Tem que ir: 5 Dicas do que fazer em Guarapari - ES ,

Destaques

POSTS RECENTES

5 Dicas do que fazer em Guarapari - ES

21 janeiro 2024
Guarapari, principais atrações

Não é à toa que Guarapari, a 60 km de Vitória, é uma das cidades mais queridinhas e visitadas do Espírito Santo. Praias lindas e lugares interessantes para conhecer é o que não falta no balneário, mas reunimos 5 dicas do que fazer em Guarapari: praias, feiras de artesanato e passeios que você Tem que ir!   

Veja também como chegar, onde se hospedar e onde comer em Guarapari. Se não tiver tempo para ficar na cidade, você conseguirá conhecer o básico através de um passeio bate-volta a Guarapari saindo de Vitória ou Vila Velha;

O QUE FAZER EM GUARAPARI

1. PRAIAS DE GUARAPARI

Atrações imperdíveis em Guarapari
Praia das Castanheiras, vista da Praia dos Namorados - Guarapari

A principal atração de Guarapari sem dúvida são as praias, mais de 50 formam o Balneário, fica até difícil escolher qual a mais linda! 

Na região central ficam as praias mais estruturadas de Guarapari, por isso estão entre as preferidas dos turistas na hora de se hospedar

De um lado da "ponte do canal" estão as charmosas praias das Castanheiras, Namorados, Virtudes e Areia Preta (famosa por suas areias monazíticas - com propriedade medicinais), além da "escondidinha" e linda Praia da Fonte;


Guarapari praias e passeios imperdíveis
Final da Praia do Morro, próximo ao Marlim Azul - Guarapari

D
o outro lado da ponte do canal fica a Prainha de Muquiçaba seguida pela Praia do Morro, a mais extensa, com calçadão agradável para passear, repleta de lojas quiosques, restaurantes, sorveterias, bares e baladinhas.

Ao sul estão algumas das praias mais lindas e famosas de Guarapari, entre elas Praia de Meaípe (que já esteve entre as praias mais bonitas do Brasil) a Enseada Azul, composta pelas praias de Guaibura, Peracanga e Bacutia. Destaque também para a Praia dos Padres, um pedacinho de paraíso.


Praias de Guarapari
Praia de Meaípe - Guarapari

Ao norte estão as praias mais sossegadas de Guarapari, como as Três Praias (um verdadeiro refúgio já que parte do acesso é feito por trilhas a partir da Praia dos Adventistas) e Setiba, mais estruturada.

Veja o post completo sobre as Praias de Guarapari e também as melhores opções de hotéis e pousadas em cada uma delas.

2. PASSEIO DE ESCUNA EM GUARAPARI

Passeio de Escuna em Guarapari
Passeio de Escuna, Rua do Canal -Guarapari

Passeio de Escuna em Guarapari é uma das atrações mais imperdíveis na cidade, uma forma muito legal de passear pelas praias.

As escunas partem do Cais do Centro, localizado na Rua do Canal, no verão há há passeios praticamente todos os dias em diversos horários, já nos meses de baixa temporada a frequência maior é nos finais de semana. 

São dois percursos, um que inclui as Praias Centrais (mais procurado entre os turistas) e outro que segue pelas praias do norte até Setiba. Ambos com paradas para banho e frutas de cortesia. Veja o post completo com horários, valores e detalhes do Passeio de Escuna em Guarapari


3. CENTRO HISTÓRICO DE GUARAPARI

Centro Histórico de Guarapari
Radium Hotel, centro - Guarapari

Nem só de praias vive Guarapari, a cidade preserva um patrimônio histórico e cultural bem interessante, vale a pena conhecer! Essa dica serve também como uma alternativa do que fazer em Guarapari com tempo ruim para as praias.

O Radium Hotel, em frente a Praia da Areia Preta, é um dos lugares mais emblemáticos da história de Guarapari, na época do auge era um dos hotéis cassinos mais chiques do país, frequentado até por celebridades. Depois de sua decadência, em 1964, o Radium Hotel foi tombado como Patrimônio Histórico.


Igreja Matriz Guarapari
Igreja Matriz de Guarapari

Outros lugares interessantes são as Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição e a Igreja Matriz, construída no local onde deu início ao povoado de Guarapari. Veja o Roteiro Histórico e Cultural em Guarapari, incluindo dicas de como chegar em cada local.


4. ARTESANATOS EM GUARAPARI

Artesanatos em Guarapari
Feira Hippie Guarapari

Quem resiste aquelas comprinhas "básicas" durante a viagem? Em Guarapari há feiras de artesanato e diversas lojinhas que te farão feliz!

A Feira Hippie, que acontece aos finais de semana em frente ao Radium Hotel, é a feira mais tradicional na cidade e também a mais antiga do Espírito Santo. Ela Reúne dezenas de barraquinhas de artesanatos e lembrancinhas.

Na Av Beira Mar da Praia do Morro você também irá encontrar várias galerias que reúnem expositores e lojinhas de souvenirs.

Veja o post com as melhores feiras de artesanato em Guarapari e outros lugares para compras na cidade.

5. PASSEIOS BATE-VOLTA DE GUARAPARI

Passeios em Guarapari: Praias de norte a sul, Vila Velha, Vitória, Montanhas Capixabas
Convento da Penha, Vila Velha (Principal cartão postal do ES)

Claro que só de ficar em Guarapari curtindo as belas praiasas feirinhas e os deliciosos restaurantes já é tudo de bom, mas se você tiver um tempinho vale a pena conhecer outros lugares do Espírito Santo que ficam bem próximos, dá até para fazer um "bate e volta", como as Praias de Anchieta, a apenas 20 km do centro de Guarapari, sentido Meaípe.

Vila Velha, a 50 km de Guarapari, reúne alguns dos principais pontos turísticos do estado, como o Convento da Penha, a Fábrica da Garoto, o Morro do Moreno, além da lindíssima Praia da Costa. Veja todas as atrações de Vila Velha.


Atrações e passeios imperdíveis em Guarapari
Vitória, vista do Morro do Moreno - Vila Velha

De Vila Velha basta atravessar a 3ª ponte para chegar na capital Vitória (60 km de Guarapari), por lá vale um passeio pelo agradável calçadão da praia de Camburi, uma visita ao Projeto Tamar, ao Parque Pedra da Cebola, as Paneleiras de Goiabeiras e finalizar a noite curtindo os barzinhos e restaurantes no badalado triângulo das bermudas. Veja todas as dicas do que fazer em Vitória.

O ideal mesmo é ficar alguns dias em Vitória ou Vila Velha para curtir com calma essas duas cidades e conhecer ainda o Balneário de Manguinhos, que fica a 25 km da capital.


Manguinhos ES

Agora, se quiser dar uma fugidinha das praias para curtir um clima mais ameno, a dica é Pedra Azul (a 90 km de Guarapari), o lugar mais famoso das "Montanhas Capixabas". Outra atração imperdível para quem vem ao Espírito Santo é o Buda Gigante de Ibiraçú, um dos maiores budas do Mundo. Veja o valor dos passeios saindo de Vitória ou Vila Velha.

Enfim, Guarapari é uma cidade encantadora, espero que nossas dicas te ajudem a fazer uma ótima viagem pelo Espirito Santo. Tem que ir! :)

Dicas de Guarapari ES
Mariza e Karina, Blog Tem que ir - Guarapari :)

Veja Também:
Gostou? Acompanhe a gente no Instagram e nas nossas páginas do FacebookTwitter e TikTok

Booking.com







12 comments:

  1. Cidade boa para se morar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guarapari é uma cidade super agradável, tem um centrinho bom de comércio, praias lindas, fica próximo da capital, mas é uma cidade relativamente pequena e bem turística, então no verão costuma ficar muito cheia, se isso não for um problema para vc, é sim boa para se morar!

      Excluir
    2. Não sei se seria um incômodo ter muitas pessoas, sou do Sul de Minas e a cidade aqui é relativamente pequena. Estamos pensando em ir morar por aí, surgiu uma oportunidade boa de serviço. Obrigado pela dica, sucesso para vocês!

      Excluir
    3. Legal, amamos Minas. Então, se surgiu a oportunidade acho que será uma boa! Atualmente moramos em Vitória, qualquer coisa conte com a gente. No instagram estamos como @blogtemqueir

      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir
  2. Eu e minha esposa iremos em maio pra Guarapari:O clima ainda estará agradável? OBRIGADO.Eliseu Garulhos Sp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliseu, maio costuma ter o tempo bem agradável sim. Aliás ano passado passamos uma semana em Guarapari no mês de maio e pegamos bastante sol, deu para curtir bem as praias.

      Espero que de tudo certo para vocês e que aproveitem a viagem, qualquer dúvida contem conosco.

      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir
  3. Amo Guarapari, passei minha lua de mel aí a 19 anos atrás. Esse ano quero voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal! Quando puder volte sim, vai ver que a cidade está ainda mais linda, evoluiu bastante nos últimos anos.

      Abraços,
      Ma e Ka

      Excluir
  4. Ola estamos em Guarapari onde fica o letreiro? Sugestão de passeio com chuva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, o letreiro fica no centro, na Praia da Areia Preta, mas não sei se ainda está lá. Com chuva em Guarapari a alternativa é cinema no shopping do centro, lojinhas de artesanato da praia do Morro ou ir até Vila Velha e Vitória visitar os museus, projeto tamar, paneleiras, etc

      Excluir
  5. Estarei em Vitória ES em janeiro de 2024 gostei das dicas , já vi que vou amar o passeio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas. Você vai amar Vitória, Vila Velha, Guarapari... aliás o Espírito Santo é um estado lindo!

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir