slider

Destaques

POSTS RECENTES

Praça da Liberdade: cartão postal e circuito cultural de BH

9 de fevereiro de 2017
Além de ser um dos mais belos cartões postais de Belo Horizonte, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil, impossível deixar de fora do seu roteiro! 

Neste post vamos dar informações e dicas dos lugares mais legais para visitar por lá! ;)


Circuito cultural Praça da Liberdade BH

Durante nossa viagem ficamos em alguns hotéis próximos da Praça da Liberdade (aliás a região da Savassi é uma das melhores para ficar, vamos deixar dicas de hospedagem no fim desse post) e adorávamos tirar um tempinho do dia para sentar por ali e ficar observando o vai e vem das pessoas e tudo que fazem da Praça ser um dos lugares preferidos dos maradores e turistas da capital; 

Entre as atrações estão o coreto, as fontes de água, os jardins e toda cultura em sua volta, conhecido como "Circuito  Cultural Praça da Liberdade", onde os antigos prédios públicos foram transformados em Museus, espaços interativos, biblioteca, planetário, etc.

O Edifício Niemeyer, no estilo moderno - construído em curvas, é um dos marcos da arquitetura da cidade.


Praça da Liberdade Belo Horizonte

O que fazer em BH

Circuito cultural Praça da Liberdade Belo Horizonte

Em todos os Prédios e Museus a entrada é gratuita, vamos falar aqui dos que achamos mais interessante, com atrativos que vale a visita. ;)



Circuito  Cultural Praça da Liberdade

• Um dos mais visitados é o CCBB - Centro Cultural do Branco do Brasiltombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. 

Nas salas além dos móveis de época, fotos e tudo que conta um pouco da história do lugar, há sempre exposições temporárias (muitas delas disputadas, de artistas renomados). Além disso o espaço conta com um restaurante e uma charmosa cafeteria que atrai a classe "A" de Belo Horizonte.


CCBB Belo Horizonte

CCBB Belo Horizonte

CCBB Belo Horizonte

CCBB Belo Horizonte

CCBB - Centro Cultural do Branco do Brasil
Horário de visitação: quarta a segunda, das 9h às 21h (fechado às terças-feiras)
www.bb.com.br/cultura
Tel (31) 3431-9400
Entrada gratuita.


• O MUSEU MINAS VALE foi um dos que mais gostamos de conhecer por ser bem interativo!

Ele destaca o patrimônio cultural e histórico mineiro, são 31 espaços de exposição e convivência, inclusive com obras de artistas símbolos de Minas, como Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a "não arte" de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado. 

Além de salas que contam o cliclo do ouro em Minas Gerais, a sala "História de Belo Horizonte" e outras. Realmente bem legal!

Museu Minas Vale BH

Museu Minas Vale BH

Museu Minas Vale BH

Museu Minas Vale BH

Museu Minas Vale
Horário de Funcionamento: Às terças, quartas, sextas-feiras e aos sábados: De 10h às 17h30, com permanência até às 18h. Às quintas-feiras: de 10h às 21h30, com permanência até às 22h.
Aos domingos: de 10h às 15h30, com permanência até às 16h.
Tel. (31) 3343-7317.
Entrada gratuita.


• No prédio ao lado fica o MUSEU DAS MINAS E DO METAL, conhecido como "Prédio Rosa" da Praça da Liberdade. 

Em sua fachada se destacam as grandes colunas avermelhadas, feitas em pedras de calcário corado (semelhante ao mármore). "O Prédio Rosa", que foi inaugurado junto com a capital em 1897, ainda abriga um dos primeiros elevadores de Belo Horizonte, de 1926, em pleno funcionamento. Também conta de forma criativa a história dos metais, dos minerais e de seus componentes.


Prédio Rosa Praça da Liberdade - Museu



Museu das Minas e do Metal - Prédio Rosa
Funcionamento: Terça a domingo, de 12h às 18h. Às quintas, de 12h às 22h.
Tel. (31) 3516-7200
Entrada gratuita.


• A CASA FIAT DE CULTURA é mantida pelas empresas do Grupo Fiat, a qual realizou uma completa revitalização e restauração do prédio. 

Uma das grandes atrações é o Painel de Cândido Portinari que representa a mudança da capital mineira de Ouro Preto para Belo Horizonte. Além de grandes exposições temporárias e programas de palestras, sessões de cinema e atividades educativas.


Casa Fiat de Cultura BH

Casa Fiat de Cultura BH

Casa Fiat de Cultura BH

Casa Fiat de Cultura
Horário de Funcionamento:
3ª a 6ª das 10h às 21h | sábados, domingos e feriados das 10h às 18h. 
Tel. (31) 3289-8900
Entrada gratuita.


• O ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) também tem exposições permanentes bem interessantes, mas um dos destaques é o terraço astronômico, onde os visitantes podem observar o céu, com o auxílio de equipamentos e a orientação de especialistas em astronomia.

Outra atração são as sessões (gratuitas) do planetário que são realizadas diariamente.


Planetário BH

Planetário BH



Espaço do conhecimento UFMG

Horário de Funcionamento:
De terça-feira a domingo, de 10h às 17h. Aos sábados, de 10h às 21h.
Sessões do Planetário:
De terça a domingo: às 13h e 16h. Aos sábados: às 13h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h.
Tel.: (31) 3409-8350
Entrada gratuita

Há também outros prédios que são para públicos mais específico como o do Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca e outros que oferecem cursos e oficinas de formação as comunidades de BH.

Agora você já sabe, a Praça da Liberdade em BH é um lugar que você Tem que ir!!


Serviços:

Endereço: Praça da Liberdade, s/n Funcionários, Belo Horizonte - MG 30140-010
Para ver a programação completa e saber mais sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade acesse o SITE OFICIAL.

✔️ Dica de hotéis próximo a Praça da Liberdade:

Um dos hotéis que mais gostamos de ficar bem próximo a Praça (200 metros), foi o Royal Boutique Savassi, hotel 5 estrelas, veja AQUI os detalhes da nossa hospedagem. Outro nessa mesma linha que ficamos e amamos foi o Promenade BH Platinum, a 1km da Praça, veja AQUI.

Perto da Praça, com preços mais em conta e muito bem avaliados tem o Promenade Pancetti (650 metros), o Belo Horizonte Plaza, (600 metros) e o San Francisco Flat (700 metros).

Agora se a intenção for um hotel "bom e barato", em torno da Praça da Liberdade o Ibis Buget Afonso Pena (600 metros) pode ser uma boa. Nós também tivemos a experiência de ficar no Savassi Hotel, bem ao lado da Praça, hotel simples e bom, veja AQUI.

Mais para o lado da Savassi, a 850 metros da Praça da Liberdade, mas muito bem localizado próximo dos barzinhos e tal, é o Max Savassi, na nossa opinião um dos melhores no quesito custo-benefício que ficamos, veja AQUI.

👉 Veja AQUI outros hotéis na Savassi.


Veja Também:

👉 Belo Horizonte: quando ir, o que fazer, onde ficar, todas as dicas.

👉 Todas as nossas dicas de Minas estão reunidas AQUI.



CONTRATE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:



0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Booking.com

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir