Tem que ir: Passeio de Jeep em Paraty: cachoeiras e alambiques ,

Destaques

POSTS RECENTES

Passeio de Jeep em Paraty: cachoeiras e alambiques

02 abril 2024
Passeio de Jeep Paraty

O Jeep Tour é uma das atrações mais imperdíveis em Paraty, através dele visitamos os famosos alambiques e cachoeiras da região. Tem que ir!

Neste post vamos falar do roteiro, valores, informações, compartilhar nossa experiência e dar toda as dicas de como fazer o tradicional passeio de Jeep em Paraty. Confira!

JEEP TOUR PARATY

INFORMAÇÕES E VALORES

Cachoeiras de Paraty Jeep Tour

O Passeio de Jeep é oferecido pela Paraty Tours através da Civitatis, uma empresa referência na região por realizar também passeios de escuna, o famoso Saco do Mamanguá, transfer entre os aeroportos, entre outros. Recomendamos!

Há saídas para o Passeio de Jeep em Paraty praticamente todos os dias, às 10h30, o Tour dura em torno de 6h e custa R$150,00. Crianças menores de 5 anos não pagam e de 05 a 10 pagam meia. Confira o valor atualizado do Jeep Tour.

✓ Dicas de pousadas em Paraty

Passeio de Jeep em Paraty
Cachaça Gabriela - Alambique Pedra Branca

Durante o Passeio de Jeep em Paraty percorremos pequenas trilhas para acessar as cachoeiras, mas nada que você tenha que se preocupar (fomos de chinelo inclusive). No grupo haviam pessoas de todas as idades e os guias estão presentes o tempo todo.

 Paraty: quando ir, onde ficar e mais

Jeep Tour Paraty
Acesso a Cachoeira da Pedra Branca

Jeep Tour Paraty
Poço da Usina

Não esqueça de levar repelente, toalhas e roupas de banho para que possa aproveitar as cachoeiras. Abaixo você confere o roteiro do Passeio de Jeep em Paraty.

PASSEIO DE JEEP PARATY - ROTEIRO

Jeep Paraty Tours

No horário combinado partimos de Jeep 4x4 em direção ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica, onde se concentram cachoeiras e outros atrativos como a Piscina Natural do Caixa d'Aço (que conhecemos no passeio a Trindade).


Passeio de Jeep Paraty roteiro
Caminho do Ouro - Paraty

Percorremos também um pedacinho do Caminho do Ouro (Estrada Real que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro no século XVII e XVIII durante o "Ciclo do Ouro" no Brasil) e fizemos as seguintes paradas:

⇒ CACHOEIRA DA PEDRA BRANCA

Cachoeiras em Paraty
Cachoeira da Pedra Branca

Depois de uma paradinha para fotos no Poço Usina, local onde foi construída a primeira usina da cidade, caminhamos por 10 minutos na companhia de pássaros e macaquinhos até a Cachoeira Pedra Branca, uma das mais bonitas da região, localizada próximo a estrada Paraty-Cunha.


Passeio Cachoeiras Paraty
Poço da Usina

Tivemos cerca de 40 minutos para aproveitar a Cachoeira Pedra Branca, a água estava um tanto gelada, confesso! Só de molhar os pés já refresquei o corpo todinho, hahaa.


Jeep Tour 4x4 Paraty
Cachoeira Pedra Branca

Além da bonita queda d'agua, na Cachoeira Pedra Branca há poços com partes rasinhas e outros que podem chegar a 5 metros de profundidade, o bom é que os guias conhecem muito bem a região e nos orientam com todos esses cuidados.


⇒ ALAMBIQUE PEDRA BRANCA

Passeio de Jeep em Paraty

Quem estava com o corpo frio da cachoeira esquentou rapidinho na próxima parada do Passeio de Jeep em Paraty, que foi no Alambique Pedra Branca, onde além de conhecer todo o processo de fabricação podemos degustar diversos tipos de cachaça.

✓ Tudo sobre o incrível Saco do Mamanguá - Paraty

Jeep Tour Paraty
Cachaças e licores para degustação

Entre elas a cachaça "Gabriela", super tradicional na região, leva cravo, canela e melado de cana, inclusive é com ela que se faz o drink Jorge Amado, típico de Paraty, não deixem de experimentar.

As melhores pousadas em Paraty

Cachaçarias de Paraty

Mesmo não sendo tão fãs de álcool, nós adoramos conhecer, afinal a cachaça faz parte da cultura de Paraty, além disso, o lugar é muito bonito. Na lojinha podemos ainda degustar licores (o de capim limão é muito bom) e outras delícias como doces, o próprio melado de cana e geleias. A vontade foi levar tudo para casa.


⇒ ENGENHO D'OURO

Passeio alambiques Paraty

A próxima parada do Jeep Tour pela Serra da Bocaina - Paraty foi numa das cachaçarias mais premiadas da região, a Engenho D'Ouro. O complexo funciona como alambique, restaurante e doceria. Tivemos tempo para conhecer e almoçar.


Almoço Jeep Tour Paraty
Costelinha, torresmo... drink Jorge Amado - Delícia!

O almoço é servido no buffet a Kg ou à la carte, comida caseira com gostinho de "roça". Arroz, feijão, farofa, couve, costelinha de porco, torresminho crocante, galinha caipira, etc. Tudo muito saboroso. Ótimo lugar também para experimentar o clássico drink Jorge Amado.


Passeio de Jeep em Paraty
Lojinha de Doces - Engenho D'Ouro

No alambique Engenho D'ouro você consegue comprar as cachaças, licores e na lojinha de doces há compotas, biscoitos e outras delícias produzidas pela família de forma artesanal. Bom demais!


⇒ CACHOEIRA DO TOBOGÃ

Cachoeiras Paraty
Cachoeira do Tobogã

Em frente ao restaurante Engenho D'Ouro fica a trilha que dá acesso ao Poço do Tarzan e a famosa Cachoeira do Tobogã, a mais divertida da região, localizada na Vila da Penha. Neste trecho passamos pelo marco do Caminho do Ouro e pela Igreja da Penha.


Igreja da Penha, caminho do ouro Paraty-Cunha
Igreja da Penha

O nome da cachoeira não é por acaso, uma pedra enorme e lisa funciona como uma espécie de tobogã natural. Os nativos tem uma habilidade de louco e descem a pedra de pé, como se estivessem surfando, já os turistas costumam escorregar sentados.

Promoção de pousadas em Paraty 

Passeio cachoeiras Paraty
Ponte de acesso ao Poço do Tarzan

Nós, só de ficar olhando já nos divertimos super (somos ZERO corajosas para esse tipo de aventura, hehe). Aos pés da pedra tem uma parte mais tranquila para o banho e de lá, através de uma pequena trilha, se chega ao Poço do Tarzan.


⇒ POÇO DO TARZAN

Passeio Jeep Paraty Cachoeiras e Alambiques
Ponte suspensa - Poço do Tarzan

Depois de uma curta caminhada a partir da Cachoeira do Tobogã chegamos no Poço do Tarzan. O lugar é bem gostoso para o banho, tem a estrutura de um restaurante e uma ponte suspensa de madeira que completa o lindo visual.


Paraty Jeep Tour cachoeiras e alambiques
Poço do Tarzan

Explorando o local é possível encontrar cantinhos bem agradáveis para curtir toda essa paz, certamente uma das cachoeiras mais lindas de Paraty.


⇒ POÇO DA JAMAICA

Paraty melhores cachoeiras
Poço da Jamaica

Segundo o guia, no roteiro do Jeep Tour estava incluso uma parada no engenho de farinha, mas como naquele dia o local estava fechado foi substituído por uma paradinha no km 7 da estrada Paraty-Cunha para conhecer o Poço da Jamaica.

Uma pequena cachoeira, pouco visitada entre os turistas, formada entre as pedras do Rio Perequê-Açú. Muito bonita, ficamos felizes em conhecer.


Passeio Jeep Ecológico Paraty
Visual durante o passeio de Jeep

O Passeio de Jeep em Paraty foi bem mais legal do que imaginávamos. Divertido, delicioso e principalmente revigorante com toda essa energia maravilhosa da natureza. 💚 Tem que ir!

Paraty dicas blog Tem que ir
Nós duas curtindo a cachoeira Pedra Branca :)

✓ Também temos dicas de BúziosArraial do Cabo e Cabo Frio

✓ Veja o guia completo do Rio de Janeiro

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nas nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com



 

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir