,

Destaques

POSTS RECENTES

O que fazer em Vitória: 15 atrações e passeios imperdíveis

07 março 2022
O que fazer em Vitória: 15 atrações e passeios imperdíveis

Engana-se quem acha que não há muito o que fazer em Vitória, a capital do Espírito Santo além de reunir belas praias e pontos turísticos interessantes, serve como base para conhecer outros lugares famosos do estado como o Convento da Penha, em Vila Velha, as praias de Guarapari, o Buda Gigante de Ibiraçu e a Pedra Azul, nas Montanhas Capixabas.

Selecionamos 15 dicas do que fazer em Vitória, lugares e passeios que você Tem que ir! :)

1. PRAIAS DE VITÓRIA

O que fazer em Vitória em 3, 4 ou 7 dias

Vitória está cercada pelo mar, afinal estamos falando de uma ilha, aliás uma das 3 únicas capitais do Brasil que são ilhas, as outras duas são Florianópolis e São Luís do Maranhão.


Praias de Vitória
Praia de Camburi  - Vitória

Portanto, em "Vix", como é carinhosa chamada, tem praias para todos os estilos. A Praia de Camburi é a mais extensa da capital, marcada pelo Píer de Iemanjá e pelo lindo calçadão com ótimos quiosques.

Conheça as Praias de Vila Velha

Pontos turísticos de Vitória ES
Praia Curva da Jurema - Vitória

A Praia Curva da Jurema é a mais popular entre os moradores e turistas por conta do mar calmo e das barracas "pé na areia", tem ainda as prainhas da ilha do Boi e outras, conheça todas no post completo sobre as Praias de Vitoria.

2. CENTRO HISTÓRICO

Centro Histórico de Vitória
Catedral Metropolitana de Vitória

As margens da baía de Vitória, o centro histórico reúne patrimônios importantes como o Palácio Anchieta (sede do Governo), o Teatro Carlos Gomes, o MAES (Museu de Artes do Espírito Santo) e a Catedral Metropolitana, um dos símbolos da capital. Veja o post com dicas do centro histórico de Vitória.

3. PROJETO TAMAR

Projeto Tamar Vitoria

Assim como a Praia do Forte - BAFlorianópolis - SC,  Aracaju - SE... Vitória também conta com uma unidade do importante Projeto Tamar, conhecido nacionalmente por sua atuação na preservação de tartarugas marinhas.


O que fazer em Vitória com crianças

Além de tanques com diferentes espécies de tartarugas, no local tem espaços temáticos, lojinha e um mirante com vista linda! Os monitores apresentam o projeto de uma forma interessante que nos ajuda inclusive a ter uma maior conscientização ambiental.


Passeios em Vitória ES

O Projeto Tamar em Vitória fica na Praça do Papa. O ingresso custa R$24. Crianças até 5 anos não pagam, a partir de 6 anos, estudantes e idosos pagam meia.

4. ESPAÇO BALEIA JUBARTE

Espaço Baleia Jubarte Vitória

Também na Praça do Papa, praticamente ao lado do Tamar, fica o Espaço Baleia Jubarteum projeto que a mais de 30 anos estuda e protege a população de Baleias Jubarte do Brasil. No local tem réplicas de baleias, ossos, fotos, etc. Bem bacana! Entrada R$10.


Principais atrações de Vitória

Quem visita Vitória entre os meses de julho e outubro, poderá fazer um passeio de barco para ver as Baleias, já que nessa época elas costumam fazer uma "visitinha" nas águas mornas do litoral capixaba para se reproduzir.

5. PANELEIRAS DE GOIABEIRAS

Paneleiras de Goiabeiras Vitória Espírito Santo

As "Paneleiras de Goiabeiras" é uma associação onde são feitas as panelas de barro, um dos principais símbolos da cultura capixaba. Sua fabricação artesanal ultrapassa gerações e é considerado pelo Iphan um patrimônio cultural e imaterial do Espírito Santo. Nela é servida a famosa Moqueca Capixaba.


Panela de barro Espírito Santo

A visita é interessante, sobretudo se você quiser comprar uma autêntica panela de barro, a qualidade e os preços são os melhores! Veja as informações no post completo sobre as Paneleiras de Goiabeiras.

6. COMER UMA MOQUECA CAPIXABA

Moqueca Capixaba em Vitória

A Moqueca Capixaba vai muito além de um prato típico, faz parte da cultura do Espírito Santo que envolve uma serie de tradições, entre elas a da panela de barro. Impossível passar por terras capixabas sem experimentar!


Moqueca Capixaba

"Moqueca é Capixaba, o resto é peixada"! Essa frase, dita pelo jornalista e escritor Cacau Monjardim, é quase um lema no estado, mas o fato é que a moqueca capixaba é mesmo deliciosa e tem como diferencial o uso apenas de temperos naturais, em especial o coentro. Veja as dicas de onde comer em VitóriaVila VelhaGuarapari e Manguinhos.

7. PARQUE PEDRA DA CEBOLA

Parques de Vitória

Parque Pedra da Cebola abriga um dos cartões postais de Vitória, uma enorme pedra em formato de cebola, curioso né? Mas além disso o parque tem lagos, um lindo jardim, espaços para fazer piqueniques... um ótimo lugar para passear com a família. Fica localizado entre os bairros de Jardim da Penha e Mata da Praia, relativamente próximo da Praia de Camburi, veja AQUI.


Dicas de Vitória ES

Vitória possui vários parques, outro super interessante de ser visitado é o Parque Botânico Valepróximo ao Jardim Camburi, que além de áreas de lazer reúne atrações interativas. Se estiver na capital na época do Natal, o Parque Moscoso, no centro, recebe uma decoração para lá de especial.

8. FEIRINHA DA PRAÇA DOS NAMORADOS

Feirinha da Praça dos Namorados

Na Praia do Canto acontece de sexta a domingo a partir das 18h a feirinha de artesanato e gastronomia mais tradicional de Vitória, conhecida como "Feirinha da Praça dos Namorados".

São dezenas de barraquinhas de souvenirs, bordados, roupas, objetos de decoração, bijuterias, e diversas delícias como churros, lanches, churrasco, tapiocas, bolos, etc. Uma tentação! Aproveite para experimentar a torta capixaba, iguaria típica do estado

9. TRIÂNGULO DAS BERMUDAS

Triângulo das Bermudas Vitória ES

O Triângulo das Bermudas é o point de Vitória, trata-se de uma área entre as Ruas Joaquim Lírio e João da Cruz, na Praia do Canto, que reúne diversos bares e restaurantes, portanto, é ali que acontece a noite mais boêmia e badalada da cidade.

10. CAPIXABA BUSTOUR

City Tour Vitória e Vila Velha
Travessia de Vitória para Vila Velha no Ônibus Panorâmico

Muitos lugares que citamos acima estão no roteiro do Capixaba Bustour, o ônibus turístico, com vista panorâmica, que faz um City Tour por Vitória e Vila Velha. O Passeio é operado com exclusividade pela Capixaba Turismo, acontece geralmente aos finais de semana com partida próximo ao Píer de Iemanjá, na Praia de Camburi, mas é necessário agendar antes. Veja valores e outras dicas no post completo do Bus.

11. VILA VELHA

Vitória e Vila Velha roteiro
Convento da Penha - Vila Velha

Vitória e Vila Velha são como Recife e Olinda, Gramado e Canela, ou seja, cidades vizinhas que se completam!

Basta atravessar a Terceira Ponte que em menos de 10 km você estará diante de algumas das principais atrações do estado como o Convento da Penha, o Morro do Moreno e a Fábrica de chocolates Garoto, além disso Vila Velha possui ótimos restaurantes e lindas praias, a mais badalada é a Praia da Costa. Veja todas as dicas no post "O que fazer em Vila Velha"

12. GUARAPARI

Guarapari - ES
Praia das Castanheiras - Guarapari

Guarapari, litoral sul a cerca de 60 km de Vitória, reúne algumas das praias mais lindas e famosas do Espírito Santo, entre elas Meaípe, Bacutia, Praia do Morro, Areia Preta, Castanheiras... são mais de 50 praias para todos os estilos!


Passeio de Vitória a Guarapari
Praia da Bacutia - Guarapari

Dá para conhecer Guarapari através de um bate e volta, mas se puder fique ao menos 2 noites para visitar as principais praias, fazer o passeio de escuna, curtir as feirinhas de artesanato, os restaurantes... a cidade é uma delícia! Veja as dicas de como chegar, onde ficar, onde comer e o que fazer em Guarapari.

13. MANGUINHOS

Passeio de Vitória a Manguinhos

A menos de 25 km de Vitória, sentido litoral norte do estado, fica o Balneário de Manguinhos, na Serra, um lugar que ainda preserva o clima de vilarejo com belas praias e ótimos restaurantes de frutos do mar.


Praia de Manguinhos Vitória

Uma das melhores formas de conhecer Manguinhos é através de um passeio bate e volta de Vitória ou Vila Velha, o roteiro inclui as Paneleiras de Goiabeiras e uma das melhores praias do Balneário, a Praia da Chaleirinha, com um restaurante perfeito para experimentar a Moqueca Capixaba. Veja todas as dicas no post completo sobre Manguinhos.

14. BUDA GIGANTE

Buda Gigante

O Buda Gigante é a mais nova atração do Espírito Santo, mas já se tornou uma das mais visitadas, afinal é a segunda maior estátua de Buda do Mundo, destaque até em mídias internacionais. Fica em Ibiraçu, a 65 km da capital, e a entrada é gratuita.

O sucesso do Buda Gigante é tanto que entrou no roteiro das melhores agências de turismo, portanto, dá para conhecer através de um passeio saindo de Vitória ou Vila Velha, explicamos tudo AQUI.

15. PEDRA AZUL, MONTANHAS CAPIXABAS

Passeio de Vitória a Pedra Azul - Montanhas Capixabas

A Pedra Azul é o destino mais charmoso e acolhedor do Espírito Santo, fica em Domingos Martins, numa região conhecida como "Montanhas Capixabas", cerca de 90 km de Vitória.

O clima ameno, as pousadas, os famosos cafés e a gastronomia, influenciada pelos imigrantes italianos e alemães, atrai capixabas e turistas de todas as partes, foi até cenário de novela da globo. Você pode ir de carro, de ônibus ou através de um passeio bate e volta. Veja as dicas de como chegar a Pedra Azul.

Melhor blog de viagem do Espírito Santo
Nós duas curtindo Vitória - ES :)

Enfim, como você podem ver o Espírito Santo é um lugar surpreendente e há muito o que fazer em Vitória, partiu Vix? Tem que ir! :)


Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e também no Facebook, Twitter, TikTok e Pinterest 😘

Booking.com

Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir