slider

POSTS RECENTES

Tour em BH: Roteiro de um dia pelos principais pontos Turísticos de Belo Horizonte

11 de janeiro de 2018
Se tem uma coisa que adoramos fazer assim que chegamos num lugar novo é um "City Tour", então reservamos um dia inteirinho para conhecer os principais pontos turísticos da capital Mineira e vamos dar todas as dicas do roteiro aqui para vocês. Bora turistar em Beaga?! :)

Igrejinha da Pampulha
Igrejinha de São Francisco de Assis - Pampulha, BH

Como fazer o City Tour em BH?

Já vou logo adiantando que BH é uma capital movimentada, nos lembrou muito São Paulo em alguns aspectos de clima e trânsito nos horários de pico. Alguns pontos turísticos não são tão próximos uns dos outros e embora até tenha metrô, as linhas e estações infelizmente não atendem muito bem esses lugares, neste quesito os ônibus ou os carros por aplicativo são opções melhores de deslocamento. Se preferir alugar um carro faça uma cotação AQUI.

Nós preferimos fazer o Tour com agência de TurismoFechamos todos os nossos passeios com a Master Recepivo (aliás ótima empresa, recomendo!). O City Tour "normal" (feitos de forma regular, em grupo) costuma durar em torno de 4 horas, feito de uma forma mais panorâmica e com paradas mais rápidas, então resolvemos investir em um Tour privativo, para conhecer tudo com mais calma.

Fica a dica para vocês do roteiro, achamos muito completo e interessante:

Roteiro de um dia pelos pontos turísticos de BH:

1ª Parada - Lagoa da Pampulha

Saímos do hotel por volta das 8:30h e fomos direto para o principal cartão postal da cidade, a Lagoa da Pampulha, onde está o chamado Complexo Arquitetônico da Pampulha, com obras projetadas por Oscar Niemeyer sob encomenda de Juscelino Kubitschek, ganhou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade!!

Lagoa da Pampulha - Belo Horizonte

A Igrejinha de São Francisco de Assis é o marco da Lagoa (e de Belo Horizonte), fomos em um domingo e além desse clima de lazer, com famílias passeando, a igreja estava aberta para missa.

Igrejinha da Pampulha - BH

O que fazer em BH - Roteiro de um dia

A Lagoa é gigante (18 Km de extensão) então para dar a volta completa e conhecer os outros lugares que fazem parte do complexo escolhemos um jeito bem especial, o passeio com a Jardineira Retrô.

Mas atenção, o passeio com a Jardineira acontece apenas aos sábados, domingos e feriados (com diversas saídas entre 10h e 17h - R$20,00 por pessoa em janeiro de 2019, crianças no colo de até 7 anos não pagam).

Funciona assim, a Jardineira Retrô percorre os 18 km ao redor da Lagoa da Pampulha. O tempo de duração do percurso sem paradas é de 1 hora.

Não há paradas guiadas pelos pontos turísticos, mas o passageiro pode desembarcar para fazer a visita nos lugares e depois embarcar novamente depois de 1 hora para continuar o roteiro.

* O início e término está localizado ao lado da Igrejinha de São Francisco de Assis, mas os embarques e desembarques podem ser feitos ao longo de todo o percurso.

Ao som de música de época e uma guia caracterizada (além do guia da Master Receptivo que nos acompanhou o trajeto inteiro complementado as informações) paramos para conhecer a Casa de Juscelino Kubitschek (Nonô, para os mais íntimos, rs) onde costumava passar seus finais de semana com a família.

Casa de JK - Pampulha

Foi um dos lugares que mais gostamos de conhecer do complexo. Na casa há móveis, objetos da família e ainda um anexo com uma exposição que retrata o início das obras na Pampulha (quando não tinha praticamente nada ali).

Principais pontos turísticos de Belo Horizonte

O que fazer em Belo Horizonte, Pontos Turísticos

Praticamente em frente a Casa Kubitschek tem um mirante com as estátuas de JK, Niemeyer, Portinari e Burle Marx (os quatro responsáveis pela construção do complexo arquitetônico da Pampulha). Aproveitei para descansar um pouquinho ao lado de Portinari, rs

A próxima parada foi no MAP - Museu de Arte da Pampulha (antigo cassino).

Lagoa da Pampulha, MAP

O que fazer em Belo Horizonte, Pontos Turísticos

Ainda passamos (sem parada) na casa de Baile, no Iate Tênis Clube, no Parque Ecológico e no Zoológico. Além de avistar lá do outro lado o imponente Mineirão.

Casa de Baile, Lagoa da Pampulha - BH
Casa do Baile
Estádio do Mineirão
Estádio Mineirão

2ª Parada: Centro Histórico de BH

Depois de passar boa parte da manhã do nosso domingo na agradável Lagoa da Pampulha seguimos por 10km em direção ao centro da cidade.

Conhecemos alguns dos patrimônios históricos mais importantes como a Igreja de São José, a Praça Sete, a Praça da Estação, os prédios centenários, o famoso Mercado Central de Bh (considerado um dos três melhores do mundo, - se entrássemos seria difícil nos tirar de lá, então optamos em dedicar um dia exclusivo para o Mercado e suas delícias, veja AQUI).

Igreja de São José
Praça da Estação
Praça Sete, BH
Praça Sete
Aproveitamos que era domingo e fomos conhecer a tradicional "Feira Hippie de BH", que acontece a mais de 40 anos todos os domingos de 6h as 14h na Av. Afonso Pena. São mais de 2.500 expositores de artesanatos, roupas, sapatos, bolsas, bijuterias, objetos de arte, comida, etc.

Feira Hippie - Av. Afonso Pena

Subimos uma das principais ruas do centro, a Rua da Bahia, onde se concentram Museus, casarões e alguns dos edifícios mais antigos da cidade.

3ª Parada Almoço: Comida Típica Mineira em BH

A essa altura a fome já começava a dar sinais, para completar o Tour queríamos uma autêntica comida mineira. A sugestão do guia da Master foi excelente, o Dona Lucinha Restaurante, um dos mais tradicionais da cidade.

A comida é daquelas que todos nós esperamos encontrar quando chegamos em Minas Gerais (bem típica e com gostinho de feito em casa): Feijão Tropeiro, Frango com quiabo, farofa, couve, frango ao molho pardo, vaca atolada, angu (polenta), pão de queijo, linguiça artesanal, vários tipos de sobremesas como doce de leite, ambrosia, goiabada, cocada, compotas de frutas, servidos com aquele queijinho mineiro, claro! Sem contar os licores que ficam logo na entrada, servidos como cortesia de boas vindas. ( R$49,90 por pessoa para comer de TUDO, a vontade).

O Dona Lucinha tem duas unidades em Bh, fomos no que fica na R. Padre Odorico, próximo a Av do Contorno (1km da Praça da Liberdade). Uma das coisas mais legais, além da comida, é que o restaurante retrata muito bem a história de Minas Gerais através da decoração, com utensílios, louças e móveis de época. Veja AQUI o post completo do restaurante.

Dona Lucinha Restaurante BH

Restaurante Dona Lucinha BH

4ª parada: Praça da Liberdade

Depois da comilança seguimos até a Praça da Liberdade, linda, outro cartão postal da cidade!!

Onde está hoje o maior complexo cultural do Brasil!! Lugares que deixamos para entrar e visitar com calma em um outro dia - Casa Fiat de Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Espaço do Conhecimento UFMG, o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal, o Museu Mineiro, etc. Leia AQUI, o post completo sobre a Praça da Liberdade.

Praça da Liberdade - BH

5ª Parada: Praça do Papa

Nossa próxima parada foi no Bairro Mangabeiras (a 5 km do centro), onde fica a Praça da Bandeira e a Praça Israel Pinheiro, que depois do Papa João Paulo II ter celebrado um missa lá em 1980 e ter se encantado com o "belo horizonte" ficou conhecida como a "Praça do Papa"

A vista é realmente linda e fica no pé da Serra do Curral, uma região nobre, onde está o palácio do governador, muitas mansões...coisa chique!

Praça do Papa - BH

6ª Parada: Mirante do Mangabeiras - BH

Agora o BELO HORIZONTE meeeesmo você consegue ver do Mirante do Mangabeiras (a 1km da Praça do Papa), funciona todos os dias de 10h às 22h. Da portaria o acesso é através de uma pequena caminhada, só é permitido entrar os carros com idosos ou portadores de necessidades especiais.

Mirante do Mangabeiras

Fica em uma área de preservação ambiental, com mais 1.100 metros de altitude, rodeada de muto verde, com decks de madeira, um lugar super agradável e com uma vista panorâmica incrível, dizem que o pôr do sol ali é lindo!! Não ficamos para ver.

7ª Parada: Museu Histórico Abílio Barreto

Do ao vivo para a história de BH muito bem retratada através de um acervo com imagens e exposições no Museu Histórico Abílio Barreto, em um antigo casarão, sede da antiga Fazenda do Leitão,  que fica no bairro Cidade Jardim, região sul da capital - entrada franca.

Outra atração do lugar são os veículos de época que ficam no jardim: um carro de boi, uma locomotiva a vapor e um Bondinho elétrico (um dos últimos a circular na capital nos anos de 1960).

Além de um anexo com uma exposição sobre o cinema, teatro e bonecos de ventrículo.

Museu histórico de BH

8ª Parada: Savassi

No retorno ao hotel uma volta para conhecer as charmosas praças e ruas do bairro de Lourdes e da Savassi, "região onde tudo acontece", uma das áreas mais nobres, bonitas e badaladas de BH, onde estão reunidos alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade, por isso é um dos lugares preferidos dos turistas na hora de se hospedar. Fica a dica! ;)

Praça da Savassi

Para nós valeu super a pena o City Tour, são lugares que qualquer um que visite a capital mineira TEM  QUE IR! ;)

Serviços:
Tour em BH
www.masterreceptivo.com.br
Contato: (31) 3274-9628/98727-8787
reserva@masterreceptivo.com.br

*Essas são nossas experiências, opiniões pessoais e imparciais. Preços, horários e informações referem-se a data da nossa viagem e podem ser alterados ao longo do Tempo. Agradecimentos: