slider

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em BH: 10 passeios bate e volta imperdíveis!

18 de agosto de 2019
Quem vai a Belo Horizonte, além dos principais atrativos da capital, deve aproveitar a oportunidade para conhecer alguns dos lugares mais lindos de Minas Gerais que ficam logo alí, pertinho de Beagá.

Importantes cidades históricas, o renomado museu Inhotim, cachoeiras incríveis, grutas... Listamos 10 passeios no estilo bate e volta de BH que nós fizemos e consideramos imperdíveis! Confira: 

1. TIRADENTES E SÃO JOÃO DEL REI

De BH a Tiradentes - MG
Tiradentes - MG
De Belo Horizonte a Tiradentes ou São João del Rei são cerca de 192km, as duas cidades são vizinhas e a forma mais legal para ir de uma a outra é através do passeio do Trem Maria Fumaça.

Tiradentes, na minha opinião, é uma das cidades históricas mais encantadoras de Minas Gerais, tanto que nós fizemos um bate e volta de BH e ok, deu para aproveitar super o dia, mas confesso que de todas, Tiradentes foi a cidade que deu vontade de ficar um pouco mais! Ótimas opções de hospedagem é o que não falta.

Confira AQUI o post completo que fizemos sobre São João del Rei e Tiradentes, com dicas de como chegar, informações do Maria Fumaça e uma seleção dos melhores hotéis e pousadas! ;)

2. OURO PRETO E MARIANA

De BH a Ouro Preto e Mariana
Ouro Preto - MG

Ouro Preto e Mariana são duas das cidades históricas mais importantes de Minas Gerais, ambas com casarões, museus e igrejas bem conservadas do século XVIII, foram as primeiras capitais do estado, palco da inconfidência mineira e da corrida do ouro no país. Impossível deixar de fora do seu roteiro!

A distância entre Belo Horizonte e Ouro Preto é de 100km, Mariana é vizinha (15km de uma a outra). O bate e volta que fizemos foi ótimo, deu para passear pelas ladeiras, conferir os artesanatos, almoçar a comida típica mineira num restaurante que antes era uma senzala e conhecer até uma antiga mina de ouro. Veja AQUI o post completo!


3. INHOTIM - BRUMADINHO

Inhotim - MG, todas as dicas

A 50km de BH, na cidade de Brumadinho, fica simplesmente o maior museu a céu aberto do mundo! O famoso Inhotim.

O mais legal é que não é como visitar aqueles museus (entre quatro paredes) que depois de meia hora nós que não entendemos nada de arte ficamos entediadas e com vontade de ir embora, muito pelo contrário, grande parte das obras ficam em meio aos lindos jardins e outras, mesmo nas galerias, são interativas, que estimulam os nossos sentidos, percepções, etc. Um lugar imperdível!

Veja AQUI o post com detalhes de como chegar, valores, horários e tudo que você precisa saber para visitar o Inhotim.


4. CONGONHAS - MG

De BH a Congonhas - MG, Igreja dos 12 profetas
Santuário de Congonhas - MG

A distância entre BH e Congonhas é de aproximadamente 78km. Vale a pena o bate e volta para conhecer a cidade que preserva algumas das obras mais importantes do mestre Aleijadinho.

Uma delas é o Santuário de Congonhas, onde está a Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, com 12 profetas esculpidos em pedra sabão. Declarado patrimônio mundial da Unesco.

Ainda há um museu bem interessante sobre a cidade e seis capelinhas que, olhando dentro delas (pela janelinha), narram a "Paixão de Cristo". Um passeio bem mais legal do que imaginávamos. Veja os detalhes AQUI.

5. SABARÁ - MG

Sabará - MG
Igreja de Nossa Senhora do Ó, Sabará - MG

Sabará é a cidade histórica mais próxima de Belo Horizonte, 20km, por isso as empresas de Turismo geralmente unem Sabará com Congonhas num único dia, foi o que fizemos!

Sabará é linda e cheia de histórias, vale a pena conhecer! Um dos cartões postais são as ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário, que começou a ser construída para ser "a igreja dos escravos", daí com a abolição ela nunca foi acabada. 

Além disso tem a Igrejinha de Nossa Senhora do Ó, uma das mais ricas representações do Barroco Mineiro, rodeada de casinhas coloridas e a Rua Borba Gato, que faz parte da "Rota de Pedestre" com casarões de época bem preservados. Saiba mais AQUI.


6. SANTUÁRIO DO CARAÇA - MG

Santuário do Caraça - MG

Como disse Dom Pedro II : "Só o Caraça paga toda a Viagem a Minas"! Nós concordamos com ele, foi um dos passeios mais lindos e surpreendente que fizemos! 

O Santuário do Caraça, a 120km de Belo Horizonte, é um complexo que reúne além do Santuário, trilhas ecológicas com cachoeiras, restaurante, uma pousada e um museu, que preserva e conta a incrível história do colégio de Padres que funcionava ali e foi incendiado, além de objetos de quando Dom Pedro II e sua comitiva estiveram no local. Veja AQUI o post completo com nossa experiência e informações de como visitar o Caraça.


7. GRUTA DO MAQUINÉ E CASA DE GUIMARÃES ROSA

Gruta do Maquiné, Minas Gerais

A 120km de Belo Horizonte fica a pequena cidade de Cordisburgo, conhecida por ser a terra de Guimarães Rosa e o berço da paleontologia brasileira, porque é lá que fica o Museu e a Gruta do Maquiné, a primeira da região a ser explorada e estudada por Peter Lund.

O fato é que visitar a Gruta do Maquiné foi uma experiência incrível! Um lugar enorme, cheio de histórias, já foi até cenário de novela! No complexo também fica o Restaurante Chero's, que serve o melhor feijão tropeiro que comemos durante toda a viagem a Minas.

No passeio bate e volta que fizemos de BH aproveitamos também para conhecer a Casa Museu de Guimarães Rosa e outras curiosidades da cidade. Veja todos os detalhes AQUI.


8. GRUTA DA LAPINHA - MG


Gruta da Lapinha, Minas Gerais

Eleita uma das sete maravilhas da estrada real, a Gruta da Lapinha é a que fica mais próxima de BH (50km), no chamado P
arque Estadual do Sumidouro.

Além da Gruta e do Museu Peter Lund, o parque é muito agradável, tem uma área de preservação ambiental com mais de 2.000 hectares que abriga uma série de sítios arqueológicos com inscrições rupestres (desenhos feitos pelos nativos a milhares de anos), uma rica fauna e flora, lagoas, mirantes e atividades de ecoturismo. Saiba mais AQUI.


Gruta da Lapinha ou Gruta do Maquiné?

O que mais nos perguntam é: qual gruta é melhor ou mais legal, a da Lapinha ou a Gruta do Maquiné? 

Se tiver tempo aconselho conhecer as duas, para nós foram experiências muito legais e diferentes, maaaaas se tivesse que escolher uma só, eu escolheria a Gruta do Maquiné, além de ser maior, ter sido a primeira a ser explorada, achamos um passeio mais completo (com a oportunidade de um almoço delicioso e a visita a Casa de Guimarães Rosa).

9. SERRA DO CIPÓ - MG

Serra do Cipó, Minas Gerais
Cachoeira Véu da Noiva, Serra do Cipó - MG

A Serra do Cipó, a 100km de BH, é um dos lugares preferidos dos mineiros quando o assunto é dar aquela "fugidinha" para curtir a natureza e algumas das cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais.

A cachoeira Véu da Noiva é uma das mais conhecidas da região, fica dentro de um camping que oferece estrutura para um day use ou até mesmo para acampar ou pernoitar em alguns dos Chalés.

No bate e volta de BH a Serra do Cipó conhecemos também a linda Cachoeira Grande e aproveitamos para tirar foto com a estátua do "Juquinha", um andarilho cheio de histórias que virou uma das figuras mais conhecidas da região. Veja o post completo com todas as dicas AQUI.


10. CAPITÓLIO - MG

Capitólio, MG, todas as dicas!
Mirante dos Cânions, Capitólio - MG

Você já deve ter escutado falar no "mar de Minas" né?! Assim é conhecido Capitólio, onde está o Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo!!

Mas vale a pena o bate e volta? Bom, Capitólio está a 260km de Belo Horizonte, claro que o ideal seria passar ao menos 1 ou 2 noites na cidade (que aliás oferece ótimas opções de hospedagem), mas se você não tiver esse tempo e estiver de carro, na nossa opinião vale sim!

Saímos de BH bem cedinho, chegando em Capitólio visitamos o mirante dos Cânions (principal cartão postal), fizemos o tradicional passeio de lancha pelo Lago para conhecer as cachoeiras, visitamos a usina e no fim do dia voltamos felizes da vida para BH. Contamos todos os detalhes AQUI e ainda com dicas dos melhores hotéis e pousadas caso você pretenda dar uma esticadinha no passeio! ;)


Veja Também!

👉 Belo Horizonte: quando ir, o que fazer, onde ficar, todas as dicas.

👉 Onde ficar em BH: entenda os bairro com dicas de hotéis para todos os bolsos!

👉 Trem de Vitória a Minas: Todas as informações e detalhes da viagem!

👉 Veja todas as nossas dicas de Minas AQUI.


CONTRATE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir