Itaúnas: dicas do vilarejo mais encantador do Espírito Santo
24 agosto 2024
Na divisa do Espírito Santo com a Bahia fica Itaúnas, um vilarejo cercado por belas dunas, praias, um centrinho animado ao ritmo do forró repleto de bons restaurantes e pousadas acolhedoras. Um verdadeiro tesouro capixaba, tanto que ganhou o apelido de "Vila Mágica".
Itaúnas é um lugar que carrega uma série de lendas e preserva sua essência de vila de pescadores, com ruas de areia nos lembrou outros destinos do Brasil como Caraíva, Trancoso, Atins e Jericoacoara. Tem que ir!
Neste post vamos dar todas as dicas de Itaúnas: como chegar, qual a melhor época para ir, onde se hospedar, o que fazer, onde comer e muito mais.
História de Itaúnas
Centro de apoio aos visitantes do Parque estadual de Itaúnas |
Antigamente a vila de Itaúnas ficava próxima ao mar, mas aos poucos as dunas começaram a avançar sobre as casas, as ruas, a igreja... até que em 1970 a vila acabou completamente soterrada pelas areias, impressionante! Com isso, os moradores foram se mudando para o outro lado do Rio Itaúnas, onde a Vila foi reconstruída e permanece até hoje.
Casa do Tamandaré - a única que restou da antiga Vila |
Vez e outra caminhando sobre as dunas é possível encontrar vestígios dos telhados das antigas casas, também conseguimos visitar a Casa do Tamandaré, a única construção que restou da época da antiga Vila de Itaúnas.
Como chegar a Itaúnas
Itaúnas está localizada no município de Conceição da Barra, no extremo norte do Espírito Santo, a cerca de 270 km de Vitória. O acesso pode ser feito de carro ou de ônibus através da BR-101. Veja o post "Como chegar a Itaúnas" com todas as dicas e valores.
Quando ir a Itaúnas
Praia de Itaúnas |
Itaúnas atrai turistas de todas as partes do Brasil e do mundo o ano todo, mas a alta temporada se dá entre os meses de dezembro a fevereiro, nos feriados prolongados e sobretudo em Julho, quando acontece o famoso festival de Forró de Itaúnas - FENFIT. Em setembro a vila também fica movimentada por conta do Festival Gastronômico Itaúnas & Sabores, além disso, o Carnaval e o Réveillon em Itaúnas são bastante disputados.
Clima em Itaúnas mês a mês |
Em relação ao clima, em Itaúnas faz calor praticamente o ano todo, mesmo no inverno dificilmente as mínimas ficam abaixo dos 21ºC, no verão as máximas se aproximam dos 30°C, os meses com maior probabilidade de chuvas são novembro e dezembro.
Centrinho de Itaúnas |
Nós fomos na segunda quinzena de agosto, pegamos dias lindos de sol e noites bem frescas, com o chamado "vento sul".
Onde ficar em Itaúnas
O centrinho da vila é o melhor lugar para se hospedar em Itaúnas, em torno da Igreja de São Sebastião estão restaurante, lojinhas e tem fácil acesso a praia e as dunas.
Vila de Itaúnas |
Em Itaúnas há hostels, pousadas charmosas e até mesmo opções mais luxuosas. Nós ficamos na Pousada Zimbauê e amamos, a localização é perfeita na Vila, tem uma estrutura linda e confortável com ótimas suítes, piscina e um café da manhã caprichado. Recomendamos!
Pousada Zimbauê |
Veja o post "Onde ficar em Itaúnas" com mais detalhes da nossa experiência e dicas de pousadas para todos os bolsos.
O que fazer em Itaúnas
Praias, dunas, trilhas e noite animada, Itaúnas é o tipo de lugar que agrada tanto quem está em busca de sossego, quanto os que gostam de se divertir com a galera. Listamos 5 atrações imperdíveis em Itaúnas:
1. Dunas de Itaúnas
Caminhar sobre as famosas Dunas de Itaúnas foi um dos momentos mais lindos da nossa viagem, especialmente na hora do pôr do sol. Tem que ir!
Trata-se de uma área de preservação ambiental que faz parte do Parque Estadual de Itaúnas, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade por suas belezas naturais, biodiversidade da mata atlântica, além é claro de toda sua riqueza histórica e cultural.
Acesso as dunas e praia de Itaúnas |
As Dunas de Itaúnas chegam a ter 30 metros de altura, ficam entre a vila e a praia, o aceso é gratuito e conta com um centro de apoio aos visitantes que além de informações, possui um acervo que conta a história da antiga Vila que foi engolida pelas dunas, funciona todos os dias de 8h às 17h.
2. Praias de Itaúnas
Praia de Itaúnas |
O litoral de Itaúnas possui cerca de 25 km entre a foz do Rio Itaúnas e a Praia do Riacho Doce, já na divisa com a Bahia.
Costa Dourada, Bahia |
Praia de Itaúnas |
Para quem tem dificuldade de atravessar as Dunas, dá para acessar a praia através da Trilha do Pescador, que fica a cerca de 1,5km da Vila, dá para ir de carro até o início da trilha e depois caminhar por cerca de 700 metros.
Praia da Trilha do Pescador |
A Praia do Riacho Doce fica a 16 km da vila e já foi eleita pela revista Viagem e Turismo como a Segunda Praia Deserta Mais Bonita do Brasil, o nome vem do riacho que corta a praia separando o Espírito Santo da Bahia.
Costa Dourada |
A Praia de Costa Dourada, a 30 km da vila de Itaúnas, é paradisíaca com falésias e manguezais compondo o lindo cenário que já faz parte do sul da Bahia, em Mucuripe. Por ali a dica é ficar na Barraca do Cláudio que tem ótima estrutura e um cardápio variado, saiba mais AQUI.
Se estiver sem carro, uma das formas de chegar a Costa Dourada é através dos passeios de Buggy e Quadriciclo que partem de Itaúnas.
3. Trilhas em Itaúnas
Trilha do Pescador |
Fazer as trilhas do Parque Estadual de Itaúnas é uma das melhores formas de aproveitar a natureza da região.
Algumas delas são longas e recomenda-se a companhia de um guia, outras são autoguiadas e podem ser feitas caminhando na maior tranquilidade como é o caso da famosa Trilha do Tamandaré e a Trilha do Pescador.
A Trilha do Tamandaré fica logo depois da ponte de Itaúnas, tem cerca de 700 metros e leva a praia e também a Casa do Tamandaré, a única construção da antiga Vila de Itaúnas que não foi soterrada.
Casa do Tamandaré |
Já a Trilha do Pescador tem início a cerca de 1,5 km da Vila, dá para ir de carro e depois fazer o percurso pela trilha facilmente caminhando por aproximadamente 10 minutos até a Praia da Pedra Grande, também conhecida como Praia da Trilha do Pescador, que é bem tranquila.
Você pode saber mais sobre as Trilhas de Itaúnas e ter todas as informações do Parque Estadual no site do IEMA.
4. Vila de Itaúnas
Além das praias, das dunas e dos passeios, a Vila de Itaúnas é uma graça, portanto, reserve um tempo da sua viagem para circular sem pressa pelas ruazinhas de areia e se encantar a cada esquina com a energia única desse lugar!
O centrinho de Itaúnas se resume em torno da Igreja de São Sebastião, são basicamente duas ruas, uma de cada lado da praça, onde há lojas, casinhas coloridas, pousadas, restaurantes e casas de forró que agitam a noite!
Praça de Itaúnas |
Outro lugar que vale a pena visitar é o Mirante de Itaúnas, que fica um pouco antes da ponte, além da bela vista para o rio, tem plaquinhas e um balanço fofo que rende várias fotos.
Mirante de Itaúnas |
Em Itaúnas tudo é muito perto, se estiver hospedado em torno da igreja, você conseguirá ir a todos esses lugares caminhando tranquilamente.
5. Curtir Forró em Itaúnas
Forró da Padaria |
Em julho é quando acontece o badalado Festival Nacional Forró de Itáunas - FENFIT, mas é possível curtir o ritmo em qualquer época do ano em casas como o Buraco do Tatu e o Bar Forró Itaúnas que principalmente no verão, feriados e finais de semana promovem festas e shows que vão até o dia raiar.
Além disso, alguns lugares tradicionais na vila como o Café Brasil e o Forró da Padaria sempre oferecem música ao vivo para dançar o bom forró pé de serra em Itaúnas.
Onde comer em Itaúnas
Restaurante Dona Tereza |
Itaúnas surpreende quando o assunto é gastronomia, além da famosa Moqueca Capixaba, os restaurantes da vila oferecem opções para todos os gostos, incluindo deliciosos pratos da culinária contemporânea, tanto que em setembro o Festival Itaúnas e Sabores atrai pessoas de todas as partes, um sucesso!
Xique Xique Itaúnas |
A maioria dos bares e restaurantes em Itaúnas estão localizados no centrinho da vila, em torno da Praça, a noite ali é animada com mesinhas espalhadas nas calçadas, música ao vivo, forrózinho pé de serra... um clima bem legal! Além disso, na Praia de Itaúnas há ótimas barracas para comer, beber e petiscar no melhor estilo pé na areia.
Barraca do Itamar |
Veja o post "Onde comer em Itaúnas" com nossas deliciosas experiências e dicas.
+ Dicas de Itaúnas
Vila de Itaúnas |
• Itaúnas tem ruas de areia, faz calor e é cercada pela mata atlântica, portanto, invista em roupas leves, chinelo, sandálias, não esqueça o protetor solar e o repelente.
Lojinha Zimbauê |
• Não tem caixa eletrônico em Itaúnas, muito menos bancos, no entanto, a maioria dos estabelecimentos aceitam cartões e Pix, ainda assim leve um pouco de dinheiro vivo para alguma eventualidade.
Dunas de Itaúnas |
• Não tem posto de gasolina em Itaúnas, o mais próximo fica a 24 km da vila, em Conceição da Barra, portanto não esqueça de abastecer o veículo antes de pegar o acesso a Vila.
Ponte do Rio Itaúnas entre a praia e o centrinho da Vila |
• Estacionar o carro nas ruas de Itaúnas é tranquilo no quesito segurança, já em relação as vagas, na baixa temporada você irá encontrar facilmente, porém em meses de eventos como o Festival de Forró, Réveillon, etc, pode ser que você tenha que deixar o carro a um ou dois quarteirões do centrinho, mas, se assim como nós você estiver hospedado no centro, conseguirá fazer tudo caminhando.
• Tem sinal de Internet em Itaúnas, além de Wi-fi disponibilizado nas pousadas e nos restaurantes da vila, a internet da claro, vivo e Tim pegam bem!
Trilha do Tamandaré |
• Diferente dos Lençóis Maranhenses, as Dunas do Parque Nacional de Itaúnas são quentes, portanto, se estiver sol nem pense em ir descalço, pois provavelmente você não conseguirá chegar na praia.
No mais, vá de coração aberto e se deixe encantar por Itaúnas, a vila tem uma vibe única, é alegre e as pessoas são mega receptivas, certamente um dos lugares mais especiais que conhecemos no Espírito Santo. Tem que ir!
Nós duas realizando o sonho de conhecer Itaúnas - ES |
Veja Também:
Itaúnas: como chegar, onde ficar e onde comer
+ DICAS DO ESPÍRITO SANTO
CONTRATE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:
0 comments:
Postar um comentário