Tem que ir: O que fazer em Belo Horizonte: 10 passeios imperdíveis! ,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Belo Horizonte: 10 passeios imperdíveis!

27 março 2024
Belo Horizonte passeios

Além de visitar os principais atrativos de Belo Horizonte, você deve aproveitar a oportunidade para conhecer alguns dos lugares mais lindos de Minas Gerais que ficam logo ali, pertinho de Beag
á.

Cidades históricas, o maior museu a céu aberto do mundo, cachoeiras incríveis, grutas... portanto, se você está se perguntando "o que fazer em Belo Horizonte", listamos 10 atrações que consideramos imperdíveis. Tem que ir! 

1. TOUR EM BELO HORIZONTE

O que não pode deixar de fazer em Belo Horizonte
Lagoa da Pampulha - BH

Para conhecer os pontos turísticos de BH você irá precisar de 1 ou 2 dias inteiros, estou falando da emblemática Lagoa da Pampulha que reúne um conjunto arquitetônico riquíssimo, do circuito cultural Praça da Liberdade, da Praça do Papa e do Mirante do Mangabeiras, de onde se tem a melhor vista do "belo horizonte".


O que fazer Belo Horizonte
Praça da Liberdade - BH

Também não deixe de conferir as delícias do Mercado Central de Belo Horizonte, considerado um dos melhores do mundo, percorrer a tradicional Feira Hippie, passear pela Savassi e se divertir nos melhores botecos da capital.

Você pode fazer um City Tour em Belo Horizonte que inclui os principais pontos turísticos da capital mineira. Veja o post completo com roteiro e dicas dos lugares imperdíveis em Belo Horizonte.

2. OURO PRETO E MARIANA

Ouro Preto MG
Praça Tiradentes, Ouro Preto

Localizadas a cerca de 100 km de Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana são duas das cidades históricas mais importantes de Minas Gerais, foram as primeiras capitais do estado, palco da inconfidência mineira e da corrida do ouro no país. Impossível deixar de fora do seu roteiro. Tem que ir!


Mariana - MG
Praça Minas Gerais, Mariana

A região oferece ótimas opções de pousadas, restaurantes e atrativos legais, no entanto é possível conhecer Ouro Preto e Mariana através de um passeio bate-volta de Belo Horizonte. Confira o valor atualizado.

Veja o post completo de Ouro Preto e Mariana com dicas de como chegar, onde ficar, roteiro pelos pontos turísticos das duas cidades e muito mais!


3. TIRADENTES E SÃO JOÃO DEL REI

Tiradentes
Ruas charmosas de Tiradentes

De Belo Horizonte a Tiradentes ou São João del Rei são cerca de 190 km, as duas cidades são vizinhas e a forma mais legal para ir de uma a outra é através do passeio de Maria Fumaça, a mais antiga em operação no Brasil. Tem que ir!


São João del Rei
Igreja de São Francisco de Assis, São João del Rei

São João del Rei é uma graça e Tiradentes, na minha opinião, é uma das cidades históricas mais encantadoras de Minas Gerais, vale a pena reservar alguns dias para ficar na região, ótimas opções de hospedagem não faltam!

No entanto, se você estiver sem tempo, conheça São João del Rei e Tiradentes nem que seja através de um passeio bate-volta de BH, vale a pena!

Veja o post completo sobre São João del Rei e Tiradentes, com dicas de como chegar, onde comer, informações do Maria Fumaça e uma seleção dos melhores hotéis e pousadas da região

4. INHOTIM - BRUMADINHO

Inhotim

A apenas 50 km de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho, fica o maior museu a céu aberto do mundo, o famoso Inhotim.

O mais legal é que visitar o Instituto Inhotim não é como ir naqueles museus, entre quatro paredes, que depois de meia hora ficamos entediadas, pelo contrário, grande parte das obras ficam nos jardins e as que estão em galerias são interativas, que estimulam os nossos sentidos e percepções. Um lugar magnífico que pode ser conhecido até mesmo através de um tour saindo de BH.

Veja o post especial sobre o Inhotim com detalhes de como chegar, valores, horários e uma seleção das melhores pousadas em Brumadinho.


5. SABARÁ E CONGONHAS - MG

Congonhas MG
Santuário de Congonhas - MG

Sabará é a cidade histórica mais próxima de Belo Horizonte, 20 km, já Congonhas fica a aproximadamente 78 km da capital. Nos passeios oferecidos pelas agências de turismo é comum unir essas duas cidades no mesmo roteiro, pois embora tenham vários atrativos, são cidades pequenas e fáceis de serem percorridas. Tem que ir!


Sabará - MG
Igreja de Nossa Senhora do Ó, Sabará - MG

Sabará é uma cidadezinha linda e cheia de histórias, entre as principais atrações estão a "Igreja Inacabada" e a capelinha de Nossa Senhora do Ó. Congonhas por sua vez preserva algumas das obras mais importantes do mestre Aleijadinho, como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, com 12 profetas esculpidos em pedra sabão, declarado como um patrimônio mundial.

Fizemos um post com todas as dicas de Sabará e Congonhas, como chegar, o que visitar nas duas cidades, pousadas e muito mais.

6. SANTUÁRIO DO CARAÇA - MG

Santuário do Caraça - MG

Como disse Dom Pedro II: "Só o Caraça paga toda a Viagem a Minas". Fato, foi um dos passeios mais lindos e surpreendentes que fizemos em Belo Horizonte. Tem que ir!

O Santuário do Caraça está localizado a 120 km de Belo Horizontealém do belíssimo Santuário, o complexo reúne trilhas ecológicas com cachoeiras e um museu, que preserva e conta a incrível história do colégio de Padres que funcionava ali e foi incendiado, há também objetos de quando Dom Pedro II esteve no local.

É possível conhecer o Santuário do Caraça através de um passeio bate-volta de BH, mas no local também funciona uma pousada e quem se hospeda ali tem a oportunidade de vivenciar a experiência de ver os Lobos Guarás sendo alimentados pelos Padres, uma tradição do Santuário. Saiba mais AQUI.

7. CAPITÓLIO - MG

Capitólio MG
Mirante dos Cânions, Capitólio - MG

Você já deve ter escutado falar no "mar de Minas", né? Assim é conhecido Capitólio, onde está o Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo. Tem que ir!

Capitólio fica a 260 km de Belo Horizonte, o ideal é ficar ao menos 1 ou 2 noites na cidade, que aliás oferece ótimas opções de hospedagem a beira do lago e proporcionam um contato incrível com a natureza,  mas se você não tiver tempo, conheça Capitólio nem que seja através de um passeio bate-volta. Vale a pena!

No roteiro de 1 dia em Capitólio é possível conhecer os principais atrativos como o mirante dos Cânions e fazer o tradicional passeio de lancha no lago para visitar as cachoeiras. Veja o post completo de Capitólio com dicas de como chegar, o que fazer, onde se hospedar e muito mais!

8. GRUTA DO MAQUINÉ E CASA DE GUIMARÃES ROSA - CORDISBURGO

Gruta do Maquiné
Gruta do Maquiné

A 120 km de Belo Horizonte fica a pequena cidade de Cordisburgo, conhecida por ser a terra de Guimarães Rosa e o berço da paleontologia brasileira, porque é lá que fica a famosa Gruta do Maquiné, a primeira da região a ser explorada e estudada pelo renomado arqueólogo Peter Lund, já foi até cenário de novela. Tem que ir!


Casa Guimarães Rosa Cordisburgo
Museu Casa Guimarães Rosa

Nós estávamos em Belo Horizonte e conhecemos 
Cordisburgo em 1 dia, no roteiro visitamos a Gruta do Maquiné e também a Casa Museu Guimarães Rosa, um dos maiores escritores do Brasil.


9. GRUTA DA LAPINHA - MG

Gruta da Lapinha

Eleita uma das sete maravilhas da estrada real, a Gruta da Lapinha é a que fica mais próxima de Belo Horizonte, 50 km, no chamado Parque Estadual do Sumidouro. Tem que ir!

Além da Gruta e do Museu Peter Lund, o parque é muito agradável, está numa área de preservação ambiental com mais de 2.000 hectares que abriga uma série de sítios arqueológicos com inscrições rupestres, lagoas, mirantes e atividades de ecoturismo, saiba mais AQUI.

10. SERRA DO CIPÓ - MG

Serra do Cipó, Minas Gerais
Cachoeira Véu da Noiva, Serra do Cipó - MG

A Serra do Cipó fica localizada a 100 km de Belo Horizonte e é um dos lugares preferidos dos mineiros para dar aquela "fugidinha" no final de semana ou feriado para curtir algumas das cachoeiras mais bonitas de Minas Gerais.


Principais atrações de Belo Horizonte
Cachoeira Grande, Serra do Cipó 

A cachoeira Véu da Noiva é uma das mais conhecidas da região, fica dentro de um complexo que oferece estrutura para um day use, acampar ou pernoitar em alguns dos Chalés. No roteiro de 1 dia que fizemos pela Serra do Cipó conhecemos também a linda Cachoeira Grande e a estátua do "Juquinha", um andarilho que viveu no local e se tornou um símbolo da região. 

É isso! Espero que tenha gostado das dicas do que fazer em Belo Horizonte e que, assim como nós, aproveite muuuito sua viagem a Minas. Tem que ir!

O que fazer em 3 dias em Belo Horizonte
Nossos dias em BH foram inesquecíveis! :)

✓ Veja também as dicas de onde comer e onde ficar em Belo Horizonte


Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas páginas do FacebookTikTok e X

Booking.com

+ DICAS DE MINAS GERAIS

Tudo sobre a viagem de Trem Vitória - Minas




2 comments:

  1. Só dica boa. Pra quem quer visitar BH e quer fugir um pouquinho da cidade, esses lugares são ideais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Johnnie,

      Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas. Realmente tem lugares bem legais no entorno de BH né! Nós adoramos fazer esses passeios.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir