Tem que ir: Atins: tudo sobre o vilarejo mais charmoso dos Lençóis Maranhenses ,

Destaques

POSTS RECENTES

Atins: tudo sobre o vilarejo mais charmoso dos Lençóis Maranhenses

06 fevereiro 2024
Dicas de Atins, Lençóis Maranhenses

Para deixar sua viagem aos Lençóis Maranhenses ainda mais especial inclua Atins no seu roteiro. O vilarejo tem pousadas charmosas, boa gastronomia e ainda o privilégio de unir dunas, lagoas, rio e mar, já imaginou? Tem que ir!

Além de te apresentar Atins, neste post vamos dar dicas de como chegar, onde ficar, o que fazer, onde comer e muito mais. Confira!

CONHEÇA ATINS - LENÇÓIS MARANHENSES

Dicas de Atins Maranhão
Pôr do sol na Praia de Atins

Localizado na Foz do Rio Preguiças, Atins é um povoado que pertence a Barreirinhas. Até bem pouco tempo era mais procurado pelos amantes do kitesurf, hoje atrai turistas de todos os estilos, principalmente os que estão em busca de lugares paradisíacos.


Dicas de Atins, Lençóis Maranhenses
Charme Beach Bar

O mais novo refúgio das celebridades, Atins chega a ser comparado com Jericoacoara de antigamente - antes do "bum turístico", pois as ruas são todas de areia e a vila ainda preserva aquele clima bucólico ideal para descansar e renovar as energias. 


Conheça Atins, o vilarejo nos Lençóis Maranhenses
Charme Beach Bar - Praia de Atins

Quem gosta de badalação poderá curtir a noite no Beach Club de Atins que promove festas ao ritmo do reggae e outros sons agitados por Djs.

COMO CHEGAR A ATINS

Atins
Rua Principal - Atins

Para chegar a Atins necessariamente você terá que passar por Barreirinhas, cidade a 250 km da capital São Luís considerada a principal porta de entrada dos Lençóis MaranhensesA partir de Barreirinhas são mais 30 km até Atins que podem ser feitos de veículo 4X4 ou de lancha pelo Rio Preguiças. Veja o post com todas as dicas de como chegar a Barreirinhas e Atins.

Dicas de Atins: como chegar, o que fazer, onde ficar
Porto de Atins
Como ir de Barreirinhas a Atins
Passeio/Transfer pelo Rio Preguiças para chegar em Atins

Durante a nossa viagem aos Lençóis Maranhenses nós ficamos alguns dias em Barreirinhas e outros em Atins, para fazer esse percurso de uma forma estratégica para economizar tempo (e dinheiro) nós fizemos assim:

Praia de Atins
Praia de Atins

Na ida aproveitamos o passeio pelo Rio Preguiças que sai cedo de Barreirinhas e tem como última parada Caburé, de lá a lancha atravessou o rio em 15 minutinhos para nos deixar em Atins, esse transfer já estava incluso no valor do passeio.


Atins dicas de viagem
4x4 pelas Dunas e Lagoas de Atins

Mas você pode contratar o serviço de lancha entre Barreirinhas e Atins Ida e volta, só a ida ou só a volta através deste link. No nosso caso fomos para Atins com o passeio pelo Rio Preguiças e depois reservamos só a volta Atins - Barreirinhas direto de lancha.

No valor do Transfer já está incluso o 4x4 que te pegará no porto de Atins e te levará até a sua pousada. Vale apena! Essa é a melhor forma de chegar a Atins.

QUANDO IR E ONDE FICAR EM ATINS

Atins onde ficar
Pousada Vila Aty

Foi-se o tempo que Atins oferecia apenas hostels e pousadas descoladas sem ar condicionado, hoje o vilarejo entrou para o roteiro de charme com pousadas sofisticadas como a Vila Aty Lodge, onde passamos dias maravilhosos!


Atins onde se hospedar
Nossa suíte na Vila Aty 

O melhor é se hospedar em torno da Rua Principal para facilitar a caminhada pelas ruazinhas de areia até a praia, os restaurantes, etc. Veja o post com dicas de pousadas em Atins e Barreirinhas, opções para todos os bolsos.

Booking.com

Lembrando que a melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é de junho a agosto, período em que as chuvas param e as lagoas estão cheias, Atins não é diferente, no entanto essa é a alta temporada e as melhores pousadas ficam disputadas, faça a reserva com antecedência.

Quando ir a Atins
Praia de Atins - o paraíso do Kitesurf

A partir de setembro o vilarejo de Atins também fica movimentado por conta dos torneios de Kitsurf que duram até dezembro. Veja o post com outras dicas de quando ir aos Lençóis Maranhenses.

O QUE FAZER EM ATINS

Atins o que fazer
Lagoa das Sete Mulheres - Atins

A principal atração de Atins são as dunas e as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, claro! Uma das paisagens mais lindas do Brasil.


O que tem para fazer em Atins
Uma das lindas Lagoas do Circuito Canto de Atins

O passeio mais procurado em Atins é o que visita o Canto de Atins, um pedacinho onde a praia se junta com as dunas e reúne algumas das lagoas mais bonitas da região como a Lagoa Tropical, a Lagoa das Sete Mulheres e a Lagoa da Capivara. Consulte o valor AQUI.

7 passeios imperdíveis nos Lençóis Maranhenses

Cachoeira Atins
Cachoeira do Bonzinho - Canto de Atins

Tem ainda a Cachoeira do Bonzinho, um fenômeno que ocorre no Canto de Atins quando as lagoas estão muito cheias e acabam se rompendo, formando assim pequenas quedas d'agua que correm em direção ao mar. Uma pequena maravilha da natureza!


Cachoeira de Atins
Cachoeira do Bonzinho - Atins

É também no Canto de Atins que você vai comer o camarão mais famoso dos Lençóis Maranhenses servido no Restaurante do Sr. Antônio (ou da Luzia - irmã do Sr. Antônio).


Camarão do Sr Antônio Lençóis Maranhenses
Camarão do Sr Antônio

O passeio bate e volta de Barreirinhas a Atins faz esse roteiro do Canto de Atins, ou seja, é uma boa alternativa para quem não conseguir ficar hospedado por lá, mas a gente recomenda ao menos 2 ou 3 noites em Atins para curtir tudo com calma.

As melhores pousadas em Atins

Dicas de Atins
Centrinho de Atins

Além de conhecer as lagoas de Atins você poderá fazer passeios de quadriciclo, de lancha, ver a revoada dos Guarás e ainda passar um dia relaxando a beira mar na Praia de Atins que tem um pôr do sol especial. Barzinhos e beach clubs não faltam para ver o espetáculo de camarote.

O que fazer em Atins
Beach Club de Atins - Charme Beach Bar

Quem gosta de praticar esportes poderá fazer aulas de Kite, stand up paddle no Rio Preguiças e até mesmo um trekking pelos Lençóis Maranhenses


Pôr do sol em Atins
Pôr do sol na Praia de Atins

Outros passeios clássicos como Lagoa AzulLagoa Bonita e Santo Amaro, até podem ser feitos saindo de Atins, no entanto, é mais comum (e mais barato) fazer saindo de BarreirinhasVeja o post o que fazer nos Lençóis Maranhenses com 7 passeios imperdíveis!

ONDE COMER EM ATINS

Restaurantes em Atins
Restaurante Mangue Atins

Além do famoso camarão do Sr. Antônio, no Canto de Atins, há ótimos restaurantes no vilarejo, como o Mangue e o Restaurante da Sessé para experimentar a deliciosa gastronomia maranhense a base de peixes, frutos do mar e carne de sol acompanhados do típico arroz de cuxá.


Onde comer em Atins
Lagosta com arroz de cuxá - Mirante Restaurante

Mas as opções não param por aí, Atins recebe visitantes de todas as partes do mundo então há opções de massas, pizza, hambúrguer e muito mais. Além disso, as melhores pousadas de Atins também contam com excelentes restaurantes, a maioria deles abertos ao público, como é o caso do Mirante, o restaurante da Atins Charme Chalés.


Atins onde comer
Charme Beach Bar Atins

Se quiser curtir um dia na praia de Atins em grande estilo acompanhado de bons drinks e comida boa, o Charme Beach Bar é perfeito! Veja o post onde comer nos Lençóis Maranhenses com dicas de restaurantes em Atins e Barreirinhas.

ATINS, DICAS ÚTEIS

Dicas de Atins
Pracinha do centro de Atins

Atins é um desses lugares raros do Brasil onde é possível caminhar na rua sem grandes preocupações relacionadas a segurança. Caminhamos dia e noite para lá e para cá e foi muito tranquilo.


Centro de Atins
Praia de Atins

O vilarejo é pé na areia, literalmente, então chinelo e rasteirinhas serão seus grandes companheiros, ninguém usa outra coisa em Atins. Além disso faz calor o ano inteiro então invista em roupas leves.


Ruas de Atins
Pelas ruas de Atins
Conheça o vilarejo de Atins
Uma das casas da Rua Principal de Atins, achei fofa!

Na época das chuvas (primeiro semestre) algumas ruas do Vilarejo ficam completamente alagadas se tornando praticamente impossível transitar a pé, nós fomos no início de junho e várias ruas ainda estavam assim, por isso muitas pousadas e restaurantes oferecem transfer gratuito ou de baixo custo para que a gente consiga se deslocar pela vila. Por conta da água parada também é comum encontrar algumas rãs em Atins e não esqueça o repelente!


Ruas de Atins
Ruas alagadas de Atins

Não existe táxi, muito menos Uber ou qualquer carro por aplicativo em Atins, o principal meio de transporte são os veículos 4x4 e quadriciclo.


Atins Transporte
Como se locomover em Atins - 4x4 da Pousada Vila Aty

Atins não tem um centrinho badalado como Barreirinhas para passear a noite, mas 
tem farmácia, uma ou outra loja e mercadinhos onde você consegue comprar o básico. O programa a noite em Atins é jantar nos restaurantes da Vila ou da pousada mesmo. O Beach Bar que fica na praia oferece um pouco mais de agito com música ao vivo, bandas e Dj, principalmente aos finais de semana.


O que fazer a noite em Atins
Restaurante da Pousada Atins Charme Chalés

Não tem caixa eletrônico em Atins, muito menos agências bancárias. O local mais próximo para sacar dinheiro é Barreirinhas, por outro lado a maioria dos estabelecimentos em Atins aceitam cartões e PIX.


Tudo sobre Atins, o vilarejo dos Lençóis Maranhenses
Entardecer na Praia de Atins - Vista do Charme Beach Bar

O sinal de internet chegou em Atins, portanto você consegue se conectar tranquilamente usando o Wi-fi oferecido pelas pousadas e restaurantes. O 4G (ou 5G) vai depender da sua operadora, lá o que funciona por enquanto é apenas o sinal da Vivo. Como em todo estado do Maranhão a voltagem em Atins é 220V.


Conheça Atins
Pórtico de Atins - Rua Principal

Enfim, Atins é um lugar para ir de coração aberto para curtir a natureza e essas peculiaridades simples que fazem a gente MUITO feliz. Tem que ir!

Melhor blog de viagem do Maranhão
Nós duas nos Lençóis Maranhenses - Atins. Inesquecível! :)


✓ Vaja também como chegar, onde ficar, o que fazer e onde comer nos Lençóis Maranhenses.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTok e Twitter

Booking.com

+ DICAS DO MARANHÃO


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

Pin It
2 comentários

2 comments:

  1. Respostas
    1. Ficamos muito feliz em saber que gostou das nossas dicas de Atins, esse vilarejo dos lençóis maranhenses é encantador!

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir