,

Destaques

POSTS RECENTES

Passeio ao Saco do Mamanguá, Paraty

8 de maio de 2021
Saco do Mamanguá como ir

Assim que começamos a pesquisar sobre as belezas da Costa Verde para montar nosso roteiro em Paraty o Saco do Mamanguá se tornou uma das nossas prioridades, o lugar é um pedaço de paraíso (sem exageros), famoso por suas riquezas naturais bem preservadas e por ser o único fiorde brasileiro, ou seja, mar entre montanhas. Tem que ir!

Neste post vamos dar informações de como chegar, valores, e compartilhar nossa experiências nesse passeio imperdível em Paraty, confira!

SACO DO MAMANGUÁ, PARATY

⇒ COMO CHEGAR, VALORES, INFORMAÇÕES...

Passeio Saco do Mamanguá
Lancha Netuno Expedition - Saco do Mamanguá

Localizado na Reserva Ecologica Estadual Da Juatinga, município de Paraty, o Saco do Mamanguá tem acesso apenas por mar. 

Embora seja possível acampar ou se hospedar nas poucas pousadas rústicas da região, a maneira mais prática utilizada pelos turistas para conhecer o Saco do Mamanguá é através dos passeios de um dia que partem de Paraty, oferecidos pelas agências.


Passeio Paraty Saco do Mamanguá
Praia do Engenho - Saco do Mamanguá

Nós escolhemos a Paraty Tours, empresa conhecidíssima na região por oferecer diversos passeios, entre eles o Saco do Mamanguá que pode ser feito de lancha privativa ou através do Netuno Expedition, uma lancha rápida modelo flexboat que transporta de 11 a 22 passageiros.


Paraty Saco do Mamanguá
Pico do Pão de Açúcar - Saco Mamanguá

O Embarque é realizado as 9h no Cais de Paraty, no centro histórico, mesmo lugar que parte os passeios de Escunadura aproximadamente 5h e custa R$180. Crianças menores de 6 anos não são permitidas.

A empresa disponibiliza equipamento de snorkel (sem custo) e oferece uma garrafa de água cortesia. Há também uma parada para almoço (opcional). Não esqueça o protetor solar e sobretudo repelente.

PASSEIO AO SACO DO MAMANGUÁ 

⇒ ROTEIRO, PRAIAS, PARADAS...

Praia do Engenho
Praia do Engenho - Saco do Mamanguá

Como mencionamos no inicio, o Saco do Mamanguá é famoso por ser o único fiorde brasileiro, o mar avança cerca de 8 km em meio as montanhas da Costa Verde de Paraty, é uma área de preservação ambiental com 33 pequenas praias, áreas de mangue e 8 comunidades caiçaras.


Saco do Mamanguá Paraty
Pequenas ilhas do Saco do Mamanguá

O Pico do Pão de Açúcar é um dos cartões postais da região, a partir dele é possível enxergar com mais clareza o braço de mar entre as montanhas. No entanto, para chegar ao topo é necessário fazer uma trilha bem íngreme de aproximadamente 1h15 partindo da Praia do Cruzeiro. Neste caso, a empresa oferece um outro roteiro.


Saco do Mamanguá Pico do Pão de Açúcar
Pico do Pão de Açúcar - Saco do Mamanguá

Dessa primeira vez em Paraty decidimos fazer o passeio clássico e mais "relax", que tem como foco as principais praias da região. O mar no tom verde esmeralda nos encantou desde o primeiro minuto.


Passeio de lancha Paraty
Ilha do Mantimento - Paraty, uma das mais caras do Brasil

Levamos cerca de meia hora do Cais de Paraty até a entrada do Saco do Mamanguá, o caminho já é todo lindo, o guia foi mostrando as ilhas, contando as curiosidades da região e fizemos paradas de aproximadamente 40 minutos nas seguintes praias:

1. PRAIA DO ENGENHO

Praia do Engenho

A primeira parada foi na Praia do Engenho, uma preciosidade com água transparente, calminha, cercada pela mata atlântica, uma enorme amendoeira que garante a sombra na areia da praia e ao fundo lindas montanhas marcando presença, claro!


Passeio de lancha Paraty Saco do Mamanguá

Explorando um pouco mais a praia (que é pequena) é possível encontrar as ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar e vários cantinhos perfeitos para praticar snorkeling ou simplesmente curtir o visual.

2. PRAIA DO COSTA

Praia do Costa Saco do Mamanguá

A terceira parada foi na Praia do Costa, que despertou ainda mais a curiosidade dos turistas depois que apareceu no filme Crepúsculo – Amanhecer Parte I, as cenas da lua-de-mel do casal Bella e Edward foram gravadas ali.


Saco do Mamanguá

Deu para entender o porquê da escolha, a praia é sem dúvida uma das mais lindas do Saco do Mamanguácoisa de filme mesmo! O Pico do Pão de Açúcar ao fundo completa o cenário.


Passeio Paraty Saco do Mamanguá

Olhando de cima o mar é uma mistura de azul com verde esmeralda, a água é transparente, tem muitos peixinhos e encontramos até estrelas do mar. 

3. PRAIA DO CRUZEIRO

Praia do Cruzeiro

A quarta e última parada foi na Praia do Cruzeiro, uma das mais conhecidas e estratégicas da região porque é dela que parte a trilha de acesso ao Pico Pão do Açúcar, mas nossa parada não dá tempo para isso, como falamos no inicio, a empresa oferece um outro tour para quem deseja fazer a trilha que dura pouco mais de 1h morro a cima.


Saco do Mamanguá roteiro
Uma das estrelas do mar que vimos durante o passeio

A Praia do cruzeiro é muito bonita, segue a mesma linha de mar calminho e repleto de vida marinha. Tem a estrutura de um quiosque que serve petiscos e refeições típicas da cozinha local caiçara a base de peixes e frutos do mar fresquinhos. Nessa parada houve tempo suficiente para quem quisesse almoçar.

Ficamos aproveitando os últimos minutos dessa valiosa conexão com a natureza até chegar a hora de voltar ao Cais de Paraty.


Saco do Mamanguá blog Tem que ir
Nós duas curtindo o Saco do Mamanguá :)

O Saco do Mamanguá foi um dos passeios que mais gostamos de fazer em Paraty, o trajeto de lancha em si já é muito legal, as prainhas são perfeitas e bastante preservadas, coisa rara. Tem que ir!

Veja outras 5 atrações imperdíveis em Paraty e nossas dicas de pousadas e restaurantes na cidade.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, segue a gente lá e também nas nossas páginas do Facebook, Twitter e Pinterest 😘

*Com base na experiência que tivemos em abril/2021. Agradecimentos: Paraty Tours

Booking.com


Outros Posts:

Paraty: quando ir, como chegar e mais

Trindade: como chegar, roteiro, pousadas

Búzios: praias, pousadas e restaurantes

Arraial do Cabo: tudo que você precisa saber

Cabo Frio: roteiro, pousadas e outras dicas

Rio de Janeiro: hotéis, atrações e restaurantes


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir