,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde comer em Belo Horizonte - Minas Gerais

30 de setembro de 2020
Melhores restaurantes e botecos de Belo Horizonte

Minas Gerais e comida boa são praticamente sinônimos não é mesmo? Impossível pensar numa viagem a Minas sem associar a uma boa gastronomia.

Ainda mais em "Beagá", onde a tradicional comida mineira ganha diferentes versões em restaurantes com chefes renomados e nos famosos botecos espalhados pela cidade!

Neste post vamos te apresentar alguns dos pratos mais típicos e dar dicas de restaurantes. Nossas melhores experiências na hora de comer em Belo Horizonte e em outras cidades próximas que conhecemos durantes os principais passeios pela região. Confira!

PRATOS TÍPICOS DE MINAS

Restaurantes, bares, botecos, cafeterias e sorveterias em Belo Horizonte

Uma coisa é fato, mineiro gosta de comer bem! Então meus amigos, já vou logo avisando, dieta e viagem a Minas não cabem no mesmo roteiro! rs

A começar pelo legítimo pão de queijo, sempre quentinho e presente na mesa do café da manhã do seu hotel ou nas dezenas de cafeterias espalhadas pela cidade.

Para um almoço típico você pode escolher entre o tradicional feijão tropeiro, o frango com quiabo, a galinha ao molho pardo, o tutu de feijão, as costelinhas de porco...


Pratos típicos de Minas: Feijão Tropeiro, frango com quiabo, costelinha de porco, fígado com jiló...
Feijão Tropeiro - Restaurante Chero's

Para petiscas, os clássicos são o torresminho crocante, o pastelzinho de angu recheado, as linguiças artesanais e o fígado acebolado com jiló! Para acompanhar pode ser um chopp gelado, cervejas artesanais ou a boa cachaça mineira.


As melhores cachaçarias de Minas Gerais
Cachaçaria Milagre de Minas - Ouro Preto

Os melhores botecos de Belo Horizonte
Pastelzinho de angu com torremos

De sobremesa, goiabada e o maravilhoso doce de leite não podem faltar! Geralmente acompanhados do famoso queijo canastra.


Melhor restaurante de comida mineira em Belo Horizonte
Restaurante Contos de Reis

Por falar no "queijo Canastra", certamente você sentirá sua presença em inúmeros pratos. Trata-se de queijos de produção artesanal, exclusivos da Serra da Canastra, uma região mineira (a mais de 300 km de BH) onde se concentram diversos produtores dessa delícia.

Existem vários tipos de queijo Canastra, desde os mais comuns e baratos (neste caso um dos que mais gostei foi o Canastra São Roque), até os preparados de forma especial, que inclusive ganharam prêmios mundo a fora!


Queijo Canastra em Belo Horizonte, onde comprar, tipos, valores...
Queijo Premiado Canastra - Mercado Central de BH

Em algum momento você irá escutar: "Belo Horizonte não tem mar, mas tem bar"! Hahaaa... a brincadeira é pura realidade, são tantos que fizeram Beagá ser conhecida como a "capital dos botecos", em abril e maio acontece o concurso gastronômico "Comida di Buteco" que movimenta a cidade para eleger as melhores comidinhas!  

De fato não foi atoa que a capital mineira recebeu o título da UNESCO de Cidade Criativa Gastronômica.


Belo Horizonte: Cidade Criativa Gastronômica, saiba o por quê.
Dadinho de Tapioca feito com queijo canastra - Casa Cheia

Belo Horizonte se tornou referência, não só no Brasil mas no mundo por oferecer opções para todos os gostos, há dezenas de pizzarias, hamburguerias, gelaterias, bares e restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia contemporânea, mas sem deixar de lado aquele "toque" mineiro!

⇒ ONDE COMER EM BH

Abaixo listamos nossas melhores experiências na hora de comer em Beagá

DONA LUCINHA 

Restaurante Dona Lucinha - Belo Horizonte

Quando o assunto é a tradicional comida Mineira em Belo Horizonte, o Dona Lucinha é uma das principais referências da cidade. 

O restaurante faz questão de preservar o sabor e a cultura dos tempos coloniais de Minas Gerais. E retrata muito bem essa história através da decoração com utensílios, louças e móveis de época (verdadeiras relíquias), além de um painel gigante no teto (lindo!).

A comida é daquelas que todos nós esperamos encontrar em Minas Gerais, farta e com gostinho de feito em casa! 

Todos os dias, um buffet caprichado para se servir a vontade das comidas mais típicas, incluindo queijos, doces, licores e "cafézim". R$66,50 (out/2020) na unidade Savassi). Saiba mais AQUI.

Melhor comida mineira de BH

Dona Lucinha, fundadora do restaurante, cozinheira de mão cheia e autora do livro "História da Arte da Cozinha Mineira" é considerada, dentro e fora do Brasil, uma das maiores representantes da Cozinha de MinasServiu até de inspiração para o enredo da Salgueiro no carnaval de 2015. Dona Lucinha nos deixou em 2019 aos 86 anos.

Hoje quem está a frente do restaurante é a Márcia, sua filha, que além de manter as receitas tradicionais da família, recebe os clientes como se fossem amigos visitando sua casa. TEM QUE IR!

⇨ R. Padre Odorico, 38 - Savassi, Belo Horizonte | Tel.: 31 3227-0562

CASA CHEIA

Restaurante Casa Cheia Belo Horizonte
Almondegas Exóticas

Com uma unidade no Mercado Central que funciona desde 1978 e outra na badalada Savassi, o Casa Cheia foi um dos restaurantes que mais nos recomendaram em BH.

No cardápio além de clássicos como feijão tropeiro, torresmo, fígado com jiló, costelinha de porco... há petiscos exclusivos e premiados!

Um deles é o "Mexidoido Chapado", como o nome sugere é um mexidão que leva linguiça caseira, bacon, iscas de alcatra, lombo, arroz, legumes, ovo de codorna, ervas aromáticas... Uma mistura deliciosa! Tanto que foi campeão do Comida Di Boteco e é o prato mais pedido da casa!


Campeões Comida di Buteco Belo Horizonte
Mexidoido Chapado

Outra invenção criativa, que também conquistou o 1° lugar no concurso gastronômico,  são as "Almondegas Exóticas", uma das melhores coisas que comemos em Belo Horizonte! Feitas com carne de sol, recheadas com queijo canastra ao creme de abóbora com manjericão. Não deixem de experimentar!

Os pratos são bem servidos, o preço é justo e o atendimento dos melhores! Por isso faz jus ao nome, tanto que é comum encontrar uma filinha de espera na porta, (principalmente na unidade Mercado), mas vale a pena, saímos satisfeitas e com vontade de voltar para experimentar todos os premiados do cardápio! TEM QUE IR!

⇨ Mercado Central e Savassi (R. Cláudio Manoel, 784) | Tel: 31 3234-6921

68 LA PIZZERIA

Melhor pizza de Belo Horizonte : 68 La Pizzeria
Pizza Di Burrata

Nem precisa ser paulistas como nós para concordar que uma BOA pizza sempre cai bem não é mesmo? Por isso, em BH reserve ao menos uma noite para ir na "68" La Pizzeria, em Lourdes, considerada uma das melhores da cidade!

No sistema a lá carte oferece pizzas que vão desde os sabores tradicionais até os mais exclusivos que levam por exemplo camarão, presunto Parma, shitake, etc. 
Entre as nossas preferidas está a Pizza Di Burrata, maravilhosa!

Outra coisa legal é que todas as pizzas podem ser modificadas por massa sem glúten, integral ou de batata doce, incluindo recheios Fit.

Belo Horizonte restaurantes
Crepes recheados de doce de leite/chocolate e gelato de amêndoas

Mas o cardápio não fica só por conta dos mais de 30 sabores de pizzas, também tem entradinhas, calzones, massas, sobremesas divinas (que levam gelatos exclusivos), além de drinks, cervejas e uma adega que ostenta mais de 600 rótulos dos melhores vinhos e espumantes do mundo!

Preço justo pela qualidade, ambiente lindo e confortável, incluindo espaço kids com recreadores. Ótima experiência em BH. TEM QUE IR!

⇨ R.
Felipe dos Santos, 68, Lourdes - BH |Tel.: 31 3291-7466

MI GARBA GELATERIA

Melhor gelateria de Belo Horizonte: Mi Garba

Mi Garba foi a primeira gelateria italiana a abrir as portas na capital mineira e se mantém até hoje como uma das melhores da cidade.

A produção é artesanal com ingredientes de primeiríssima qualidade, do jeito que um verdadeiro gelato deve ser! A vitrine é de deixar qualquer um na dúvida!

Destaque para o que leva o nome da casa "Mi Garba" (creme de baunilha com cookes, maravilhoso!), o de Pistache (feito com o verdadeiro pistache siciliano, um dos nossos preferidos), e o "ABSURDO", o nome já diz tudo né? Leva chocolate belga, caramelo... tudo de bom! Saiba mais AQUI

"Mi Garba" em português significa "eu gosto disso", mas a verdade é que nós AMAMOS! TEM QUE IR!

⇨ Rua Marília de Dirceu, 161, Lourdes - BH | Tel.: 31 2516-7056 | Veja outras unidades AQUI.

LULLO GELATO

As melhores gelaterias de BH: Lullo Gelato

Lullo é uma das gelaterias mais queridinhas da Savassi, com mesinhas no calçadão, música ao vivo aos finais de semana! Literalmente uma delícia de Lugar!

Destaque para o de doce de leite (feito com o famoso doce de leite Viçosa - maravilhoso!). Outros que amamos foram o de Pistache e o "Nutelullo" (se você é um apaixonado por Nutella, como nós, peça esse! rs), mas tem opções para todos os gostos, inclusive veganos, sem glúten e sem lactose.

Outro diferencial da Lullo é que as casquinhas são preparadas ali mesmo, na hora! E também dá para rechear 
com chocolate amargo ou belga. Experiência deliciosa em BH. TEM QUE IR!

⇨ R. Antônio de Albuquerque, 617, Savassi | Tel.: 31 3656-0625

MERCADO CENTRAL DE BH

Mercado Central de Belo Horizonte: produtos típicos, valores, queijo canastra

Mercado Central de Belo Horizonte está entre os melhores mercados do Mundo!! E não é para menos, o lugar reúne mais de 400 lojas que vendem de tudo!

Mas como o assunto aqui é comida, você vai encontrar todos os famosos queijos da Serra da Canastra, doces de leite vendidos a Kg ou em latas, como é o caso do maravilhoso Viçosa (eleito mais de dez vezes o melhor doce de leite do Brasil, tem vários sabores, um melhor que outro!), além de 
frutas, temperos e uma infinidade de delícias típicas que vão te deixar louco pelos corredores do Mercado, muitas lojas oferecem provinhas, eba!

Doce de Leite Viçosa
Melhor doce de leite do Brasil

Mas não para por aí, o Mercado Central reúne alguns dos
"Botecos" mais tradicionais e recomendados da cidade:

Entre eles o Casa Cheia (que falamos acima), o Bar da Lôra (que já foi visitado por várias celebridades), o Bar da Cida (que é composto só por garçonetes - as mulheres dominam o atendimento e a cozinha), o Rei do Torresmo (nem preciso falar a especialidade da casa, né?) e outros! 

Faz parte da tradição as pessoas ficarem ali, de pé mesmo no balcão conversando, tomando uma "gelada" e petiscando. Tem que ir!

Veja o post completo com todas as informações do Mercado Central de Belo Horizonte.

ONDE COMER EM BH - OUTRAS DICAS

O que fazer em Belo Horizonte a noite: bares Savassi
Calçadão dos Barzinhos - Savassi, BH

Lourdes e Savassi é a região mais badalada, ali se concentram alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade.

As calçadas a noite ficam repletas de mesinhas e tem espaço para todos os públicos, tanto para os que gostam de reunir a galera num barzinho mais descontraído, quanto pizzarias e restaurantes mais sofisticados para um momento mais íntimo ou em família.

Entre os "famosos" da cidade, destaque para o refinado Glouton, em Lourdes, do renomado Chef Leonardo Paixão (um dos jurados do programa "Mestre do Sabor", exibido pela rede globo), de culinária Franco - Mineira. Tem opção de menu degustação por R$150.


Restaurante Glouton Belo Horizonte
Restaurante Glouton

Para os amantes de carne o La Marcelleria é um dos mais recomendados. Já para os fãs de comida japonesa, o Udon é considerado o melhor restaurante de comida oriental de Belo Horizonte. Ambos tem unidades em Lourdes.

Se for ao Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, faça uma pausa no Café com Letras. O cardápio vai desde um pão de queijo com café até risotos, massas, petiscos e drinks.

Pão de Queijaria, na Savassi, é a queridinha entre os turistas para comer o quitute mais famoso de Minas, o Pão de Queijo, lá ele vai muito além do básico acompanhado de um cafezinho, tem versões recheadas que fazem o maior sucesso!


Na região da Pampulha, Restaurante Xarupi, é um dos mais conhecidos de BH. A tradicional comida mineira é preparada no fogão a lenha e tem um ambiente muito bonito, com decoração rústica. Entre os destaques do cardápio estão o frango ao molho pardo e a linguiça na chapa. 

Ainda na Pampulha outra boa opção de comida típica é o Paladino, que também funciona no estilo fazenda.

Beagá tem uma infinidade de opções excelentes, impossível não sair bem servido da cidade!

Abaixo você confere dicas de outros restaurantes maravilhosos que ficam "logo ali", em cidades próximas da capital. Muitos deles nós conhecemos durante os passeios que fizemos pela região.

CONTOS DE REIS - OURO PRETO

Melhor comida mineira: Restaurante Contos de Reis, Ouro Preto

Durante o passeio que fizemos a Ouro Preto e Mariana, a 100 km de BH, almoçamos no Restaurante Contos de Réis, um dos mais tradicionais e elogiados da região por servir a autêntica e deliciosa comida mineira.

Há mais de 30 anos ele funciona na antiga senzala de um casarão do século XVIII, a comida é servida no estilo buffet, a preço único (R$55 por pessoa) com aquele gostinho de feito em casa! 

Tem todas as delícias mineiras que você pode imaginar: frango com quiabo, feijão tropeiro, torresmo, couve, frango com quiabo, pastelzinho de angu... E os doces então? Servidos em tachos de cobre, Ma-ra-vi-lho-sos

Sem dúvida uma das melhores experiência que tivemos durante toda a viagem a Minas! TEM QUE IR! Saiba mais AQUI.

Veja roteiro completo por Ouro Preto e Mariana.

⇨ R. Camilo de Brito, 21, Centro, Ouro Preto - MG | Tel.: 313551-5359

RESTAURANTE CHERO'S - MAQUINÉ

Melhor feijão tropeiro de Minas: restaurante Cheros, Maquiné - Cordisburgo

Quando fomos conhecer a Gruta do Maquiné, (passeio imperdível), almoçamos no Restaurante Chero's, que serve o Feijão Tropeiro mais famoso da região. Fica em Cordisburgo (terra de Guimarães Rosa), cerca de 120km da capital.

O carro chefe da casa chega na mesa mega caprichado, simplesmente o melhor feijão tropeiro que comemos na vida! Servido na forma de menu a preço único (R$28 - pagamento só em dinheiro) e inclui vários acompanhamentos e sobremesa.

O lugar é uma graça, cercado por uma imensa área verde, comida farta, simples, saborosa, no estilo casa de vó! Parada obrigatória para quem visita a Gruta do Maquiné, TEM QUE IR! Saiba mais AQUI.

Veja o post completo do passeio a Gruta do Maquiné, incluindo a visita na Casa de Guimarães Rosa.

⇨ Entrada da Gruta do Maquiné, Cordisburgo - MG | Tel. 31 3715-1313 | Todos os dias das 8h as 15h | Não aceita cartões.

TUTU NA GAMELA - TIRADENTES

Onde comer em Tiradentes: Melhor restaurante de comida mineira

No passeio lindo que fizemos a São João Del Rei e Tiradentes nosso almoço foi no Restaurante Tutu na Gamela (que fica no trevo de Tiradentes). A comida é daquelas bem mineiras: farta, saborosa - feita no fogão a lenha, num ambiente com clima de roça.

Um buffet para se servir a vontade a preço único (R$35 em out/2020), entre as opções havia tutu de feijão, frango com quiabo, feijão tropeiro, angu (polenta), couve, torresmo, saladas e por aí vai, inclusive sobremesas como o maravilhoso doce de leite, queijo e café. Saiba mais AQUI.

Lugar lindo, comida simples e gostosa a preço justo! Nós adoramos! TEM QUE IR!

Veja o roteiro completo de São João del Rei e Tiradentes, incluindo o passeio imperdível no Trem Maria Fumaça.

⇨ Av. Governador Israel Pinheiro, s/n - Trevo de Tiradentes - MG  | Tel.: 32 98829-5993 | De Qui. a Dom e feriados de 11h30 às 16h | Aceita cartões

CAFÉ COM PROSA - ENTRE RIOS

Café com `Prosa, Minas Gerais: famoso pão de queijo canastra com linguiça artesanal

Ainda no passeio que fizemos a São João Del Rei e Tiradentes fizemos uma paradinha super especial na altura do km38 da BR-383 para experimentar o famoso pão de queijo com linguiça do Café com Prosa.

A fama não é por acaso minha gente, o pão de queijo além de grande é maravilhoso, feito com queijo canastra e recheado com linguiça artesanal. (R$12 em dez/2019). Para acompanhar aquele "cafezim" e uma boa prosa mineira, uai!

O lugar é uma delícia em todos os sentidos, tem uma vista linda e um empório que vende queijos, doces e outros produtos típicos, saiba mais AQUI.

Parada obrigatória entre BH, São João del Rei e Tiradentes, Tem que ir!

⇨ BR 383 - Km 38, B. Castro Entre Rios de Minas - MG | Tel.:31 3751-4010 | Todos os dias das 9h às 18h | Aceita cartões

ESTÂNCIA REAL - CONGONHAS

Onde comer em Congonhas - MG: Restaurante Estância Real

Quando fomos conhecer Congonhas, cidade histórica famosa pelo Santuário dos 12 profetas esculpidos pelo mestre Aleijadinho, paramos as margens da BR040 (a 83 km de BH) para almoçar no Restaurante Estância Real, considerado o melhor da região.

O lugar é bem estruturado, com vários ambientes incluindo cafeteria e um empório com produtos regionais. O almoço é servido no estilo self-service a Kg (R$52,90 em dez/2019) com opções para todos os gostos, incluindo a comida típica mineira, claro! TEM QUE IR!

Veja o post completo do passeio que uniu Sabará e Congonhas num único dia!


⇨ Rodovia BR 040, km 608, Bairro Campo das Flores - Congonhas, MG | Tel: 31 3731-4017 | Todos os dias das 7h às 23h. 

O FAMOSO ROCAMBOLE - LAGOA DOURADA

O famoso rocambole Minas Gerais
Rocambole de doce de leite com ameixa

Os Rocamboles deliciosos e super recheados fizeram a cidadezinha de Lagoa Dourada ficar conhecida como a Capital Nacional do Rocambole! Tem que ir, uai!

Já virou atração turística e movimenta a pequena cidade, que fica a 150km de BH, no caminho de quem vai a São João del Rei e Tiradentes

Você vai ver diversos lugares com nomes bem sugestivos: o Legítimo Rocambole, o melhor Rocambole e por aí vai, mas nós recomendamos o FAMOSO ROCAMBOLE, que foram os fundadores do rocambole em Lagoa Dourada e há mais de um século mantém a tradicional receita de família.

Massa leve, macia e beeem recheada, tem diversos sabores: Doce de leite com ameixa, brigadeiro, goiabada com queijo e outros, inclusive opções diet. Você pode comer ali mesmo a fatia (R$6) ou pedir pra viagem (a partir de R$27) Nós comemos o tradicional de doce de leite e amamos! Saiba mais AQUI.

⇨ Rua Miguel Uossef do Líbano, n° 26 - Centro, Lagoa Dourada - MG |Tel. 32 3363-1428 |Todos os dias das 7h às 21h.

"Bão demais da conta né minha gente"?! 

Onde comer em Minas Gerais
Restaurante Contos de Reis - Ouro Preto, MG

Vou confessar aqui, de todas as viagens que fizemos, Minas foi a que mais ganhamos uns "quilinhos extras", hahaaa. E quer saber? Arrependimento ZERO, nunca comemos um pão de queijo tão bom, um doce de leite tão maravilhoso e tantas outras delícias.

A principal dica que podemos deixar para sua viagem a Minas é: aproveite e seja Feliz! 😋 

Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do Facebook, Twitter e Pinterest.

VEJA TAMBÉM:

Onde Ficar em BH: melhores bairros e hotéis

O que fazer em BH: 10 passeios imperdíveis


Belo Horizonte: quando ir e outras dicas essenciais!

Booking.com


CONTRATE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir