Tem que ir: Belém do Pará: dicas de viagem ,

Destaques

POSTS RECENTES

Belém do Pará: dicas de viagem

05 janeiro 2024
Belém do Pará

Belém do Pará, que surpresa boa! Um mundo novo dentro do nosso próprio Brasil. Prepare-se para descobrir os sabores da Amazônia, vivenciar uma cultura diferente e se encantar pela simpatia do povo paraense.

Um pedacinho do país muitas vezes deixado de lado pelos brasileiros, mas que ao conhecer o sentimento é unanime: que lugar especial, deveria ter vindo antes!

Além de castanhas, açaí, chocolates e banho de cheiro, trouxemos muitas dicas para te ajudar a planejar sua viagem a Belém. Bora?

BELÉM, QUANDO IR

Belém quando ir
Praça do Relógio, Cidade Velha - Belém

Belém é o tipo de lugar que pode ser visitado o ano todo, o clima quente e úmido da Amazônia é o que predomina nessa região norte do Brasil.

As chuvas sempre estarão presentes, mas elas chegam com mais intensidade de dezembro a maio. Portanto, de preferência para viajar entre junho e novembro, no chamado "verão amazônico", quando chove menos.



Nós fomos em julho e pegamos dias lindos de sol e calor (muito calor, passava dos 30°), pancadinhas rápidas de chuva eram comuns (parece até que o "refresco" tinha hora marcada para acontecer, todos os dias no final da tarde), mas nada que atrapalhasse os passeios.


Ilha de Mosqueiro Belém
Praia do Farol - Ilha de Mosqueiro

Como muitos viajam para Belém a negócios, aos finais de semana, feriados e meses de férias a cidade não fica tão cheia quanto outros destinos turísticos do Brasil, os próprios belenenses deixam a cidade em direção as praias e igarapés da região. 

Portanto, para quem deseja economizar é o lugar ideal para passar as férias, nessa época sempre rola promoções de passagenshotéis e passeios.


Dicas de Belém do Pará viagem
Solar da Beira, complexo Ver-o-Peso - Belém

A grande exceção é o mês de outubro, quando milhares de fiéis lotam a cidade para o Círio de Nazaré, a comemoração acontece sempre no segundo domingo do mês, mas as celebrações duram praticamente outubro inteiro! 

A CHEGADA EM BELÉM

Belém do Pará quando ir, clima, temperatura
Mirante do Farol, Mangal das Garças - Belém

Ao chegar de avião na capital paraense você irá desembarcar no Aeroporto Internacional de Belém - Val de Cans (BEL), cerca de 10 km do centro e da principal zona hoteleira da cidade. A Rodoviária fica a 4 km do centro.


Destino Belém do Pará
Bairro de Nazaré - Belém

Uber é mais barato e funciona bem na cidade, mas para quem busca segurança e comodidade o melhor é já contratar o transfer junto com os passeios oferecidos pelas agências de turismo. Fizemos tudo com a  AmazonPará Turismo, que vende os passeios com a segurança da plataforma Civitatis, e recomendamos! Foram Pontuais, organizados e muito atenciosos, confira os valores AQUI.

ONDE FICAR EM BELÉM

Basicamente a melhor localização para se hospedar em Belém são os bairros de Nazaré, Umarizal, Batista Campos e Campina. Em torno deles ficam as principais atrações turísticas como o Ver-o-Peso, a Estação das Docas, a Basílica Nossa Senhora de Nazaré, entre outros.

 Hotéis em Belém pela menor tarifa garantida

Belém turismo dicas
Radisson Hotel Belém

Embora esses bairros fiquem lado a lado, há diferenças entre eles que devem ser levadas em consideração. Veja o post completo "Onde ficar em Belém", falamos mais desses bairros com nossas experiências e dicas de hotéis para todos os bolsos.

O QUE FAZER, QUANTOS DIAS FICAR

Belém roteiro
Estação das Docas - Belém

Um feriadão de 3 ou 4 dias já seria suficiente para conhecer as principais atrações de Belém, mas acredite, você vai querer ficar mais!


Belém do Pará viagem
Mangal das Garças - Belém

Depois de conhecer a história e a herança deixada pelos portugueses no Complexo Feliz Lusitânia, perca-se nos corredores do Mercado Ver-o-Peso, visite a imensa área verde do Mangal das Garças e feche o dia com o entardecer ao ritmo do Carimbó no passeio de barco que parte da Estação das Docas. Na volta o happy hour pode ser ali mesmo provando as delícias típicas as margens da baía do Guajará.



Reserve tempo para conhecer a Ilha do Combu, um pedacinho da floresta Amazônica a menos de 15 min. de barco, e também a Ilha de Mosqueiro, que reúne praias de água doce com areia e até onda, um refresco a 70 km da capital.


E que tal dar uma esticadinha até a encantadora Ilha de Marajó, um catamarã parte do Terminal Hidroviário de Belém e te deixa lá em 2 horas. É água do mar que você quer? Salinas e Algodoal, a cerca de 200 km da capital, são os destinos preferidos dos paraenses.


Alter do Chão é outra pérola do Pará, mas para conhecer tem que planejar a viagem direitinho, pois para ir de Belém é necessário pegar outro voo até Santarém, já que são mais de 1.300 km de distância.

Veja o post completo "O que fazer em Belém" com 15 atrações e passeios imperdíveis!
 

ONDE COMER EM BELÉM

Ao invés de onde comer em Belém, talvez o melhor seria o que comer em Belém. Afinal quem aí já experimentou Tacacá, Maniçoba, Tucupi, taperebá... oi? Pois é, em Belém encontramos temperos, ingredientes, frutas e sabores que nem imaginávamos que existiam. E o mais legal, ainda estamos no Brasil.


Belém do Pará blog de viagem
Point do Açaí - Belém

Comer em Belém se tornou um dos principais atrativos da nossa viagem, quando poderíamos imaginar que açaí combinaria com peixe e farinha? Nem pense em ir embora do Pará sem experimentar.

Reserve espaço na mala para as deliciosas castanhas do Pará, o queijo do Marajó, a cachaça de Jambu e os chocolates orgânicos. "É Pai D'égua" - bom demaaais!

No Mercado Ver-o-Peso você encontrará de tudo. A Estação das Docas é um dos principais polos gastronômicos de Belém, mas alguns dos melhores restaurantes estão espalhados pela cidade, Umarizal é o bairro mais boêmio da capital.

Veja o post "Onde comer em Belém", explicamos sobre os pratos típicos com dicas de restaurantes, bares, sorveterias e muito mais! 

DICAS ÚTEIS E NOSSAS IMPRESSÕES

Belém do Pará turismo
Letreiro "Eu amo Belém" - Em frente as Docas

Escutamos falar bastante sobre a insegurança de Belém, mas não vimos nada de diferente em relação a outras capitais do Brasil como SP, Rio, BH... ou seja, não é aconselhável circular a noite por lugares vazios como a região central e fique atento ao celular e aos pertences em lugares muito movimentados, como o Ver-o-Peso por exemplo.


Belém do Pará açaí
A tradicional Feira do Açaí - Belém

A Voltagem em Belém é 110V.

Sol, chuva e áreas verdes fazem do protetor solar e repelente itens fundamentais. Invista em roupas leves e calçados confortáveis, um guarda-chuva também vai ser bem útil se não quiser esperar a chuva rápida, que cai todos os dias, passar.


Belém é perigoso
Mercado Municipal Francisco Bolonha, complexo Ver-o-Peso

Belém é o tipo de lugar para ir de coração aberto e se deixar levar por essa cultura tão diferente, mas que também é nossa. Os paraenses nos apresentam com orgulho as belezas e os sabores da região, é lindo a forma com que eles valorizam suas tradições, um povo simpático, alegre e cheios de fé!


Cirio de Nazaré Belém
Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré

Foram experiências únicas, partimos do Pará valorizando ainda mais as riquezas do nosso Brasil e com a certeza de um dia voltar! Espero que essas dicas te ajudem a fazer uma viagem tão especial quanto a nossa. 💚 TEM QUE IR!

Blog Tem que ir
Nós duas na estação das Docas - Amamos Belém :)

✓ Belém: onde se hospedar, o que fazeronde comer

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe a gente lá e também nas páginas do Facebook, TikTokTwitter e Pinterest 😘



Booking.com


Outros Posts:

Passeio de barco em Belém ao ritmo do Carimbó

Ilha do Marajó: passeio bate-volta de Belém

Ilha do Combu: rota do chocolate em Belém

City Tour em Belém: roteiro e dicas

Ilha do Mosqueiro: praias de rio em Belém

Acesse AQUI todos os nossos posts do Pará


RESERVE AQUI OS SERVIÇOS E NOS AJUDE A MANTER O BLOG:


Pin It
Um comentário

1 comments:

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir