,

Destaques

POSTS RECENTES

Passeio ao Saco do Mamanguá, Paraty

8 de maio de 2021
Saco do Mamanguá como ir

Assim que começamos a pesquisar sobre as belezas da Costa Verde para montar nosso roteiro em Paraty o Saco do Mamanguá se tornou uma das nossas prioridades, o lugar é um pedaço de paraíso (sem exageros), famoso por suas riquezas naturais bem preservadas e por ser o único fiorde brasileiro, ou seja, mar entre montanhas. Tem que ir!

Neste post vamos dar informações de como chegar, valores, e compartilhar nossa experiências nesse passeio imperdível em Paraty, confira!

SACO DO MAMANGUÁ, PARATY

⇒ COMO CHEGAR, VALORES, INFORMAÇÕES...

Passeio Saco do Mamanguá
Lancha Netuno Expedition - Saco do Mamanguá

Localizado na Reserva Ecologica Estadual Da Juatinga, município de Paraty, o Saco do Mamanguá tem acesso apenas por mar. 

Embora seja possível acampar ou se hospedar nas poucas pousadas rústicas da região, a maneira mais prática utilizada pelos turistas para conhecer o Saco do Mamanguá é através dos passeios de um dia que partem de Paraty, oferecidos pelas agências.


Passeio Paraty Saco do Mamanguá
Praia do Engenho - Saco do Mamanguá

Nós escolhemos a Paraty Tours, empresa conhecidíssima na região por oferecer diversos passeios, entre eles o Saco do Mamanguá que pode ser feito de lancha privativa ou através do Netuno Expedition, uma lancha rápida modelo flexboat que transporta de 11 a 22 passageiros.


Paraty Saco do Mamanguá
Pico do Pão de Açúcar - Saco Mamanguá

O Embarque é realizado as 9h no Cais de Paraty, no centro histórico, mesmo lugar que parte os passeios de Escunadura aproximadamente 5h e custa R$180. Crianças menores de 6 anos não são permitidas.

A empresa disponibiliza equipamento de snorkel (sem custo) e oferece uma garrafa de água cortesia. Há também uma parada para almoço (opcional). Não esqueça o protetor solar e sobretudo repelente.

PASSEIO AO SACO DO MAMANGUÁ 

⇒ ROTEIRO, PRAIAS, PARADAS...

Praia do Engenho
Praia do Engenho - Saco do Mamanguá

Como mencionamos no inicio, o Saco do Mamanguá é famoso por ser o único fiorde brasileiro, o mar avança cerca de 8 km em meio as montanhas da Costa Verde de Paraty, é uma área de preservação ambiental com 33 pequenas praias, áreas de mangue e 8 comunidades caiçaras.


Saco do Mamanguá Paraty
Pequenas ilhas do Saco do Mamanguá

O Pico do Pão de Açúcar é um dos cartões postais da região, a partir dele é possível enxergar com mais clareza o braço de mar entre as montanhas. No entanto, para chegar ao topo é necessário fazer uma trilha bem íngreme de aproximadamente 1h15 partindo da Praia do Cruzeiro. Neste caso, a empresa oferece um outro roteiro.


Saco do Mamanguá Pico do Pão de Açúcar
Pico do Pão de Açúcar - Saco do Mamanguá

Dessa primeira vez em Paraty decidimos fazer o passeio clássico e mais "relax", que tem como foco as principais praias da região. O mar no tom verde esmeralda nos encantou desde o primeiro minuto.


Passeio de lancha Paraty
Ilha do Mantimento - Paraty, uma das mais caras do Brasil

Levamos cerca de meia hora do Cais de Paraty até a entrada do Saco do Mamanguá, o caminho já é todo lindo, o guia foi mostrando as ilhas, contando as curiosidades da região e fizemos paradas de aproximadamente 40 minutos nas seguintes praias:

1. PRAIA DO ENGENHO

Praia do Engenho

A primeira parada foi na Praia do Engenho, uma preciosidade com água transparente, calminha, cercada pela mata atlântica, uma enorme amendoeira que garante a sombra na areia da praia e ao fundo lindas montanhas marcando presença, claro!


Passeio de lancha Paraty Saco do Mamanguá

Explorando um pouco mais a praia (que é pequena) é possível encontrar as ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar e vários cantinhos perfeitos para praticar snorkeling ou simplesmente curtir o visual.

2. PRAIA DO COSTA

Praia do Costa Saco do Mamanguá

A terceira parada foi na Praia do Costa, que despertou ainda mais a curiosidade dos turistas depois que apareceu no filme Crepúsculo – Amanhecer Parte I, as cenas da lua-de-mel do casal Bella e Edward foram gravadas ali.


Saco do Mamanguá

Deu para entender o porquê da escolha, a praia é sem dúvida uma das mais lindas do Saco do Mamanguácoisa de filme mesmo! O Pico do Pão de Açúcar ao fundo completa o cenário.


Passeio Paraty Saco do Mamanguá

Olhando de cima o mar é uma mistura de azul com verde esmeralda, a água é transparente, tem muitos peixinhos e encontramos até estrelas do mar. 

3. PRAIA DO CRUZEIRO

Praia do Cruzeiro

A quarta e última parada foi na Praia do Cruzeiro, uma das mais conhecidas e estratégicas da região porque é dela que parte a trilha de acesso ao Pico Pão do Açúcar, mas nossa parada não dá tempo para isso, como falamos no inicio, a empresa oferece um outro tour para quem deseja fazer a trilha que dura pouco mais de 1h morro a cima.


Saco do Mamanguá roteiro
Uma das estrelas do mar que vimos durante o passeio

A Praia do cruzeiro é muito bonita, segue a mesma linha de mar calminho e repleto de vida marinha. Tem a estrutura de um quiosque que serve petiscos e refeições típicas da cozinha local caiçara a base de peixes e frutos do mar fresquinhos. Nessa parada houve tempo suficiente para quem quisesse almoçar.

Ficamos aproveitando os últimos minutos dessa valiosa conexão com a natureza até chegar a hora de voltar ao Cais de Paraty.


Saco do Mamanguá blog Tem que ir
Nós duas curtindo o Saco do Mamanguá :)

O Saco do Mamanguá foi um dos passeios que mais gostamos de fazer em Paraty, o trajeto de lancha em si já é muito legal, as prainhas são perfeitas e bastante preservadas, coisa rara. Tem que ir!

Veja outras 5 atrações imperdíveis em Paraty e nossas dicas de pousadas e restaurantes na cidade.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, segue a gente lá e também nas nossas páginas do Facebook, Twitter e Pinterest 😘

*Com base na experiência que tivemos em abril/2021. Agradecimentos: Paraty Tours

Booking.com


Outros Posts:

Paraty: quando ir, como chegar e mais

Trindade: como chegar, roteiro, pousadas

Búzios: praias, pousadas e restaurantes

Arraial do Cabo: tudo que você precisa saber

Cabo Frio: roteiro, pousadas e outras dicas

Rio de Janeiro: hotéis, atrações e restaurantes


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

2 comentários:

  1. Eu moro em Costa Verde de Paraty amo tudo isto tudo muito lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que privilégio! Nós amamos essa região, tudo muito lindo mesmo!

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir