,

Destaques

POSTS RECENTES

Passeio de Jeep em Paraty: cachoeiras e alambiques

8 de maio de 2021

Cachoeiras de Paraty Jeep Tour

O Jeep Tour é uma das atrações mais imperdíveis em Paraty, através dele visitamos os famosos alambiques e cachoeiras da região. Tem que ir!

Neste post vamos compartilhar nossa experiência e dar toda as dicas de como fazer o passeio de Jeep em Paraty. Confira!

JEEP TOUR PARATY: INFORMAÇÕES

Passeio de Jeep em Paraty
Nós duas no Jeep da Paraty Tours - click feito pelo motorista :)

O Passeio de Jeep é oferecido pela Paraty Tours, uma empresa referência na região por realizar também passeios de escuna, transfer, etc. Super recomendo! 

Há saídas para o Passeio de Jeep todos os dias às 10h30, dura em torno de 6h e custa em média R$100.

✓ Dicas de pousadas em Paraty

Passeio de Jeep em Paraty
Cachaça Gabriela - Alambique Pedra Branca

Para acessar as cachoeiras caminhamos por pequenas trilhas, fáceis e tranquilas, nada que você tenha que se preocupar (fomos de chinelo inclusive). No grupo haviam pessoas de todas as idades e os guias estão presentes o tempo todo.

 Paraty: quando ir, como chegar e dicas úteis

Jeep Tour Paraty
Acesso a Cachoeira da Pedra Branca

Jeep Tour Paraty
Poço da Usina

✓ Não esqueça de levar toalhas, roupas de banho, repelente e sua animação, hehe!

PASSEIO DE JEEP PARATY - ROTEIRO

Jeep Paraty Tours

No horário combinado partimos de Jeep 4x4 em direção ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica, onde se concentram as principais cachoeiras e outros atrativos da região como a Piscina Natural do Caixa d'Aço (que conhecemos no passeio a Trindade).


Passeio de Jeep Paraty roteiro
Caminho do Ouro - Paraty

Percorremos também um pedacinho do Caminho do Ouro (Estrada Real que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro no século XVII e XVIII durante o "Ciclo do Ouro" no Brasil) e fizemos as seguintes paradas:

⇒ CACHOEIRA DA PEDRA BRANCA

Cachoeiras em Paraty
Cachoeira da Pedra Branca

Depois de uma paradinha para fotos no Poço Usina, local onde foi construída a primeira usina da cidade, caminhamos por 10 minutos na companhia de pássaros e macaquinhos até a Cachoeira Pedra Branca, uma das mais bonitas da região, localizada próximo a estrada Paraty-Cunha.


Passeio Cachoeiras Paraty
Poço da Usina

Tivemos cerca de 40 minutos para aproveitar as águas gelaaaadas da Cachoeira Pedra Branca (só de molhar os pés já refresca o corpo todinho, hahaa). 


Jeep Tour 4x4 Paraty
Cachoeira Pedra Branca

Além da bonita queda d'agua há poços com partes rasinhas e outras que podem chegar a 5 metros de profundidade.

⇒ ALAMBIQUE PEDRA BRANCA

Passeio de Jeep em Paraty

Quem estava com o corpo frio da cachoeira esquentou rapidinho na próxima parada, o Alambique Pedra Branca, onde além de conhecer todo o processo de fabricação podemos degustar diversos tipos de cachaça.

 Pousadas em Paraty com desconto

Jeep Tour Paraty
Cachaças e licores para degustação

Entre elas a cachaça "Gabriela", super tradicional na região, leva cravo, canela e melado de cana. Inclusive é com ela que se faz o drink Jorge Amado, típico de Paraty, não deixem de experimentar.

✓ O que fazer em Paraty

Cachaçarias de Paraty

Mesmo não sendo tão fãs de álcool adoramos conhecer, afinal a cachaça faz parte da cultura de Paraty e o lugar é muito bonito. Na lojinha podemos ainda degustar licores (o de capim limão é muito bom) e outras delícias como doces, o próprio melado de cana e geleias. A vontade foi levar tudo para casa.

⇒ ENGENHO D'OURO

Passeio alambiques Paraty

A próxima parada do Jeep Tour foi numa das cachaçarias mais premiadas da região, a Engenho D'Ouro. O complexo funciona como alambique, um ótimo restaurante e doceria. Tivemos tempo para conhecer e almoçar no local.


Almoço Jeep Tour Paraty
Costelinha, torresmo... drink Jorge Amado - Delícia!

O almoço é servido no buffet a Kg ou à la carte, comida caseira com gostinho de "roça". Arroz, feijão, farofa, couve, costelinha de porco, torresminho crocante, galinha caipira, etc. Tudo muuuuito saboroso. Ótimo lugar também para experimentar o clássico drink Jorge Amado, que além da cachaça Gabriela leva maracujá, gelo e limão.


Passeio de Jeep em Paraty
Lojinha de Doces - Engenho D'Ouro

No alambique você consegue comprar as cachaças, licores e na lojinha de doces compotas, biscoitos e outras delícias que eles produzem ali. Bom demais!

⇒ CACHOEIRA DO TOBOGÃ

Cachoeiras Paraty
Cachoeira do Tobogã

Em frente ao restaurante Engenho D'Ouro fica a trilha que dá acesso ao Poço do Tanzan e a famosa Cachoeira do Tobogã, a mais divertida da região, localizada na Vila da Penha. Neste trecho passamos pelo marco do Caminho do Ouro e pela Igreja da Penha.


Igreja da Penha, caminho do ouro Paraty-Cunha
Igreja da Penha

O nome da cachoeira não é por acaso, uma pedra enorme e lisa funciona como um tobogã natural. Os nativos tem uma habilidade de louco e descem de pé, como se estivessem surfando. Os turistas costumam descer sentados.

✓ Onde ficar no Rio de Janeiro

Passeio cachoeiras Paraty
Ponte de acesso ao Poço do Tarzan

Nós, só de ficar olhando já nos divertimos super (somos ZERO corajosas para essas coisas, hehe). Aos pés da pedra tem uma parte mais tranquila para o banho e de lá, através de uma pequena trilha, se chega ao Poço do Tarzan.

⇒ POÇO DO TARZAN

Passeio Jeep Paraty Cachoeiras e Alambiques
Ponte suspensa - Poço do Tarzan

Depois de uma curta caminhada da Cachoeira do Tobogã chegamos no Poço do Tarzan. O lugar é bem gostoso para o banho, tem a estrutura de um restaurante e uma ponte suspensa de madeira que completa o lindo visual.


Paraty Jeep Tour cachoeiras e alambiques
Poço do Tarzan

Explorando o local é possível encontrar cantinhos bem agradáveis para curtir toda essa paz!

⇒ POÇO DA JAMAICA

Paraty melhores cachoeiras
Poço da Jamaica

Segundo o guia, no roteiro estava incluso uma parada num engenho de farinha, mas como naquele dia o local estava fechado recebemos um "plus", paradinha no km 7 da estrada Paraty-Cunha para conhecer o Poço da Jamaica.

Uma pequena cachoeira, pouco visitada entre os turistas, formada entre as pedras do Rio Perequê-Açú. Muito bonita, ficamos felizes em conhecer.


Passeio Jeep Ecológico Paraty
Visual durante o passeio de Jeep

O Passeio de Jeep em Paraty foi bem mais legal do que imaginávamos. Divertido, delicioso e principalmente revigorante com toda essa energia maravilhosa da natureza. 💚 Tem que ir!

Paraty dicas blog Tem que ir
Nós duas curtindo a cachoeira Pedra Branca :)

Veja outras 5 atrações imperdíveis em Paraty e também nossas dicas das melhores pousadas e restaurantes da cidade.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, segue a gente lá e também nas nossas páginas do Facebook, Twitter e Pinterest 😘

*Essas são opiniões pessoais e imparciais com base na experiência que tivemos em abril/2021. Agradecimentos: Paraty Tours

Booking.com


Outros Posts:

Paraty: quando ir, como chegar e mais


Trindade: como chegar, roteiro, pousadas

Búzios: praias, pousadas e restaurantes

Arraial do Cabo: tudo que você precisa saber

Cabo Frio: roteiro, pousadas e outras dicas

Rio de Janeiro: hotéis, atrações e restaurantes

 

RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir