,

Destaques

POSTS RECENTES

Ilha de Mosqueiro: praias de Belém

23 de julho de 2021
Ilha de Mosqueiro Belém

A Ilha de Mosqueiro é um refresco para moradores e turistas de Belém. A cerca de 1 hora da capital você vai encontrar mais de 17 km de praias de água doce que parecem mar, com areia e até onda. Já imaginou? Tem que ir!

Neste post vamos dar dicas de como chegar, das melhores praias e do roteiro que fizemos no passeio bate-volta de Belém a Ilha de Mosqueiro. Confira!

DE BELÉM A ILHA DE MOSQUEIRO

De Belém a Mosqueiro como chegar
Portal da Ilha de Mosqueiro

A Ilha de Mosqueiro está localizada a 70 km do centro de Belém, para chegar você terá algumas opções:

• Com agências de turismo: o passeio bate-volta é a forma mais cômoda e utilizada pelos turistas para chegar a Ilha de Mosqueiro. Nós fomos com a AmazonPará e valeu a pena! O tour dura em torno de 7h, inclui transfer do hotel, guia e um roteiro bem legal que vamos detalhar logo abaixo. Nossos leitores tem desconto de 10%, basta mencionar o código BTQIR no momento da reserva com a agência.


Ilha de Mosqueiro como ir
Praia do Farol

• De carro: o acesso é pela BR-010/BR-316 e depois PA-391. Se for alugar um carro faça uma cotação AQUI e garanta a menor tarifa.


Praia de Marahú Mosqueiro
Praia do Marahú

De ônibus: a linha 970 parte diariamente do Terminal Rodoviário de Belém, com destino a Ilha de Mosqueiro. No entanto, são ônibus comuns, a passagem custa R$ 5,80 e as inúmeras paradas fazem a viagem durar mais de 2h.

SOBRE A ILHA DE MOSQUEIRO

Ilha de Mosqueiro
Praia do Paraíso - Norte da Ilha

A Ilha de Mosqueiro é um distrito que pertence a Belém, possui cerca de 17 km com mais de 20 praias e igarapés formados à beira do rio Pará (um braço do rio Amazonas).

A maioria delas tem boa estrutura de comércio, barracas de praia, algumas pousadas e restaurantes.


Ilha de Mosqueiro o que fazer
Praia do Marahú - a preferida dos surfistas

Entre as melhores praias da Ilha de Mosqueiro estão a Praia do Chapéu Virado e a Praia do Farol (próximas da Vila), a Praia do Paraíso (no extremo norte da ilha, ideal para quem busca sossego) e a Praia do Marahú (um pouco mais rústica e a preferida dos surfistas, por conta das ondas).


Melhores praias de Mosqueiro
Praia do Farol - Restaurante O Comilão

Curiosidade: O nome Mosqueiro vem de "moqueio", uma técnica usada pelos índios tupinambás, que habitavam na ilha, para conservar os peixes.

ILHA DE MOSQUEIRO - ROTEIRO

Ilha de Mosqueiro
Praia do Paraíso - Mosqueiro

Saímos do hotel em Belém as 8h30 rumo a Ilha de Mosqueiro. no caminho a guia da AmazonPará foi nos contanto diversas curiosidades da região.


Como chegar a Ilha de Mosqueiro
Os clássicos camarões da Ilha de Mosqueiro

Os camarões cozidos vendidos pelos pescadores na beira da estrada são uma tradição da ilha. Muitos já garantem ali mesmo o petisco da praia.


⇒ VILA DE MOSQUEIRO

Ilha de Mosqueiro Pará

Nossa primeira parada foi na "Vila", como é chamado o centrinho da Ilha. Uma graça de lugar! 


Mosqueiro tapiocas
Tapiocaria da Rosilda - Uma das melhores de Mosqueiro

Visitamos a Praça da Matriz, onde fica a Igreja Nossa Senhora do Ó, um coreto e a Tapiocaria, onde dezenas de barracas vendem a tradicional tapioquinha de Mosqueiro, uma delícia! Não deixem de experimentar a típica tapioca Molhada de coco (é super macia, nunca comi nada igual!).


Vila da Ilha de Mosqueiro
Quem se atreve a sentar nesse banquinho? Hahaaa
Passeio de Belém a Ilha de Mosqueiro

Durante o dia, com a galera na praia, a Vila fica com aquele clima pacato como de uma cidade do interior, já a noite fica agitada com banquinhas de artesanatos e o vai e vem dos turistas.

⇒ PRAIA DO FAROL

Ilha de Mosqueiro

Depois de conhecer a Vila seguimos pela orla, o guia foi nos apresentando os cenários até pararmos na Praia do Farol, considerada uma das mais bonitas e estruturadas da Ilha de Mosqueiro.


Ilha de Mosqueiro melhores praias
Estrutura do Restaurante O Comilão

A Praia do Farol tem uma bela faixa de areia e um rio imenso que se me falassem que era mar eu acreditaria fácil, até entrar na água e não sentir nadica de sal, uma maravilha!


Ilha do Mosqueiro Belém

Nós fomos em julho (mês que já é considerado o verão amazônico, veja as dicas da melhor época para conhecer Belém AQUI), o dia estava lindo e quente, a sensação térmica passava fácil dos 30º. O mar (sem muito vento) estava calminho, mas dependendo do dia algumas praias formam ondas de mais de 1 metro e rola até campeonato de surf (pororoca do Pará).


Praia de Belém

Na ocasião a praia estava tranquila (era uma terça-feira), mas dizem que Mosqueiro costuma ficar bem cheia aos finais de semana e feriados.

No canto esquerdo da praia (para quem olha para o mar) fica uma ilhota que atrai muitos casais especialmente na hora do pôr do sol, por isso ficou conhecida como "Ilha do Amor". Na maré baixa é possível chegar até ela. 


Praias de Belém do Pará
Ilha do Amor - Ilha de Mosqueiro

Ficamos na estrutura da Barraca O Comilão. Muito agradável com espaço infantil, banheiros bem limpos, ótimo atendimento e um cardápio variado de bebidas, petiscos e pratos regionais (muito bem servidos) como peixe frito, camarão rosa, entre outros. (média R$80 o prato que serve tranquilamente umas três pessoas, aceita cartões).


Ilha de Mosqueiro Restaurantes
Filhote ao molho de camarões - Maravilhoso!

Tivemos tempo para almoçar, relaxar, caminhar a "beira mar" (ainda impressionadas por estar diante de um rio) e curtir cada minutinho dessa energia boa antes de pegar a estrada de volta, rumo a Belém.


Ilha de Mosqueiro Belém PA

Chegamos no hotel em torno das 16h. Adoramos o passeio, quando estiver em Belém não perca a oportunidade de conhecer as famosas praias de rio da Ilha de Mosqueiro. Tem que ir!


Bate e volta Belém Ilha de Mosqueiro
Nós duas curtindo a Ilha de Mosqueiro

Confira outras 15 atrações imperdíveis e também nossas dicas de onde ficar e onde comer em Belém.

Deixamos vários stories dessa viagem nos destaques do Instagram, acompanhe a gente lá e também nas nossas páginas do FacebookTwitter e Pinterest 😘

Com base na experiência que tivemos em julho/2021. Agradecimentos: AmazonPará Turismo



Booking.com


Outros Posts:

Belém: quando ir e outras dicas essenciais

Passeio de Barco em Belém ao ritmo do Carimbó

Ilha do Combu: rota do chocolate

Ilha de Marajó: tudo que você precisa saber

City Tour em Belém: roteiro e dicas

Acesse AQUI todos as dicas do Pará




Pin It
Nenhum comentário

0 comentários:

Postar um comentário

Dicas de Hospedagem

Gastronomia

 

Siga no Instagram @blogtemqueir