,

Destaques

POSTS RECENTES

Lençóis Maranhenses: tudo que você precisa saber

02 julho 2022
Lençóis Maranhenses dicas de viagem

Único, lindo, surpreendente, emocionante... nem com um milhão de adjetivos eu conseguiria descrever o que vi e senti ao pisar nos Lençóis Maranhenses, o maior campo de dunas da América do Sul. Parece um deserto, só que a água ali não é miragem, mas sim lagoas de água doce que cercadas por areia branquinha formam uma das paisagens mais espetaculares do mundo. Tem que ir!

Lençóis Maranhenses dicas de turismo
Santo Amaro do Maranhão - Lagoa da Ilha

Quem nunca sonhou em conhecer os Lençóis Maranhenses? Se a sua hora chegou vamos te ajudar a entender qual a melhor época para ir, como chegar, onde ficar, principais passeios e tudo que você precisa saber para programar uma viagem aos Lençóis Maranhenses. Confira!

LENÇÓIS MARANHENSES: QUANDO IR

Lençóis Maranhenses quando ir
Circuito Lagoa Bonita

Se você quer conhecer os Lençóis Maranhenses no auge da sua beleza vá entre os meses de junho e agosto, vou explicar o por quê:

As lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são formadas pelas chuvas que caem num grande volume entre janeiro e maio, em junho a chuvas diminuem e as lagoas estão completamente cheias, elas permanecem com bastante água até agosto e com sorte, até o comecinho de setembro. A partir de outubro entra a época de seca e as principais lagoas aos poucos desaparecem. 

Época de chuvas nos Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses clima mês a mês - Fonte: climatempo

Justamente por esse motivo é que de junho a agosto é considerado alta temporada nos Lençóis Maranhenses, nessa época as melhores pousadas ficam disputadas e os passeios mais concorridos. 

Uma alternativa para fugir da alta temporada nos Lençóis Maranhenses é o mês de maio, pois apesar do tempo instável com chance de chuvas, as lagoas já estão cheias. Final de agosto ou comecinho de setembro também pode ser uma boa.


Lençóis Maranhenses quando as lagoas estão cheias
Circuito Atins

Ir aos Lençóis Maranhenses de janeiro a abril (época de chuvas) ou de outubro a dezembro (período de seca) até dá para aproveitar, mas sem gerar grandes expectativas. Você terá sim algumas lagoas para curtir, poderá fazer passeio de lancha pelo rio preguiças, de quadriciclo pelas dunas... será lindo de qualquer forma.


Lençóis Maranhenses melhor época para conhecer
Circuito Lagoa Azul

Nós fomos no comecinho de junho, inicio da alta temporada, foi ótimo! Embora bastante movimentado, o fluxo de visitantes nos Lençóis Maranhenses aumenta mesmo em julho e agosto por conta das férias dos brasileiros e dos europeus. As lagoas estavam cheias e os 7 dias que ficamos por lá foram de bastante sol e calor, apenas 1 dia choveu a ponto de atrapalhar um pouco o passeio.

LENÇÓIS MARANHENSES: COMO CHEGAR

Dicas dos Lençóis Maranhenses
Atins

Os Lençóis Maranhenses estão a cerca de 250 km da capital São Luís, numa área que ocupa 155 mil hectares protegida e controlada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.


viagem Lençóis Maranhenses
Circuito Lagoa Bonita

Os passeios pelas Dunas e Lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses partem principalmente da cidade de Barreirinhas, que é considerada "a capital dos Lençóis" por oferecer melhor infraestrutura; Atins, que é um charmoso vilarejo que se chega a partir de Barreirinhas; e Santo Amaro, que apesar de não ter tanta infraestrutura possui algumas das lagoas mais lindas dos Lençóis.


Dicas de como chegar aos Lençóis Maranhenses
Vilarejo de Atins

Barreirinhas (250 km) é a que tem mais fácil acesso, para chegar há opções de transfer saindo do aeroporto ou dos hotéis de São Luís, ônibus, cooperativa de taxi, pode ir de carro, etc; 
Atins se chega de lancha ou veículos 4x4 que partem de Barreirinhas (30 km); Para chegar a Santo Amaro tem transfer de São Luís (240 km) ou Barreirinhas (90 Km). Nós fizemos todos os traslados e passeios com a agência Taguatur, recomendamos!


Atins
Praia de Atins

Veja o post como chegar nos Lençóis Maranhenses com todas as opções de transporte para chegar em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro, incluindo valores.

ONDE FICAR NOS LENÇÓIS MARANHENSES

Lençóis Maranhenses dicas
Pousada Vila Aty - Atins

Na hora de escolher
onde ficar nos Lençóis Maranhenses é importante que você entenda que existem três bases: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro, cada uma com características bem diferentes!


Lençóis Maranhenses onde ficar: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro
Cidade de Barreirinhas

Barreirinhas é a que recebe o maior número de turistas por oferecer mais opções de pousadas, hotéis, bares e restaurantes que agitam a noite as margens do Rio Preguiças. Também é de lá que parte a maioria dos passeios pelos Lençóis Maranhenses.


Pousadas em Barreirinhas
Pousada Murici - Barreirinhas

Atins é para quem deseja ficar "pé na areia", literalmente! O vilarejo não tem asfalto e além de estar cercado pelas dunas e lagoas dos Lençóis, fica a beira mar, na Foz do Rio Preguiças. Atins tem restaurantes, um beach bar bacana, pousadas charmosas e vem se tornando um dos lugares mais desejados dos Lençóis Maranhenses, uma espécie de Jericoacoara, só que mais tímida, por enquanto!


Lençóis Maranhenses Atins
Atins - Charme Beach Bar

Santo Amaro do Maranhão é para quem prioriza o contato com a natureza e busca ainda mais tranquilidade em meio a algumas das paisagens mais lindas do Lençóis Maranhenses. No entanto a cidade é menos desenvolvida para o turismo e oferece poucas opções de pousadas e restaurantes.


Lençóis Maranhenses dicas blog de viagem
Santo Amaro - Lagoa do Recanto

Veja o post completo onde ficar nos Lençóis Maranhenses que falamos mais das diferenças e da melhor localização para se hospedar em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro, incluindo dicas de hotéis, pousadas e Resorts.

O QUE FAZER E QUANTOS DIAS FICAR



Dicas de viagem aos Lençóis Maranhenses
Santo Amaro - Circuito Gaivota e Andorinha

Num roteiro de 5 a 7 dias nos Lençóis Maranhenses você poderá dividir a hospedagem entre Barreirinhas e Atins para curtir a praia, as lagoas e aproveitar todo o charme do Vilarejo, ou então ficar uns dias em Santo Amaro para fazer o famoso circuito das Emendadas.

 Hotéis em Barreirinhas com desconto

O que tem para fazer nos Lençóis Maranhenses
Praia de Atins

Se quiser ficar um pouco em cada uma das três bases para conhecer tudo com calma, o ideal seria 10 dias de viagem pelos Lençóis Maranhenses.

Também vale muito a pena ficar ao menos 2 ou 3 dias em São Luís. A capital maranhense tem um centro histórico riquíssimo (Patrimônio Mundial da Humanidade), gastronomia excelente e noite animada ao ritmo do reggae.

Dicas de hotéis em São Luís

Maranhão dicas de viagem
Centro Histórico de São Luís

Antes de organizar o seu roteiro, veja o post com 7 passeios imperdíveis nos Lençóis Maranhenses e também as dicas do que fazer em São Luís.

ONDE COMER NOS LENÇÓIS MARANHENSES

Lençóis Maranhenses dicas de restaurantes
Restaurante Bambaê - Barreirinhas

Barreirinhas é a cidade que oferece mais opções de bares e restaurantes para você comer o que quiser, inclusive a típica culinária maranhense a base de peixes, frutos do mar, carne de sol e o tradicional arroz de cuxá. A noite em Barreirinhas é a mais animada!


Lençóis Maranhenses a noite
O "point de Barreirinhas" - Av. Beira Rio

Em Atins e Santo Amaro você irá encontrar bons restaurantes, muitos deles ficam nas pousadas, mas são abertos ao público. Veja o post "Onde comer nos Lençóis Maranhenses" com várias dicas. 

LENÇÓIS MARANHENSES: DICAS ÚTEIS E CURIOSIDADES

Viagem Lençóis Maranhenses
Circuito Canto de Atins

 Até o momento não existe taxa para entrar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, portanto o acesso as dunas e lagoas é gratuito. No entanto os passeios devem ser feitos com guias através das agências de turismo e tem custo médio de R$120,00 por pessoa (em julho de 2022).


Lençóis Maranhenses quanto custa os passeios
Santo Amaro - Circuito Betânia

• Quem está em Atins ou Santo Amaro, que ficam mais próximas dos Lençóis Maranhenses, até consegue chegar nas Dunas e Lagoas por conta própria através de uma longa caminhada, mas a presença de um guia é altamente recomendado. Já imaginou você em baixo do sol de 40 graus perdido em meio ao "deserto brasileiro"? Melhor não, né! Internet? Esquece.


Lençóis Maranhenses: quando ir, como chegar, onde se hospedar

• Apenas veículos credenciados pelo ICMBio podem circular em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, portanto, se quiser ir de carro tenha em mente que será apenas para chegar ou circular na cidade de Barreirinhas.

Lençóis Maranhenses roteiro

Em Atins não se chega de carro e em Santo Amaro só até a entrada da cidade, depois os visitantes devem obrigatoriamente deixar o carro no estacionamento Municipal e seguir com um veículo local, seja para ir até o Parque ou até a pousada.

 Seguro viagem pelo menor valor da internet

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Circuito Lagoa Bonita

• Tanto em Barreirinhas quanto em Santo Amaro existem agências bancárias e caixas eletrônicos 24 horas, em Atins não tem. Muitos estabelecimentos aceitam cartões, mas nem todos, leve dinheiro principalmente durante os passeios para  comprar água ou uma tapioca por exemplo.

Lençóis Maranhenses dicas úteis
Praia de Atins

• Você pode levar água, refri e lanchinhos nos Lençóis Maranhenses, os guias até levam uma caixa térmica e passam em mercadinhos entes de começar os passeios, mas bebidas alcóolicas não são autorizadas, há inclusive fiscalização e multa.

Lençóis Maranhenses o que fazer
Lagoa das Sete Mulheres - Atins

• Faz muito sol e calor em meio as dunas, mas as areias dos Lençóis Maranhenses não são quentes como as da praia, isso graças aos lençóis freáticos, ou seja, em baixo delas existe uma camada de água que resfria as dunas e quando essas águas transbordam é que são formadas as lagoas.


Dicas dos Lençóis Maranhenses
Circuito Atins

• 
Lagoas de água doce, calmas e cristalinas que você pode nadar, pular e se refrescar a vontade, a temperatura da água é super agradável. Algumas lagoas são rasinhas, outras beeem fundas, principalmente ao se afastar da margem.


Lençóis Maranhenses
Tem para todos os estilos - Circuito Lagoa Azul
viagem Lençóis Maranhenses

• Os passeios nos Lençóis Maranhenses podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive crianças. A maioria não exige longas caminhadas, os carros param pertinho das lagoas. 


Lençóis Maranhenses dicas blog de viagem
Pôr do sol nas Lagoas de Atins

• Para ser sincera, o que mais "incomoda" é o percurso de 4x4 entre Barreirinhas até o Parque Nacional, porque dura sempre em torno de 1h balançando. Para evitar isso só ficando em Santo Amaro, que está a 15 minutinhos do Parque. Atins também está mais próximo, no entanto, para fazer alguns passeios saindo de Atins, como Lagoa Azul e Bonita, também tem que fazer um longo percurso.


Lençóis Maranhenses passeios
Percurso Barreirinhas - Parque Nacional dos Lençóis

• Uma curiosidade: o nome Lençóis Maranhenses tem origem por causa do visual que, visto do alto, fazem as dunas parecerem lençóis amassados, hehe!


Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Fazendo jus ao nome Lençóis Maranhenses :)

Enfim, espero ter ajudado com as dicas e que você aproveite muuuuuito sua viagem aos Lençóis Maranhenses, um destino que atrai pessoas de todas as partes do mundo e nós brasileiros temos o privilégio de ter essa beleza única bem no nosso quintal. 💙 Tem que ir! :)

Lençóis Maranhenses dicas blog Tem que ir
Nós duas nos Lençóis Maranhenses, sonho realizado! :)

Lençóis Maranhenses: como chegaronde ficar, o que fazer e onde comer.

São Luís: onde ficar, o que fazer e onde comer.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe também nossas páginas do FacebookTikTokTwitter e Pinterest 😘

Booking.com

Veja Também:







Todas as dicas do Maranhão


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir