slider

POSTS RECENTES

SANTUÁRIO DO CARAÇA - MG

21 de março de 2018
Como disse Dom Pedro II ao passar por ali: "Só o Caraça paga toda a Viagem a Minas". Nós concordamos com ele, um refúgio de muita paz e natureza em meio as montanhas de Minas Gerais.

O complexo do Caraça reúne além do Santuário, um museu, trilhas ecológicas com cachoeiras e uma pousada, para os que desejam ficar literalmente "na paz". Nós fizemos um passeio no estilo bate e volta de BH e foi uma das melhores experiências durante toda a viagem a Minas, confira os detalhes.

Tudo sobre o Santuário do Caraça em Minas Gerais

SANTUÁRIO DO CARAÇA - COMO CHEGAR

O Santuário do Caraça fica no municipio de Catas Altas, cerca de 120km de Belo Horizonte. O acesso de carro é pela BR 262, sentido Sabará, depois continue pela MG-129.

Algumas empresas de Turismo oferecem o passeio no estilo "bate e volta" até o  foi o que fizemos com a empresa Master Receptivo. Saímos do hotel em BH em torno das 8h da manhã e menos de 2horas de viagem chegamos no Santuário que é considerado uma das 7 Maravilhas da Estrada Real.

Como chegar ao Santuário do Caraça - MG

CONHEÇA O SANTUÁRIO DO CARAÇA - MG

Achamos muito interessante a história do lugar, vou resumir brevemente aqui:

Tudo começou quando Irmão Lourenço (um português) construiu ali uma capelinha para fazer trabalhos sociais e religiosos na região, antes de sua morte ele doou essa capelinha para a Coroa Portuguesa, na esperança de que continuassem o seu trabalho, por sua vez Dom João VI passou a propriedade para a Congregação da Missão, que em 1820 fundou ali o Colégio e Seminário do Caraça, considerado um dos melhores do Brasil. Até que em 1968 o pior aconteceu, um dos alunos esqueceu um fogaréu aceso e um enorme incêndio acabou com o colégio!

Tudo sobre o Caraça - Minas Gerais

Uma parte do prédio incendiado foi preservado (em ruínas) e abriga hoje um Museu, uma verdadeira viagem ao tempo, com móveis, objetos...tudo que os alunos e padres usavam na época do Colégio e felizmente o incêndio não destruiu.

Conheça o Santuário do Caraça - Minas Gerais

Também foram preservadas as camas que dormiram D. Pedro II e sua esposa Teresa Cristina quando visitaram o Santuário.

Onde passou Dom Pedro II em Minas Gerais

No segundo andar fica a Biblioteca, com livros que são verdadeiras relíquias.

Museu Santuário do Caraça

Colégio de Padres - Santuário do Caraça - MG

Além do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e do Museu, o complexo possui uma pousada (aliás muito elogiada pelos que já ficaram nela) e toda a estrutura para os que desejam fazer as trilhas ecológicas e visitar as cachoeiras. O lugar é cercado pela Serra do Espinhaço, declarado como RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Tudo administrado até hoje pela Congregação da missão.

São trilhas, com duração, trajetos e dificuldade variadas, a da "Cascatona" por exemplo, são 6km
(umas 2 horas de caminhada só de ida)  até chegar na cachoeira de aprox. 80m.

Nós fizemos a trilha que leva até a cachoeira da "Cascatinha", 2km (bem mais fácil, acredito que qualquer pessoa consegue fazer).

Na sede do Santuário há orientações sobre as trilhas que na verdade são alto guiadas, os monitores locais só acompanham os visitantes para os picos (necessário agendamento). No nosso caso estávamos com o guia da Master Receptivo, foi ótimo porque sem ele algumas informações e curiosidades passariam despercebidas, mas as trilhas são bem sinalizadas.

Trilhas do Santuário do Caraça - MG

O dia estava lindo, bem ensolarado e quente (pleno janeiro), mas não foi puxado já que no caminho além de trechos de Cerrado (mais aberto) é cercado pela Mata Atlântica (com aquela sombrinha boa pra refrescar).

Trilha ecológica Serra do Espinhaço - MG

No caminhos vimos diferentes espécies de plantas, aquele silêncio da natureza e o visual de arrasar da Serra do Espinhaço, nem vimos os 2 km passar, quando percebemos já estávamos escutando o barulho das águas da Cascatinha!

A água tem esse tom escuro (dizem "cor de coca-cola") por causa do tipo de vegetação e outras condições ambientais, mas é completamente limpa e gelaaaada!rs

Serra do Espinhaço - Minas Gerais

Cachoeira da Cascatinha - MG

Ohhhh delícia de lugar!! Vontade de ficar ali o dia todo!! Mas a essa altura a fome falou mais alto e muitas delícias já estavam nos esperando quentinhas no fogão a lenha do restaurante. R$28,00 (em maio/2019) para se servir a vontade.

Na ocasião havia um buffet com várias opções de saladas (tudo fresco, plantado ali na horta orgânica do Santuário), arroz, feijão, farofa, frango, carnes, entre outras coisas. Tudo muito saboroso e caseiro, com doce de abóbora com côco de sobremesa e pra finalizar aquele cafezinho com gostinho de roça!!

Tudo para conhecer o Santuário do caraça - MG

Tudo sobre o Santuário do Caraça - MG

Foi muito legal saber que comemos ali no mesmo refeitório onde comiam os padres e garotos do Colégio.

Depois do almoço aproveitamos para conhecer mais do complexo. Passeamos pelo jardim onde está o relógio de Sol e fomos até as Catacumbas (onde estão as ossadas dos Padres que viviam ali).

Com o aumento dos alunos do colégio, a Capelinha construída pelo Irmão Lourenço já não comportava mais o número de pessoas que passaram a visitá-la, então um dos Padres decidiu demolir a capelinha e construir no lugar o atual Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens (a primeira igreja neogótica do Brasil), no estilo francês mas com material regional (pedra sabão, mármore, quartzito...) Belíssima!!

Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens - MG

No lado de dentro um órgão com 700 tubos, vitrais franceses, a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens e o quadro da Santa Ceia, obra do mestre Ataíde (que ficava no refeitório do colégio incendiado e foi restaurado).

Santuário do Caraça - MG

Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens

Também chamou nossa atenção o Soldado Romano embalsamado perto do altar (deu até arrepio quando chegamos perto), ele foi morto por confessar a fé em Cristo e encontrado em uma catacumba na Roma. Seus ossos foram cobertos de cera, um pouco do sangue e a areia do túmulo estão em um cálice ao seu lado. Impressionante!

Subimos até o Mirante, onde tem um espaço que representa a "Paixão de Cristo" e uma vista linda para o Santuário.

O que fazer em BH

Passeio de BH ao Santuário do Caraça

Mais ao fundo, olhando para a Serra, há uma pedra que dizem parecer um rosto de perfil, uma cara enorme –"Caraça" daí o nome "Santuário do Caraça".

de BH ao Santuário do Caraça

Outra atração fica para a noite quando uma espécie de Lobo Guará (animal ameaçado de extinção e símbolo do parque) aparece na igreja para receber comida dos padres (uma experiência e tanto para os que se hospedam na pousada do santuário).
Pousada do Caraça

Ainda fizemos o "antigo caminho" onde está marcado o exato lugar onde Dom Pedro II tropeçou ao caminhar por ali. Hilário né!? Coisas que jamais achei que fosse ver um dia, rs.

De BH ao Caraça

Já na saída do Parque paramos em um outro mirante para ver o Santuário do lugar onde Dom Pedro II costumava admira-lo (até encomendou uma pintura daquela paisagem - o quadro hoje está no restaurante do complexo). Demais!!!

Passeio de Belo Horizonte ao Santuário do Caraça

E assim pegamos a estrada de volta a BH. Foi um dos passeio que mais gostamos de fazer durante toda nossa viagem a Minas, a história do lugar misturado com tudo que vivemos ali fez o dia ser daqueles inesquecíveis!

Só conseguimos agradecer a Deus pela oportunidade de conhecer um lugar assim tão especial. Tem que ir!!!

Tudo sobre o Santuário do Caraça - MG

👉Quer se hospedar no Caraça? Consulte AQUI as tarifas e reserve sem taxas!

👉 Belo Horizonte: quando ir, o que fazer, onde ficar, todas as dicas.

👉 Todas as nossas dicas de Minas estão reunidas AQUI.

Serviços

Santuário do Caraça
www.santuariodocaraca.com.br
Endereço: Santuário do Caraça - Estr. do Caraça, km 9, Catas Altas - MG
Horário de Visitação: Todos os dias de 08:00h às 17:00h.
Valor da entrada: De seg. a sex. R$12; Sáb. Dom. e feriados R$18
Crianças até 5 anos não pagam / Idosos (acima de 60 anos) pagam meia.
Refeição self-service livre: R$28 por pessoa - Crianças até 5 anos não pagam
*Preços atualizados em maio/2019

Passeio ao Santuário do Caraça:
www.masterreceptivo.com.br
Contato: (31) 3274-9628/98727-8787
reserva@masterreceptivo.com.br
*Essas são nossas experiências, opiniões pessoais e imparciais. Preços, horários e informações atualizados em maio/2019 e podem ser alterados ao longo do Tempo. Agradecimentos: Santuário do Caraça/Master Receptivo