Tour em BH: Principais pontos Turísticos de Belo Horizonte
12 de dezembro de 2019
Belo Horizonte é uma cidade encantadora! Além de servir como base para os principais passeios da região, possui muita arte, cultura e história que se mistura em perfeita harmonia com os edifícios modernos, shoppings e mirantes da capital!
Neste post vamos listar os Principais Pontos Turísticos de Belo Horizonte, contar nossas experiências e dar dicas dos lugares que qualquer um que visita a capital mineira TEM QUE IR! 😉
Neste post vamos listar os Principais Pontos Turísticos de Belo Horizonte, contar nossas experiências e dar dicas dos lugares que qualquer um que visita a capital mineira TEM QUE IR! 😉
Igrejinha de São Francisco de Assis - Pampulha, BH |
1. LAGOA DA PAMPULHA
A Lagoa da Pampulha é o principal cartão postal da cidade! Ganhou até o título de Patrimônio Mundial da Humanidade!!
Em torno da lagoa está o chamado "Complexo Arquitetônico da Pampulha", com obras projetadas por ninguém menos que Oscar Niemeyer sob encomenda do então deputado e depois presidente Juscelino Kubitschek.
Nós fomos num domingo, e além desse clima de lazer com famílias passeando, tivemos a oportunidade de conhecer a igreja por dentro, já que ela estava aberta para missa.


Em torno da lagoa está o chamado "Complexo Arquitetônico da Pampulha", com obras projetadas por ninguém menos que Oscar Niemeyer sob encomenda do então deputado e depois presidente Juscelino Kubitschek.
A Igrejinha de São Francisco de Assis é um marco da Pampulha (e de Belo Horizonte).
Nós fomos num domingo, e além desse clima de lazer com famílias passeando, tivemos a oportunidade de conhecer a igreja por dentro, já que ela estava aberta para missa.
A Lagoa da Pampulha é gigante, ao todo são 18 Km de extensão.
Um jeito especial para dar a volta completa na Lagoa e conhecer os lugares importantes que fazem parte do complexo, é através do "Pampulha Retrô Tour", um passeio com a charmosa Jardineira Retrô da Pampulha.
Mas atenção, ele acontece apenas aos sábados, domingos e feriados, com saídas entre 10h e 17h. Custa R$20,00 (por pessoa em dez/2019, crianças de até 7 anos não pagam, mas devem ir no colo do responsável).
*O Ponto de partida fica ao lado da Igrejinha de São Francisco, mas você pode iniciar o passeio em qualquer um dos pontos ao longo de todo o percurso.
Funciona assim, a Jardineira Retrô percorre os 18 km ao redor da Lagoa da Pampulha. O tempo de duração do passeio sem paradas é de 1 hora.
Mas o passageiro pode desembarcar para fazer a visita nos pontos mais importantes do complexo e depois embarcar novamente na próxima Jardineira, que passa a cada 1 hora, para continuar o roteiro.
Durante o passeio tem música de época e uma guia caracterizada que vai dando informações sobre os lugares ao longo do percurso.
Nós paramos para conhecer a Casa de Juscelino Kubitschek (Nonô, para os mais íntimos, rs) onde ele costumava passar seus finais de semana com a família. Foi um dos lugares que mais gostamos!
Casa de Juscelino Kubitschek - Pampulha
Na casa há móveis, objetos da família e ainda um anexo com uma exposição que retrata o início das obras na Pampulha (quando não tinha praticamente nada ali). Muito legal!


Praticamente em frente a Casa Kubitschek tem um mirante com as estátuas de JK, Niemeyer, Portinari e Burle Marx (os quatro responsáveis pela construção do complexo arquitetônico da Pampulha).
Aproveitei para descansar um pouquinho ao lado de Portinari, rs
A próxima parada foi no MAP - Museu de Arte da Pampulha (antigo cassino). Um lugar muito lindo e interessante.


Ainda passamos (mas sem parar) na Casa de Baile, no Iate Tênis Clube, no Parque Ecológico e no Zoológico. Além de avistar lá do outro lado o imponente Mineirão.


Com a Igreja de São José, a Praça Sete, o Museu de Artes e Ofícios, que fica na Praça da Estação, prédios centenários...




Ainda passamos (mas sem parar) na Casa de Baile, no Iate Tênis Clube, no Parque Ecológico e no Zoológico. Além de avistar lá do outro lado o imponente Mineirão.
Casa de Baile - Pampulha
Estádio Mineirão - BH
2. CENTRO HISTÓRICO DE BH
Distante cerca de 10km da Lagoa da Pampulha, o centro de Belo Horizonte reúne alguns dos patrimônios históricos e pontos turísticos mais importantes da cidade!Com a Igreja de São José, a Praça Sete, o Museu de Artes e Ofícios, que fica na Praça da Estação, prédios centenários...
Igreja de São José - BH
Museu de Artes e Ofícios - Praça da Estação, BH
Praça Sete, Centro - BH
3. MERCADO CENTRAL DE BH
O Mercado Central de Belo Horizonte é um dos lugares mais visitados da cidade, impossível deixar de fora do seu roteiro.Eleito um dos melhores Mercados do Mundo reúne cerca de 400 lojas que vendem de tudo! Queijos, doces, temperos, artesanatos... além de servir como ponto de encontro com alguns dos botecos e restaurantes mais famosos da cidade!
Fizemos um post completo sobre o Mercado, com informações de horários, dicas, fotos e muito mais! Veja AQUI.
4. FEIRA HIPPIE DE BH
Ainda no centro, não deixem de conhecer a tradicional "Feira Hippie de BH", que acontece há mais de 40 anos todos os domingos de 6h ás 14h na Av. Afonso Pena.
São mais de 2.500 expositores de artesanatos, roupas, sapatos, bolsas, bijuterias, objetos de arte, comida, etc.
Feira Hippie - Av. Afonso Pena - BH |
5. PRAÇA DA LIBERDADE
Suba a Rua da Bahia, que liga o Centro a região da Savassi.
Essa rua tem grande importância histórica e cultural em Belo Horizonte, nela ocorreram manifestações políticas, se concentram Museus e alguns dos edifícios mais antigos da cidade.
Pegando a Rua da Bahia, na altura da Av. Afonso Pena são cerca de 1km até a Praça da Liberdade, que além de linda é onde está o maior circuito cultural do Brasil!!
Em torno da Praça há lugares que merecem ser visitados com calma como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Espaço do Conhecimento UFMG, o Memorial Minas Gerais, o Museu Mineiro, entre outros.
Leia AQUI, o post completo com dicas para conhecer os lugares mais importantes do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

6. PRAÇA DO PAPA
No Bairro Mangabeiras (a 5 km do centro), fica a Praça Israel Pinheiro, que depois do Papa João Paulo II ter celebrado uma missa no local, em 1980, e ter se encantado com o "belo horizonte" ficou conhecida como a "Praça do Papa". A vista é realmente linda!!Outra curiosidade do bairro é a "Rua do Amendoim", oficialmente Rua Professor Otávio Coelho Magalhães, a ladeira ficou conhecida porque dizem que quando os carros desligam, ao invés de descer, eles sobem! Se é lenda ou algum fenômeno não sei. Não fizemos o teste (se alguém fizer me conte por favor, ahahaa).
Mangabeiras é um dos bairros mais nobres da capital, nas ruas você verá mansões chiquérrimas, entre elas a Residência Oficial do Governador.

7. MIRANTE DO MANGABEIRAS
Agora o "Belo Horizonte" meeeesmo você consegue ver no Mirante do Mangabeiras (a 1km da Praça do Papa).

O local funciona de terça a dom. (inclusive feriados) das 9h às 19h30 e a entrada é gratuita.
O acesso depois da portaria é através de uma pequena caminhada, só é permitido entrar carros com idosos ou portadores de necessidades especiais.
O Mirante fica numa área de preservação ambiental, com mais 1.100 metros de altitude, rodeado de muito verde, com decks de madeira, um lugar super agradável e com uma vista panorâmica incrível!! Não deixem de conhecer.
Dizem que o pôr do sol ali é lindo!! Infelizmente não ficamos para ver.
8. MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO
Do ao vivo para a história de BH, aliás muito bem retratada através de um acervo com imagens e exposições no Museu Histórico Abílio Barreto.
O próprio Casarão, onde hoje funciona o Museu, já é um atrativo! É a casa mais antiga de Belo Horizonte, construída em 1833, era sede da Fazenda do Córrego do Leitão.
O próprio Casarão, onde hoje funciona o Museu, já é um atrativo! É a casa mais antiga de Belo Horizonte, construída em 1833, era sede da Fazenda do Córrego do Leitão.
No final do século XIX, tudo ali foi demolido para dar lugar à construção da cidade, o Casarão foi a única propriedade que restou, tanto que foi declarado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A partir de 1943 passou a abrigar o Museu Histórico de Belo Horizonte, que atualmente leva o nome do historiador Abílio Barreto, um de seus fundadores.

Outro destaque do Museu são os veículos de época que ficam no jardim: um carro de boi, uma locomotiva a vapor e um Bondinho elétrico (um dos últimos a circular na capital nos anos de 1960).
Também há um anexo com exposições sobre o cinema, teatro e bonecos de ventrículo.

O Museu Histórico Abílio Barreto fica no bairro Cidade Jardim, região sul da capital, funciona de terça a Dom., das 10h as 17h, com entrada gratuita.
É uma das áreas mais nobres, bonitas e badaladas de BH. Reúne ruas charmosas, praças, calçadões repletos de lojas, Shoppings e alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade.

9. SAVASSI
Se você leu nossas dicas de Onde ficar em Belo Horizonte é muito provável que você esteja hospedado nessa região conhecida como Savassi.É uma das áreas mais nobres, bonitas e badaladas de BH. Reúne ruas charmosas, praças, calçadões repletos de lojas, Shoppings e alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade.

Praça da Savassi
Adorei, vou para BH nas férias de Julho e vou usar essas dicas como meu roteiro. Vou ficar no hotel que vocês indicaram também, Max Savassi. Estou ansiosa para conhecer tudo, é minha primeira vez em Minas.
ResponderExcluirBeijos
Edilane
Oi Edilane,
ExcluirFicamos muito felizes com seu comentário. Ahh Minas é especial, uma delícia de lugar em todos os aspectos.
Esses lugares que listamos são realmente imperdíveis, o hotel Max Savassi também é um excelente custo benefício.
Qualquer dúvida conte conosco e aproveite muuuito a viagem!
Bjs.
Ma e Ka
Amei suas dicas. Estou indo a BH em julho, vou ficar 8 dias. Vou ficar hospedada no hotel chevernny em Lourdes, sabe dizer se fiz boa escolha?
ResponderExcluirOlá, ficamos muito felizes em saber que amou nossas dicas! :)
ExcluirSobre o hotel Chevernny , se considerar o valor da diária e principalmente sua localização, vc fez sim uma boa escolha. Dele é possivel ir caminhando a muitos lugares como a praça da liberdade a feira hippie, o mercado central... Só não espere luxo e nem um café da manhã fabuloso, estamos falando de um apart hotel 3 estrelas.
Nessa mesma linha bom e barato na mesma região o Ibis Budget também pode ser uma boa escolha. Nós gostamos muito do Max Savassi, mas o valor da diária já sobe um pouco.(tem post sobre aqui no blog ).
Qualquer outra dúvida conte conosco.
Bjs
Ma e Ka