slider

POSTS RECENTES

30 de novembro de 2017
As grutas estão entre as principais atrações de Minas Gerais, uma das mais famosas e visitadas pelos turistas é a Gruta do Maquiné (a primeira a ser encontrada na região, já foi até cenário de novela), a 120km da capital, na pequena cidade de Cordisburgo, também conhecida por ser a terra de Guimarães Rosa, autor do livro "Grande Sertão Veredas" e outros.

Neste post vamos dar todas as dicas de como chegar partindo de BH, valores e informações para visitar a Gruta do Maquiné e a casa do escritor. Confira!

GRUTA DO MAQUINÉ, CORDISBURDO, COMO CHEGAR:

Para chegar a Gruta do Maquiné de carro partindo de Belo Horizonte você deve seguir pela BR-040, sentido Sete Lagoas, permanecendo na rodovia até o acesso a MG-231. A Gruta está localizada no km 7.

Para chegar de ônibus quem opera a linha BH - Cordisburgo é a viação Setealagoano, os ônibus partem diariamente da rodoviária, mas infelizmente há poucas opções de horários. Partindo de BH as 8:30h e a 14:30h e partindo de Cordisburgo somente as 5h e as 8h da manhã. A passagem custa R$ 45,00 e a viagem dura cerca de 3 horas.

Nós fizemos um passeio no estilo "bate e volta" com agência de Turismo, a Master Receptivo (aliás, fizemos todos os nossos passeios com eles e foi ótimo, recomendo!). Do nosso hotel em BH f
oram aproximadamente 2h de viagem, no caminho paramos em uma lanchonete para ir ao toalete e esticar os esqueletos, rs.

GRUTA DO MAQUINÉ, HORÁRIOS E VALORES:

O chamado "Complexo do Maquiné" fica aberto para visitação todos os dias, das 8:30h as 16h.

Além do Museu e da Gruta o local tem uma boa estrutura com estacionamento, toaletes, um restaurante de comida mineira maravilhoso (falaremos mais dele abaixo) e lojinhas de artesanato.

Passeio a Gruta Maquiné em Cordisburgo, a terra de Guimarães Rosa.

A entrada, com direito a conhecer o Museu Peter Lund + o interior da gruta, custa R$25,00 (preço atualizado em junho de 2019). O pagamento deve ser feito em dinheiro, ou seja, não aceita cartões. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes e maiores de 60 pagam meia, crianças de até 05 anos não pagam.

Para visitar não é necessário agendamento, basta chegar, adquirir os ingressos e aguardar até que os monitores te chamem para começar o tour.

Importante: Para conhecer o interior da gruta é obrigatório estar com calçado fechado.

MUSEU DA GRUTA DO MAQUINÉ:

Depois de adquirir os ingresso fomos conhecer o Museu.

No acervo imagens com a história e replicas de fósseis dos animais pré históricos encontrados por Peter Lund, dinamarquês que se interessou em explorar e pesquisar a Gruta do Maquiné.

Os fósseis da Preguiça é um marco do local, pois foi o primeiro animal encontrado.

Museu da Gruta Maquiné - MG

VISITA A GRUTA DO MAQUINÉ

Partimos então para visitar o interior da Gruta.

Prometo que não vou ficar aqui contando milhares de histórias, mas algumas curiosidades são bem legais e vale a pena dividir com vocês, como por exemplo o fato de que a gruta foi encontrada em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, conhecido como "Seu Maquiné" - daí o nome "Gruta do Maquiné". Mas mesmo estando em suas terras o fazendeiro nunca se interessou muito por ela, só uma década depois a gruta foi estudada e explorada por Peter Lund e é considerada o berço da paleontologia brasileira.

Passeio a Gruta Maquiné em Cordisburgo, a terra de Guimarães Rosa.

De cara pensamos: deve ser um lugar apertado, abafado...que nada! Essa gruta é enorme, tem mais de 600 metros de extensão com 7 salões os quais visitamos com um guia local, explicando tudo de uma forma bem descontraída e animada!

Passeio de BH a Gruta Maquiné em Cordisburgo, a terra de Guimarães Rosa.

Vimos as formações esculpidas pela água em milhares de anos, aprendemos que quando elas se formam no teto são chamadas de estalactites e as que se formam no chão são as estalagmites, quando as duas se encontram formam as colunas. (viajando e aprendendo...tem coisa melhor?).

Achamos muito lindo, são iluminadas, coloridas...A mais famosa das formações é a "Veu da Noiva" considerada o cartão postal da gruta.

Grua do Maquiné - MG

Veu da Noiva: Considerado o cartão postal da Gruta Maquiné

Um dos sete salões é o "das piscinas", mas hoje em dia por conta do impacto ambiental infelizmente não tem mais tanta água por lá, apenas pequenos lagos, um deles na saída (ou entrada) da gruta batizado como "fonte dos desejos". Basta jogar a moeda e desejar muita coisa boa!! (a cada 3 meses as moedas são doadas ao asilo público da cidade).

Passeio de BH a Gruta Maquiné em Cordisburgo, a terra de Guimarães Rosa.

Conhecemos também a suposta cama do Lund, diz a lenda que o pesquisador passava dias e noites dentro da gruta pesquisando e procurando os fósseis, então era ali que ele dormia. O guia que nos acompanha disse que não acredita nessa tese, para ele na época esse lugar estaria coberto de água. (em todo caso, testei e não aprovei! Prefiro o conforto dos hotéis mesmo, kkkk)

No caminho o guia instigou nossa imaginação com as formações em forma de bichos e até de um pãozinho francês. Não é que parece mesmo, rs !!

Passeio de BH a Gruta Maquiné em Cordisburgo, a terra de Guimarães Rosa

E essa gruta é famosa minha gente! Nela foram gravadas cenas das novelas "A viagem" e " Império", onde o comendador (interpretado pelo ator Alexandre Nero) encontrou o diamante rosa, (na trama mostrada como se fosse uma caverna no Monte Roraima, só que não!).

Descemos a 18 metros de profundidade, mas foi super tranquilo, tinham senhoras e crianças fazendo o passeio conosco e não encontraram nenhuma dificuldade. Ahhh e só para constar, os moradores locais (morcegos) estavam todos dormindo, se o guia não falasse nem perceberíamos que eles estavam por lá. (Ainda bem!!).

A visita no interior da gruta durou 1hora, Foi uma experiência e tanto, adoramos! Tem que ir!!

ALMOÇO NA GRUTA DO MAQUINÉ

Ali mesmo, na entrada do complexo do Maquiné fica o Restaurante Chero'sreferência na região pelo sabor caseiro da típica comida mineira.

O carro chefe da casa é o feijão tropeiro mega caprichado, o melhor que comemos durante toda a viagem a Minas.

Ele é servido na forma de menu com preço único (R$28 - pagamento só em dinheiro) e inclui ainda acompanhamentos e sobremesa. Comida farta e saborosa, com gostinho de casa de vó! Parada obrigatória para quem visita a Gruta do Maquiné, veja AQUI o post completo do Restaurante.

Passeio de BH a Gruta Maquiné em Cordisburgo, a terra de Guimarães Rosa

MUSEU CASA GUIMARÃES ROSA, CORDISBURGO.

Da Gruta do Maquiné seguimos por 5km até chegar na Casa onde viveu Guimarães Rosa até os seus 9 anos de idade.

Fica em frente a antiga estação ferroviária de Cordisburgo, aberta para visitas todos os dias das 9:30 as 17h. (Entrada R$3,00).

Reparem nesse ferrinho logo na porta, na época era comum, servia para passar o pé e tirar o barro dos sapatos antes de entrar na casa (o meu estava limpo, mas por via das dúvidas... rs).

Museu Casa Guimarães Rosa,
Estação Ferroviária de Cordisburgo - MG

Visitamos os cômodos do casarão com a mobília da época toda preservada: o quarto dos pais, da avó, a cozinha, o armazém da família que ficava na frente da casa e vendiam um pouquinho de tudo. No acervo há ainda
objetos pessoais do escritor, fotos de infância e outros.

Passeio de BH a Gruta do Maquiné e Casa de Guimarães Rosa

Gruta do Maquiné e Casa Guimarães Rosa, Cordisburgo - MG

A visita foi guiada por uma jovem voluntária do grupo de contadores de história Miguilim, no final sentamos no jardim (aos fundos da casa) para escutar trechos das obras de Guimarães Rosa narrados por ela. Foi muito legal!!

CORDISBURDO - MG

Depois de visitar o Museu do escritor aproveitamos para conhecer um pouco da pacata cidadezinha.

Visitamos uma casa no Formato de Elefante, isso mesmo! Difícil passar despercebida né, por isso virou atração turística.

Casa de Elefante, CORDISBURDO - MG

Fomos também ao Portal Grande Sertão, uma praça com esculturas de Leo Santana que representam as figuras do livro "Grande Sertão Veredas", em homenagem a Guimarães Rosa.

A poucos passos dali conhecemos a linda Capelinha de São José (a primeira a ser construída na cidade).

Casa Guimarães Rosa

E assim, depois desse dia lindo e cheias de histórias para contar retornamos a Belo Horizonte. Passeio imperdível, Tem que ir! :)

“E, mais do que tudo, a Gruta do Maquiné, tão inesperadamente grande, com seus sete salões encobertos, diversos, seus enfeites de tantas cores e tantos formatos de sonho, rebrilhando de risos de luz. Ali dentro a gente se esquecia numa admiração esquisita, mais forte que o juízo de cada um, com mais glória resplandecente do que uma festa, do que uma igreja.”   (João Guimarães Rosa)

👉 Leia também sobre o passeio a Gruta da Lapinha.

👉 Tudo sobre a viagem de Vitória a Minas com o Trem da Vale.

👉 Belo Horizonte: quando ir, o que fazer, onde ficar, todas as dicas.

👉 Veja AQUI todas as nossas dicas de Minas.

Serviços:

Endereço: Rodovia MG-421, Km 5 - Rodovia Alberto Ramos - Cordisburgo
Complemento: Zona Rural Gruta do Maquiné
Telefone: 31 3715-1078 / 3715-1336

*Essas são nossas experiências, opiniões pessoais e imparciais. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem (abril/2019), portanto podem ser alterados ao longo do Tempo. Agradecimentos: Master Receptivo/Gruta do Maquiné