Tem que ir: Saco do Mamanguá - Paraty: como chegar, valores e dicas ,

Destaques

POSTS RECENTES

Saco do Mamanguá - Paraty: como chegar, valores e dicas

11 janeiro 2024
Saco do Mamanguá como ir

Assim que começamos a pesquisar sobre as belezas da Costa Verde para montar nosso roteiro em Paraty, o Saco do Mamanguá se tornou uma das nossas prioridades, o lugar é um pedaço de paraíso (sem exageros), famoso por suas riquezas naturais bem preservadas e por ser o único fiorde brasileiro, ou seja, mar entre montanhas. Tem que ir!

Neste post terá tudo o que você precisa saber do Saco do Mamanguá: como chegar, valores, roteiro e todos os detalhes da nossa experiências nesse passeio imperdível em Paraty.

SACO DO MAMANGUÁ, PARATY

⇒ COMO CHEGAR, VALORES E INFORMAÇÕES

Passeio Saco do Mamanguá
Passeio de Lancha ao Saco do Mamanguá

Saco do Mamanguá está localizado na Reserva Ecologica Estadual Da Juatinga, município de Paraty, o único acesso é pelo mar. 

Embora seja possível acampar ou se hospedar nas poucas pousadas da região, a maneira mais utilizada pelos turistas para conhecer o Saco do Mamanguá é através dos passeios partem de Paratyoferecidos pelas agências de turismo.


Passeio Paraty Saco do Mamanguá
Praia do Engenho - Saco do Mamanguá

O Passeio a Saco do Mamanguá é feito de lancha rápida modelo flexboat, que transporta de 11 a 22 passageiros, tornando o valor do passeio mais acessível.


Saco do Mamanguá Paraty
Pico do Pão de Açúcar - Saco Mamanguá

O Saco do Mamanguá é um dos passeios mais procurados em Paraty, portanto, há saídas todos os dias, o embarque é realizado as 9h no cais, localizado no centro histórico de Paraty, dura 5h e custa em média R$300,00 por pessoa. Confira o valor atualizado.

Também existe o Tour que tem como foco a Trilha do Pico Pão de Açúcar, neste caso inclui o transporte de lancha para chegar ao Saco do Mamanguá e a companhia do guia para chegar ao Pico Pão de Açucar, um dos cartões postais da região, se tiver oportunidade recomendo que faça os dois (em dias diferentes).

No passeio tradicional ao Saco do Mamanguá a empresa disponibiliza equipamento de snorkel (sem custo) e oferece uma garrafa de água como cortesia. Há também uma parada para almoço (opcional). Não esqueça o protetor solar e sobretudo repelente.

PASSEIO AO SACO DO MAMANGUÁ 

⇒ ROTEIRO, PRAIAS, PARADAS...

Praia do Engenho Saco do Mamanguá
Praia do Engenho - Saco do Mamanguá

Como mencionamos no inicio, o Saco do Mamanguá é famoso por ser o único fiorde brasileiro, o mar avança cerca de 8 km em meio as montanhas da Costa Verde de Paraty, é uma área de preservação ambiental com 33 pequenas praias, áreas de mangue e 8 comunidades caiçaras.


Saco do Mamanguá Paraty
Pequenas ilhas do Saco do Mamanguá

O Pico do Pão de Açúcar é um dos cartões postais da região, a partir dele é possível enxergar com mais clareza o braço de mar entre as montanhas. No entanto, para chegar ao topo é necessário fazer uma trilha de aproximadamente 1h15 partindo da Praia do Cruzeiro. Neste caso, como mencionei anteriormente,  a trilha deve ser feita através de um outro roteiro.


Saco do Mamanguá Pico do Pão de Açúcar
Pico do Pão de Açúcar - Saco do Mamanguá

Dessa primeira vez em Paraty decidimos fazer o passeio clássico ao Saco do Mamanguá e mais "relax", que tem como foco as principais praias da região. No caminho, o mar no tom verde esmeralda nos encantou desde o primeiro minuto.


Passeio de lancha Paraty Saco do Mamanguá
Ilha do Mantimento - Paraty, uma das mais caras do Brasil

Levamos cerca de 30 minutos do Cais de Paraty até a entrada do Saco do Mamanguá, durante o trajet o guia foi mostrando as ilhas, contando curiosidades da região e fizemos paradas de aproximadamente 40 minutos nas seguintes praias:

1. PRAIA DO ENGENHO

Praia do Engenho Saco do Mamanguá

A primeira parada do Tour ao Saco do Mamanguá foi na Praia do Engenho, uma preciosidade com água transparente, calminha, cercada pela mata atlântica e uma enorme amendoeira que garante a sombra na areia da praia, ao fundo lindas montanhas marcam presença, claro, essa é a principal característica da região.


Passeio Paraty Saco do Mamanguá

Explorando um pouco mais a pequena Praia do Engenho, é possível encontrar as ruínas de um antigo engenho de cana-de-açúcar e vários cantinhos perfeitos para praticar snorkeling ou simplesmente curtir o visual.


2. PRAIA DO COSTA

Praia do Costa Saco do Mamanguá

A terceira parada do passeio ao Saco do Mamanguá foi na Praia do Costa, que despertou ainda mais a curiosidade dos turistas depois que apareceu no filme Crepúsculo – Amanhecer Parte I, as cenas da lua-de-mel do casal Bella e Edward foram gravadas nessa praia.


Saco do Mamanguá

Deu para entender o porquê da escolha, a Praia da Costa é sem dúvida uma das mais lindas do Saco do Mamanguácoisa de filme mesmo! O Pico do Pão de Açúcar ao fundo completa o cenário.


Passeio Paraty Saco do Mamanguá

Olhando de cima o mar da Praia da Costa, no Saco do Mamanguá, é uma mistura de azul com verde esmeralda, a água é transparente, tem muitos peixinhos e encontramos até estrelas do mar. 


3. PRAIA DO CRUZEIRO

Praia do Cruzeiro

A quarta e última parada do Tour pelo Saco do Mamanguá foi na Praia do Cruzeiro, uma das mais conhecidas e estratégicas da região porque é dela que parte a trilha de acesso ao Pico Pão do Açúcar, mas nossa parada não dá tempo para isso, como falamos no inicio, essa trilha é feita através de um outro tour.


Saco do Mamanguá roteiro
Uma das estrelas do mar que vimos durante o passeio

A Praia do Cruzeiro é muito bonita e segue a mesma linha das demais praias do Saco do Mamanguá com mar calminho e repleto de vida marinha. Além disso, tem a estrutura de quiosques que servem petiscos e refeições típicas da cozinha local caiçara a base de peixes e frutos do mar fresquinhos. Nessa parada houve tempo suficiente para quem quisesse almoçar.

Ficamos aproveitando os últimos minutos dessa valiosa conexão com a natureza até chegar a hora de voltar ao Cais de Paraty.


Saco do Mamanguá blog Tem que ir
Nós duas curtindo o Saco do Mamanguá :)

O Saco do Mamanguá foi um dos passeios que mais gostamos de fazer em Paraty, o trajeto de lancha em si já é muito legal, as praias são perfeitas e bastante preservadas, coisa rara. Tem que ir!

✓ Também temos dicas de BúziosArraial do Cabo e Cabo Frio

✓ Veja o guia completo do Rio de Janeiro

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nas nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com




2 comments:

  1. Eu moro em Costa Verde de Paraty amo tudo isto tudo muito lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que privilégio! Nós amamos essa região, tudo muito lindo mesmo!

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir