Tem que ir: Tour em BH: Principais pontos turísticos de Belo Horizonte ,

Destaques

POSTS RECENTES

Tour em BH: Principais pontos turísticos de Belo Horizonte

15 fevereiro 2024
Tour em BH

Belo Horizonte é uma cidade encantadora! Além de servir como base para os principais passeios da região, possui muita arte, cultura e uma história riquíssima que se mistura em perfeita harmonia com os edifícios modernos, shoppings e mirantes da capital!

Neste post vamos listar os principais pontos turísticos de Belo Horizonte e dar dicas de como fazer um City Tour para conhecer os lugares mais imperdíveis da  capital mineira. Tem que ir!

O QUE FAZER EM BELO HORIZONTE: 10 DICAS

1. PAMPULHA

O que fazer em Belo Horizonte: Pampulha

Lagoa da Pampulha é o principal cartão postal de Belo Horizonte, em torno da lagoa está o chamado "Complexo Arquitetônico da Pampulha", tombado pelo Iphan como Patrimônio Cultural da Humanidade, com obras projetadas por ninguém menos que Oscar Niemeyer sob encomenda do então deputado e depois presidente Juscelino Kubitschek.


Igrejinha de São Francisco de Assis - Pampulha, BH

A Igrejinha de São Francisco de Assis é um marco da Pampulha (e de Belo Horizonte). Nós fomos num domingo e além desse clima de lazer com famílias passeando, tivemos a oportunidade de conhecer a igreja por dentro, já que estava aberta para missa.


A Lagoa da Pampulha é gigante, ao todo são 18 Km de extensão com diversos lugares importantes para conhecer. Alguns deles fazem parte do City Tour em BH com as agências de turismo, mas você também pode fazer este percurso de carro, ou alugando uma bicicleta por exemplo.

Até pouco tempo existia um tour bem legal pela Lagoa feito na charmosa Jardineira Retrô da Pampulha, mas infelizmente esse passeio está suspenso por tempo indeterminado.

Entre os lugares mais imperdíveis do Complexo da Pampulha está a Casa de Juscelino Kubitschek (Nonô, para os mais íntimos) onde ele costumava passar seus finais de semana com a família.


Pontos Turísticos da Pampulha - BH
Casa de Juscelino Kubitschek - Pampulha
O que fazer em BH: Lagoa da Pampulha

Na casa há móveis, objetos e uma exposição que retrata o início das obras na Pampulha, muito legal!

Lugares mais visitados de Belo Horizonte, Pampulha
Casa de Juscelino Kubitschek - Pampulha
Casa de Juscelino Kubitschek - Pampulha

Em frente a Casa Kubitschek há um mirante com as estátuas de JK, Niemeyer, Portinari e Burle Marx, os quatro responsáveis pela construção do complexo arquitetônico da Pampulha. Aproveitei para descansar um pouco ao lado de Portinari, rs.


O que fazer em Belo Horizonte
Mirante da Pampulha, em frente a Casa de JK

Também não deixe de conhecer o MAP - Museu de Arte da Pampulha (antigo cassino), um lugar muito lindo e interessante.


O que fazer em Belo Horizonte
Museu de Arte da Pampulha
Museu de Arte da Pampulha

Em torno da Pampulha há ainda a emblemática Casa de Baile, o Iate Tênis Clube, o Parque Ecológico, o Zoológico e a vista do imponente Mineirão.


City Tour em Belo Horizonte
Casa de Baile - Pampulha
O que fazer em Belo Horizonte
Estádio Mineirão - BH

Como eu mencionei anteriormente, a Lagoa da Pampulha está no Roteiro do City Tour em Belo Horizonte oferecido pelas agências de turismo, confira o valor dos passeios em BH.

2. CENTRO HISTÓRICO DE BH

Museu de Artes e Ofícios Belo Horizonte
Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte



Santuários São José Belo Horizonte
Santuário São José, Belo Horizonte

Entre eles o Museu de Artes e Ofícios, que fica na Praça da Estação, o belíssimo Santuário São José e a emblemática Praça Sete que reúne em seu entorno edifícios históricos como o Cine Teatro Brasil (1932), o Banco da Lavoura (1946) e o prédio do antigo Banco Mineiro da Produção, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1953.


Praça Sete Belo Horizonte
Praça Sete - centro de Belo Horizonte

Fique atento ao circular pelo centro de Belo Horizonte, não chega a ser extremamente perigoso como o centro de SP ou do Rio, mas requer cuidados. Você pode agendar um Free Tour (tour guiado com contribuição voluntária) ou conhecer através do Tour completo por BH.

3. MERCADO CENTRAL DE BH

Mercado Central de Belo Horizonte

Mercado Central de Belo Horizonte é um dos lugares mais visitados da cidade, impossível deixar de fora do seu roteiro, tanto que é uma das paradas do City Tour em BH.

Eleito um dos melhores Mercados do Mundo, o Mercado Central de BH reúne cerca de 400 lojas que vendem de tudo! Queijos, doces, temperos, artesanatos... além de servir como ponto de encontro já que abriga alguns dos botecos mais famosos da cidade.


Mercado Central de BH

Veja o post completo sobre o Mercado de BH, com horários, dicas, fotos e muito mais!

4. FEIRA HIPPIE DE BH

Feira Hippie Belo Horizonte, dias, horários, todas as dicas
Feira Hippie - Av. Afonso Pena - BH

Ainda no centro, não deixem de conhecer a tradicional "Feira Hippie de BH" que acontece há mais de 40 anos, todos os domingos de 6h ás 14h, na Av. Afonso Pena. São mais de 2.500 expositores de artesanatos, roupas, sapatos, bolsas, bijuterias, objetos de arte, comida, etc. Perfeita para comprar as amadas lembrancinhas da viagem.


5. PRAÇA DA LIBERDADE

Praça da Liberdade Belo Horizonte
Praça da Liberdade - BH

Suba a Rua da Bahia, que liga o Centro da capital a Praça da Liberdade, e possui grande importância histórica e cultural em Belo Horizonte, nela ocorreram manifestações políticas, há museus e alguns dos edifícios mais antigos da cidade.

Já na Praça da Liberdade de Belo Horizonte está o maior circuito cultural do Brasil, uma das principais atrações de BH. Tem que ir! 


Circuito cultural Praça da Liberdade - BH
Circuito Cultual Praça da Liberdade - BH

Em torno da Praça da Liberdade há lugares que merecem ser visitados com calma como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Espaço do Conhecimento UFMG, o Memorial Minas Gerais, o Museu Mineiro, entre outros. Veja o post com todas as dicas do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

6. PRAÇA DO PAPA

Belo Horizonte Pontos turísticos
Praça do Papa - BH

No Bairro Mangabeiras, a cerca de 5 km do centro de BH, fica a Praça Israel Pinheiro, que depois do Papa João Paulo II ter celebrado uma missa no local, em 1980, e ter se encantado com o "belo horizonte" ficou conhecida como a "Praça do Papa"A vista é realmente linda! Faz parte do roteiro do City tour em BH.


Rua do Amendoim Belo Horizonte
Rua do Amendoim - BH

Outra curiosidade do bairro é a "Rua do Amendoim", oficialmente Rua Professor Otávio Coelho Magalhães, dizem por lá que quando os carros param nessa ladeira e desligam seus motores, ao invés de descer, eles sobem! Oi? Se é lenda ou algum fenômeno sobrenatural não sei, não fizemos o teste (se alguém fizer me conte por favor, haháaa).

Mangabeiras é um dos bairros mais nobres da capital, nas ruas você verá mansões chiquérrimas, entre elas a Residência Oficial do Governador.


7. MIRANTE DO MANGABEIRAS

Mirante do Mangabeiras - BH: horários, entrada gratuita

O "Belo Horizonte" mesmo você consegue ver no Mirante do Mangabeiras, um parque localizado a cerca de 1 km da Praça do Papa. Tem que ir!

O Mirante do Mangabeiras funciona terças e quartas das 8h às 18h e de quinta a domingo das 8h às 21h, a entrada é gratuita. O acesso depois da portaria é através de uma pequena caminhada, só é permitido entrar carros com idosos ou portadores de necessidades especiais.


Mirante do Mangabeiras BH

O Mirante do Mangabeiras fica numa área de preservação ambiental, com mais de 1.100 metros de altitude, cercado por uma linda área verde com decks de madeira e uma vista panorâmica incrível! Não deixem de conhecer. 


Dizem que o pôr do sol visto do Mirante do Mangabeiras  é um dos mais lindos de Belo Horizonte, infelizmente não tivemos a oportunidade de ver. Já temos um bom motivo para voltar, né?


8. MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO - MHAB

TMuseu Histórico Abílio Barreto

A história de Belo Horizonte é muito bem retratada através de um acervo com imagens e exposições no Museu Histórico Abílio Barreto. 

O próprio Casarão, onde hoje funciona o Museu, já é um atrativo! É a casa mais antiga de Belo Horizonte, construída em 1833, era sede da Fazenda do Córrego do Leitão. 


Museu Histórico Abílio Barreto

No final do século XIX, tudo ali foi demolido para dar lugar à construção da capital, o Casarão foi a única propriedade que restou, tanto que foi declarado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

A partir de 1943 passou a abrigar o Museu Histórico de Belo Horizonte, que atualmente leva o nome do historiador Abílio Barreto, um de seus fundadores.


Museu Histórico Abílio Barreto: Bondinho mais antigo de BH

Outro destaque do Museu são os veículos de época que ficam expostos no jardim: um carro de boi, uma locomotiva a vapor e um dos últimos Bondinhos a circular em Belo Horizonte na década de 60.

Também há um anexo com exposições sobre o cinema, teatro e bonecos de ventrículo, além de auditório, biblioteca e um restaurante-café.

O Museu Histórico Abílio Barreto fica no bairro Cidade Jardim, região sul da capital, funciona de quarta a domingo, das 10h às 18h, a entrada é gratuita.


9. SAVASSI

Savassi Belo Horizonte
Praça da Savassi - BH

Se você leu nossas dicas de Onde ficar em Belo Horizonte é muito provável que esteja hospedado nessa região conhecida como Savassi.

É uma das áreas mais nobres, bonitas e badaladas de BH. Reúne ruas charmosas, praças, calçadões repletos de lojas, Shoppings e alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade. Tem que ir!


10. CITY TOUR EM BH

O que fazer em Belo Horizonte: roteiro
Praça da Liberdade - BH

Belo Horizonte é uma capital movimentada, nos lembrou São Paulo em alguns aspectos, principalmente na questão do clima e do trânsito em horários de pico.

Alguns pontos turísticos não são tão próximos uns dos outros e embora até tenha metrô na capital, as linhas infelizmente não atendem esses lugares. Quem deseja usar o transporte público em BH, a melhor opção são as linhas do BRT (ônibus que fazem integração entre si) espalhadas pela cidade. 
Uma ótima opção para conhecer os principais pontos turísticos de Belo Horizonte é através do City Tour com agências de turismoO roteiro inclui boa parte dos lugares que citamos acima como a Lagoa da Pampulha, a Praça da Liberdadea Praça do Papa, o Centro histórico e o Mercado Central. Vale a pena! Se desejar você também pode contratar um Tour privativo em BH.

Nos arredores de BH há também outros lugares que você não pode deixar de conhecer como o Instituto Inhotim, Ouro Preto e Mariana, o Santuário do Caraça, São João Del Rei e Tiradentes, Sabará e Congonhas, Capitólio, entre outros. Veja o post com 10 passeios imperdíveis em Belo Horizonte.

Enfim, Belo Horizonte é um desses lugares que tem sempre algo a ser descoberto, dezenas de museus, parques, lojas, uma gastronomia riquíssima... Espero que tenha gostado das dicas e que assim como nós aproveite muuuito seus dias em Beagá. Tem que ir! :)

Dicas de Belo Horizonte
Nós duas em Belo Horizonte, inesquecível! :)


Veja também: 

✓ Onde ficar em Belo Horizonte


✓ Onde comer em Belo Horizonte 

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTok e Twitter

Booking.com

+ DICAS DE MINAS GERAIS

Tudo sobre a viagem de Trem Vitória - Minas










4 comments:

  1. Adorei, vou para BH nas férias de Julho e vou usar essas dicas como meu roteiro. Vou ficar no hotel que vocês indicaram também, Max Savassi. Estou ansiosa para conhecer tudo, é minha primeira vez em Minas.

    Beijos

    Edilane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilane,

      Ficamos muito felizes com seu comentário. Ahh Minas é especial, uma delícia de lugar em todos os aspectos.

      Esses lugares que listamos são realmente imperdíveis, o hotel Max Savassi também é um excelente custo benefício.

      Qualquer dúvida conte conosco e aproveite muuuito a viagem!

      Bjs.

      Ma e Ka

      Excluir
  2. Amei suas dicas. Estou indo a BH em julho, vou ficar 8 dias. Vou ficar hospedada no hotel chevernny em Lourdes, sabe dizer se fiz boa escolha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ficamos muito felizes em saber que amou nossas dicas! :)

      Sobre o hotel Chevernny , se considerar o valor da diária e principalmente sua localização, vc fez sim uma boa escolha. Dele é possivel ir caminhando a muitos lugares como a praça da liberdade a feira hippie, o mercado central... Só não espere luxo e nem um café da manhã fabuloso, estamos falando de um apart hotel 3 estrelas.

      Nessa mesma linha bom e barato na mesma região o Ibis Budget também pode ser uma boa escolha. Nós gostamos muito do Max Savassi, mas o valor da diária já sobe um pouco.(tem post sobre aqui no blog ).

      Qualquer outra dúvida conte conosco.

      Bjs

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir