Destaques

POSTS RECENTES

Convento da Penha, Vila Velha - ES

15 de agosto de 2020
Convento de Nossa Senhora da Penha, Vila Velha - ES

O Convento de Nossa Senhora da Penha é o lugar mais emblemático do Espírito Santo, construído no alto de um penhasco de 154 metros de altitude certamente irá chamar sua atenção, inclusive a noite quando fica todo iluminado. A visita é imperdível, seja para pedir alguma benção, agradecer ou simplesmente curtir a linda vista! 

Neste post vamos dar dicas de como chegar, horários, explicar como é o acesso ao Convento, sugerir hospedagem próxima... enfim, tudo que você precisa saber para conhecer o ponto turístico mais importante do estado. Tem que ir!

COMO CHEGAR:

Como chegar
Vista do Convento da Penha - Campinho

O Convento de Nossa Senhora da Penha, ou simplesmente "Convento da Penha" fica em Vila Velha, cidade vizinha da capital Vitória, no bairro Prainha, praticamente no centro da cidade. O acesso principal fica na Rua Vasco Coutinho. Veja no MAPA.

Horário de Funcionamento

De carro, a partir da capital o acesso é pela 3ª Ponte, a distância é menor do que 10 km. Quem pretende ir de ônibus deve pegar qualquer um com destino ao terminal de Vila Velha e de lá embarcar na linha 635 Prainha.

Guarapari está a cerca de 45 km de Vila Velha, o acesso é pela ES-060 (Rodovia do Sol), veja dicas de como chegar AQUI.

DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Como subir no Convento da Penha, todas as dicas

O Convento da Penha pode ser visitados todos os dias o ano todo. A entrada é gratuita. Os portões ficam abertos à partir das 5h45 da manhã por conta das missas. Mas o horário para as visitas turísticas, com acesso a todas as atrações é de 8h as 17h.

Aos finais de semana e feriados o Convento costuma ficar cheio, mas nada comparado ao mês de abril, quando acontece a tradicional Festa da Penha, uma série de missas, procissões e romarias em homenagem a Padroeira do Espírito Santo atrai milhares de fiéis de todas as partes do Brasil, tanto que é considerada a 3ª maior celebração religiosa do país, ficando atrás somente da festa do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, e a de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil.

COMO SUBIR NO CONVENTO

Principal atração do Espírito Santo

Conforme falamos no início, o Convento da Penha fica no alto de um morro de 154 m de altura, então provavelmente você deve estar se perguntando: como faço para chegar até lá? A gente te explica.

Logo no portão de acesso, existe uma cabine onde você pode contratar transporte só para subir (R$ 3,50) ou subir e descer (R$5). São vans que deixam as pessoas no campinho (a parte que fica aos pés do convento, com estacionamento e aquela vista linda), depois disso não tem outro jeito, para chegar na capela, na sala dos milagres e outras partes é somente por escada.


Como chegar, como subir, transporte, valores...

Se estiver de carro próprio o acesso até o estacionamento do campinho é liberado e gratuito. 

Outra forma para chegar é através da Ladeira da Penitência, também conhecida como a "Ladeira das Sete Voltas", exclusiva aos pedestres. Na nossa opinião faz parte de todo o contexto da visita, então se puder vá por ela!


Ladeira da Penitência

De carro, van ou caminhando pela ladeira da penitência
Ladeira da Penitência para chegar ao Convento da Penha

Nós fomos preparadas com roupas leves, tênis e disposição para subir os 590m da Ladeira. Ela é cercada pela mata atlântica que faz uma sombrinha boa, é um pouco ingrime com calçada de pedras, mas no geral achamos tranquilo dar as 7 voltas ladeira acima. Muitos inclusive sobem com os pés descalços, outros rezando, afim de pagar suas promessas.

CAMPINHO...

Principal cartão postal do Espírito Santo

No fim da ladeira fica o "Campinho", onde acontece o desembarque para quem sobe de van ou de carro próprio.

A vista dali é lindíssima, tanto para o convento no meio dos dois coqueiros, quanto para a Terceira Ponte e a cidade de Vitória. Sempre que vou fico horas ali, só admirando!


Convento de Nossa Senhora da Penha, Vila Velha - ES

Neste ponto tem bebedouros de água geladinha (gratuita), toaletes, lanchonete e também é onde começam os 116 degraus que dão acesso ao alto do Convento.

CONVENTO DA PENHA

Atrações: Sala dos Milagres, Museu, Capela de São Francisco, Vista de Vitória, Vista de Vila Velha....

O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, sua construção é do século XVI, foi fundado pelo Frei Pedro Palácios em 1558 e tombado pelo IPHAN em 1943.


O que visitar no Convento da Penha

Chegando lá em cima, uma das primeiras salas que você verá é a Sala dos Milagres, onde fotos e objetos são deixados pelos fieis representando as graças concedidas pela Nossa Senhora da Penha. Também há uma caixinha para deixar os pedidos ao lado da imagem de Nossa Senhora da Penha, esculpida por Carlo Crepaz, em 1958.


Como visitar o Convento da Penha - ES
Sala dos Milagres - Convento da Penha

Ainda lá em cima existe o Museu de Nossa Senhora da Penha com vários objetos do acervo histórico do Convento, uma Capelinha dedicada a São Francisco de Assis e a Capela de Nossa senhora da Penha, onde são celebradas as missas, no altar está a imagem original de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569.


Igreja de Nossa Senhora da Penha - ES
Capela de Nossa Senhora da Penha

A vista lá de cima também é linda! Neste caso, além de Vitória, conseguimos ver boa parte de Vila Velha.


Todas as dicas

Independente de crença ou religião o Convento da Penha é um lugar que transmite muita paz, além de uma das vistas mais lindas que você terá durante toda sua viagem ao Espírito Santo. Tem que ir!

Melhor blog do Espírito Santo: Mariza e Karina, blog Tem que ir

Mais informações sobre a história, horários das missas, cronograma da Festa da Penha, entre outras, você conseguirá no site oficial do Convento.

HOSPEDAGEM PRÓXIMA AO CONVENTO

Hotéis e pousadas próximo ao Convento da Penha, Vila Velha
Champagnat Praia Hotel - Piscina com vista para o convento.

Se a ideia é ficar num hotel ou pousada próximo ao Convento da Penha, você deve escolher entre as opções em torno da Praia da Costa, que além de poder ir caminhado a esse e a outros pontos turísticos, você estará rodeado de comércio, restaurantes, etc.

• O Champagnat Praia Hotel é sem dúvida um dos melhores custo-benefício, a 950 metro do Convento e na esquina da Praia da Costa oferece ótima estrutura e café da manhã caprichado. Ficamos nele, veja os detalhes AQUI.

• O Quality Suites Vila Velha a cerca de 1 km do Convento e de frente para o mar da Praia da Costa é uma excelente opção para quem está disposto a pagar um pouco a mais pelas diárias. Contamos nossa experiência no hotel AQUI.

• Para quem busca opções mais econômicas próximo ao Convento a dica é o OYO Hotel Prainha (a 150 metros) ou a Pousada Convento da Penha (a 500 metros).

Veja outras dicas de onde ficar em Vila Velha e Vitória



Booking.com



Veja Também:

Onde ficar em Vila Velha e Vitóriadicas de hotéis


O que fazer em Vila Velha: atrações imperdíveis

Onde comer em Vila Velha: dicas de restaurantes

Espírito Santo: quando ir e outras dicas essenciais

Acesse AQUI todos os posts do Espírito Santo.



RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:


5 comentários:

  1. MUITO BOM, MUITO BOM MESMO, OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES , VIA SER MUITO UTIL, POIS ESTOU QUERENDO FAZER ESSA VIAGEM DE TREM PARTINDO DE VITORIA.
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JC.

      Ficamos Felizes com seu comentário! Essa Viagem vale a pena. Temos muitas dicas no blog tanto do ES quanto de Minas.

      Abraços,

      Mariza e Karina

      Excluir
  2. Av Dante Michelini, Camburi, Vitória-ES. Neste local Nossa Senhora da Penha me revelou um sinal muito forte, sinal que fui perceber tempos depois. Eu estive nesta av com minha filha por 3 vezes, 7 anos depois de um fato triste em que eu era um dos protagonistas nesta mesma av. Eu era um adúltero. Só que este fato não me veio à mente quando eu estive com minha filha. Nossa Senhora Penha bloqueou meu pensamento de minha alma em conversão. Obrigado Mãe!

    ResponderExcluir
  3. Tem acessibilidade para cadeira de rodas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cadeirante consegue subir até o estacionamento do Convento, que fica aos pés do templo, onde o acesso pode ser feito de carro próprio ou através do serviço das vans.

      Porém para chegar lá na Igreja mesmo onde acontecem as missas e na sala dos milagres, infelizmente o acesso é somente por escadas. Não há rampas, elevador ou qualquer facilidade para os que usam cadeiras de rodas, moletas, idosos, enfim... Lamentável, mas essa foi a informação que tivemos diretamente no Convento da Penha em 25/02/2020.

      Qualquer outra dúvida conte conosco.

      Abraços,

      Ma e Ka

      Excluir

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir