Tem que ir: Santa Maria de Jetibá - ES: a cidade mais pomerana do Brasil ,

Destaques

POSTS RECENTES

Santa Maria de Jetibá - ES: a cidade mais pomerana do Brasil

06 março 2024
Santa Maria de Jetibá Turismo

Santa Maria de Jetibá é um destino capixaba que encanta por suas belezas naturais e pela rica cultura influenciada pelos imigrantes pomeranos. A cidade, localizada na região serrana do Espírito Santo, possui construções no estilo enxaimel, população que fala pomerano e uma série de atrativos que a fizeram ganhar o título de “município mais pomerano do Brasil”.

Neste post vamos dar todas as dicas de Santa Maria de Jetibá: como chegar, o que fazer, onde ficar e muito mais desse pedacinho especial do Espírito Santo. Tem que ir!

COMO CHEGAR A SANTA MARIA DE JETIBÁ

Pedra do Garrafão
Região do Garrafão

Santa Maria de Jetibá fica a 85 km de Vitória, próximo das cidades de Santa Teresa e Santa Leopoldina, formando um roteiro turístico conhecido como “Três Santas".


De Vitória a Santa Maria de Jetibá
Sítio Nosso Recanto

A melhor forma de chegar a Santa Maria de Jetibá e circular pelos atrativos da região é de carro, o acesso é pela ES-264 (passando por Santa Leopoldina); pela BR-262 (passando por Domingos Martins) ou pela BR-101 (passando por Santa Teresa, neste trajeto tem pedágio).

Ônibus Santa Maria de Jetibá

Da Rodoviária de Vitória parte diariamente ônibus para Santa Maria de Jetibá em diversos horários entre 6h e 18h. A viagem dura cerca de 2h30 e a passagem custa em média R$35,00.

QUANDO IR A SANTA MARIA DE JETIBÁ

Quando ir a Santa Maria de Jetibá
Recanto da Pedra

Santa Maria de Jetibá é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, claro que para circular pela cidade e pelos sítios que oferecem atrações ao ar livre é melhor evitar dias muito chuvosos, que são mais frequentes nos meses de novembro, dezembro, janeiro e março, no entanto, basta um final de semana ou feriado para capixabas e turistas darem uma escapadinha para curtir Santa Maria de Jetibá e as demais cidades da região serrana do Espírito Santo

Santa Maria de Jetibá temperatura, chuvas
Clima em Santa Maria de Jetibá 

A melhor época para visitar Santa Maria de Jetibá é no período das festas que agitam a cidade e nos permitem vivenciar ainda mais a cultura pomerana, como a "Festa Pomerana" que acontece entre o final de abril e maio, a "Festa da Imigração Pomerana no Espírito Santo" em junho, unindo com a "Pommer Bier" (festa da cerveja), a "Festa do Colono" no final de julho e por aí vai. A programação das festas em Santa Maria de Jetibá é divulgada nos perfis oficiais da prefeitura.


Festa Pomerana Santa Maria de Jetibá
Família Waiands Huus

Santa Maria de Jetibá tem um clima típico de serra, mesmo com dias quentes no verão as manhãs e noites costumam ser bem frescas, já no inverno vá preparado para enfrentar temperaturas próximas de Zero graus, principalmente nas áreas mais altas do munícipio, como a região do Garrafão. 

ONDE FICAR EM SANTA MARIA DE JETIBÁ

Chalé Garrafão Santa Maria de Jetibá
Chalé Garrafão - Recanto da Pedra

Santa Maria de Jetibá pode até ser visitada através de um "bate-volta" de Vitória, Vila Velha ou Domingos Martins, mas a cidade possui tantos atrativos que o ideal é passar ao menos 2 noites por lá.


Onde se hospedar em Santa Maria de Jetibá
Chalé de Vidro - Recanto da Pedra

Na área rural de Santa Maria de Jetibá há propriedades que oferecem opções de hospedagem ideais para quem deseja descansar em meio a natureza. Uma das mais interessantes é o Chalé em formato de Garrafão, a Casinha Pomerana e o Chalé de Vidro no Sítio Recanto da Pedra, um lugar encantador, ficamos nele e amamos!


Melhor hotel Santa Maria de Jetibá
Chalé típico pomerano - Recanto da Pedra

O Sitio Nosso Recanto e o Sítio Nosso Lar também são ótimas opções de hospedagem em Santa Maria de Jetibá para quem busca unir o clima de interior com um "q" de sofisticação. Já o Café Pomerano funciona como "cama e café"  em ambiente familiar, ótima opção para quem deseja economizar. 


Santa Maria de Jetibá melhores pousadas
Chalé do Recanto Nosso Lar

Se preferir ficar no centrinho de Santa Maria de Jetibá, o Hotel Pommerhaus é uma boa opção. Veja também nossas dicas de onde ficar em Vitória e Vila Velha.
 

O QUE FAZER EM SANTA MARIA DE JETIBÁ

Santa Maria de Jetibá ES
Passeio de Buggy até a Pedra do Garrafão

Santa Maria de Jetibá oferece atividades que envolvem aventura, o agroturismo e diversas atrações que misturam perfeitamente o clima do interior capixaba com a cultura europeia.

O roteiro a seguir foi feito em 2 dias, confira as dicas do que fazer em Santa Maria de Jetibá.

1. PRAÇA DO IMIGRANTE POMERANO

Roteiro Santa Maria de Jetibá

Comece seu roteiro em Santa Maria de Jetibá através de um passeio pelo centrinho, em especial a Praça do Imigrante Pomerano, principal cartão postal da cidade.

No centro da Praça fica o Monumento ao Imigrante Pomerano, construído em homenagem aos 150 anos da imigração pomerana no Espírito Santo, e também a sede da Prefeitura Municipal, um belo edifício no estilo enxaimel com janelas brancas e paredes azuis, em referência ao céu da antiga Pomerânia;

Praça do Imigrante Pomerano

Curiosidade: Pomerânia era uma região situada entre a Polônia e a Alemanha, no continente europeu, extinta após a Segunda Guerra Mundial.


Santa Maria de Jetibá curiosidades

Em Santa Maria de Jetibá você também verá monumentos em homenagem as "galinhas", é que o município é o maior produtor de ovos de galinha do Brasil, conhecido inclusive como a "Capital Nacional do Ovo".

2. AV. FREDERICO GRULKE

Santa Maria de Jetibá es

Além de reunir atrações como o Letreiro "Eu Amo SMJ" e a Casa do Artesão, a  Av. Frederico Grulke é a principal rua do comércio, referência em Santa Maria de Jetibá. Tem que ir!

Santa Maria de Jetibá centro

Ali há posto de gasolina, bancos, farmácias e lojas que oferecem de tudo: roupas, calçados, artigos de decoração e as amadas lembrancinhas da viagem. Há inclusive um amplo estacionamento gratuito para que possamos deixar o carro e passear com tranquilidade. 

Santa Maria de Jetibá lojas
Lembrancinhas de viagem no comércio de Santa Maria de Jetibá
Santa Maria de Jetibá compras

Tome como referência nesta avenida a Praça Florêncio Augusto Berger, é nela que fica o letreiro e a Casa do Artesão, um lugar que funciona numa casinha típica pomerana, perfeita para fotografar, comprar artesanatos e souvenir.

Dicas de Santa Maria de Jetibá
Casa do Artesão
Artesanatos Santa Maria de Jetibá

A poucos passos dali fica também a belíssima Igreja de Confissão Luterana e o Museu da Imigração Pomerana, com um acervo que reúne fotos e objetos que retratam a chegada dos primeiros imigrantes Alemães e Pomeranos no Espírito Santo e no município de Santa Maria de Jetibá. 

3. PEDRA DO GARRAFÃO

Santa Maria de Jetibá

A Pedra do Garrafão é um dos lugares mais imperdíveis de Santa Maria de Jetibá e certamente uma das mais belas Maravilhas Naturais do Espírito Santo. Tem que ir!

O ponto de partida para conhecer a Pedra do Garrafão é o Sítio Steinand, localizado em São João Garrafão, distrito de Santa Maria de Jetibá, a 38 km da sede do município. Nós chegamos através de um passeio de Buggy partindo do Sítio Recanto da Pedra, onde estávamos hospedadas.

Santa Maria de Jetibá Garrafão
Passeio de Buggy até a Pedra do Garrafão

Chegar aos pés da Pedra já é sensacional, mas existe uma trilha guiada, com agendamento prévio, que leva ao cume da Pedra do Garrafão, que tem 1.460 metros de altura, o trajeto tem cerca de 2 Km com dificuldade moderada, no entanto, é possível fazer apenas parte do percurso até o Buraco da Pedra, 800 metros para chegar num dos cartões postais da região.


O que fazer em Santa Maria de Jetibá
Buraco da Pedra, imagem: Pref. Sta Maria de Jetibá

Quando vista de longe a Pedra do Garrafão lembra o formato de um garrafão (pelo menos é o que dizem, rs), daí o nome.

4. AGROTURISMO, ATIVIDADES DE LAZER E GASTRONOMIA

Morangos Santa Maria de Jetibá
Colhendo morangos orgânicos no Sítio Bandeiras

As propriedades rurais em Santa Maria de Jetibá oferecem várias atrações e vivências aos turistas, em alguns sítios você poderá colher morangos orgânicos, em outros pescar, passear de buggy, de pedalinho, provar a gastronomia típica, cervejas e vinhos artesanais, cafés e muito mais! 

O que não pode deixar de fazer em Santa Maria de Jetibá
Passeio de Jeep no Sítio Nosso Recanto

A seguir alguns dos lugares que mais gostamos de conhecer em Santa Maria de Jetibá e que sem dúvida vale a pena incluir no seu roteiro. Tem que ir!

Waiands Huss

Waiands Huus
Dona Marineuza, matriarca da família Waiands Huus

Visitar a propriedade da família Waiands Huus foi uma das experiências mais incríveis e deliciosas que tivemos em Santa Maria de Jetibá, o local é lindo, cercado pela natureza e funciona como um memorial que preserva a cultura pomerana, sobretudo através da gastronomia.

Santa Maria de Jetibá onde comer
Delícias típicas pomeranas

O espaço oferece cerveja artesanal, café colonial e almoço típico pomerano com varias delícias que incluem aipim, carnes, saladas, sopas, sucos e outros itens preparados a "moda pomerana", o sabor nos surpreendeu, estava tudo tão bom que comemos e repetimos. O preço é único e podemos nos servir a vontade! 


Santa Maria de Jetibá almoço pomerano
Saladas e uma espécie de pizza, servida de entrada
Santa Maria de Jetibá
Pavê Pomerano

Para completar, há encenações culturais como o Ritual do Quebra-Louças, uma tradição do casamento pomerano.

Casamento Pomerano Santa Maria de Jetibá
Ritual do Quebra-Louças, Casamento Pomerano

O memorial da família está instalado numa típica casa pomerana, que por si só já tem muita história, no acervo há fotos e objetos que são verdadeiras relíquias.

Memorial Waiands Huss
Memorial Waiands Huss
Memorial Pomerano

As experiências na propriedade Waiands Huus precisam ser agendas com antecedência através do WhatsApp. Fica localizada no Alto de Santa Maria.

Sítio Recanto da Pedra

Sítio Recanto da Pedra

O Sítio Recanto da Pedra, na região do Garrafão, é perfeito para um passeio/hospedagem em família ou a dois, o espaço é todo integrado a natureza, possui lagos, lindas flores, cantinhos charmosos, passeios de buggy e alguns dos chalés mais cobiçados da região. Tem que ir!

Onde ficar em Santa Maria de Jetibá
Chalé Garrafão

Há desde chalés tradicionais até os exclusivos como o que tem formato de garrafão e o que possui paredes de vidros, um sonho de lugar! 

Sitio Recanto da Pedra
Chalé de Vidro

Foi inclusive onde nos hospedamos em Santa Maria de Jetibá, amamos a receptividade da família, o conforto, o café da manhã, a natureza e todos os detalhes desse lugar encantador. Voltaremos!

Santa Maria de Jetibá
Amamos esse lugar
Santa Maria de Jetibá

Tanto a hospedagem no Sítio Recanto da Pedra quanto as demais experiências como passeio de Buggy, precisam ser agendados com antecedência pelo WhatsApp.

Sítio Bandeira

Sítio Bandeira Santa Maria de Jetibá

O Sítio Bandeira é um dos melhores lugares para comprar morangos e verduras orgânicas em Santa Maria de Jetibá, a propriedade funciona no sistema pegue e pague, uma experiência incrível!

Colhemos morangos, tomates, pimentões... tudo isso com a Pedra do Garrafão ao fundo, completando o cenário. Amamos!

Santa Maria de Jetibá

O Sítio Bandeira fica bem próximo do  Recanto da Pedra, onde estávamos hospedadas, e foi uma das paradas do passeio de Buggy que eles oferecem pela região do Garrafão. Mais informações por WhatsApp 

Sitio Nosso Recanto

Sítio Nosso Recanto Santa Maria de Jetibá

Sítio Nosso Recanto foi um dos lugares mais encantadores que visitamos em Santa Maria de Jetibá, fica a cerca de 12 km da Pedra do Garrafão e em meio a uma natureza incrível oferece ótimos chalés e diversos atrativos como pedalinho, barco, stand up paddle no lago, pesque e pague, passeio de Jeep e outras atividades de ecoturismo. Tem que ir!

Sítio Nosso Recanto
Uma gracinha de Chalés

No dia em que fomos, o Sítio Nosso Recanto organizou uma apresentação especial do Grupo Holland Dans, que mantém viva a cultura dos imigrantes holandeses da região através da dança, é fantástico! 

Santa Maria de Jetibá
Apresentação do Grupo Holland Dans

Grupo Holland Dans também se apresenta em outras propriedades, festas,  eventos da região e de todo o Brasil, basta agendar com antecedência.   

Sítio Nosso Recanto
Influenciadores, Grupo Holland Dans, Josiane e família 

Você pode consultar valores da hospedagem e dos atrativos do Sítio Nosso Recanto através do WhatsApp. Fomos muito bem recebidas, amamos o lugar!

Sítio Vale Verde

Sítio Vale Verde

Sítio Vale Verde é pioneiro na agricultura orgânica e familiar em Santa Maria de Jetibá, além disso, eles oferecem os belos espaços do sítio para realização de eventos, confraternizações, almoços e jantares tipicamente pomeranos, preparados no fogão a lenha, com aquele gostinho único de comida do interior, uma delícia!

Santa Maria de Jetibá restaurantes

A experiência no Sítio Vale Verde foi uma das que mais gostamos durante nossa viagem a Santa Maria de Jetibá, fomos recebidas ao som da concertina, instrumento típico trazido pelos imigrantes pomeranos, e escutamos dos queridos anfitriões várias histórias e curiosidades dessa cultura linda!

Sítio Vale Verde Santa Maria de Jetibá
Aprendendo a tocar com Gugu da Concertina
Santa Maria de Jetibá agroturismo
Dona Gisila e Sr. Valdemar, foi um imenso prazer!

O Sitio Vale Verde fica localizado próximo ao centro de Santa Maria de Jetibá. As experiências devem ser agendadas com antecedência pelo WhatsApp.

Café Pomerano

Café Pomerano Santa Maria de Jetibá
Influenciadores, Sec.Turismo SMJ e família Café Pomerano

O Café Pomerano é um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro em Santa Maria de Jetibá, tem que ir! O espaço é delicioso em todos os sentidos.

Café Pomerano Santa Maria de Jetibá

Você terá a oportunidade de tomar um café colonial, típico do casamento pomerano, repleto de delícias como o pão Brote, linguiça artesanal e o bolo ladrão, eleito nosso quitute pomerano preferido!

Onde comer em Santa Maria de Jetibá
Delícias do Café Pomerano
Onde comer em Santa Maria de Jetibá

Café Pomerano também se destaca na região pela fabricação de licores e vinhos artesanais, alguns de sabores exclusivos como o vinho de Jambo, não deixem de experimentar! Nós também amamos o vinho de Jabuticaba (suave na medida certa) se gostar de algo mais intenso escolha o de Laranja.

O que fazer em Santa Maria de Jetibá
Vinhos, licores e outros itens de fabricação própria
melhor vinho Santa Maria de Jetibá

A propriedade também funciona como "Cama e café", com bons quartos para hospedar desde casais até grupos. Fica localizado a cerca de 6 km do centrinho de Santa Maria de Jetibá. Informações, reservas e agendamento por WhatsApp.

Sitio Recanto Nosso Lar

Sítio Recanto Nosso Lar

O Sítio Recanto Nosso Lar é um dos mais bonitos e sofisticados em Santa Maria de Jetibá, repleto de cantinhos charmosos, flores, lagos, pequenas cachoeiras, animais e belos chalés, com destaque para a Casa na Árvore.

Santa Maria de Jetibá turismo

Estávamos só de visita, mas confesso que a vontade era de ficar o final de semana inteirinho nesse lugar, ficamos encantadas!

Santa Maria de Jetibá
Lugar apaixonante!
O que visitar em Santa Maria de Jetibá

O Sítio Recanto Nosso Lar fica localizado a cerca de 30 km do centrinho de Santa Maria de Jetibá, na "Rota do Garrafão", mais informações e agendamento através do WhatsApp.

Sítio do Português

Sítio do Português Santa Maria de Jetibá

Em 2013 o agricultor António João Ribeiro Branco deixou sua terra natal, Alvados em Portugal, e trouxe a cultura da fruticultura orgânica para Santa Maria de Jetibá, deste então sua propriedade, localizada na região do Garrafão, passou a ser conhecida como o "Sítio do Português".

Santa Maria de Jetibá roteiro agroturismo

Ele viu no clima, na altitude e nas condições do solo da região, um lugar ideal para a produção de pêssego, pitaya, lichia e principalmente uvas e morangos orgânicos deliciosos! Além das frutas em natura que podemos "pegar e levar", o Sítio do Português produz geleias e um vinho artesanal maravilhoso, que lembra o Vinho do Porto. Agendamento e informações por WhatsApp.

Orgânicos Hammer Tesch

Sitio Hammer Tesch
Dona Selene - Matriarca do Sitio Hammer Tesch

O Sítio Hammer Tesch é referência em Santa Maria de Jetibá pela produção de alimentos orgânicos, com destaque para as centenas de espécies de chás, temperos, flores comestíveis e ervas medicinais.

Santa Maria de Jetibá chás e ervas medicinais

Podemos conhecer o processo de produção, sentir, provar e comprar as especiarias, uma experiência repleta de aromas. Fica localizado na Zona Rural, Alto de Santa Maria de Jetibá, mais informações e agendamento por WhatsApp.

SANTA MARIA DE JETIBÁ, UM DOS LUGARES MAIS ACOLHEDORES DO ESPÍRITO SANTO

Santa Maria de Jetibá es
Confraternização no Recanto da Pedra. Obrigada Joelma e família

Uma das coisas que mais nos encantou em Santa Maria de Jetibá foi a receptividade das pessoas, em cada lugar que passamos era notável o quanto eles se orgulham e se sentem felizes em receber e compartilhar com os visitantes um pouquinho da sua cultura.

Santa Maria de Jetibá es
Bianca e Tiago do Grupo Holland Dans

Depois dessas experiências incríveis, podemos dizer que, se você está em busca de um destino repleto de surpresas que envolvem cultura, história e natureza, não deixe de conhecer Santa Maria de Jetibá, tenho certeza que, assim como nós, você irá se apaixonar pela "Pomerânia Capixaba". Tem que ir! 

Santa Maria de Jetibá blog
Nós com @naestradacomliliajane , Matheus (@oquefazervitoria) e Niltinho (Sec. de Turismo de Sta Maria de Jetibá)


Guia completo do Espírito Santo

Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do Facebook, TikTok e X (Twitter)



Veja AQUI todos os posts do Espírito Santo

0 comments:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir