Tem que ir: Belo Horizonte - MG: quando ir, onde ficar, passeios, restaurantes e mais ,

Destaques

POSTS RECENTES

Belo Horizonte - MG: quando ir, onde ficar, passeios, restaurantes e mais

14 março 2024
Belo Horizonte turismo

Você conhece Minas Gerais? Tem que ir, uai! Belo Horizonte é um ótimo ponto de partida para explorar as belezas do estado, pois além de reunir pontos turísticos, cultura e noite animada, a capital mineira fica próxima das principais cidades históricas, do famoso Museu Inhotim, do "mar de Minas", entre outros lugares imperdíveis!

A seguir vamos compartilhar com vocês tudo sobre a nossa viagem a Belo Horizonte, experiências e dicas de quando ir, onde ficar, o que fazer, onde comer e muito mais.

BELO HORIZONTE: QUANDO IR

Belo Horizonte quando ir
Mirante do Mangabeiras - BH

Beagá tem atrativos que podem ser visitados em qualquer época do ano, mas alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de definir quando ir a Belo Horizonte, como o clima e alta temporada.


Melhor época para ir a Belo Horizonte
Praça da Liberdade - BH

Os meses que mais chove em Belo Horizonte são novembro, dezembro e janeiro, nessa época faz calor na cidade, com máximas perto dos 30ºC. Já o inverno é o período mais seco, as t
emperaturas caem e ficam na média de 22°C, mas podem chegar facilmente nos 10°C, principalmente a noite.

Belo Horizonte clima: chuvas, temperatura, etc
Clima em Belo Horizonte mês a mês

Se quiser fugir dos extremos, a melhor época para ir a Belo Horizonte é na primavera ou outono, pois as temperaturas ficam amenas e as chuvas não são tão intensas.

Belo Horizonte nos lembrou um pouco São Paulo em relação ao clima, ou seja, ar seco em algumas épocas e no verão chuvas intensas que as vezes provocam um caos na cidade, mas claro que nada é totalmente previsível. 


Quando ir a Belo Horizonte
Praça do Papa - BH

Nós fomos a Belo Horizonte duas vezes, uma em janeiro, que embora seja um dos meses mais chuvosos, tivemos sorte, pegamos apenas pancadas de verão no final da tarde, nada que atrapalhasse os passeios; da outra vez fomos no começo de dezembro e choveu demais da conta.


Minas Gerais dicas de viagem
Ouro Preto - MG

Alta e baixa temporada em Belo Horizonte: muitos visitam a capital mineira a negócios, congressos, etc, então no período de férias e feriados BH costuma ficar mais tranquila, inclusive com oferta de hotéis. Nessa época os próprios belo-horizontinos partem para as cidades históricas, Capitólio ou visitam outros estados, como o Espírito Santo.


Turismo Belo Horizonte
Pampulha - Belo Horizonte

Entretanto, o carnaval em Belo Horizonte tem se destacado e crescido a cada ano, os bloquinhos de rua, trios e shows tem deixado a cidade cheia de turistas. Abril e maio também são meses que movimentam a capital por conta do festival gastronômico "Comida di Boteco". 

COMO CHEGAR A BELO HORIZONTE

Belo Horizonte como chegar
Trem Vitória - Belo Horizonte

Nós somos paulistas, mas hoje moramos na capital do Espírito Santo, portanto escolhemos ir a Belo Horizonte através do Trem que liga Vitória a BH.

O "Trem da Vale", como é conhecido, é o único trem de passageiros no Brasil que liga duas capitais, as viagens são diárias e o trajeto total dura em torno de 12 horas. O Trem é confortável, tem ar condicionado, restaurante, podemos circular entre os vagões e as paisagens são lindíssimas!


Dicas de Belo Horizonte
Trem que liga Vitória a Minas

O desembarque em Belo Horizonte é feito na estação ferroviária, localizada no centro da capital. Veja o post completo sobre a viagem de Trem Vitória - Minas, com informações de horários, valores e tudo mais! 

Belo Horizonte recebe voos diretos de várias cidades do Brasil através do Aeroporto Internacional de Confins - Tancredo Neves, localizado a 40 km da capital. Há também o pequeno aeroporto da Pampulha que recebe voos regionais.


Dicas de Belo Horizonte
Av. Cristiano Machado - Belo Horizonte

Para ir do aeroporto de Confins até o centro, Savassi ou as demais regiões próximas do seu hotel, você pode alugar um carro, chamar um UBER, contratar um transfer com agências de turismo ou usar os ônibus da Conexão Aeroporto, que partem do saguão principal de Confins com destino ao Terminal Alvares Cabral (em Lourdes) ou a Rodoviária, no Centro. Há opção de ônibus convencional ou executivo, que circulam todos os dias, entre 5h20 e 23h59.

ONDE FICAR EM BELO HORIZONTE

Belo Horizonte melhores bairros para se hospedar
Belo Horizonte - Vista do Hotel Max Savassi

Entre os melhores bairros para se hospedar em Belo Horizonte estão Savassi e Lourdes, que são regiões nobres, seguras, badaladas com barzinhos e ótimos restaurantes, além disso, essa área fica próxima a pontos turísticos como a Praça da Liberdade, e tem fácil acesso ao centro.


Viagem Belo Horizonte dicas
Ouro Minas Hotel Belo Horizonte

Mas há também quem prefira, ou precise, ficar na Pampulha, próximo ao Mineirão, ao Aeroporto ou em outras regiões da cidade. Veja o post "Onde ficar em Belo Horizonte" com dicas dos melhores bairros e hotéis para todos os bolsos.

BELO HORIZONTE: QUANTOS DIAS FICAR E O QUE FAZER

Belo Horizonte turismo
Igrejinha da Pampulha

Belo Horizonte é uma cidade para lá de interessante, atrações e passeios legais para fazer é o que não falta!

2 ou 3 dias dias em Belo Horizonte são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos da capital como a Lagoa da Pampulha, a Praça da Liberdade, o Mirante do Mangabeiras, o Mercado Central e curtir a noite, afinal você estará na "capital dos botecos", em Beagá terá sempre um bom barzinho te esperando a cada esquina.


Roteiro Belo Horizonte
Tiradentes - MG

Reserve mais dias em Belo Horizonte para conhecer lugares lindos de Minas Gerais que ficam "logo ali", próximos da capital, possíveis de ser conhecidos até mesmo através de um passeio bate e volta.


Quanto tempo ficar em Belo Horizonte: roteiro
Inhotim, Brumadinho - MG

Entre os mais imperdíveis estão as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana; Tiradentes e São João del Rei; Sabará e Congonhas e o famoso Instituto Inhotim, mas tem ainda o belíssimo Santuário do Caraça, as grutas, cachoeiras, Capitólio - conhecido como o "mar de Minas" e muito mais. Veja o post "O que fazer em Belo Horizonte" com 10 dicas.

GASTRONOMIA MINEIRA: ONDE COMER EM BELO HORIZONTE

Onde comer em Belo Horizonte
Feijão tropeiro

Impossível pensar numa viagem a Minas Gerais e não associar a comida boa e farta! Existem pratos que você não pode deixar de experimentar como o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o torresminho crocante, o famoso queijo canastra e nosso amado doce de leite. Também não podemos esquecer do legítimo pão de queijo, acompanhado de um cafezinho, claro!



Em Belo Horizonte você irá encontrar desde a tradicional comida mineira até diferentes versões da culinária local preparadas de forma contemporânea em restaurantes sofisticados ou em botecos queridinhos. 

Veja o post "Onde comer em Belo Horizonte" com dicas dos pratos típicos e os melhores restaurantes de Belo Horizonte e região.

+ DICAS DE BELO HORIZONTE

Belo Horizonte roteiro
Memorial Minas Vale, Circuito Cultural Liberdade - BH

Belo Horizonte é uma cidade movimentada, tem transito intenso nos horários de pico e as poucas estações de metrô infelizmente não atendem os pontos turísticos, portanto, se estiver sem carro, a melhor forma de se locomover em BH é através de Uber ou das linhas do BRT (ônibus que fazem integração). Considere também fazer um City Tour e outros passeios com agências de turismo.


Viagem Belo Horizonte dicas
Lagoa da Pampulha - BH

Atente-se ao pedir informações nas ruas, pois o conceito de distância dos mineiros é bem relativo, não importa se o destino está na esquina ou a dez quarteirões, sempre vai ser "logo ali", rs.


Belo Horizonte dicas de viagem e turismo
Praça da Bandeira, Mangabeiras - BH

No geral Belo Horizonte não é uma cidade perigosa, claro que há de se ter cuidado fora da zona turística ou em lugares como o centro, não ostentar joias, objetos de valor e não dar bobeira com o celular na mão. No entanto, estávamos  só nós duas, circulamos pela região da Savassi, Lourdes, Praça da Liberdade e foi tranquilo, inclusive a noite. 


Belo Horizonte Savassi
Savassi, a noite mais badalada de BH

A Voltagem em Belo Horizonte é 110 volts, mas muitos hotéis oferecem tomadas também na opção 220 volts.

Os mineiros são conhecidos pela hospitalidade, carisma, estão sempre dispostos a uma boa prosa, porém, são um tanto desconfiados. 

Uma das coisas que eu mais gosto é o sotaque mineiro, sempre vai ter um "ocê”, um ‘uai’ ou um ‘trem’ no meio da frase. Hahá!


Belo Horizonte dicas
Inhotim, Brumadinho - MG

Belo Horizonte é fascinante pois lá você encontra todas essas peculiaridades e tradições mineiras, mas também estará cercado por pessoas descoladas, cultura, arte, badalação... Nós amamos conhecer e espero que essas dicas te ajudem a fazer uma ótima viagem a Minas. Tem que ir!

Belo Horizonte dicas blog
Nós duas em Beagá, viagem inesquecível! :)

Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e também nas páginas do FacebookTikTok e X

Booking.com

+ DICAS DE MINAS GERAIS



10 comments:

  1. Sonia Sanches21 fevereiro, 2017

    Que maravilha de viagem heim!! Não vejo a hora de conhecer Minas.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sônia,

      Essa viagem foi mesmo muito especial!! Tem que ir messssmo! Vc vai amar! Conte conosco para todas as dicas que precisar.

      Bjs

      Excluir
  2. Thalita de Fátima21 fevereiro, 2017

    Meninas que tudoooo!! Amei as dicas. Preciso ir pra Minas urgente!!

    Super beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita, que bom ter vc por aqui!!

      Precisa ir mesmo!! Nós amamos Minas, eita terra boa!!

      Super beijo e conte conosco para todas as dicas que precisar!! ;-)

      Excluir
  3. Amei as dicas, já estou planejando minhas férias e não tinha pensado ainda q Minas pudesse me render tantos lugares legais. Amei o Blog. bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Ficamos muito felizes que tenha gostado das nossas dicas. Pois é, Minas nos surpreendeu, tem muita coisa legal por lá, fora as delícias né!!! Amamos.

      Abraços.

      Mariza e Karina

      Excluir
  4. Olá meninas, preciso dizer que adorei todas as dicas! Gostaria de saber em qual hotel ficaram hospedadas?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joelma, que alegria saber que gostou das nossas dicas! :)
      Já ficamos hospedadas em todos esses hotéis que listamos neste post, basta clicar em cada um para ler nossa experiência completa em cada um deles. OK!

      Qualquer dúvida conte conosco.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir
  5. Bom dia eu vou para BH em setembro e vou de trem para vitória valeu as dicas bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, a viagem de trem Vitória - Minas é muito bonita, ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas de Belo Horizonte, aproveite e qualquer dúvida conte conosco. Abraços, Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir