,

Destaques

POSTS RECENTES

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro

01 julho 2022

Lençóis Maranhenses onde se hospedar

Se você está se perguntando onde ficar nos Lençóis Maranhenses, vamos te ajudar a entender qual a melhor localização, dar dicas de pousadas e explicar as diferenças de se hospedar em Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro, as três principais bases para conhecer os Lençóis Maranhenses.

ONDE FICAR NOS LENÇÓIS MARANHENSES

Onde se hospedar para ver os Lençóis Maranhenses
Santo Amaro

Barreirinhas é a cidade que mais recebe turistas pois além de ter fácil acesso por estrada, 250 km de São Luís, é a que oferece melhor infraestrutura com vários hotéis, pousadas, lojas, bancos, além de uma orlinha animada com bares e restaurantes para curtir a noite. De Barreirinhas você consegue fazer todos os passeios mais famosos dos Lençóis Maranhenses como o circuito Lagoa Azul, Lagoa Bonita, Rio Preguiças até Caburé, bate-volta Atins, Santo Amaro e também o sobrevoo pelos Lençóis.

Onde ficar em Barreirinhas
Barreirinhas - Beira Rio, Centro

Atins fica a pouco mais de 1 hora de Barreirinhas, o acesso é por lancha ou 4x4. O lugar é privilegiado pela natureza porque além de lindas dunas e lagoas, Atins tem rio e praia, pois é lá que o Rio Preguiças desemboca no mar. Por outro lado o vilarejo é mais rústico, as ruas são todas de areia, existem pousadas charmosas, ótimos restaurantes e um Beach Club muito bacana, mas não tem um centrinho agitado para passear a noite como em Barreirinhas. Atins encanta os que preferem calmaria.

Onde ficar em Atins
Atins - Charme Beach Bar

Santo Amaro do Maranhão por sua vez é a cidade que oferece menos estrutura das três, tem clima de interior e poucas opções de pousadas, no entanto é em Santo Amaro que estão as lagoas mais lindas dos Lençóis Maranhenses e o percurso até elas é o mais curto. Santo Amaro fica a 95 km de Barreirinhas e 240 km da capital São Luís.

Onde ficar em Santo Amaro
Santo Amaro

Veja o post como chegar nos Lençóis Maranhenses com opções de transporte de São Luís a Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

Mas afinal, onde ficar nos Lenções Maranhenses: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro? 

Onde se hospedar em Barreirinhas
Barreirinhas - Av. Beira Rio

A verdade é que isso depende muito do seu estilo, os três lugares se completam e o melhor mesmo seria ficar um pouquinho em cada, mas se for sua primeira vez nos Lençóis Maranhenses, se tiver com criança e precisar de uma melhor infraestrutura, se preferir um lugar mais agitado para passear a noite ou se tiver pouco tempo, recomendo ficar em Barreirinhas para fazer os principais passeios, incluindo ao menos o bate-volta para Atins e Santo Amaro.

Barreirinhas onde se hospedar
Pousada Murici - Barreirinhas

Com dias a mais você pode fazer como nós e dividir a hospedagem, ficar 3 ou 4 dias em Barreirinhas + 2 dias em Atins, que estão na mesma rota. Para incluir Santo Amaro, o ideal é programar uma viagem de 10 dias pelos Lençóis Maranhenses para conhecer tudo com calma, considerando também o tempo de deslocamento entre essas cidades e as atrações que cada uma oferece.

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
Pousada Vila Aty - Atins

Vale lembrar que estamos falando de um dos principais destinos turísticos do Brasil, os Lençóis Maranhenses atraem visitantes de todas as partes do mundo o ano inteiro, mas as melhores pousadas (que no geral são pequenas) costumam ficar disputadas principalmente de junho a agosto (quando as lagoas estão no auge de sua beleza), portanto reserve sua hospedagem com antecedência.

A seguir vamos dar dicas dos melhores hotéis e pousadas nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

ONDE FICAR EM BARREIRINHAS

Pousada em Barreirinhas

Na hora de escolher onde se hospedar em Barreirinhas, quem está sem carro é melhor ficar em pousadas próximas ao centro, onde fica o comércio e a Avenida Beira Rio que reúne bares, restaurantes, lojas de artesanato e tem uma noite bem agradável! Para os passeios as agências buscam nas pousadas.


Pousadas em Barreirinhas centro
Centro de Barreirinhas - Av. Beira Rio

Quem está de carro ou prefere descanso poderá dar se ao luxo de se hospedar no melhor hotel de Barreirinhas, o Porto Preguiças Resort, a 3 km do centrinho, que embora não funcione no sistema All Inclusive, oferece uma estrutura 5 estrelas excelente!

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro
Porto Preguiças Resort

Mas no centro de Barreirinhas também há boas opções para quem deseja ficar bem instalado.

Nós ficamos na Pousada Murici e amamos, um dos diferenciais é que ela está a beira do Rio Preguiças, tem até uma prainha privativa aos hospedes, e ao mesmo tempo numa distância que dá para ir caminhando ao centro (apenas 700 metros). Além disso oferece uma boa estrutura com quartos confortáveis, piscina e um café da manhã gostoso com vista para o Rio. Sem dúvida um ótimo custo-benefício, veja nossa experiência na Pousada Murici.

Melhores pousadas de Barreirinhas
Pousada Murici

Entre as melhores pousadas do centro de Barreirinhas estão também o Hotel Pousada do Buriti e a Pousada do Rio, ambas com ótima estrutura e localização. Com tarifas mais amigáveis a Pousada D'Areia e a Paraíso dos Lençóis são as melhores alternativas.

Hotéis e Pousadas em Barreirinhas
Hotel Pousada do Buriti

Para quem busca uma pousada econômica no centro de Barreirinhas a dica é a Pousada Lins ou a Vitória do Lopes. Também tem hostel em Barreirinhas, entre os preferidos da galera estão o Hostel Lençóis Park, a Casa do Professor Hostel e o Z-18 Hostel.

Fora do centro além do Porto Preguiças Resort também há opções excelentes como Encantes do Nordeste, a Pousada Boa Vista, a Portal do Sol Lençóis, a Pousada Vasto Horizonte e o Gran Lençóis Flat Residence. Todos entre 3 e 4 km do centrinho.

ONDE FICAR EM ATINS

Onde se hospedar em Atins
Vilarejo de Atins - Rua Principal

A melhor localização para ficar em Atins é na Rua Principal ou nas pousadas que tem fácil acesso a Praia, assim você estará numa curta caminhada dos restaurantes e mercadinhos que existem por lá.

O charme de Atins vem atraindo cada vez mais investidores e hoje, além de hostels e pousadas descoladas que agradam a galera do Kitesurf, é possível encontrar hospedagem de luxo em Atins, todas num estilo mais intimista.


Onde ficar em Atins
Vila Aty Lodge

Entre as mais cotadas estão Vila Aty (onde passamos dias perfeitos, veja AQUI) e a Atins Charme Chalés, que além de bem localizadas, oferecem uma confortável estrutura 5 estrelas, incluindo ar condicionado, item raramente encontrado nas pousadas de Atins, fique atento a esses detalhes.

Pousadas em Atins dicas
Atins Charme Chalés

Também estão entre as melhores pousadas de Atins a Muita Paz, a La Ferme De GeorgesParaíso dos Ventos, a Vila das Águas e a Lagoa do Vento Atins Todas bem localizadas e com boa estrutura.

Onde ficar em Atins
La Ferme De Georges

Quem busca uma pousada com bom custo-benefício em Atins a dica é a Pousada Eureka (com ar condicionado) a Casa Acquamarina ou a Oka PousadaQuem prefere ficar em hostel a dica é a Casa da Praia.Atins

ONDE FICAR EM SANTO AMARO

Onde ficar em Santo Amaro do Maranhão
Pôr do sol em Santo Amaro

A vantagem de ficar em Santo Amaro é ter os Lençóis Maranhenses praticamente só para você, a cidade é bem menos procurada do que Barreirinhas e Atins, isso porque o turismo ali ainda não se desenvolveu nas mesmas proporções, portanto há menos opções de pousadas, restaurantes, etc.

Para fazer os passeios em Santo Amaro fique tranquilo, há boas agências para te levar aos principais circuitos como o da Lagoa Gaivota, Betânia e Emendadas.

7 Passeios imperdíveis nos Lençóis Maranhenses

Onde se hospedar em Santo Amaro
Pousada Rancho das Dunas

Santo Amaro até tem um centrinho com algum comércio e restaurantes, no entanto a maioria das pousadas ficam distantes, por outro lado elas estão mais próximas do Parque Nacional dos Lençóis.

O melhor lugar para se hospedar em Santo Amaro é a Pousada Rancho das Dunas, que além de charmosa, tem um restaurante muito bom.

Onde ficar em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro
Ciamat Camp 

Outras ótima opção para ficar em Santo Amaro é a Vila do Junco (que tem um conceito sustentável muito bacana) e a Ciamat Camp (que fica a beira rio).

Quem busca uma pousada econômica em Santo Amaro pode ficar na Quintal de Areias, na Vila Capininga Ecopousada, na Pousada Luz ou na Pousada Paraísoque apesar de mais simples são muito bem avaliadas.

Dicas de Santo Amaro do Maranhão

Hotéis e Pousadas nos Lençóis Maranhenses
Pousada Quinta de Areias

Já escolheu onde ficar nos Lençóis Maranhenses? Espero ter ajudado com as dicas e que seus dias nesse paraíso sejam muito felizes. 💙 Tem que ir!

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses dicas blog
Nós duas curtindo os Lençóis Maranhenses, inesquecível! :)

✓ Veja as dicas essenciais dos Lençóis Maranhenses para te ajudar a entender quando ir e tudo mais desse destino espetacular do nosso Brasil.

Onde ficar em São Luís: melhores bairros e hotéis

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTokTwitter e Pinterest 😘

Booking.com


Onde comer nos Lençóis Maranhenses

O que fazer em São Luís: 10 dicas

Maranhão pratos típicos e onde comer em São Luís

Todas os posts do Maranhão

RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:







0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir