Natural do Caixa d'Aço - Trindade

A forma mais comum de conhecer Trindade é através do passeio que parte de Paraty, no estilo bate-volta, mas a Vila oferece boa estrutura de pousadas caso esteja a procura de um lugar mais rústico e tranquilo para esticar a viagem. Veja o post com todas as dicas de Trindade.

4. PASSEIO DE JEEP EM PARATY

Cachoeiras de Paraty
Cachoeira da Pedra Branca

O Passeio de Jeep em Paraty é a melhor forma de explorar as principais cachoeiras e alambiques da região. Tem que ir!

O Tour de Jeep tem como destino o Parque Nacional da Serra da Bocaianauma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica, que abriga as mais belas cachoeiras de Paraty, entre elas a Cachoeira da Pedra Branca, a Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzan.


Alambiques de Paraty
Cachaça Gabriela - Alambique Pedra Branca

Mas além das cachoeiras, o passeio de Jeep em Paraty inclui ainda o Caminho do Ouro e diversos alambiques onde podemos conhecer o processo de fabricação artesanal e degustar as tradicionais cachaças de Paraty, além de doces e outras delícias regionais. Um passeio bem legal, saiba mais AQUI

5. + DICAS DO QUE FAZER EM PARATY

Paraty dicas de viagem
Igreja de Nossa Senhora das Dores

Se tiver tempo (e disposição) você poderá explorar a Mata Atlântica através das trilhas, a Trilha da Praia do Sono e a Trilha do Pico do Pão de Açúcar, no Saco do Mamanguá, são as trilhas mais procuradas em Paraty.

Você também pode fazer passeios de caiaque e aproveitar para fazer o batismo de mergulho em Paraty.


Centro Histórico de Paraty
Charmosos casarões na Rua da Igreja do Rosário

Há duas praias bem próximas do centro histórico de Paraty, a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara, não são tão lindas quanto as praias das ilhas, acessadas por barco, mas tem quiosques que garantem bebidinhas e petiscos, dá para alugar caiaque, praticar stand up paddle, ou simplesmente curtir um belo pôr do sol.


Praia do Jabaquara Paraty
Praia do Jabaquara - Paraty

Em maio acontece o Bourbon Festival Paraty, um dos maiores festivais de Jazz do País. No final de Junho, início de julho ou em novembro, acontece evento mais famoso de Paraty, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e em agosto o tradicional Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty.

 Passeios em Paraty com desconto

Noite em Paraty: Rua do Comércio
Rua do Comércio - Centro histórico de Paraty

Falando em sabores, não é à toa que Paraty conquistou o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, comer e beber é uma atração a parte em Paraty. Não deixem de experimentar o delicioso drink Jorge Amado (feito com a tradicional cachaça Gabriela). Veja o post com dicas dos pratos típicos e restaurantes em Paraty.


Drink Jorge Amado Paraty
O clássico Drink Jorge Amado

O fato é que ficamos apaixonadas pela história, pela cultura, pela gastronomia e pelas águas azuis ou verde esmeralda do mar de Paraty. Uma semana em Paraty foi pouco, partimos já fazendo planos de voltar. Tem que ir!

O que fazer em Paraty dicas
Nós duas durante o passeio de Jeep em Paraty :)

✓ Paraty: quando ironde ficar e onde comer

✓ Também temos dicas de BúziosArraial do Cabo e Cabo Frio

✓ Veja o guia completo do Rio de Janeiro

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nas nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com




RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir